Sua língua na Internet

 

(ver.gar)

v.

1. Fazer ficar ou ficar encurvado; ARQUEAR; DOBRAR [td. : A ventania vergou a árvore] [int. : Seu corpo vergou (-se) com a idade Antôn.: aprumar ]

2. Não suportar o peso de(algo) [int. : Com o excesso de livros, a estante vergou.]

3. Tornar(-se) submisso ou condescendente [tdr. + a : Vergou o amigo à sua vontade] [tr. + a : O país vergava -se aos interesses estrangeiros]

4. Fig. Submeter(-se) a alguém ou a alguma coisa, acostumar(-se) [td. : Sua brutalidade acabou por vergar a esposa] [tr. + a : A mulher vergou-se aos caprichos do marido]

5. Tornar(-se) abatido, sem ânimo [td. : O fracasso do time verbou o técnico] [int. : Apanhou tanto que vergou.] [int. ]

[F.: verga + -ar. Hom./Par.: verga(s) (fl.), verga(s) /ê / (sf.[pl.]); vergais (fl.), vergais (pl. de vergal [sm.])]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Curvatura

Substantivo

arco,volta,curva,curvidade,curvadura,rotundidade,flexão,inflexão,flexura,arqueamento,arqueadura,arqueação,arcuação,rebite,dobra,deflexão,declive,desvio,détour,sinuosidade,gancho,garavato,fateixa,arcada,arcaria,virola,abóbada,semicúpula,concha,crescente,meia lua,lúnula,ferradura,braço de âncora,ogiva,canelo,claraboia,pescoço de cisne,sobrancelha,sobrolho,hipérbole,ambigênia,parábola,desenvolvida,quadratiz,catenária,terciarão,funicular,concoide,cáustica,sarapanel,supercílio.

Adjetivo

curvo,curvilíneo,encurvado,ganchoso,alcatruzado e v.;arqueado,arcado,abaulado,redondo,arredondado,coracóideo,coracoidal,coracoide,arciforme,recurvo,adunco,aquilino,de águia,de cavalete,enarcado,inflexo,em arco,corcovado,marreco,cumbado (ant.),torto,falciforme,falcado,semicircular,semilunar,luniforme,lunulado,crescente,demilunar,chanfrado,concheado,concoidal,reniforme,cordiforme,unciforme,lenticular,lentiforme,flexuoso,ogival,cambaio,selado (torto),oblíquo,circular,hiperbólico,parabólico,flabelado,flabeliforme;curvador e v.;flexor.

Verbo

encurvar,recurvar,ser (curvo e adj.);não ser plano nem poliédrico,circundar,desviar-se,alcachinar-se,arredondar,tornear,dobrar,corcovar,curvar,vergar,envergar,acurvar,azumbrar = cimbrar,encouchar,enrolar,ondear,ondular,torcer,embuizar (ant.),enconcar,inoclinar,rebater,arrebitar,revirar,infletir,abobadar,alcatruzar,abaular,alombar;fazer a curva,contornar.

Advérbio

arcadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Flexibilidade

Substantivo

ductilidade,maleabilidade,extensibilidade,plasticidade,flacidez,edema,molícita,molície,fofice,fofura,maciez,macieza,suavidade,elasticidade,frouxeza,frouxidão,molificação;resiliência;caniço,vincilho,verga,tabica,junco,chibata,bambu,taquari,lítio,cipó,badine,vime,bário,virgulta,figulino,barro,argila,plastilina,plasticina,greda,cera,manteiga,pudim;almofada,cochim,almadraque (ant.),travesseiro,cocedra (ant.),chumaço,penugem,lanugem = tomento = frouxel,tripe,veludo,terciopelo,acolchoado,alcatifa,tapete.

Adjetivo

flexível,fléxil,maleável,dúctil,manejável,fofo,elástico,plástico,macio,mole,mole como manteiga,butiroso,butiráceo,ceráceo,vimíneo,viminoso,tenro;tomentoso = lanuginoso,terciopeludo,afrouxelado,almofadado,sedeúdo,flácido,frouxelado,felpado,felpudo,esponjoso,polpudo,macio,edematoso,opado,balofo,aveludado,veludoso,cetinoso,sedoso,veludíneo;argiliforme,argiláceo,argilífero,argiloide,argiloso,figulino,mimoso,caído,flácido,bambo,lasso,suxo,amanteigado,meneável,brando,barroso,molificativo,molificante.

Verbo

flexibilizar,tornar (macio e adj.);amaciar,molificar,amolentar,amolecer,afofar(-se),ductilizar,desempedernir,desendurecer,desenrijar,desenrijecer,desencruar e v.;bambar,bambear,desentesar,suxar,malaxar,garrotear (o couro),amoldar,amolgar,achatar,amassar,apolegar,espapaçar,sovar,entenrecer,almofadar,estofar,acolchoar,chumaçar,edemaciar,aveludar,relaxar,demular,aducir,devassar,achatar,curvar,vergar,comprimir,dobrar = azumbrar,molificar,abrandar;ser flexível,dar de si,ser fácil de manejar,curvar-se sem quebrar,variar de jeito,dobrar-se suavemente,ceder,não resistir à pressão,flexibilizar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Humildade

Substantivo

pequenez,mansedume,mansuetude,comedimento,mansidão,moderação,compostura,submissão,retraimento,meiguice,obscuridade,reserva,modéstia;despojamento,frugalidade,simplicidade,singeleza,contenção,sobriedade,suavidade,brandura,açúcar,resignação,recolhimento,recato,cordura,verecúndia,vergonha,rubor,afogueamento das faces,humilhação,vexame,mortificação,condescendência,améns,lhaneza,afabilidade;aviltamento,vergonhaça,prosternação,acocoramento,degradação,agacho,submissão;baixeza,baixura,ar compungido e suplicante,timidez,acanhamento.

Adjetivo

humilde,húmil (poét.),humildoso,humílimo,manso,sensato,eportado,despojado,simples,comedido,reservado,moderado,singelo,meigo,modesto,despretensioso,obscuro,recatado,inofensivo,sem fel,dócil (obediente),tímido;humilde de coração,submisso;servil;benigno,amigável,condescendente,afável (cortês);complacente,humilhado,corrido,abatido,resignado,envergonhado,pudico,confundido,confuso,alapado,agachado,encolhido,arrastado,abatido,humilhante,vexatório.

Verbo

ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.

Advérbio

humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção