Sua língua na Internet

 

(en.tu.pir)

v.

1. Obstruir(-se) uma passagem, canal, tubulação etc.; VEDAR(-SE); TAPAR(-SE) [td. : A sujeira entupiu o cano] [tdr. + de : Ela vive entupindo o ralo de cabelos] [tr. + com, de : O túnel entupiu -se de tanto carro] [int. : Chame o bombeiro, pois o ralo entupiu.]

2. Encher(-se) demasiadamente [td. : Os camelôs entopem as calçadas do Rio.] [tdr. + com, de : Entupiu a garagem com pneus: "...não quer mais se entupir de analgésicos..." ( , Jornal Extra, 15.09.98) ]

3. Fartar(-se), empanturrar(-se) de [tdr. + com, de : A babá entope o menino de doces: Entupi-me de salgadinhos e não quero mais jantar] []

4. Emudecer-se, calar-se [int. : Surpresa com a repeensão do professor, entupiu(-se).] [td. : A surpresa daquela revelação entupiu o jornalista.]

[F.: De or. obsc., en-2 + onom. tup + -ir, posv.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Completamento

Substantivo

completação,complementação,integração,integralização,preenchimento,remate;enchimento,inteireza,integridade,perfeição;solidez,solidariedade,unidade,tudo,nec plus ultra,ideal,limite;complemento,suplemento,apódose,cogulo;plenitude,saturação,saciedade,preamar,abastança,suficiência,abundância.

Adjetivo

completo,perficiente,inteiro,todo;perfeito;cheio,pleno,cabal,maciço,rematado,bom,absoluto,total,plenário,sólido,indiviso,com todas suas partes,íntegro,integrante,bruto,ilíquido;exaustivo,radical,regular,consumado,bem-acabado,incondicional,inqualificado,livre,exuberante,abundante;transbordante,recheado;abarrotado,cheio até a boca,cheio até as bordas;replenado,lotado,superlotado,entulhado & v.;alambazado,congestionado,repleto,superabundante;saturado,supersaturado,atestado,empanturrado,copioso,onusto,prenhe,completável,complementar,suplementar,supletivo,supletório,chapado,rematado,matriculado,experimentado,refinado,matraqueado,com todos os acessórios,sem faltar um til,redondo.

Verbo

estar (completo & adj.);tornar completo & adj.;integrar,integralizar,inteirar,completar,complementar,perfazer;colmar,encher,lotar,atestar,carregar,preencher,atufar,imbuir,ingurgitar,inçar,pejar,rechear,empanturrar,abarrotar,fartar,saciar,preencher as deficiências,suprir,saturar,encher até as bordas,atulhar,entulhar,entupir,obstruir,impregnar,alforjar,apinhar,apinhoar,povoar,congestionar.

Advérbio

completamente,completamente & adj.;redondamente,unidamente,perfeitamente;totalmente,in toto,plenamente,eficazmente,uma vez por todas,por força;sob todos os aspectos,todos os pontos de vista;de todo o ponto,cabalmente,para todos os fins e intenções,toto coelo,amplamente,até a medula dos ossos,de corpo e alma;com todos os sacramentos,com todos os requisitos,com todos os matadores;até as orelhas,até os cotovelos,até os olhos;sem faltar nada,tanto quanto possível,à outrance,como sói ser;por todo,do primeiro ao último,do princípio ao fim,do alfa ao ômega,de uma extremidade a outra,da cabeça aos pés,de alto a baixo,de fond en comble,de fio a pavio,de cabo a rabo,de ponta a ponta,de mar a mar,de meio a meio,fibra por fibra,à fond,a fundo,a capite,ad calcem,ab ovo usque ad mala,a pleno,na íntegra,de lado a lado,de lés a lés,de um extremo a outro,pela proa e pela popa,de pied en cap,cap à pied,de ponto em branco,até o fim da linha,sous tous les rapports.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Presença

Substantivo

existência,comparência,comparecência,comparecimento,assiduidade,pervasividade,conspecto,ocupação,posse,detenção,penetração,invasão,difusão (dispersão),visita,estada,estadia,permanência;ubiquação,ubiquidade,onipresença,onividência;espectador;testemunha visual,presencial,ocular.

Adjetivo

presente,assíduo,pervasivo,presencial,contemplador,ocular,visual,ocupante;ubíquo,onipresente,onividente,povoado,populoso,habitado.

Verbo

estar (presente e adj.),existir em;responder à chamada,assistir,comparecer,honrar com o brilho de sua presença;decorar,distinguir com o seu comparecimento;dar o(s) ar(es) de sua graça,frequentar,permanecer,achar-se,encontrar-se,apresentar-se,presenciar,visitar,jazer,ser visto;povoar,habitar,ocupar,residir,morar,estanciar,estar,viver,ter a sua residência em,domiciliar-se,assistir em,coabitar,comorar,conviver,parar,acoitar,passear,hospedar-se,aninhar-se,implantar-se em,visitar amiúde,infestar;encher,apinhar,transbordar,invadir,entupir,obstruir,penetrar,estar disseminado,estar difundido,espalhar-se,meter-se como piolho por costura;respirar o mesmo ar que outrem,viver em comum,viver no mesmo ambiente,conviver com.

Advérbio

assiduamente,presencialmente,aqui,aí,cá,acolá,onde,em toda a parte,por toda a parte,a bordo,em casa,em domicílio,no campo;em presença,em face de;na presença,às abas,diante de,ante,perante,sob as vistas de,na cara,in propria persona,em pessoa,propriamente,em carne e osso,pessoalmente,de viva voz,braço a braço = de mão a mão,face a face,frente a frente,cara a cara,de frente,nas bochechas,de barba a barba,de presença a presença,rosto a rosto;no rosto,no nariz de,nas fuças de;à vista de,à barba de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Depósito

Substantivo

repositório,contêiner,escrínio,estojo;jazigo,jazida,estoque,galpão,fundo,mineira,mineiro,mina,pepineira,veia,veio,filão,vieiro,beta,fonte,poço,vaca de leite,teta,manancial,lençol,faisqueira,mina de ouro,mante,turfeira,abastecimento,monte (coleção);tesouro,reserva,fundo de reserva,endez,sobressalente,retém ou retenho,economias,bonne bouche;colheita,apanha,guilha,messe,vindima;sortimento,sorteio,acumulação,armazenagem,provisão,almoxarifado,feixe,meda,lugar,lagariça,celeiro,silo,relego,tercena (ant.),granel,hórreo (desus.),colmatagem,espigueiro,comboio,armazém,cantina,trapiche,hangar,gudão ou godão,armazém de retém,entreposto,adega,armarinho,mercearia,pataia (ant.),tulha = silo,ucha,ucharia,depôt,cache,pilheira,pilheiro,repertório,reportório,arquivo,arca,paiol,matriz,prontuário,copa,despensa,apoteca,tênder,clavaria,nubilar,nibilário,banco (tesouro);arrecadação,arsenal,armaria,galeria,parque,museu,conservatório,potreiro,viveiro,aquário,piscina,seminário,aviário = passareira,cisterna,castelo d’água,arca-d’água,cratera,almácega,tanque,cacimba,carcás,aljava,pasta,cofre (receptáculo).

Adjetivo

armazenado e v.;disponível,supranumerário = ascritivo;agareiro.

Verbo

armazenar;meter em armazém,recolher em armazém;depositar;meter em depósito,pôr em depósito,guardar em depósito;acumular,atulhar,entulhar,entupir,enceleirar,aceleirar,encher,atestar,entesourar = apedourar,coacervar,acavaleirar,acavalar,amontoar,encastelar,acondicionar,abocetar,empilhar,guardar,aferrolhar,economizar,arrecadar,enfrascar,engarrafar,ensacar,encaixotar,encapoeirar,embaular,engavetar;enviveirar,autuar,capitalizar.

Advérbio

de sobresselente,supranumerário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Sacieade

Substantivo

fartura,fastio,satisfação,saturação,repleção,enchimento,enfarte,enfartamento,empanturramento,pejamento,empanzinamento,,aborrecimento,tédio;mimalho,mimanço,enfant gâté,toujours perdrix,crambe repetita.

Adjetivo

saciado,aborrecido e v.;farto,repleto,empanturrado,empanzinado,cheio até a garganta,blasé,saciável.

Verbo

saciar,locupletar,fartar,enfartar,entupir,pejar,encher;jiboiar apagar,matar a sede;dessedentar,empanturrar,empanzinar,desafaimar,abarrotar,satisfazer,impregnar,saturar,estancar a sede que vai no coração.

Advérbio

saciadamente,até a saciedade,até mais não querer,até fartar.

Provérbio

Interjeição

bastante!,basta!,eheu jam satis;fó!.

Frase

Conjunção