Sua língua na Internet

 

(cur.va)

sf.

1. Linha ou superfície arqueada; CURVATURA [ Antôn.: reta. ]

2. Trecho de rodovia que apresenta sinuosidade.

3. Trajetória sinuosa de um corpo no espaço: A bola fez uma curva que enganou o goleiro.

4. Alterações representadas num gráfico: A curva mostra uma grande variação de temperatura.

5. Arq. Arco, curvatura (de abóbada); elemento arqueado em construções, móveis etc.

[F.: Fem. substv. de curvo. Hom./Par.: curva (flex. de curvar).]


Curva algébrica
1 Geom.an. Curva cuja equação tem para uma das duas variáveis um função polinômica.


Curva característica
1 Geom.an. Sobre uma superfície, toda curva cujas tangentes em qualquer ponto são direções características da superfície nesse ponto.
2 Eng. Elet. Num circuito ou componente elétrico ou eletrônico, curva que expressa a variação do sinal de saída em relação ao sinal de entrada. [Tb. apenas característica.]


Curva característica de transferência
1 Eel. Eet. Num circuito elétrico, curva que expressa a razão entre a tensão de saída e a tensão de entrada.


Curva cilíndrica
1 Geom. Curva que pode ser contida numa superfície cilíndrica.


Curva composta
1 Curva formada pela concordância de arcos de raios diferentes, mas cujas curvaturas têm o mesmo sentido.


Curva cônica
1 Geom. Curva resultante da interseção de um plano com uma superfície cônica. [Tb. apenas cúbica.]


Curva cúbica
1 Geom.an. Curva algébrica plana que tem como equação cartesiana uma equação do terceiro grau.


Curva de calibração
1 Fís. Curva que, num gráfico, estabelece uma relação entre os valores de uma grandeza física diretamente mensurável com os valores de uma outra grandeza (ger. na escala de um instrumento de medição).


Curva de contorno
1 Geom.an. Ver Curva de nível (2).


Curva de Gauss
1 Geom.an. Curva plana que tem como equação cartesiana uma exponencial com expoente quadrático negativo. [As curvas de nível, quando muito próximas, indicam grande variação de altitude por unidade de distância, ou seja, um terreno íngreme. E vice-versa.]


Curva de nível
1 Em carta topográfica, linha que liga pontos de mesma cota.
2 Geom.an. Projeção ortogonal sobre um plano de qualquer das interseções de uma superfície com planos paralelos ao plano das projeções; curva de contorno.


Curva de oferta
1 Econ. Gráfico que expressa a relação entre o preço de um bem e o volume de oferta colocada no mercado a esse preço.


Curva de orvalho
1 Fís. Linha de equilíbrio que une os pontos em que, ao se resfriar um vapor a pressão constante, começa a aparecer a fase líquida.


Curva de procura
1 Econ. Gráfico que expressa a relação entre o preço de um bem e o volume de aquisição desse bem àquele preço


Curva de resposta
1 Fís. Gráfico que expressa a relação entre os sinais de entrada e de saída num instrumento.


Curva de transição
1 Aquela cujo raio varia de maneira gradual, suavizando sua mudança de direção.


Curva esférica
1 Geom. Curva que pode ser contida numa superfície esférica.


Curva espacial
1 Geom. A que se situa num espaço tridimensional, mas não necessariamente reversa, podendo ser plana.


Curva fechada
1 Geom. Curva que divide uma superfície em duas regiões, uma das quais finita, de modo que nenhum ponto de uma das regiões pode ser ligado a qualquer ponto da outra por arcos de curvas contínuas contidos na superfície sem cortá-la. [Tb. apenas geodésica.]


Curva geodésica
1 Geom. A curva de menor comprimento que liga dois pontos de uma superfície ou de um espaço.


Curva hipsográfica
1 Curva de nível (1) que inclui terras emersas e o relevo submarino adjacente.


Curva hodográfica
1 Ver hodógrafo. [Tb. apenas isobárica.]


Curva isobárica
1 Fís. Curva que, numa carta ou num diagrama, une os pontos de mesma e constante pressão.


Curva isógona
1 Geog. Curva que, numa carta geográfica, liga pontos com a mesma declinação magnética. [P.opos. a curva reversa.]


Curva plana
1 Geom. Curva contida num plano. [Tb. apenas podária.]


Curva podária
1 Geom.an. Lugar geométrico dos pés das perpendiculares a partir de um mesmo ponto às tangentes de uma curva.


Curva quadrática
1 Geom. Cônica. [P.opos. a curva plana.]


Curva reversa
1 Geom. Curva não contida num plano.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Obliquidade

Substantivo

antiparalelismo,transversalidade,atravessamento,caimento,enviés,viés,inoclinação,pronação,concorrência,reclinação,declive;través,esguelha,soslaio,quebra,quebrada,encurvatura,tortuosidade,bisel,chanfradura,destorsão,desaprumo,curva,resvaladouro,plano inoclinado,torre de Pisa,escorregadouro,aclividade,subida,descida,esconso,ladeira,ladeiro,carrabouçal,rampa,quebrada,riba,alambor,talude,lingueta,tombador,clivo,aclive,declive,resvalo,resvaladouro,lombada;escarpa,costa,rampa,descambada,vertente,umbria,encosta,soalheira,arrampadouro,rifa (ant.),vertedouro,recosto (ant.),repiquete,montanha russa,facilis descensus Averni;penhasco,precipício (verticalidade),despenhadeiro;alcantil,alcandor,escarpamento;(medida de inoclinação): nível,angulação,clinômetro,eclímetro,seno,cosseno,diagonal,hipotenusa,ângulo,declinação,oblíqua.

Adjetivo

oblíquo,ladeiro,transversal,sesgo,transverso,prono = inoclinado,incombente,angulado,esconso,escorregadio,escorregadiço,resvaladiço,esguelhado,atravessado,penso,pendente,encostado,torto;fatigante,ascendente,aclive,aclivoso,clivoso,ladeirento,enladeirado,agro,escabroso,alcantilado,alcantiloso,escarpado,árduo,trabalhoso,difícil,alamborado,penhascoso,enroscado,descendente,vertedouro,íngreme,costeiro,declivoso,abrupto,agreste,enfesto,precípite,precipitoso,de quebrar pescoço,semirreto,agudo,obtuso (ângulo),antiparalelo.

Verbo

ser (oblíquo e adj.);pender,preponderar,propender,inoclinar-se,descair,descambar,declinar,ter declividade,angular(-se),encostar-se,reclinar-se,querenar,virar de querena,abater-se,aluir-se,desviar-se da vertical,desaprumar-se,ficar fora do prumo,dar vasqueiro e não em cheio = dar de esguelha,fazer ângulo agudo com o horizonte;tornar (oblíquo e adj.);obliquar,inoclinar,encostar,declivar,escarpar,alcantilar,taludar,empinar,esguelhar,enviesar,entortar,alamborar,atravessar.

Advérbio

obliquamente e adj.;ao viés,em diagonal,a tiracolo,de revés,de lado,de banda,de lançante,em declive,de través,ao través,de esguelha,de soslaio,de revesilho,à banda.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Angularidade

Substantivo

ângulo,angulete,forma adunca,obliquidade,curva,curvatura,aduncidade,corno (da lua),cavidade,dobra,entalho,garfo,bifurcação,forquilha,junção,encontro,foz,cotovelo,anco,joelho,giolho,cunca do joelho,rótula,articulação,portela,sovaco = axila,charneira,virilha,forcado,sifão,dente (de âncora),volta,trívio;vértice,quina,esquina,aresta,pedra angular;retangularidade,ângulo reto (perpendicular),ângulo agudo (obliquidade),ângulo saliente,ângulo obtuso,ângulo reentrante,ângulo diedro,ângulo curvilíneo,ângulo misto;aberração,azimute,trigonometria,goniometria,altimetria;altímetro,goniômetro,goniógrafo,angulário,esquadro,transferidor,acuta,salta-regra,corta-mão,suta,teodolito,trânsito,nível de Casela,taqueômetro,megâmetro,sextante,balestilha,radiômetro,holômetro,eclímetro;bússola de inoclinação,bússola de agrimensor;triângulo,trígono,retângulo,quadrilongo,losango,rombo,romboide,esconso,quadrângulo,quadrilátero,tetrágono,paralelogramo,quadratura,pentágono,hexágono,heptágono,octógono,eneágono,decágono,hendecágono,undecágono,pentadecágono,quindecágono,polígono,quiliógono,miriógono;corpos platônicos;cubo,tetraedro,pentaedro,hexaedro,romboedro,heptaedro,octoedro,dodecaedro,trapezoedro,icosaedro,prisma,pirâmide,paralelepípedo,fuso esférico = lúnula,signo-samão ou sino-saimão.

Adjetivo

angular,anguloso,esquinado e v.;curvo,adunco,bicudo,cambudo,circunflexo,uncinado,unciforme,aquilino,de cavalete,dentado,serreado,denticulado,alcantilado,anzolado,arestoso,arestudo,serrátil,falcípede,falciforme,falcifoliado,bifurcado,arqueado,geniculado,deltóideo,deltoidal,sifonoide,oblíquo,uniangular,reto,semirreto,trapeziforme,fusiforme,cuneiforme,quadriforme,calcoídeo,trirretângulo,trilátero,trilateral,trígono,triangular,tríquetro,quadrigúmeo,quadrangular,quadrilongo,quadrado,quadrático,quadrilateral,tetrágono,tetragonal,rômbico,romboide,rombiforme,trapezoide,trapezoidal,sexangular,sexangulado,amblígono,dodecagonal,decangular,undecágono,quadrantal,octógono,octogonal,ortógono,ortogonal,multilátero,multilateral,poligonal,hexagonal,eneágono,heterógono,isógono,isogônico,decagonal,acutângulo,oxígono,acutangular,obtusângulo,obtusangular,obtusangulado,cúbico,cuboide,romboédrico,piramidal,tetraédrico,hexaédrico,heptaédrico,octaédrico,octaedriforme.

Verbo

angular,esquinar,curvar,esgalhar,bifurcar,forquilhar,serpear,ziguezaguear,sextavar,oitavar,enesgar = dar a forma triangular.

Advérbio

angulosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Curvatura

Substantivo

arco,volta,curva,curvidade,curvadura,rotundidade,flexão,inflexão,flexura,arqueamento,arqueadura,arqueação,arcuação,rebite,dobra,deflexão,declive,desvio,détour,sinuosidade,gancho,garavato,fateixa,arcada,arcaria,virola,abóbada,semicúpula,concha,crescente,meia lua,lúnula,ferradura,braço de âncora,ogiva,canelo,claraboia,pescoço de cisne,sobrancelha,sobrolho,hipérbole,ambigênia,parábola,desenvolvida,quadratiz,catenária,terciarão,funicular,concoide,cáustica,sarapanel,supercílio.

Adjetivo

curvo,curvilíneo,encurvado,ganchoso,alcatruzado e v.;arqueado,arcado,abaulado,redondo,arredondado,coracóideo,coracoidal,coracoide,arciforme,recurvo,adunco,aquilino,de águia,de cavalete,enarcado,inflexo,em arco,corcovado,marreco,cumbado (ant.),torto,falciforme,falcado,semicircular,semilunar,luniforme,lunulado,crescente,demilunar,chanfrado,concheado,concoidal,reniforme,cordiforme,unciforme,lenticular,lentiforme,flexuoso,ogival,cambaio,selado (torto),oblíquo,circular,hiperbólico,parabólico,flabelado,flabeliforme;curvador e v.;flexor.

Verbo

encurvar,recurvar,ser (curvo e adj.);não ser plano nem poliédrico,circundar,desviar-se,alcachinar-se,arredondar,tornear,dobrar,corcovar,curvar,vergar,envergar,acurvar,azumbrar = cimbrar,encouchar,enrolar,ondear,ondular,torcer,embuizar (ant.),enconcar,inoclinar,rebater,arrebitar,revirar,infletir,abobadar,alcatruzar,abaular,alombar;fazer a curva,contornar.

Advérbio

arcadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circuição

Substantivo

circulação,volta,curva,curveta,circunavegação,circunfluência,circundação,circum-ambulação,circuito,rodeio,giro,regiro,recorrência,loop,ciclo,ciclose,périplo,círculo,circunferência,órbita;contornamento;retorno,trevo,rotatória;torcedura,evolução,rodopio,volteio,volteadura,voltejo,volteamento,ronda,borneio,rotação,translação;.

Adjetivo

rodeante e v.;circular,circulante,cheio de rodeios,curvilíneo,circunvago,circunvagante,sinuoso,rotativo,volteiro,circúnfluo,circunfluente,circunflexo,circuitoso,cíclico,recorrente,circunforâneo,turbinoso,voltívolo,serpentino,serpentiniforme;orbital,orbitante.

Verbo

rodar,rodear,curvejar,rolar,girar,regirar,circular,circuitar,orbitar;mover-se homocentricamente,rebolear;circum-ambular,circunavegar,circunfluir,circunvolver,circundar,circunfundir,circunvagar,tornear;andar num rodopio,andar num corrupio;contornar,dobrar,recorrer,rondar,rondear,encercar,voltear,volutear,tresvoltear,andar à volta de,voltejar,caracolar,caracolear;enroscar,enrodilhar,serpear,serpentear,ondear,colubrejar,esvoaçar,adejar,dobar,ziguezaguear,fazer rodeios,descrever círculo.

Advérbio

circularmente e adj.;à roda,em roda,ao rodopelo,em rodopio,ao redor de,em torno de,ao derredor de,derredor de;em órbita,orbitalmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circuito

Substantivo

volta,giro,ciclo,desvio,meandro,rodeio,volteio,sinuosidade,curva,linha quebrada,circunlóquio,ambage;tortuosidade;ziguezague;(fig.),tergiversação,embromação.

Adjetivo

circuitoso,cíclico,indireto,mediato,travesso,oblíquo,quebrado,ziguezagueado.

Verbo

fazer um circuito,dar voltas,rodear,voltear,quebrar esquina,fazer um desvio;circuitar,circundar,rodear caminhos;.

Advérbio

circuitosamente e adj.;por linhas travessas,indiretamente,de Herodes para Pilatos,de déu em déu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção