Sua língua na Internet

 

(com.pas.sa.do)

a.

1. Medido, separado por intervalos de tempo iguais e regulares (remadas compassadas); PAUSADO; VAGAROSO [ Antôn.: acelerado, apressado. ]

2. Mús. Que se realiza segundo certa cadência ou ritmo (andar compassado, respiração compassada); CADENCIADO; RITMADO [ Antôn.: vivaz. ]

3. Pausado, vagaroso

4. Mús. Diz-se de música ou trecho musical que se executa segundo o compasso e o andamento estipulados

[F.: Part. de compassar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Periodicidade

Substantivo

ciclicidade,intermitência,remitência,oscilação;pulso,pulsação,ritmo,compasso,regularidade,euritmia,cadência,alternação,alternativa;turno,volta,giro,revolução,peragração,rotação,rotativismo,rodízio,reciclagem;volta regular,voltas sucessivas,looping,ciclo,período,circuito,ciclo solar,ciclo lunar,fase,fases da lua,lunação,novilúnio,neomênia,lua nova,interlúnio,conjunção,primeira sizígia,quarto crescente,primeira quadratura,lua cheia,panselene,plenilúnio,segunda sizígia,oposição,quarto minguante,segunda quadratura,período de Saros,dias da semana,mês,festas,Natal,Semana Santa,aniversário,centenário,jubileu;ano santo,pontualidade,assiduidade,invariabilidade,ordem,harmonia;simetria.

Adjetivo

periódico,serial,seriado,cíclico,rotativo,ritmado,rítmico,cadenciado,remitente,intermitente,horário,diurno,diurnal,diário,quotidiano,dial,domingal,dominical,semanal,hebdomadário,bissemanal,plenilunar,novilunar,mensal,bimestral,bimensal,menstrual,trimensal,trimestral,semestral,semestreiro,semianual,anual,bienal,bisanual,trianual,sexenal,trienal,vicenal,secular,centenário,pascal,quaresmal,natal,natalício,genetlíaco,eurítmico,interlunar;pontual,regular,uniforme,regrado;feito por escala,feito por tabela;compassado,normal,natural,inalterável.

Verbo

voltar periodicamente,ter remitência,remitir,reciclar,reproduzir-se mensalmente,cadenciar;pulsar,alternar-se,revezar-se,subalternar-se,ter horas canônicas para.

Advérbio

periodicamente,serialmente,ciclicamente,regularmente,ritmadamente,cadencialmente,pontualmente,uniformemente.;a compasso,por intervalos regulares,com movimento uniforme,por períodos invariáveis,com precisão matemática,com exatidão rigorosa,pontualmente,assiduamente,de die in diem,dia por dia,por turnos,em dias alternados,no primeiro,no segundo,etc;turno.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Moderação

Substantivo

lenidade;brandeza,brandura,leniência,temperança,comedimento,meio termo,reportação,modéstia,parcimônia,prudência,abrandamento,refreio,resfriamento,afrouxamento,sobriedade,austeridade,compostura,continência,placidez,quietação,quietude,mansidão,mansidade,mansuetude,delicadeza,apaziguamento,sossego,calma,paz,remanso,suavidade,tranquilidade,inalterabilidade,pacacidade,pacatez,inação,bonança,benignidade,serenidade,limpidez,seio de Abrão,arrolo,nana,nina,cafuné,chamotim,bálsamo,calmante);tranquilização,alívio,lenitivo,frescor,refrigério;contemporização,pacificação,abirritação,minoração,refreio,relaxação,remissão,mitigação,controle.

Adjetivo

moderado & v.;lenitivo,leniente;comedido,austero,contido,brando,reportado,equilibrado,ponderado,prudente,sensato,sóbrio,gentil,fraco,suave,manso,tolerável,mimoso,sereno,bonançoso,temperado,razoável,plácido,sossegado,tranquilo,controlado,imperturbado,acalmado,calmo,quieto,remansoso,dormente,parado,medido,compassado,pacífico,liso,doméstico,resfolegado,alciôneo,alciônico,meigo,preguiçoso,quedo,imóvel,galerno,banzeiro,de leite,benigno,almo,descuidoso,descansado,lento;imperturbável,impassível,aplacável,inexcitável,inalterável,inabalável,inirritável,emoliente,calmante,demulcente,lenitivo,mitigativo,anódino,hipnótico;sedativo,paliativo,abirritativo,apaziguador,antiafrodisíaco,antiafrodítico.

Verbo

ser (moderado & adj.);moderar(-se),contemporizar,atemperar;conservar-se dentro dos limites,conservar-se dentro das normas;manter a paz,não exorbitar,reportar-se,cair em si,sofrear-se,comedir-se,desengrilar-se,desenfurecer-se,amainar;colher a vela,arriar a vela;oscular suavemente,tornar (moderado & adj.);lenir,acalmar,medir,aplacar,abonançar,abrandar,lenificar,sedar,mitigar,desalterar,demulcir,abirritar,temperar,apaziguar,desarrufar,amortecer,quebrar,tranquilizar,desassanhar,acalentar,sossegar,serenar,açamar,suavizar;abater,aquietar,impassibilizar,achanar,aplanar,relaxar,modificar,desengravecer;embotar,entorpecer,tirar o corte,obtundir,sopear,remansear,sofrear,refrear,restringir,conter,reprimir,sufocar,retundir,descomover;embainhar a espada,subjugar,vencer,debelar,jugular,submeter,castigar,corrigir,sofrear a bravura,cortar cólera a alguém,desembravecer,desenfezar,desencolerizar,desendemoninhar;desassanhar,descair,afrouxar,abater,amaciar,enfraquecer;diminuir;pôr cobro a,pôr um refreadouro a,refrear,paliar,acariciar,embrandecer,amenizar,amortecer,melhorar,contraestimular,quietar,abafar,atafegar,pacificar,atenuar,minorar,arrefecer,compassar,lançar balde de água fria,esfriar,resfriar,pôr água na fervura,deitar bálsamo em,mettre de l’eau dans son vin,opiar,embalar,adormecer,adormentar,fazer nana,fazer nina,ninar.

Advérbio

moderadamente,lenientemente,comedidamente,austeramente,contidamente,brandamente,equilibradamente,ponderadamente,prudentemente,sensatamente,mansamente,suavemente,tranquilamente,pacificamente,impassivelmente,inabaladamente.;pé ante pé,pouco a pouco,a fogo brando,gradativamente,com regra,regradamente,a meia velocidade,dentro dos limites traçados;com conta,peso e medida;piano,devagarinho,metodicamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Est modus in rebus.

Conjunção

Vagareza

Substantivo

lenteza,lentura,lentidão,lerdeza,lerdice,vagar,desaceleração,sossego,moleza,morosidade,pachorra,pachorrice,sonolência,modorra,ronçaria,roncice,pausa (inatividade),retardamento,cera,frouxidão,lassidão,laxidão,demora (retardamento),arrastamento,rastejo,rastejadura,preguiça,rojão,claudicação,coxeadura,manqueira;mansidão,meio-trote,chouto,trote,chasqueiro;passo curto,passo de boi,passo de cágado;obras de S. Engrácia;madraço (preguiçoso),mandrião,mandriona,manquitó,manquitola,trambolhão,pé de chumbo,tartaruga,testudo,sapo concho,cágado,caracol,lesma,jabuti,tartaruga,caranguejo.

Adjetivo

vagaroso,retardio,retardativo,retardão,lento,lerdo,ronceiro,demorado,moroso,demoroso,modorrento,manso,sereno,tardo,tardio,tardião,tardego,tardonho,tardinheiro,tardígrado,remisso,paulatino,frouxo,serôdio,malcorrente;pausado,compassado,descansado,pesado,executado a custo,desapressado,grave,circunspeto,sonolento,blandífluo,sonarento,dormente,letárgico,moderado,arrastado,pesado,preguiçoso,preguiceiro,indolente (inativo),pachorrento,rasteiro,rastreiro,mansarrão;gradual,insensível,(pequeno),imperceptível,lânguido,langoroso,trôpego,zoupeiro,claudicante,coxo,derreado,rengo,fraco das pernas,pateiro (diz-se das águas).

Verbo

ser (vagaroso e adj.);mover-se vagarosamente,ir ladeira acima,andar de rojo,rojar-se,arrastar-se,andar de gatinhas,engatinhar,rastejar,demorar-se,atrasar-se,retardar-se,mandriar,fazer cera,arrastar;caminhar com dificuldades,puxar de uma perna,coxear,copegar,claudicar,renguear (cavalo),emanquecer,manquecer,mancar,manquejar,arrastar os pés,andar a custo,dar passos incertos e pesados,fazer as coisas com todo o ripanço,andar ronceiramente,ir seu mole-mole,vacilar,ter bom passo,ir passo a passo,contar os passos,choutar,perder o terreno,atrasar-se,recuar-se,ceder o passo a alguém,tornar (vagaroso e adj.);amortecer a velocidade,afrouxar a velocidade,diminuir a velocidade,moderar a velocidade;alentecer,compassar,aplicar o breque,aparar as asas,refrear,sopear,reprimir (moderar),puxar a rédea,rizar,enrizar,amainar as velas;laxar o passo,diminuir o passo,afrouxar o passo,pisar no freio.

Advérbio

vagarosamente e adj.;a rasto,de rasto,piano,de grão em gão,adagio,largo,largheto;a passos contados,a passos descansados,a passoslentos;a passo de boi,a passo de cágado,a passo de anão;de sobremão,passo a passo,passo entre passo,palmo a palmo,lento lento = presso pede,quedo e quedo,pé ante pé,a compasso,com descanso,de assento,de espaço,espaçadamente,intervaladamente,de vagar,com vagar,pesadamente,em marcha sonolenta,gradualmente,gradativamente,aos poucos,intermitentemente,gradatim,por graus,de grau em grau,pouco a pouco,seriatim,às avançadas = com intervalos,de rojões,a rojões,a rojo,de rojo,a prestações,tripetrepe;PROVÉRBIOS: Petit à petit l’oiseau fait son nid. Devagar se vai ao longe. Roma não se fez em um dia. Quem espera sempre alcança.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Oscilação

Substantivo

bambaleio,bamboleio,pulsação,vibração,libração,cambaleio,tique-taque,ducto,balouço,balouçamento,balan^cê,balanceio,nutação,ondulação,bamboleadura,saracoteio,rebolado,balanço,balanceamento,latejamento,latejo,pulso,alternação,inambulação,vaivém,ida e vinda,fluxo e refluxo,altos e baixos,gangorra,jiga-joga,jogo de empurra,flutuação,vacilação,cadência,ritmo,sístole,diástole;onda,ondulação,vibração,movimento vibratório,arfada,arfagem,abano,abanamento,agitação,dança,quadrilha,retouça,redouça,bambão,corda bamba,lançadeira,balanceiro,balancim,pêndulo,cadeira de balanço,rede.

Adjetivo

oscilante,oscilatório,regular,compassado,inquieto,perturbativo,bamboleante ou bambaleante,ondulatório e v.;vibratório,vibrante,rítmico,arfante,arquejante,palpitante,pulsante;pendular,balanceado.

Verbo

oscilar,vibrar,librar,balançar,balancear,balouçar,enredouçar,retouçar,redouçar,embalar,banzear,nutar,alternar,ondear,ondular;pulsar,latejar,palpitar;rebater,later,compassar,menear,rebolear-se,caranguejolar,jogar,fremir,ir e vir,abalançar,boiar,modular,bailar,balhar,arfar,arquejar,cadenciar,tremer,retremer,curvetear,aluir,cambalear,passar e repassar,encher e vazar,subir e descer;saracotear,requebrar,rebolar brandir,sacudir,sacolejar,vascolejar,manejar,cambalear,flutuar,vacilar,mover-se para uma e outra parte = incensar,sargentear (pop.),bambalear,bambolear.

Advérbio

oscilantemente e adj.;daqui para ali = pendularmente,para diante e para trás,de um para outro lado,a dar e dar = em movimento de oscilação,bamboleando-se.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Melodia

Substantivo

harmonia,ritmo,andamento,sonância,maviosidade,orquestra,suavidade,concordância,concerto,consonância,concento,sinfonia,compasso,medida,rima (poesia),melifluidade,doçura,sonoridade,harpa-eólia,timbre,metal,acento,toada,entoação,entoamento,tonalidade,tom,semitom,conjuntivo,homofonia,enarmonia,eufonia,assonância,escala,gama,mensura,diapasão,lamiré;escala diatônica,escala cromática,escala maior,escala menor (harmônica e melódica),enarmônica,octacordo,chave,corda,batuta;tônica,supertônica,mediante,subdominante,dominante,superdominante,sensível modulação,som,intervalo,acorde,clave (de sol, de fá, de dó),arpejo,harpejo,trinado,número,temperamento,afinação,síncope,síncopa,preparação,suspensão;pentagrama,pauta,espaço,intervalo,apótomo,tempo,segundo,divisão de compasso,pausa,fermata,apogiatura,apojatura,appogiato,appogiatura,semidítono,semidiapasão,nota musical,notação,mocha (ant.),sustenido,dobrado sustenido,bemol,dobrado bemol,bequadro;figura,breve,semibreve,mínima,semínima,colcheia,semicolcheia,fusa,semifusa,tremifusa,contrassujeito,contrarresposta;pianíssimo,piano,forte,fortíssimo,staccato,ligado,legato;adágio,andante,presto,prestíssimo;concórdia,harmonia,uníssono,unissonância;(ciência da harmonia): harmonia,melografia,ritmopeia,contraponto,harmonômetro,metrônomo,sonômetro,tonômetro,música,melomania;compositor,harmonista,contrapontista,intéprete,virtuose,maestro,regente,concertista,solista,instrumentista.

Adjetivo

melódico,harmônico,acromático,cromático,diatônico,maior,menor,aumentado,diminuto,conceituoso,harmonioso,consono,consonante,uníssono,sinfônico,homófono,isófono,assoante,musicado,compassado,cadenciado,rítmico,cadencioso,diatônico,monorrítmico,polirrítmico,cromático,enarmônico,subgrave;compasso binário,compasso ternário,compasso quaternário;melodioso,módulo,modal,numeroso,canoro,canoroso,formoso,mavioso,angélico,de anjo,musical,músico,afinado,temperado,acordado,bem soante,doce,suave,meigo,terno,enternecedor,enamorado,sonoro,sonoroso,brando,melífluo,dulcífico,dulcíloquo,sonante,aflautado,abemolado;ameno,encantador,belo,mago,torneado,delicioso (causador de prazeres),delicado,mimoso,argentino,de prata,cristalino,mélico (poét.),privilegiado,desgarrado,dulcíssono,garganteado.

Verbo

ser harmonioso e soar bem no ouvido,arrebatar,comover,enlevar;harmonizar,afinar,temblar,temperar,entoar,modular,afrautar,consonar,bemolar,abemolar,melodiar,desnasalar,desnasalizar,sustenizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção