Sua língua na Internet

 

(cons.tran.ger)

v.

1. Impedir (alguém) de agir livremente; REPRIMIR [td. : A pressão do advogado constrangeu a testemunha.]

2. Forçar (alguém) a fazer algo, impondo limitações, restrições à sua livre ação ou escolha, ou com ameaças etc.; COAGIR; COMPELIR [tdr. + a : Constrangeram -no a desmentir tudo.]

3. Impor sua vontade sobre (alguém), por meio de força ou poder; SUBJUGAR [td. ]

4. Impor limites a; impedir ou dificultar ação ou processo; tolher, restringir; tb.: violentar, forçar. [td. : constranger a iniciativa/ a vontade/ a consciência.]

5. P.ext. Deixar ou ficar (alguém) embaraçado ou envergonhado. [td. : Falava aos gritos, a ponto de constranger os colegas.] [int. : Ele se constrangia ao ver o comportamento do irmão.]

6. P.ext. Incomodar(-se), aborrecer(-se) [td. : provocações que nos constrangem e irritam] [int. : Não se constranja por causa desse pequeno mal-entendido]

7. Apertar-se, contrair-se ou impedir os movimentos de. [td. : Constrangia -se para que todos coubessem no carro: Este colete constrange -me.]

[F.: Do lat. constringere.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Tirania

Substantivo

severidade,opressão,gargalheira,albarda,rigidez,austeridade,incomplacência,intolerância,coação,rispidez,aspereza,inflexibilidade,restringimento,inexorabilidade,iliberalidade,inclemência (crueldade);arrogância,satrapismo,cesarismo,prepotência,avania,rigor,rigorismo,prema (ant.),rolha,opressão,perseguição,arrocho,constrangimento,gargalheira;intransigência,algemas,virga férrea,mordaça;punho de ferro,mão de ferro,guante de ferro,luva de ferro;garras,jugo de ferro,jugo férreo,despotismo,arbitrariedade,violência,as ondas impetuosas da prepotência,preponderantismo,liberticídio,poder arbitrário,atropelo,usurpação,pressão,capricho;mandonismo,catonismo,puritanismo,cesarismo,exclusivismo,intolerantismo,iliberalismo,autocracia,reação,proconsulado,terrorismo,inquisição,processos inquisitoriais,reinado do terror,estado de sítio,lei marcial,suspensão das garantias constitucionais,força bruta,medidas extremas;lei infame,lei draconiana,lei liberticida;amara lex = lei rigorosa,lei das rolhas,tribunal veneziano,tirano,tiranete,liberticida,déspota,déspota esclarecido,autocrata,espírito sequioso de mando,opressor,inquisidor,extorquidor,harpia,abutre,potentado = potestade,procônsul,senhor de baraço e cutelo,mando,mandachuva,paxá ou baxá,sátrapa,dáimio ou daimió,terrorista,cesarista,soma,macota,soberano,cacique,dembe,dembo,soba,reizete,régulo,militarão,chefete,usurpador,mandarinete,mandarim,Draco,Catão,Frância,Rosas,Lopez,conde de Lipe,sultão,puritano (depr.),avassalador,reacionário,guarda pretoriana,esbirro,janízaro,missongo,carrasco,verdugo,assecla,satélite.

Adjetivo

tirano,draconiano,severo,ríspido,rigoroso,restrito,estrito,apertado,rígido,cruel = sevo,duro,acerbo,exigente,impertinente,austero,inexorável,inflexível,que não conhece lei nem tolerância,impenitente,intransigente,peremptório,formal,de antes quebrar do que torcer,de ferro e nada dobradiço,incontrariável,agro;rude;catoniano,draconiano,desabrido,compressor,drástico,de força e brutalidade,violento;exclusivo,tirânico,cesariano,despótico,incomplacente,inclemente,intolerante,implacável,atrabiliário,desabusado,agressivo,bárbaro,inquisitorial,férreo,ferrenho,sombrio,iliberal,antiliberal,terrífico,terrificante,imperatório,absoluto,reacionário,arbitrário,ilegal;antidemocrático,autocrático,absoluto,vexatório,liberticida,opressor,opressivo,que tem por norma a opressão,desapiedado;perverso;altivo,arrogante;puritano,tibérico,soviético,desordenado,descomedido;impopular,desestimado,imoderado,desastrado,oprimido;asfixiado,humilhado,mergulhado no mais fero cativeiro.

Verbo

abusar do poder,ser (severo e adj.);ser um espírito exclusivo;usurpar,violar,algemar,aferrolhar,garrotear,conspurcar as liberdades;tiranizar,satrapear,mandar com despótica arrogância;infelicitar,albardar,flagelar,oprimir,aperrear,acabrunhar,avassalar,alçapremar,apremar,esmagar,vexar,premar,apertar a cravelha,pender para o arrocho,terrorizar,atropelar,acapelar,peguinhar,espezinhar,inaugurar tibericamente o regime do chicote,substituir a força do direito pelo direito da força,humilhar,prensar,sufocar;calcar aos pés a lei,calcar aos pés o direito,calcar aos pés a justiça;acorrentar o pensamento,agrilhoar o pensamento;comprimir as manifestações livres das liberdades,tripudiar sobre os destinos de um povo;esmagar a lei,pôr em posta a lei;violar as mais sagradas garantias da liberdade individual,comprimir as manifestações livres,tingir de sangue,cruentar;oprimir,escravizar as consciências;constranger,atagantar,meter debaixo dos pés a constituição,coagir,exercer pressão,transformar o poder numa incubadora de vinganças,cortar pela carne e pelo sangue,governar com mão de ferro,esmagar,amordaçar (752) a imprensa,infundir terror,exceder-se,descomedir-se,suplantar,suprimir,levar as coisas às do cabo,impor-se;ser pouco inclinado à indulgência,perseguir,ter mão de ferro;ser (oprimido e adj.);não poder piar,não esperar tolerância nem quartel,dobrar a cerviz à escravidão,submeter-se.

Advérbio

tiranicamente abusivamente,severamente e adj.;à ponta de espada,com mão de ferro,à força,à viva força,à fina força,a arrepia-cabelo,teocraticamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Delirant reges plectunctur Achivi;Oderint, dum metuant (odeiem, mas temam).

Conjunção

Obrigatoriedade

Substantivo

compulsoriedade,irrecusabilidade,compulsão,coerção,coação,prema = pressão,premência,constrangimento,confrangimento,injunção,imposição,império,força,forçamento,conscrição,obrigação,obrigamento,curso forçado;força,força bruta,força física,espada,faca ao peito,ultima ratio,a lei do canhão,argumentum baculinum,ultimato,razões de marmeleiro,o direito da força,leito de Procusto,lei marcial,crê ou morre,rigor,inclemência;império das circunstâncias;restrição;necessidade;força maior.

Adjetivo

obrigatorio,compelente e v.;coercivo,coercitivo,necessário,irrecusável,inexorável;compulsório,compulsivo,compulsatório,obrigatório,injunctivo,sacramental,peremptório,formal,taxativo,premente,imperioso,forçável,que não se pode desprezar,irrestível;compelido,obrigado a,premido pelas circunstâncias,obstrito,adstrito,recrutado,conscrito,constrangido e v.

Verbo

obrigar,compelir,compulsar (des.),obrigar,render,vincular,necessitar,levar alguém a (seguido de um infinitivo),violentar,arrastar,forçar,constranger,escorjar,confranger,atarraxar,apertar,impor,obstringir,adstringir,fazer engolir à força,levar alguém ao talho,impingir,oprimir,premar,fazer questão de,fazer questão fechada,coagir,impelir,fazer coação,algemar,pôr a faca no peito de,insistir em;fazer aceitar à força,com sacrifício;chamar à ordem,não admitir réplicas,maniatar,arrastar alguém a,pôr alguém na necessidade de;extorquir,arrancar de,sacar,meter saca-rolhas em,fazer desembuchar,confessar,ser de rigor,ser de etiqueta,ser obrigatório,ser compulsório,ser impositivo.

Advérbio

obrigatoriamente,necessariamente,coercivamente e adj.;à força,à fina força,à boca d’armas,vi et armis,à ponta de chicote,à ponta de baioneta,à ponta de malhão,com emprego de violência,às más,violentamente,manu militari,à cabralina,com braço forte;sob pretexto,com pesar,contra a vontade;nolens volens;sob o império das circunstâncias,sob a premência do momento,sob a pressão de,de rigor,a todo o pulso.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Restrição

Substantivo

restringência,restringimento,obstrução,inibição,cerceamento,tolhimento,compressão,coerção (compulsão);repressão,refreio,enfreamento,coibição,constrangimento,coacção,paradeiro,disciplina,moderação,austeridade,controle,condicionamento,contingenciamento,protecionismo,guerra aduaneira,aprisionamento,apresamento,mamposta,captura,engaiolamento,encarceramento,enjaulamento,reclusão,encerramento,internação,internamento,coarctação,sepultação,detenção,limbo,cativeiro,bloqueio,cerco,liberticídio;prisão,mandado de prisão;custódia,guarda,arrecadação,vigilância;protetorado;bridão,freio;embaraço,óbice,estorvo,empeço;lettres de cachet,limitação,delimitação,proteção,monopólio,estanque,proibição;prisioneiro;senzala,anfitálamo.

Adjetivo

restrito,restringente,restritivo,constrangido,forçado,coacto,aprisionado e v.;encerrado,reteúdo e guardado,incomunicável,preso,seguro,percluso,coibitivo,coactivo,inibitório,inibitivo,restringente,restritivo,liberticida;condicional,contingencial,dependente.

Verbo

restringir,retundir,limitar,delimitar,enquadrar,encurtar,amputar;marcar restrições,impor restrições,impor condições,condicionar,contingenciar;conter,reter,refrear,tolher,bordar,embridar,senhorear,subjugar,coagir,coarctar,avassalar,controlar,sujeitar,constranger,cercear,aguarentar,inibir,comprimir,conter,deter,impedir,circunscrever,cingir;encerrar,conservar,fechar dentro dos limites;ter mão em,coibir,obstar à continuação de,sofrear,não permitir expansão de,pôr cobro a,reprimir,sopear,agrilhoar,encadear,suster,arrecadar,pegar,segurar,abafar,sufocar;conter,reter,suspender a ação,suspender o movimento;represar,açudar;pôr limites,traçar limites;esmagar,prensar,entralhar,encadear,amarrar;algemar,ferropear,arroxear,entravar,açamar,açaimar,amordaçar,emordaçar,acorrentar,agrilhetar,atar as asas a,cortar as asas a,cortar os braços,maniatar,manietar,ajoujar,sujeitar,pôr barbicachos a,encabrestar,serrilhar,enfrear,enfrenar,forjar grilhões,aferrolhar,segurar,encaixotar,enfardar,enfrascar,enclausurar,encelar,arrolhar,embetesgar,encurralar,encortelhar,engarrafar,murar,emparedar,entaipar,engradar (circunscrever);empocilgar,acorrilhar,recluir,reclusar,catrafilar,engazopar,engazofilar,agarrar à força,filar,agarrar pela gola = agazular,colher à mão,aprisionar,empresar,fisgar,encarcerar,segurar,prender,sequestrar,segregar,apriscar,aprisoar,presidiar,custodiar,cativar,trancafiar,trincafiar,trazer encarcerado e adj.;meter a ferros,pôr a ferros,pôr em custódia;recolher ao xadrez,enjaular,lançar ferros a alguém,pôr cobro a alguém,deitar mão a alguém,reter preso,capturar,arrestar,fazer prisioneiro,fazer cativo,asilar,internar,conceder a cidade por menagem;ser preso e adj.;estar a ferros,estar em custódia,estar preso com homenagem,engasgalhar-se (pop.);açambarcar,monopolizar,atravessar,atracar,enfeixar.

Advérbio

restritamente e adj.;restringidamente,constrangidamente,debaixo de chave,bem guardado,a sete chaves,sob palavra,a recado,em recado,a bom recado,por menagem,à sombra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dever

Substantivo

o que se deve fazer,múnus,obrigação,encargo (moral),incumbência,tarefa,responsabilidade;compromisso,comprometimento,dever imperioso,dever indeclinável,dever iniludível;dever moral;a mais imperiosa das virtudes,chamado do dever;cumprimento do dever,desobriga,obediência,fidelidade,lealdade;compromisso,função,moralidade,moral,decálogo,quincálogo,caso de consciência;conscienciosidade,probidade,consciência,luz moral;a voz da consciência,o foro interior;o foro íntimo,o mundo interno;o mundo subjetivo,sentimento interno,consciência delicada,consciência tranquila;escrúpulos;sentimento;noção do dever;(ciência dos deveres): deontologia,observância,cumprimento,desempenho,satisfação,execução,prática,regularidade,observação,reato,disciplina,assiduidade,pontualidade,diligência,zelo,solicitude,dedicação,brilho;correção.

Adjetivo

obrigatório,compulsório,imperativo,imperioso,peremptório,taxativo,iniludível,rigoroso (severo);inquestionável,indiscutível,imposto a,obrigado por,retido por,impedido por,sobrecarregado de,devido a,devedor de;preso a seu dever,comprometido,sujeito a seu dever,responsável,exato no cumprimento do dever,pontual,assíduo,zeloso,diligente,esforçado,ativo,regular,escrupuloso,observante,meticuloso,religioso,timbroso,timorato (fig.),capucho (fig.),rígido,caprichoso,rigoroso e austero no cumprimento de seus deveres,próprio;moral,ético,casuístico,consciencioso,próprio,devido,respectivo.

Verbo

ser dever de,incumbir a,competir,tocar,pertencer a,caber a,ter a cargo,correr a obrigação a;ser preciso que,ser indispensável que;convir,importar,relevar,tocar a,impender,pesar sobre os ombros de,dever,ter obrigação de,tomar para si,tomar sobre si;ter de ficar obrigado,ter de ficar responsável por;obrigar-se a,responsabilizar-se,comprometer-se a (prometer);ficar na obrigação de,responder por;chamar a responsabilidade para si;assumir dever,assumir obrigação,assumir responsabilidade;impor um (dever e subst.);ordenar com império,exigir,obrigar,constranger,forçar,compelir,pôr nas costas de,prescrever,assinar,fazer um dever de;cumprir seu dever,cumprir suas obrigações;desempenhar suas obrigações,dar descargo de si,fazer o seu ofício,fazer bem a sua parte,desobrigar-se de,encher bem as suas obrigações,persolver,descarregar a consciência,ficar no seu posto,estar de sentinela,seguir os preceitos de,estar na ordem = não exorbitar,observar,cumprir;albardar o asno à vontade do dono,amarrar o asno à vontade do dono,cingir-se aos preceitos que lhe são impostos;fazer da sua profissão um sacerdócio,encher bem as suas obrigações,desempenhar com perfeita correção,dar descargo de si,respeitar-se;dar-se ao respeito,impor-se ao respeito;ser como um relógio,ser o descanso de alguém,desempenhar bem os seus deveres,diligenciar-se;desarriscar-se.

Advérbio

com a consciência tranquila,com a consciência do dever cumprido,como é do dever de,sob sua exclusiva responsabilidade,com risco da própria vida,por sua conta e risco,(sub) suo periculo = (por) seu próprio risco,in foro conscientiæ = no tribunal da consciência (fig./jur.),religiosamente,por descargo ou desencargo de consciência,salvo officio = sem faltar ao seu dever.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção