Sua língua na Internet

 

(en.tor.pe.cer)

v.

1. Causar torpor a ou ficar em torpor. [td. : "E um verde profundo no olhar / A me entorpecer..." ( Djavan , "A ilha") ] [int. : Com a desnutrição o corpo entorpeceu: "Era baboso, era de entorpecer." ( João do Rio , Dentro da noite) ]

2. Retardar ou suspender o movimento, a ação de. [td. : "...como a borboleta que o frio entorpeceu..." ( José de Alencar , Senhora) ] [int. : "À proporção... que se lhe entorpecem as pernas... tanto mais o coração se enrija e fortifica..." ( Aluísio Azevedo , Girândola de amores) ]

3. Fig. Fazer perder ou perder a energia, a força; DEBILITAR; ENFRAQUECER [td. : "A dor mais tremenda do espírito... entorpecem -na as lágrimas." ( Alexandre Herculano , Eurico, o presbítero) ] [int. : "...o povoamento... se entorpeceu ou retrogradou..." ( Euclides da Cunha , À margem da história) ]

4. Fig. Causar a inércia ou suspender a ação de. [td. : "Se eles fossem patriotas não estariam (...) a entorpecer (...) a ação da autoridade constituída." ( Lima Barreto , O triste fim de Policarpo Quaresma) ]

[F.: en-2 + torpecer (do lat. torpescere 'tornar inerte'). Ant. ger.: animar, avivar, excitar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fraqueza

Substantivo

debilidade,analose,consunção patológica,enfraquecimento,depauperamento,acracia,malácia,debilidade,atenuação,atonia,agasturas,laxação,lassidão,relaxação,frouxidão,frouxeza,frouxidade,acidia,tibieza,mornidão,langor,languidez,desalento,desânimo,desvigor,apatia,morbidez,enervação,enervamento,abatimento,decadência,desmedrança,inanição (impotência);enfezamento,enfraquecimento,alquebramento,atrofia,raquitismo,alquebre,debilitação,remissão,impotência;depressão,enfermidade,efeminação,feminação,feminilidade,desfalecimento,quebranto,prostração,caquexia,fragilidade,flacidez,inatividade;estiolamento;declínio,perda,diminuição,aniquilação das forças,hipostenia;delicadeza,estado melindroso,invalidez,decrepitude,anemia,astenia,anervia,adinamia;compleição fraca,compleição delicada;fio,castelo de cartas,buriti,aranhiço,cataplasma,alfenim,alma de chicharro,verdizela,pessoa magra;infante;inválido,maricas,maricão,podão,covarde;cebola,seresma,homem velho.

Adjetivo

fraco,grácil,delgado,delicado,fino,frágil,irresistente,débil,tênue,imbele,impotente;enervado,lasso,gasto,mole,molangueiro,molangueirão,quebradiço,amarrado ao leito,preso ao leito,combalido,valetudinário,afracado,abatido,alquebrado,infracto,amarroado,enfraquecido,claudicante,combalido,languescido,emurchecido,emagrecido,alquebrado,exaurido,atrofiado,flácido,adinâmico,astênico,chocho,franzino,tenro,raquítico,desmedrado,petisseco,mimoso,vidroso,falto de forças,apômaco,incapaz,efeminado,clorótico,exangue,insubstancial,vaporoso,mesquinho,lânguido,vacilante,barbalhoste,sem préstimo,fracalhão,fraquete,fraqueiro,mal compleicionado,quebrado,trêmulo,estropiado,decrépito;paralítico,coxo,derreado,rengo,fraco das pernas,manqueba,claudicante;vagaroso,atônico,hipostênico,atrófico,frio,mórbido,morbífico,enfermo,anêmico;doente,langoroso,languinhento;cansado,rendido,decadente,resvalante,murcho,fanado,márcido,sem seiva,quebradiço,inanido,inanimado,debilitado,gasto;de fraca compleição.

Verbo

ser (fraco & adj.);ser mesmo uma galinha,brochar,estar um podão,cair,desmoronar,esmigalhar-se,ceder,cambalear,vanguejar,vacilar,tremer,coxear,claudicar,desmaiar,languescer,fraquear,fraquejar,desfalecer,definhar,desmedrar,languir,estiolar-se,esvaecer,perder o vigor,murchar-se,fanar-se,pender,murchecer-se,emurchecer-se,desfalecer,emagrecer;declinar,pender,estar com um pé na cova (velhice);ter os braços mortos;pedir quartel,estar por um fio (doente);deperecer,andar por arames,descair de fome,não poder consigo,descaírem os joelhos,não poder com uma gata pelo rabo (pop.),amorrinhar-se,não aguentar;tremer,tremelicar,trepidar,amarroar;tornar (fraco & adj.);enfraquecer,enfraquentar,pôr alguém em estaleiro,alfeninar,amorrinhar,alquebrar,depauperar,anemiar,afracar,desfortalecer,exinanir,abater,dessangrar,debilitar,exaurir,atenuar,combalir,entibiar,atibiar,quebrantar,infirmar,tolher o desenvolvimento de,enfezar,desmedrar,privar de forças,inanir,relaxar,atrofiar,enervar,entorpecer,remitir,afrouxar,enfrouxecer,amainar,aleijar,laxar,desvirilizar,tornar impotente;aluir,abalar,prejudicar,minar,solapar,concutir,enlanguescer,sopitar,debilitar,embrandecer,dizimar,alfenar,efeminar,feminar,insensibilizar,derrear,derrengar,gastar,mettre de l’eau dans son vin,amolecer,amolentar,destemperar,mangrar.

Advérbio

fracamente,debilmente,tenuemente,lassamente,combalidamente,abatidamente,apaticamente,flacidamente,flacidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Moderação

Substantivo

lenidade;brandeza,brandura,leniência,temperança,comedimento,meio termo,reportação,modéstia,parcimônia,prudência,abrandamento,refreio,resfriamento,afrouxamento,sobriedade,austeridade,compostura,continência,placidez,quietação,quietude,mansidão,mansidade,mansuetude,delicadeza,apaziguamento,sossego,calma,paz,remanso,suavidade,tranquilidade,inalterabilidade,pacacidade,pacatez,inação,bonança,benignidade,serenidade,limpidez,seio de Abrão,arrolo,nana,nina,cafuné,chamotim,bálsamo,calmante);tranquilização,alívio,lenitivo,frescor,refrigério;contemporização,pacificação,abirritação,minoração,refreio,relaxação,remissão,mitigação,controle.

Adjetivo

moderado & v.;lenitivo,leniente;comedido,austero,contido,brando,reportado,equilibrado,ponderado,prudente,sensato,sóbrio,gentil,fraco,suave,manso,tolerável,mimoso,sereno,bonançoso,temperado,razoável,plácido,sossegado,tranquilo,controlado,imperturbado,acalmado,calmo,quieto,remansoso,dormente,parado,medido,compassado,pacífico,liso,doméstico,resfolegado,alciôneo,alciônico,meigo,preguiçoso,quedo,imóvel,galerno,banzeiro,de leite,benigno,almo,descuidoso,descansado,lento;imperturbável,impassível,aplacável,inexcitável,inalterável,inabalável,inirritável,emoliente,calmante,demulcente,lenitivo,mitigativo,anódino,hipnótico;sedativo,paliativo,abirritativo,apaziguador,antiafrodisíaco,antiafrodítico.

Verbo

ser (moderado & adj.);moderar(-se),contemporizar,atemperar;conservar-se dentro dos limites,conservar-se dentro das normas;manter a paz,não exorbitar,reportar-se,cair em si,sofrear-se,comedir-se,desengrilar-se,desenfurecer-se,amainar;colher a vela,arriar a vela;oscular suavemente,tornar (moderado & adj.);lenir,acalmar,medir,aplacar,abonançar,abrandar,lenificar,sedar,mitigar,desalterar,demulcir,abirritar,temperar,apaziguar,desarrufar,amortecer,quebrar,tranquilizar,desassanhar,acalentar,sossegar,serenar,açamar,suavizar;abater,aquietar,impassibilizar,achanar,aplanar,relaxar,modificar,desengravecer;embotar,entorpecer,tirar o corte,obtundir,sopear,remansear,sofrear,refrear,restringir,conter,reprimir,sufocar,retundir,descomover;embainhar a espada,subjugar,vencer,debelar,jugular,submeter,castigar,corrigir,sofrear a bravura,cortar cólera a alguém,desembravecer,desenfezar,desencolerizar,desendemoninhar;desassanhar,descair,afrouxar,abater,amaciar,enfraquecer;diminuir;pôr cobro a,pôr um refreadouro a,refrear,paliar,acariciar,embrandecer,amenizar,amortecer,melhorar,contraestimular,quietar,abafar,atafegar,pacificar,atenuar,minorar,arrefecer,compassar,lançar balde de água fria,esfriar,resfriar,pôr água na fervura,deitar bálsamo em,mettre de l’eau dans son vin,opiar,embalar,adormecer,adormentar,fazer nana,fazer nina,ninar.

Advérbio

moderadamente,lenientemente,comedidamente,austeramente,contidamente,brandamente,equilibradamente,ponderadamente,prudentemente,sensatamente,mansamente,suavemente,tranquilamente,pacificamente,impassivelmente,inabaladamente.;pé ante pé,pouco a pouco,a fogo brando,gradativamente,com regra,regradamente,a meia velocidade,dentro dos limites traçados;com conta,peso e medida;piano,devagarinho,metodicamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Est modus in rebus.

Conjunção

Insensibilidade

Substantivo

inércia,vis inertiæ,tibieza,impassibilidade,inapetência,indiferentismo,apatia,ataraxia,marasmo,aridez;indiferença,frieza,fleuma,frialdade,ânimo imperturbável,embotamento,hebetação,aparvalhamento,bestialização,obtusão;sangue frio,gelo,calma,sossego,frescura,pachorra,inalterabilidade,estoicidade,estoicismo,quietismo,imperturbabilidade;nonchalance,displicência,descaso,desinteresse,menosprezo,subestimação,desdém,inação,inércia,supinidade,desapego (indiferença);lassidão,indolência,lassitude,calejamento,calosidade;coração de pedra,coração de neve,coração de bronze,coração de mármore;cara de pau,coração impenetrável;mármore,diamante;torpor,modorra,tibieza,obstupefação,abatimento,acídia,morbidez,desfalecimento,frouxidão,ignávia,quebranto,lombeira,lomba,letargo,letargia,inconsciência,desconsciência,coma,transe de morte,sono;paralisia;langor,languor,languidez,prostração,quebranto,entorpecimento,sonolência,soneira,amortecimento,narcose,narcotismo,anestesia;analgia,analgesia;analgésico,clorofórmio;neutralidade,quietismo,faquirismo.

Adjetivo

insensível,frio,glacial,gélido,morto,inconsciente,impassível,insusce(p)tível,imperturbável,estoico,inabalável,enxuto,marasmódico,cego,surdo,fechado,impérvio,inimpressionável,inexorável,inabalável,inflexível,pétreo,brônzeo,êneo,marmóreo;apático,fleumático,leucofleumático,indiferente,vegetante,entorpecido,,nevado,gelado,de sangue frio,abatido,bestializado e v.;obtuso,inerte,indolente,vegetativo,inativo,pachorrento;lânguido,manso,comatoso,anestésico;paralítico,aletargado,árido,resfriado,seco,frouxo,tíbio,friacho,descoroçoado,desanimado;imóvel,estático,negligente,desinteressado,desinteresseiro,inatento;relaxado;desfervoroso,desapaixonado,desbriado,cínico;caloso,calejado,casca-dura,habituado,cascudo,paquiderme,paquidermático,fragueiro,endurecido,blindado,imperturbável;inambicioso.

Verbo

ser insensível e adj.;brilhar pela insensibilidade,não se doer de sua dor,não sentir emoção,vegetar,ter couro de rinoceronte,ficar fresco,ter goela de pato;ter coração de mármore,ter coração de gelo,ter coração de neve;revelar insensibilidade,fazer ofício de corpo presente,não se importar com,não fazer caso de,não se ralar,ficar como uma pedra,não estar nem aí,não dar a mínima,estar se lixando para,chorar por um olho só nil,admirari,não ligar importância;apachorrar-se,negligenciar;fazer ouvidos moucos,despegar-se de,languir,languescer,desinteressar-se;tornar insensível e adj.;insensibilizar,calejar,curtir,aguerrir,anestesiar,narcotizar,cloroformizar,embebedar,petrificar,ossificar,embotar,adormecer,embrutecer,apatizar,estupeficar,bestializar,brutalizar,brutificar,marasmar,hebetar,obtundir,entorpecer,entibiar,arrefecer,paralisar (insensibilidade física);amortecer,amortizar,atordoar,gelar,obcecar,dessecar,habituar,familiarizar,acostumar,marmorizar,endurecer,endurentar,encourar,encouraçar,cauterizar,empedernir,empedernecer,desenternecer,petrificar,encascar,encrostar,tornar-se insensível,obdurar-se,rebotar-se,estatuificar-se.

Advérbio

insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção