Sua língua na Internet

 

modular1 (mo.du. lar)

a2g.

1. Ref., inerente ou próprio de módulo (construção modular, mecanismo modular).

2. Arq. Diz-se da arquitetura grega e romana que resulta da aplicação das ordens jônica, dórica e coríntia.

[F.: módulo + -ar. Ideia de: mod-.]

modular2 (mo.du.lar)

v.

1. Variar a altura ou a intensidade de (som, voz) [td. : Modulou a voz para que o vizinho não ouvisse suas palavras.]

2. Mús. Fazer modulação (em) [td. : Modular uma frase musical] [int. : O cantor modulava (de um tom para outro) com desenvoltura] [tdr. tr. + de, para : Modular (a voz, um instrumento) de um tom para outro.]

3. Elet. Aplicar o processo de modulação [td. ]

4. Elet. Converter sequência de dados em sinal analôgico [td. ]

5. Arq. Construir, edificar usando módulos [td. ]

[F.: Do lat. modulare. Hom.Par.: modulo (1ap.s.)/ módulo (adj.s.m.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Mudança

Substantivo

alteração,muda,mutação,transformação,movimento,rodeio,metamorfismo,metabolismo,imutação,permutação,alborque,insubsistência,variação,modificação,evolução,reforma,resmuda,modulação,modo,inovação,metástase,metaptose,metatipia,metátese,metagênese,desvio,diversão,transição,passagem;transformação,transfiguração,translação,transmutação,transubstanciação,alomorfia,metamorfose,reviravolta,transmigração,metempsicose,perimorfose,avatar,alterante,conversão gradual;mudança radical;inversão;deslocamento;mudança de partido;metábole,antimetábole,metacronismo.

Adjetivo

mudado & v.;mutável;transubstancial,insubsistente,metastático,metabólico,metamórfico,metaplástico,troponômico,modificável,alterável,variável,modulável,diversificável,transformável,permutavel.;alterativo;volúvel,instável.

Verbo

mudar,alterar,variar,crescer,minguar,modular,diversificar,modificar,transfundir,virar,rodar,girar,desviar,destruir;derribar,interverter,remover,pôr em lugar diverso,cementar,metamorfosear,permutar,insubsistir,imutar,transtornar,transverter,inovar,transformar,transfigurar,transubstanciar,transmudar,transmutar,permutar;operar uma transformação,dar outro aspecto,reconfigurar,mudar de rumo,embaralhar as cartas,fazer cair o prato da balança,apresentar outro cenário,virar uma nova página,bordejar,mudar de rumo,perturbar,emprestar novo colorido a.

Advérbio

Mutatis mutandis;alteradamente,metastaciamente,metamorficamente,voluvelmente,instavelmente.

Provérbio

Interjeição

Quantum mutatus!.

Frase

Tempora mutantur nos et mutamur in illis;Non sum qualis eram;No universo tudo passa, tudo cai, tudo se esvai e tudo finda;Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Conjunção

Oscilação

Substantivo

bambaleio,bamboleio,pulsação,vibração,libração,cambaleio,tique-taque,ducto,balouço,balouçamento,balan^cê,balanceio,nutação,ondulação,bamboleadura,saracoteio,rebolado,balanço,balanceamento,latejamento,latejo,pulso,alternação,inambulação,vaivém,ida e vinda,fluxo e refluxo,altos e baixos,gangorra,jiga-joga,jogo de empurra,flutuação,vacilação,cadência,ritmo,sístole,diástole;onda,ondulação,vibração,movimento vibratório,arfada,arfagem,abano,abanamento,agitação,dança,quadrilha,retouça,redouça,bambão,corda bamba,lançadeira,balanceiro,balancim,pêndulo,cadeira de balanço,rede.

Adjetivo

oscilante,oscilatório,regular,compassado,inquieto,perturbativo,bamboleante ou bambaleante,ondulatório e v.;vibratório,vibrante,rítmico,arfante,arquejante,palpitante,pulsante;pendular,balanceado.

Verbo

oscilar,vibrar,librar,balançar,balancear,balouçar,enredouçar,retouçar,redouçar,embalar,banzear,nutar,alternar,ondear,ondular;pulsar,latejar,palpitar;rebater,later,compassar,menear,rebolear-se,caranguejolar,jogar,fremir,ir e vir,abalançar,boiar,modular,bailar,balhar,arfar,arquejar,cadenciar,tremer,retremer,curvetear,aluir,cambalear,passar e repassar,encher e vazar,subir e descer;saracotear,requebrar,rebolar brandir,sacudir,sacolejar,vascolejar,manejar,cambalear,flutuar,vacilar,mover-se para uma e outra parte = incensar,sargentear (pop.),bambalear,bambolear.

Advérbio

oscilantemente e adj.;daqui para ali = pendularmente,para diante e para trás,de um para outro lado,a dar e dar = em movimento de oscilação,bamboleando-se.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Melodia

Substantivo

harmonia,ritmo,andamento,sonância,maviosidade,orquestra,suavidade,concordância,concerto,consonância,concento,sinfonia,compasso,medida,rima (poesia),melifluidade,doçura,sonoridade,harpa-eólia,timbre,metal,acento,toada,entoação,entoamento,tonalidade,tom,semitom,conjuntivo,homofonia,enarmonia,eufonia,assonância,escala,gama,mensura,diapasão,lamiré;escala diatônica,escala cromática,escala maior,escala menor (harmônica e melódica),enarmônica,octacordo,chave,corda,batuta;tônica,supertônica,mediante,subdominante,dominante,superdominante,sensível modulação,som,intervalo,acorde,clave (de sol, de fá, de dó),arpejo,harpejo,trinado,número,temperamento,afinação,síncope,síncopa,preparação,suspensão;pentagrama,pauta,espaço,intervalo,apótomo,tempo,segundo,divisão de compasso,pausa,fermata,apogiatura,apojatura,appogiato,appogiatura,semidítono,semidiapasão,nota musical,notação,mocha (ant.),sustenido,dobrado sustenido,bemol,dobrado bemol,bequadro;figura,breve,semibreve,mínima,semínima,colcheia,semicolcheia,fusa,semifusa,tremifusa,contrassujeito,contrarresposta;pianíssimo,piano,forte,fortíssimo,staccato,ligado,legato;adágio,andante,presto,prestíssimo;concórdia,harmonia,uníssono,unissonância;(ciência da harmonia): harmonia,melografia,ritmopeia,contraponto,harmonômetro,metrônomo,sonômetro,tonômetro,música,melomania;compositor,harmonista,contrapontista,intéprete,virtuose,maestro,regente,concertista,solista,instrumentista.

Adjetivo

melódico,harmônico,acromático,cromático,diatônico,maior,menor,aumentado,diminuto,conceituoso,harmonioso,consono,consonante,uníssono,sinfônico,homófono,isófono,assoante,musicado,compassado,cadenciado,rítmico,cadencioso,diatônico,monorrítmico,polirrítmico,cromático,enarmônico,subgrave;compasso binário,compasso ternário,compasso quaternário;melodioso,módulo,modal,numeroso,canoro,canoroso,formoso,mavioso,angélico,de anjo,musical,músico,afinado,temperado,acordado,bem soante,doce,suave,meigo,terno,enternecedor,enamorado,sonoro,sonoroso,brando,melífluo,dulcífico,dulcíloquo,sonante,aflautado,abemolado;ameno,encantador,belo,mago,torneado,delicioso (causador de prazeres),delicado,mimoso,argentino,de prata,cristalino,mélico (poét.),privilegiado,desgarrado,dulcíssono,garganteado.

Verbo

ser harmonioso e soar bem no ouvido,arrebatar,comover,enlevar;harmonizar,afinar,temblar,temperar,entoar,modular,afrautar,consonar,bemolar,abemolar,melodiar,desnasalar,desnasalizar,sustenizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Músico

Substantivo

tocador,instrumentalista,virtuose,solista,charangueiro,menestrel,cisne,bardo (poeta),musiquim (depr.);organista,pianista,violinista,spalla,violoncelista,flautista,harpista,citarista,flauteiro,bandurrilha,charameleiro,citaredo,aulete,auletriz,aulétride,rabileiro;cravista,rabequista,oboísta,guitarreiro,guitarrista,ocarinista,anafileiro,trombeiro,rufista,rufador,gaiteiro,corneta,corneteiro,trombeta,trombeteiro,adufeiro,timbaleiro,atabaleiro,pandeireiro,alcancareiro,pratilheiro,tambor,tamborileiro,sanfonineiro,rabeca,repentista,vocalista,melodista,melômano,musicômano,melógrafo,musicógrafo;coro,corista,cantor,cantora,solista,cantochanista,solfista,rouxinol,canário,arauto da primavera,filomela,sabiá,tordo,sereia,Orfeu,Apolo,as musas,as nove irmãs,piérides,Erato,Euterpe,Terpsícore,Odeon;execução,inrterpretação,toque,recital,concerto,gaitada,tiroliro,virtuosidade,expressão,inflexão.

Adjetivo

musical,orfeico,monódico,musicante,chilreador,gárrulo,canoro,gorjeador,cantante,instrumentalista,virtuoso,piério,septívoco.

Verbo

tocar,ferir,pulsear,executar,interpretar,improvisar,arpejar,tanger,vibrar as cordas,desferir,dedilhar,arrancar sons;tirar,desferir sons;harpejar,arrancar ao instrumento vozes fantásticas,soalhar,agitar as soalhas do pandeiro,tangir,zangarrear (depr.),castanholar,tamborilar,bandurrear,zabumbar,flautar,flautear,harpar,harpear,florear num instrumento,embocar,trombetear,buzinar,tanger a lira,adufar,guitarrear,musicar,musiquear,sanfoninar,rufar,chorar,baquetear,cantar,descantar,entoar,monodiar,trautear,boquejar,cantarolar,modular,vocalizar,gargantear,trinar,gorjear;arrolar,acalentar,nanar uma criança;cantar ao som de,soltar a voz,solfejar,salmear,cantar com todos os ornamentos musicais,pôr uma ária em canto,fadejar,acompanhar,fazer segunda,fazer acompanhamento,salmodiar,salmodejar,instrumentar,orquestrar,arranjar,fazer arranjo,fazer compasso;ter bom ouvido,ter boa garganta,ter boa orelha para;requebrar a voz.

Advérbio

musicalmente e adj.;ao som de,com acompanhamento de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vozes de animais:

Substantivo

voz.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.