Sua língua na Internet

 
v. tr. || relaxar, tornar lasso ou bambo. Desentesar uma corda. Enquanto desentesava o arco, fitava a orelha ao rumor do exército inimigo. (Camilo, Mártires, I, 6, p. 156, ed. 1865.) v. pr. || perder a tensão; tornar-se bambo, frouxo. F. Des... +entesar.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Disjunção

Substantivo

desconexão,desunidade,desconjuntura,desunião,disassociação,dissolução,desarticulação,desemparelhamento,desligamento,descontinuidade,desagregação,desmoronamento,secessão,inconexão,quebra,abstração,isolação,insulação;isolamento,oásis,clareira,incomunicabilidade,separabilidade,dissolubilidade,abjunção,segregação,disjecta membra,membros esparsos,dispersão;espalhamento,distribuição;separação,afastamento,distanciamento,apartação,arredamento,remoção,ablação,amputação,divulsão,separação violenta,apartamento,aparta (ant.),destacamento,divórcio,divisão,merisma,subdivisão;laceramento,laceração,dilaceração,fratura,agma,abrupção,rotura,elisão,cœsura,cesura,incisão,aposcasia,desmembramento,repartimento,desintegração,deslocação,desmonte,luxação,fendimento,rompimento,ruptura,abcisão,rescisão,cisão,seção,corte,rachadela,rachadura,fenda,greta,gretadura,abertura,rasgão,rasgadura,rasgadela;frincha,fisga,cortadura,incisura,serradela,disseção,dissecação,autópsia,laparotomia,retalhação anatômica,lanho,anatomia,apospasmo,solução de continuidade,dissetor.

Adjetivo

separado,esparso,disperso,soluto,solto,ímpar,desconexo,inconexo,desconjuntado,desunido,desunido & v.;descontínuo;fragmentado,interciso,retalhado;erradio,errático,solteiro,viúvo;avulso,salteado,isolado,perdido,etiquetado à parte,solitário;inarticulado,desemparelhado,desacompanhado;isolado,semoto,afastado,insulado,incomunicável,distinto,diferente,outro (pop.),diverso,parcelado,único,só,esporádico,fracionado,cortado,frouxo,desapertado,bambo,suxo,lasso;separável,retalhável,dissolúvel,lacerável,afastável,desligável,distanciável,distanciável & v.

Verbo

ser (separado & adj.);fazer-se em pedaços;disjuntar,separar,cindir,fender,escachar,departir,desajustar,afastar,distanciar,arredar,desaconchegar,desenfeixar,desunir,disjungir,desajuntar,desapartar,apartar,desagarrar,espalhar,dispersar,desliar,desligar,exsolver,descimentar,deslaçar,soltar,largar,desasir,desobrigar,desarticular,desassociar,tesourar,divorciar,destroncar,luxar,desanexar,desatar,desdar,desnodar,despregar,desemalhetar,desenastrar,desprender,ablaquear,ablaquecer;segregar,isolar,insular,ilhar,extremar,encantoar,desembaraçar,desmontar,desabraçar,desenclavinhar,desatacar,destravar,fracionar,destroncar,desmembrar,desagregar,desintegrar,desvincular,desencorporar,desamalgamar,desemaçar,desemedar,descingir,desempilhar,desacavalar,afrouxar,alargar,suxar,bambar,bambear,deslassar,desentesar;desapertar,desarrochar,desabrochar,desabotoar,desatrelar,desalinhavar,desatracar,desamarrar,desacumular;descoser,descosturar,desencorrear,soltar,desentrouxar,desacolchetar,desenlear,desempastar,desencadear,desencavilhar,desalgemar,desacorrentar,desagrilhar,desirmanar,descasar,desmaridar,desemparelhar,desemparceirar,descravar,descravejar,desencilhar,desajoujar,descangar,desjungir,descimentar,desgrudar;desencastoar,desquiciar,quebrar,retalhar,secionar,cortar,cortilhar,fender,refender,rachar,estalar,serrar,serrafaçar,sarrafaçar,serrotar,sarrafar,estilhar,partir em estilhaços,escadraçar,esfarrapar,escaqueirar,arrebentar,rasgar,esgarçar,escangalhar,espatifar,estracinhar,lacerar,atassalhar,esborraçar;esbarrondar,esboroar,desfazer,romper,postejar,eviscerar,esquartejar,espostejar,abrir,dilacerar,escanchar;amputar,laparotomizar,retalhar,escacar,despedaçar,cassar;fazer em fatias,fazer em frangalhos;fraturar,esbandalhar,esborrachar,esfacelar,estraçalhar,desconjuntar,desarticular,esbuxar,desferrolhar,lanhar,parcelar,desencadernar,desencaixar,desenglobar;desenfiar,desengranzar,desengastalhar,desengastar,desgalhar,debandar;cortar,dissecar,anatomizar,deslocar,desnocar,pulverizar;partilhar.

Advérbio

separadamente,esparsamente,dispersamente,erraticamente,desconexamente,desconexamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Flexibilidade

Substantivo

ductilidade,maleabilidade,extensibilidade,plasticidade,flacidez,edema,molícita,molície,fofice,fofura,maciez,macieza,suavidade,elasticidade,frouxeza,frouxidão,molificação;resiliência;caniço,vincilho,verga,tabica,junco,chibata,bambu,taquari,lítio,cipó,badine,vime,bário,virgulta,figulino,barro,argila,plastilina,plasticina,greda,cera,manteiga,pudim;almofada,cochim,almadraque (ant.),travesseiro,cocedra (ant.),chumaço,penugem,lanugem = tomento = frouxel,tripe,veludo,terciopelo,acolchoado,alcatifa,tapete.

Adjetivo

flexível,fléxil,maleável,dúctil,manejável,fofo,elástico,plástico,macio,mole,mole como manteiga,butiroso,butiráceo,ceráceo,vimíneo,viminoso,tenro;tomentoso = lanuginoso,terciopeludo,afrouxelado,almofadado,sedeúdo,flácido,frouxelado,felpado,felpudo,esponjoso,polpudo,macio,edematoso,opado,balofo,aveludado,veludoso,cetinoso,sedoso,veludíneo;argiliforme,argiláceo,argilífero,argiloide,argiloso,figulino,mimoso,caído,flácido,bambo,lasso,suxo,amanteigado,meneável,brando,barroso,molificativo,molificante.

Verbo

flexibilizar,tornar (macio e adj.);amaciar,molificar,amolentar,amolecer,afofar(-se),ductilizar,desempedernir,desendurecer,desenrijar,desenrijecer,desencruar e v.;bambar,bambear,desentesar,suxar,malaxar,garrotear (o couro),amoldar,amolgar,achatar,amassar,apolegar,espapaçar,sovar,entenrecer,almofadar,estofar,acolchoar,chumaçar,edemaciar,aveludar,relaxar,demular,aducir,devassar,achatar,curvar,vergar,comprimir,dobrar = azumbrar,molificar,abrandar;ser flexível,dar de si,ser fácil de manejar,curvar-se sem quebrar,variar de jeito,dobrar-se suavemente,ceder,não resistir à pressão,flexibilizar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Repouso

Substantivo

remanso,resfolego,sossego,quietude,paz,quietação,paz bucólica,desfadiga,descanso,sueto,assento,fôlego,folga,resfolgo,alívio,sota,folgança,sono;remanso,remancho,respiro,parada,interrupção,férias (cessação);trégua,suspensão de trabalhos,domingo,dia do Senhor,dia defeso,feriado,dia santificado,dia de folga,licença,dispensa,ponto facultativo,férias maiores,brévia (ant.),ano jubilar;ócio,ociosidade,inação,vagar,lazer;recreação,pousada,albergaria,descansadeiro,pouso,solidão,recolhimento,retiro,pousio,recúbito,recovo,sesta,vilegiatura.

Adjetivo

remansoso,remansado,repousado e v.;descansado,folgado,poupado,fresco,quiescente,recumbente,reclinatório.

Verbo

repousar,descansar,estanciar,remansear,desfadigar-se,relaxar,sossegar;ter folga,dar folga;feriar,tomar férias,folgar,folgazar,quietar,aquietar,recrear;pascer o espírito,refocilar o espírito;recompensar-se das fadigas,ter férias,estar em férias,tomar fôlego,resfolegar,afrouxar,desentesar,pausar,fazer uma pausa;ir dormir;pousar,deitar-se,colocar-se em posição horizontal,recostar-se,reclinar-se,encostar-se,apoiar-se,repimpar-se;arraposar-se,enroscar-se para dormir,assentar-se;estar de recovo,estar de recúbito;recumbir;tirar licença,obter licença;ficar inativo;tomar fôlego;respirar,veranear.

Advérbio

remansosamente e adj.;em repouso.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Humildade

Substantivo

pequenez,mansedume,mansuetude,comedimento,mansidão,moderação,compostura,submissão,retraimento,meiguice,obscuridade,reserva,modéstia;despojamento,frugalidade,simplicidade,singeleza,contenção,sobriedade,suavidade,brandura,açúcar,resignação,recolhimento,recato,cordura,verecúndia,vergonha,rubor,afogueamento das faces,humilhação,vexame,mortificação,condescendência,améns,lhaneza,afabilidade;aviltamento,vergonhaça,prosternação,acocoramento,degradação,agacho,submissão;baixeza,baixura,ar compungido e suplicante,timidez,acanhamento.

Adjetivo

humilde,húmil (poét.),humildoso,humílimo,manso,sensato,eportado,despojado,simples,comedido,reservado,moderado,singelo,meigo,modesto,despretensioso,obscuro,recatado,inofensivo,sem fel,dócil (obediente),tímido;humilde de coração,submisso;servil;benigno,amigável,condescendente,afável (cortês);complacente,humilhado,corrido,abatido,resignado,envergonhado,pudico,confundido,confuso,alapado,agachado,encolhido,arrastado,abatido,humilhante,vexatório.

Verbo

ser (humilde e adj.);dignar-se,condescender em,não se dedignar = não ter menosprezo por,ter muita condescendência para com todos,ter a gentileza de,abrir dócil o coração a,beijar as mãos (servilismo);açucarar-se = tornar-se meigo,gostar da obscuridade,confessar a própria fraqueza,deitar-se aos pés de alguém,resignar-se;ceder a palma,baixar a cabeça,zumbrir-se,submeter-se,humilhar-se,humildar-se,ir a Canossa,ajoelhar-se,inclinar-se,passar pelas forcas caudinas,prosternar-se,prestar homenagem,preitear;rojar-se,volver-se no pó;estirar-se,desengrimpar-se,desensoberbecer-se,despir a estamenha do orgulho,desenfunar-se,desemproar-se;pôr o rabo entre as pernas;meter-se nas encóspias;castigar o corpo,macerar o corpo;meter-se na concha,rojar-se nas cinzas da penitência e humildade,dar-se,subir a cor ao rosto,corar,pejar-se,rosar-se,envergonhar-se,caírem as faces no chão,curvar-se,curvar a fronte,considerar-se um ente nulo,ir batendo a alheta = retirar-se corrido e envergonhado,ser corrido e adj.;envergonhar-se,humilhar,abater o orgulho,vergar,desentonar,declinar a prosápia a alguém,vexar,confundir,levar à parede,esmagar a soberba;amansar a soberba,abaixar a soberba;quebrar os cornos a alguém,castigar o brio;abater os fumos,abater as fumaças,abater a proa,abater a soberba;achincalhar,rebaixar,amesquinhar,desencristar,desenfatuar,desendeusar,espezinhar,suplantar,meter num chinelo,desemproar,desensoberbecer,mortificar = lhanar,esmagar,desentesar,arrasar,arrombar o ânimo,destopetear,apear,sopear = colocar debaixo dos pés.

Advérbio

humildemente e com o rabo entre as pernas,rendidamente,de olhos baixos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção