Sua língua na Internet

 
v. tr. || pôr o freio a; domar (o cavalo), fazer com que obedeça ao freio. || Apertar o freio (de uma máquina, de um veiculo); frear; travar; brecar. || (Fig.) Refrear, reprimir: Aquele grão pastor que em nossos dias o Danúbio enfreia. ( Cambes. ) || Moderar: Recuando sempre dos campos da batalha, soube enfrear as resistências. ( R. da Silva. ) || Domar; conter em paz ou em sujeição. || -, v. intr. diz-se do cavalo que levanta bem a cabeça e que não a agita nem a move a miúdo. || -, v. pr. reprimir-se, sofrear-se, conter-se. || (Flex.) V. ablaquear. F. En...+freio.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Restrição

Substantivo

restringência,restringimento,obstrução,inibição,cerceamento,tolhimento,compressão,coerção (compulsão);repressão,refreio,enfreamento,coibição,constrangimento,coacção,paradeiro,disciplina,moderação,austeridade,controle,condicionamento,contingenciamento,protecionismo,guerra aduaneira,aprisionamento,apresamento,mamposta,captura,engaiolamento,encarceramento,enjaulamento,reclusão,encerramento,internação,internamento,coarctação,sepultação,detenção,limbo,cativeiro,bloqueio,cerco,liberticídio;prisão,mandado de prisão;custódia,guarda,arrecadação,vigilância;protetorado;bridão,freio;embaraço,óbice,estorvo,empeço;lettres de cachet,limitação,delimitação,proteção,monopólio,estanque,proibição;prisioneiro;senzala,anfitálamo.

Adjetivo

restrito,restringente,restritivo,constrangido,forçado,coacto,aprisionado e v.;encerrado,reteúdo e guardado,incomunicável,preso,seguro,percluso,coibitivo,coactivo,inibitório,inibitivo,restringente,restritivo,liberticida;condicional,contingencial,dependente.

Verbo

restringir,retundir,limitar,delimitar,enquadrar,encurtar,amputar;marcar restrições,impor restrições,impor condições,condicionar,contingenciar;conter,reter,refrear,tolher,bordar,embridar,senhorear,subjugar,coagir,coarctar,avassalar,controlar,sujeitar,constranger,cercear,aguarentar,inibir,comprimir,conter,deter,impedir,circunscrever,cingir;encerrar,conservar,fechar dentro dos limites;ter mão em,coibir,obstar à continuação de,sofrear,não permitir expansão de,pôr cobro a,reprimir,sopear,agrilhoar,encadear,suster,arrecadar,pegar,segurar,abafar,sufocar;conter,reter,suspender a ação,suspender o movimento;represar,açudar;pôr limites,traçar limites;esmagar,prensar,entralhar,encadear,amarrar;algemar,ferropear,arroxear,entravar,açamar,açaimar,amordaçar,emordaçar,acorrentar,agrilhetar,atar as asas a,cortar as asas a,cortar os braços,maniatar,manietar,ajoujar,sujeitar,pôr barbicachos a,encabrestar,serrilhar,enfrear,enfrenar,forjar grilhões,aferrolhar,segurar,encaixotar,enfardar,enfrascar,enclausurar,encelar,arrolhar,embetesgar,encurralar,encortelhar,engarrafar,murar,emparedar,entaipar,engradar (circunscrever);empocilgar,acorrilhar,recluir,reclusar,catrafilar,engazopar,engazofilar,agarrar à força,filar,agarrar pela gola = agazular,colher à mão,aprisionar,empresar,fisgar,encarcerar,segurar,prender,sequestrar,segregar,apriscar,aprisoar,presidiar,custodiar,cativar,trancafiar,trincafiar,trazer encarcerado e adj.;meter a ferros,pôr a ferros,pôr em custódia;recolher ao xadrez,enjaular,lançar ferros a alguém,pôr cobro a alguém,deitar mão a alguém,reter preso,capturar,arrestar,fazer prisioneiro,fazer cativo,asilar,internar,conceder a cidade por menagem;ser preso e adj.;estar a ferros,estar em custódia,estar preso com homenagem,engasgalhar-se (pop.);açambarcar,monopolizar,atravessar,atracar,enfeixar.

Advérbio

restritamente e adj.;restringidamente,constrangidamente,debaixo de chave,bem guardado,a sete chaves,sob palavra,a recado,em recado,a bom recado,por menagem,à sombra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção