Sua língua na Internet

 

(des.vi:o)

sm.

1. Ação ou resultado de desviar(-se) do caminho ou posição inicial: Houve um desvio na rota do avião: desvio do septo nasal.

2. Caminho ou passagem alternativos (em estrada, ferrovia etc.): Entrou com o carro em um desvio.

3. Chave que permite ao trem passar de uma linha da ferrovia a outra

4. Sinuosidade, curva: Cuidado com o desvio na estrada

5. Lugar afastado, escondido; RECANTO: Construiu a cabana num desvio em plena mata

6. Jur. O mesmo que concussão (4).

7. Subtração fraudulenta de valores; DESCAMINHO; DESFALQUE; EXTRAVIO: A empresa descobriu um desvio de milhões em seus cofres.

8. Afastamento de um padrão de conduta, de normas etc. (desvio de comportamento)

9. Erro, diferença (desvio de cálculo)

[F.: Dev. de desviar. Hom./Par.: desvio (sm.), desvio (fl. de desviar)]


Desvio à direita
1 Hem. Ausência de formas jovens ou imaturas no sangue.


Desvio à esquerda
1 Hem. Aumento anormal de formas jovens ou imaturas no sangue.


Desvio da agulha
1 Geof. Ver Desvio da bússola.


Desvio da bússola
1 Geof. Desvio da orientação da agulha na bússola, devido à influência de campo magnético local.


Desvio da vertical
1 Geof. Em um certo ponto da superfície terrestre, ângulo entre a direção da gravidade e a perpendicular, nesse ponto, à superfície do elipsoide terrestre.


Desvio de frequência
1 Eletrôn. Em modulação de frequência, variação momentânea da frequência da onda portadora em relação a seu valor nominal.


Desvio mínimo
1 Ópt. Na refração de um raio luminoso num prisma, o menor ângulo entre o raio incidente e o mesmo raio refratado pelo prisma.


Desvio padrão
1 Est. Medida de dispersão de uma variável em torno de seu valor médio, expressa pela raiz quadrada da variância.


Desvio para o azul
1 Cosm. Desvio das linhas do espectro de uma fonte de radiação em direção aos comprimentos de onda mais curtos, à medida que se aproxima do observador.


Desvio para o vermelho
1 Cosm. Desvio das linhas do espectro de uma fonte de radiação em direção aos comprimentos de onda mais longos, à medida que se afasta do observador.


Desvio no desvio
1 Pop. Estar desempregado. [No N.E. diz-se também trabalhar na companhia do desvio.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Desconformidade

Substantivo

descompasso,divergência,desacordo,inadequação,incongruência;deformidade,anomalia,distorção,desvio,anormalidade,contraneutralidade,singularidade,inexplicabilidade,peculiaridade,sobrenaturalidade,excentricidade,excepcionalidade,originalidade,irregularidade,monstruosidade,novidade,fenomenalidade,incurialidade,invulgaridade,arbitrariedade,aprosopia,aberração,exceção,desvio das leis normais,heteronomia;infração,violação,transgressão,postergação,infringência das leis da natureza;rebeldia às leis naturais,esdruxularia,extravagância,variedade,uromelia,sissomia,anencefalia,hibridismo,hibridez,hibridação,heterotaxia,desvio das leis normais,anomalia teratológica,heterorrexia,depravação do apetite;idiossincrasia,teratogenia,teratologia,individualidade;original,monstro,prodígio,portento,fenômeno,milagre,milagreira (depr.),peixe voador,cisne preto,lépido-sereia,lusus naturae,avis rara,produto híbrido,tertuim quid,hermafrodita;salamandra,fênix,quimera,hidra,hidro,esfinge,minotauro,centauro,grifo,ogro,Shrek,Hulk,ET,vampiro,elfo,hobbit,gnomo,duende,hidra,basilisco,górgona,lobisomem,velocino,notômelo,semicarpo,hipocentauro,melômelo,sagitário,dragão,sereia,macroceronte,unicórnio,ciclope,iniódimo,escolopendra,epicéfalo,comocéfalo,cefalópago,urômelo,hipocampo,onocentauro,aprosopo,hipógnata,hipogrifo,omacéfalo,otocéfalo,monstro sinadelfo,pleuróssomo,macrocéfalo,autósito,dugongo,homem-peixe,peixe fora d’água,capricho da natureza,nem uma coisa nem outra,um dentre mil.

Adjetivo

desconforme,inviso,nunca visto,desproporcionado,grande,excepcional,inaudito,esdrúxulo,singular,anômalo,anormal,arbitrário,ilegal,original,contranatural,preternatural,desnatural,sobrenatural,informe,extravagante,grotesco,único,desgarrado,aberrante,mirabolante,desconcertante,gritante,do arco da velha,caprichoso;desmarcado,descompassado,desmedido,descomedido,desusado,peculiar,exclusivo,misterioso,estranho,fenomenal,excêntrico,extraordinário,esquisito,fora do comum,estrambótico,insólito,cerebrino,inconcebível,inverossímil,incrível,inimaginável,estúrdio,estapafúrdio,monstruoso,muliado,fantástico,híbrido,transordinário,desengonçado,admirável;milagroso,exótico,rústico,engraçado,horrendo,raro,inexprimível,incomum,invulgar,peregrino,curioso,interessante,sui generis,indescritível,inenarrável,inexplicável,sem precedentes,sem exemplo,sem igual,sem paralelo,sem par,tombé des nues,assimétrico,contrário ao natural,superior às forças da natureza,fora do usual,insólito;heterogêneo,heteróclito,heterônomo,anfíbio,assexuado,monópode,amorfo,ambígeno,andrógino,hermafrodita,teratológico;isadelfo,bicípite,bifronte,macrocéfalo,janicéfalo,anencéfalo,microcéfalo,otocéfalo,monocéfalo,bicéfalo,tricéfalo,tauricéfalo,semífero,semicapro,macroglosso,aglosso,monopódio,monópode,monóculo,monodente,monodáctilo,heterótipo,grífico,trifauce (poét.),centóculo,centímano,centípede,sexdigital,sexdigitário,unipedal,septiforme,tetroftalmo,omacefaliano,aprósopo.

Verbo

ser (anormal & adj.);não seguir a rota palmilhada;infringir as leis universais,quebrar as leis universais,contravir as leis universais,transgredir as leis universais,preterir as leis universais;desafiar a qualquer descrição,aberrar das normas consagradas,diferençar-se de,constituir uma anomalia,ir contra as leis naturais,viver fora do seu século,ter nascido de princípios irregulares,ser um revoltado.

Advérbio

desconformemente,invisamente,desproporcionadamente,excepcionalmente,inauditamente,singulamente,esdruxulamente,anormalmente,arbitariamente,arbitrariamente & adj.;à parte,fora,à exceção de,exceto;fora da craveira comum,das leis eternas da Providência.

Provérbio

Interjeição

mirabile visu!.

Frase

Nunca se viu, ouviu, conheceu ou ouviu falar de semelhante coisa.

Conjunção

Mudança

Substantivo

alteração,muda,mutação,transformação,movimento,rodeio,metamorfismo,metabolismo,imutação,permutação,alborque,insubsistência,variação,modificação,evolução,reforma,resmuda,modulação,modo,inovação,metástase,metaptose,metatipia,metátese,metagênese,desvio,diversão,transição,passagem;transformação,transfiguração,translação,transmutação,transubstanciação,alomorfia,metamorfose,reviravolta,transmigração,metempsicose,perimorfose,avatar,alterante,conversão gradual;mudança radical;inversão;deslocamento;mudança de partido;metábole,antimetábole,metacronismo.

Adjetivo

mudado & v.;mutável;transubstancial,insubsistente,metastático,metabólico,metamórfico,metaplástico,troponômico,modificável,alterável,variável,modulável,diversificável,transformável,permutavel.;alterativo;volúvel,instável.

Verbo

mudar,alterar,variar,crescer,minguar,modular,diversificar,modificar,transfundir,virar,rodar,girar,desviar,destruir;derribar,interverter,remover,pôr em lugar diverso,cementar,metamorfosear,permutar,insubsistir,imutar,transtornar,transverter,inovar,transformar,transfigurar,transubstanciar,transmudar,transmutar,permutar;operar uma transformação,dar outro aspecto,reconfigurar,mudar de rumo,embaralhar as cartas,fazer cair o prato da balança,apresentar outro cenário,virar uma nova página,bordejar,mudar de rumo,perturbar,emprestar novo colorido a.

Advérbio

Mutatis mutandis;alteradamente,metastaciamente,metamorficamente,voluvelmente,instavelmente.

Provérbio

Interjeição

Quantum mutatus!.

Frase

Tempora mutantur nos et mutamur in illis;Non sum qualis eram;No universo tudo passa, tudo cai, tudo se esvai e tudo finda;Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Conjunção

Curvatura

Substantivo

arco,volta,curva,curvidade,curvadura,rotundidade,flexão,inflexão,flexura,arqueamento,arqueadura,arqueação,arcuação,rebite,dobra,deflexão,declive,desvio,détour,sinuosidade,gancho,garavato,fateixa,arcada,arcaria,virola,abóbada,semicúpula,concha,crescente,meia lua,lúnula,ferradura,braço de âncora,ogiva,canelo,claraboia,pescoço de cisne,sobrancelha,sobrolho,hipérbole,ambigênia,parábola,desenvolvida,quadratiz,catenária,terciarão,funicular,concoide,cáustica,sarapanel,supercílio.

Adjetivo

curvo,curvilíneo,encurvado,ganchoso,alcatruzado e v.;arqueado,arcado,abaulado,redondo,arredondado,coracóideo,coracoidal,coracoide,arciforme,recurvo,adunco,aquilino,de águia,de cavalete,enarcado,inflexo,em arco,corcovado,marreco,cumbado (ant.),torto,falciforme,falcado,semicircular,semilunar,luniforme,lunulado,crescente,demilunar,chanfrado,concheado,concoidal,reniforme,cordiforme,unciforme,lenticular,lentiforme,flexuoso,ogival,cambaio,selado (torto),oblíquo,circular,hiperbólico,parabólico,flabelado,flabeliforme;curvador e v.;flexor.

Verbo

encurvar,recurvar,ser (curvo e adj.);não ser plano nem poliédrico,circundar,desviar-se,alcachinar-se,arredondar,tornear,dobrar,corcovar,curvar,vergar,envergar,acurvar,azumbrar = cimbrar,encouchar,enrolar,ondear,ondular,torcer,embuizar (ant.),enconcar,inoclinar,rebater,arrebitar,revirar,infletir,abobadar,alcatruzar,abaular,alombar;fazer a curva,contornar.

Advérbio

arcadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Divergência

Substantivo

ramificação,radiação,irradiação,efluência,expedição,emissão,difusão,dispersão,debandada,separação,desvio,aberração,difração,estouro da boiada.

Adjetivo

divergente,irradiante,radiante,efluente,disperso,centrífugo,axífugo,aberrante,difrativo,difringente,radiado.

Verbo

divergir,radiar,irradiar,efluir,emitir,fagulhar,fuzilar,dardejar,espalhar,dispersar,espraiar,alastrar (dispersar),subdividir-se,ramificar-se,esgalhar-se,bifurcar-se,dividir-se,desconcentrar,descentrar,descentralizar-se,apartar-se,desviar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Falta

Substantivo

escassez,insucesso,carência,déficit,lacuna,naufrágio,declinação da derrota,trabalho em vão,irrealização;incompletude,deficiência,imperfeição,insuficiência,desvio,inconoclusão,estacionamento;tresmalho.

Adjetivo

inatingido,inatingível e v.;inacessível,ingalgável,inabordável (fechado),inalcançado,inalcançável;lacunar,deficitário,carente,insuficiente.

Verbo

não atingir a meta,parar na sua marcha,encalhar,soçobrar,ficar no papel,desaparecer,remar contra a maré,errar o alvo,extraviar-se,tresmalhar-se,sumir-se,perder-se,fracassar,atrasar-se,inatingir,empacar,ficar dentro de sua órbita,cingir-se,conformar-se,limitar-se,restringir-se,circunscrever-se,não sair de sua esfera,inexceder-se,desistir em meio do caminho,desencontrar,emperrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circuito

Substantivo

volta,giro,ciclo,desvio,meandro,rodeio,volteio,sinuosidade,curva,linha quebrada,circunlóquio,ambage;tortuosidade;ziguezague;(fig.),tergiversação,embromação.

Adjetivo

circuitoso,cíclico,indireto,mediato,travesso,oblíquo,quebrado,ziguezagueado.

Verbo

fazer um circuito,dar voltas,rodear,voltear,quebrar esquina,fazer um desvio;circuitar,circundar,rodear caminhos;.

Advérbio

circuitosamente e adj.;por linhas travessas,indiretamente,de Herodes para Pilatos,de déu em déu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Perda

Substantivo

perdida,perdição,sumiço,desaparecimento,extravio,descaminho,privação,despojamento,espoliação,esbulho;desvantagem,prejuízo,pilota,quebra,malbarato;confisco,confiscação,comisso;diminuição,aminguamento,apoucamento,decréscimo,desfalque,desfalcamento,encolhimento,míngua,redução,merma;desfalque,subtração,espoliação,desvio,superfaturamento.

Adjetivo

perdido,privado,despojado,deserdado,alheio,desnudado,espoliado,desapossado,despido,livre,desprovido,desaparelhado de;chamorro,chamorrado,raso,tosquiado,tosado,perdido,extraviado,matematicamente perdido (desespero);perdidoso;desaparecido,inutilizado;inarrecadável,incobrável,irremediável,irremissível,insanável,insuprível,irrecuperável,irreparável,insubstituível,irredimível,irreclamável,irrestaurável,perdível,amissível.

Verbo

perder,quitar;dissipar,malbaratar;sofrer uma perda,incorrer em uma perda;deixar escapar,ficar sem;ficar orfanado,ficar privado de;ficar sem o domínio de,ficar sem a posse de;deixar extraviar,ir-se à garra de alguém alguma coisa,alienar,despir-se de,despojar-se de,pôr de parte,tosquiar,desperdiçar,ver-se livre de,chorar a falta de;extraviar,desencaminhar,sumir-se,descarreirar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Bens de sacristão cantando vêm, cantando vão;O diabo o dá, diabo leva.

Conjunção

Prodigalidade

Substantivo

dissipação,desbaratamento,devorismo,largueza injustificada,extravagância,malbarato,esbanjamento;alargamento,desgoverno,descomedimento,desperdício,desregramento,malversação,dilapidação,esbulho,fabulosas dissipações;propinoduto,corrupção,desvio,desfalque,apropriação indébita,superfaturamento;gasto suntuoso,gasto astronômico,gasto largo;farra,imprevidência,estroinice,estúrdia,extravagância,desatino,frascaria,orgia de gastar,despesas loucas = sumptus effusi;trem da alegria;ralo;dispêndio,profusão,cresiana generosidade;esbanjador,devorista,dilapidador,aurívoro,gastador,estraga-albardas,perdulário,comedor,pródigo,dissipador,gafanhoto,imprevidente,largueador,mãos rotas,alagador,alagadeira,estroina,matulão,desperdiçador,valdevinos = valdo (ant.),gastador,sorvedeiro,sumidouro.

Adjetivo

pródigo,esbanjador e subst.;dadivoso,desgorgomilado,desaproveitado,perdulário,manirroto,malbaratado e v.;imprevidente,desgovernado,desregrado,descomedido,extravagante,estroina,frascário,alagador,impróvido,improvidente,roto de mãos,liberal;aurívoro,desgovernado,desequilibrado,insensato;desacautelado;corrupto,malversador,desbaratador e v.;penny wise and pound foolish.

Verbo

ser pródigo e adj.;gastar com largueza,dar dinheiro aos montes;não olhar a despesas,não olhar aos gastos,não olhar a nada;perder o dó ao dinheiro,deitar o dinheiro pela janela,comprometer o futuro de;ser generoso com dinheiro alheio,malversar,desfalcar,subtrair,surrupiar,desviar,queimar,esbanjar,absorver,derreter,fundir uma fortuna;dar com tudo em polvorosa,esturdiar,botar fora,arder o dinheiro em dissipações,atirar com o dinheiro à rua;gastar,cortar largo;dar dinheiro aos montes (liberalidade);desfrutar dinheiro,verter dinheiro por muitas bicas,jogar dinheiro no ralo;varrer os cofres,limpar os cofres,secar os cofres,anemiar os cofres,exaurir os cofres;superfaturar,apropriar-se indebitamente,corromper,prodigar,prodigalizar,tresgastar,desgovernar,malbaratar,desbaratar,esperdiçar,desperdiçar,extenuar,queimar,esbanjar;dissipar,alagar,caminhar para a ruína,comprar pelos olhos da cara;quebrar as soltas,descomedir-se;derramar,perder o dó ao dinheiro.

Advérbio

prodigamente e adj.;aos montes,sem peso nem medida,a rodo,com o dinheiro queimando-lhe a algibeira.

Provérbio

Interjeição

Frase

A ordem é rica e os frades são pobres;O dinheiro pesa a alguém.

Conjunção

Desvirtude

Substantivo

vício,defeito,vezo,balda,pecha,podres,senões,sombras,desmaios,curvas,tortuosidades,desvio,matadura,pecadilho,pecado,pecadaço,desgarre,desgarro,irregularidade,mazela,rabo,defeito,falta,falha,queda,lapso,naufrágio,descaída,escorregadela,escorregadura,erro,imprudência,malfeitoria,façanha,pecados de primeira plana,inópia,proeza,borbulha,mancha ou mácula,demérito,escândalo;imperfeição moral,achaque,claudicação,fraqueza,deslize,inópia,manqueira,podre(s),tacha,senão;vida escandalosa,vida desregrada;desedificação,jogatina,imoralidade,amoralidade,moral de funil,indecoro,indecência,raquitismo moral,relaxamento,depravação,abjeção de sentimentos inferiores,falta de compostura,flacidez,desregramento,indignidade,cabeçada,infâmia,falporrice,gentileza (irôn.),torpeza = tremedal,sordidez,flagício;indisciplina (fig.),instintos de natureza depravada,desmoralização,degenerescência do caráter,viciosidade,poluição,desonra,extrema abjeção,hediondez,dureza de coração,brutalidade (malevolência);velhacaria;deboche,incontinência;atrocidade,canibalismo,gangrena (fig.),corrução (aviltamento);ruína moral,enfermidade,achaquilho,deformidade,chaga,fragilidade,fraquezas,imperfeição,traspés,lado fraco,pecado dominante,altibaixos,altos e baixos,crime,borrão,negrura;criminalidade (culpa);banda podre (pop.),morte moral;morte d’alma,misérias,podridão do vício;ruína moral,acanhamento,curteza;mesquinhez de sentimentos morais,lado dos instintos e dos vícios;o ceno do vício,vida pecaminosa;vida desregrada;homem ruim,batota,jogo,pano verde,tábula (ant.),tabulagem,o vício do jogo,casa de tafularia;jogador de profissão = taful.

Adjetivo

(aplicável de preferência às pessoas): vicioso,viciado,podre,podre de vícios,imerso em vícios,corruto ou corrupto,pecador,perverso,imoral,amoral,injusto,criminoso,prevaricador,impuro,irregenerado,irreformável,useiro e vezeiro,tentadiço,pechoso,ruim,malcomportado,desbrioso,desbriado,corrompido;sem princípios,sem lei,sem Deus,sem religião,dissoluto,safado,libertino,malversado = que vive com pouca morigeração,escandaloso,perdido,desavergonhado,profligado,devasso,degenerado,descarado,despudorado,depravado,infame;refece,desregrado,malvezado,incasto,impudico,desonesto,trânsfuga dos bons costumes,vulgívago = que se avilta;torpe,sórdido,lascivo,desbocado,impudente,indigno,malvisto,pecável,pouco morigerado,amaldiçoado,desprezível,vil,celerado,abjeto,baixo,ignóbil,imundo,indigno,facínora,malvado,vilanaz,flagicioso,maldito;(fig.),gafeiroso,gafeirento,gafado,gafo,pruriginoso,leproso,alazarado,afistulado,lazarento,chagoso,chagado,chaguento,lazeirento,dartroso;repugnante,sórdido,(fig.),pustulado,borbulhoso,mazelento,escabroso;mefistofélico,satânico,diabólico,luciférico,infernal,endemoninhado,demoníaco,possesso,pior que o diabo;de tendências viciosas,malnascido,desmoralizado e v.;malévolo,de sentimentos baixos,inconsciente,sem imputação,sem imputabilidade,irresponsável,divorciado da virtude,banido da sociedade,réprobo,trasvisto,precito,culpado;deixado da mão de Deus. (aplicável de preferência às ações): demeritório,demérito,iníquo,contra bonos mores = contrário aos bons princípios (+ -),que choca com as leis da honra,vergonhoso,indecoroso,ignominioso,nefando,punível,castigável,repreensível,censurável,coimável,desonesto,pecaminoso,urodelo,reprovável;passível de censura,passível de punição;penável,negregado,vil,negro,atro,negregoso,ominoso,hediondo,horrendo,deplorável,torpe,vitando = abominoso,abominando,abominável,nefário,ruim,condenável,lastimável,indecente,vituperoso,vituperável,ignóbil,baixo,soez,desonroso,odioso,atroz,castigável,clamoroso,que rompe toda aliança entre Deus e o homem,que a consciência repele,detestável,execrável,flagelativo,que fecha as portas do céu,que grita vingança,que brada aos céus,imperdoável,que não admite expiação,inexpiável;indesculpável,incomutável,indefensível,injustificável,irremessível,desmoralizador,pouco edificante,degradante,mais propício ao desenvolvimento dos maus do que dos bons instintos.

Verbo

ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.

Advérbio

viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.

Provérbio

Interjeição

O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.

Frase

Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.

Conjunção

Desvio

Substantivo

desviação,transvio,afastamento,obliquidade,inoclinação,difração,refração,refrangibilidade,flexão,deflexão,inflexão,curvatura,declinação,guinada,desnorteamento,desorientação,desgoverno;diversão,digressão,aberração,divergência,distorção,círculo vicioso,labirinto,ziguezague,linha quebrada,linha sinuosa,détour,by-pass,circuito,erro,extravio,descaminho,desencontro,ponto de inflexão.

Adjetivo

desviado,transviado,desnorteado,desorientado,desarvorado,desmastreado,desmantelado,errante,sem bússola,perdido,extraviado e v.;indirigível,erradio,errático,tresmalhado e v.;apartado,amontado,vagabundo,vagamundo,esgarrão,desgarrão;divagador,digressivo,vago,impreciso,indeterminado,indeciso,tortuoso,indireto,inconstante,oblíquo;refrato,refrangível,refrangente,refrativo.

Verbo

desviar(-se),mudar de (rumo e subst.);declinar,bordejar,derivar-se,afastar-se para outra parte,retirar-se do caminho,alhear-se,apartar-se,encurvar-se,interverter,seguir nova trilha,infletir,quebrar,obliquar,inoclinar-se para,abater;perder a rota,perder a direção,digressoar,digressionar,variar,serpear,ziguezaguear,desencaminhar-se,demover-se,desaviar-se,descair,mudar de rumo,(dirigir),derrotar-se;quebrar,tomar à direita,tomar à esquerda;guinar,voltar,voltear,contornar,dançar,rodar,girar,vaguear,bater mato,errar,perder-se;ir à mercê dos ventos,ir à mercê das ondas;ir a esmo,ir de déu em déu,vagabundear,vagamundear,ir-se à garra,garrar,desguaritar,transivar-se,desgarrar,esgarrar,descarregar,exorbitar,perder o leme,desmarear-se,desnortear-se,ficar desnorteado,voltar de vela,vacilar,oscilar,revelir (humor),esmadrigar,tresmalhar,extraviar,escabecear,refranger-se,refratar-se,difratar-se,quebrar-se,refletir,desorientar-se,perder a tramontana,ser reenviado,desencanar.

Advérbio

desarvoradamente e adj.;desorientadamente,à deriva,sem rei nem roque,sem rumo,por aí afora,à toa,a esmo,de déu em déu,sem norte.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção