Sua língua na Internet

 

(er.rar)

v.

1. Cometer erro ou engano (em) [td. : Errei várias questões na prova de química] [tr. + em : errar em uma conta] [int. : Erramos ao recomendá-la]

2. Deixar de acertar em (alvo) [td. : Disparou rápido, mas errou o alvo.]

3. Fazer com deficiência (certa ação que visa um efeito, deixando de atingi-lo) [td. : errar um tiro/um chute/um passo de dança] [int. : Fez um arremesso de três pontos, mas errou.]

4. Perambular, vaguear [ta. : "...errava pelos corredores desertos, como uma alma penada" ( Aluísio Azevedo , Casa de pensão) ]

5. Fazer, pensar ou imaginar algo que resulta em erro, equívoco, culpa etc. [int. : Errou muito, mas agora é mais prudente]

6. Espalhar-se [ta. : Um cheiro estranho errava pelos corredores]

[F.: Do lat. errare. Hom./Par.: erro (fl. de errar), erro [ê] (sm.); erre (fl. de errar), erre (sm.), erres (pl.), erres (fl. de errar). Ant. ger.: acertar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Desvio

Substantivo

desviação,transvio,afastamento,obliquidade,inoclinação,difração,refração,refrangibilidade,flexão,deflexão,inflexão,curvatura,declinação,guinada,desnorteamento,desorientação,desgoverno;diversão,digressão,aberração,divergência,distorção,círculo vicioso,labirinto,ziguezague,linha quebrada,linha sinuosa,détour,by-pass,circuito,erro,extravio,descaminho,desencontro,ponto de inflexão.

Adjetivo

desviado,transviado,desnorteado,desorientado,desarvorado,desmastreado,desmantelado,errante,sem bússola,perdido,extraviado e v.;indirigível,erradio,errático,tresmalhado e v.;apartado,amontado,vagabundo,vagamundo,esgarrão,desgarrão;divagador,digressivo,vago,impreciso,indeterminado,indeciso,tortuoso,indireto,inconstante,oblíquo;refrato,refrangível,refrangente,refrativo.

Verbo

desviar(-se),mudar de (rumo e subst.);declinar,bordejar,derivar-se,afastar-se para outra parte,retirar-se do caminho,alhear-se,apartar-se,encurvar-se,interverter,seguir nova trilha,infletir,quebrar,obliquar,inoclinar-se para,abater;perder a rota,perder a direção,digressoar,digressionar,variar,serpear,ziguezaguear,desencaminhar-se,demover-se,desaviar-se,descair,mudar de rumo,(dirigir),derrotar-se;quebrar,tomar à direita,tomar à esquerda;guinar,voltar,voltear,contornar,dançar,rodar,girar,vaguear,bater mato,errar,perder-se;ir à mercê dos ventos,ir à mercê das ondas;ir a esmo,ir de déu em déu,vagabundear,vagamundear,ir-se à garra,garrar,desguaritar,transivar-se,desgarrar,esgarrar,descarregar,exorbitar,perder o leme,desmarear-se,desnortear-se,ficar desnorteado,voltar de vela,vacilar,oscilar,revelir (humor),esmadrigar,tresmalhar,extraviar,escabecear,refranger-se,refratar-se,difratar-se,quebrar-se,refletir,desorientar-se,perder a tramontana,ser reenviado,desencanar.

Adv?rbio

desarvoradamente e adj.;desorientadamente,à deriva,sem rei nem roque,sem rumo,por aí afora,à toa,a esmo,de déu em déu,sem norte.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Obliquidade de julgamento

Substantivo

erro de apreciação,erro de cálculo,concepção errônea,conclusão precipitada,juízo temerário,pressuposição,intolerantismo,dogmatismo,mal-entendido,equívoco,erro de visão,crítica apaixonada = verrina,prejulgamento,prejudicação,desvirtuamento,distorção,conclusão antecipada,prevenção,preconceito,teias de aranha,prenoção,preconcepção,predileção = idiopatia,idiossincrasia,encasquetamento,presunção,pressentimento,palpite,ideia fixa,fixação,mania,obsessão,sectarismo,cavalo de batalha,mentis gratissimus error,obsecação;pertinácia no erro;esprit de corps,corporativismo,espírito de classe,sectarismo;fisiologismo;rabo preso;filosofia sectária,mercantil;mercantilismo,partidarismo,comprometimento,unilateralidade,política de campanário,politicagem,politiquice = regedoria,prestígio,medo,venalidade,paixão,respeito pessoal,interpretação restritiva,subserviência;regionalismo,pendor,propensão,chicana,subterfúgio,capricho,parcialidade,suspeição,animadversão sistemática,infatuação,compadrio,compadrice,nepotismo,favoritismo,sutileza,astúcia,artimanha,desvario,extravagância,desatino,facciosismo,cegueira,fanatismo,precipitação,má fé,ignorância,argueiro no olho,os olhos vesgos da má fé,a lente de aumento das paixões,o rescaldo das paixões;corrupção,mensalão,propinoduto,suborno,tráfico de influência,Q.I. = quem indicou,apadrinhamento;vistas,ideias,concepções,noções,conceitos parciais,conceitos estreitos,conceitos superficiais,conceitos apertados,conceitos apoucados,conceitos acanhados,conceitos curtos,conceitos mesquinhos,conceitos comprometidos,conceitos vesgos,conceitos errados;inferências opostas à verdade,inferências opostas à lógica dos fatos,à lei;conclusões precipitadas;interesse particular,interesse subalterno,afeições do coração;despeito,ódio,simpatia,inveja,hipercriticismo;cainça,cainçada,cainçalha,Zoilo,partidário,energúmeno.

Adjetivo

liberal,intolerante,de vistas acanhadas,de horizontes estreitos,enfatuado,entêté,pirraceiro,pirracento,dogmático,presumido,vaidoso,opiniático,cego em preconceitos,opinioso,jungido a uma opinião,encasquetado,obcecado;caprichoso,voluntarioso,excêntrico,cabeçudo,energúmeno,desatinado,desvairado,desnorteado,destrambelhado,mal-contentadiço,teimoso,ictérico,vesgo,míope,parcial,bandeiro,faccioso (injusto);apaixonado;de espírito apoucado,estreito,acanhado;apanhado de coração,arbitrário,fanático,hipócrita,insidioso,temerário,precipitado,arrebatado,impulsivo,discricionário,maníaco,espalhafatoso,desarrazoado,sistemático,estúpido;crédulo;hipercrítico,unilateral.

Verbo

prejulgar,prejudiciar,prejudicar,pressupor = prefigurar,preconceber,dogmatizar,fazer juízo temerário,julgar a trouxe e mouxe,olhar somente um lado da questão;obedecer à rotina,obedecer às injunções do magister dixit;claudicar,revelar manifesta parcialidade,desvirtuar,prevaricar,ver com olhos apaixonados,precipitar-se,propender,inclinar-se,julgar através de pernicioso otimismo,cerrar os ouvidos ao bom-senso;revelar espírito de parcialidade,ajoujar-se a conveniências subalternas,ter o rabo preso,existimare unumquemque moribus suis = julgar os outros por si = ex natura sua ceteros fingere,ter um véu diante dos olhos,julgar mal com parcialidade,errar;avaliar para mais;depreciar;condenar antecipadamente,não querer ver o verso da medalha,tirar conclusões precipitadas,ver por um prisma ilusório as coisas de meio perfil,ver num argueiro um cavaleiro,tomar a nuvem por Juno,olhar com os olhos de;ter manifesta predileção por,revelar manifesta predileção por;pender para,desvaliar.

Adv?rbio

iliberalmente e teocraticamente;ex-parte,sistematicamente,por sistema,segundo uma ideia preestabelecida.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

A vontade e o arbítrio se arvoram em reguladores de. Corvos a corvos não tiram os olhos. De corsário a corsário não se perdem senão os barris. Lobo não come lobo = canis caninam non est.

Conjun??o

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o

Ininteligibilidade

Substantivo

inescrutabilidade,impenetrabilidade,insondabilidade,imperceptibilidade,incompreensibilidade,hermeticidade,profundidade,perplexidade,confusão,indefinição;obscuridade,tenebricosidade,profundeza,ambiguidade;inexplicabilidade e adj.;significação duvidosa,incerteza;obscurum per obscurius,mistificação;nebulosidade,intransparência,latência;transcendentalismo,complexidade,simbolismo;névoa,nevoeiro,nevoaça,intricamento,dédalo,brenha,matagal,labirinto,burundanga = algaravia,geringonça,chirinola,mistério,segredo,esfinge,apocalipse,paradoxo,logoglifo,hieroglifo,anfigúri,problema,charada,grifo,aravia,enigma (segredo);meandro,ponto de interrogação,segredo da natura,dignus vindice nodus,livro selado,esteganografia,pons asinorum,maçonaria,latim,grego,hebraico,páli,vasconço,mateologia,engrimanço,sínquise,hipérbato,anástrofe,Babel,Babilônia;estilo de apocalipse,palheirão,enigmatista,charadista,simbolista.

Adjetivo

ininteligível,imperceptível,intrincável,intricável,complicado e v.;inexplicável,vaporoso,incompreensível,matagoso,enredoso,brenhoso,grego,insolúvel,indecifrável,impenetrável,ininvestigável,superior à razão humana,cerrado,de difícil compreensão,inescrutável,imperscrutável,abstruso,paradoxal,problemático,encapuchado,enigmático,dedáleo,meândrico,labiríntico,embaraçoso,implexo,emaranhado,apocalíptico,confuso,sibilino = sibilítico,obscuro,intransparente,tenebroso,tenebricoso,inconcebível,impreciso,abstrato,escuro,sombrio,opaco,incerto,vago,indistinto,anfigúrico,anfigurítico,turvo,inexaminável,anfibológico;profundo,metafísico,transcendente,amortalhado em mistério,aéreo,indeterminado,indiscernível;nevoento (opaco);oculto;latente;nevoso,enevoado,nebuloso,nublado,nubloso,umbrático,embrulhado,ilíquido;indefinido (indistinto);incôndito,confuso;ambíguo,dobre,indizível,místico,anagógico,transcendental,recôndito,áspero,que nem o demo pode decifrar,hieroglífico,ilegível,insoletrável,inconceptível,intraduzível,inabordável,inacessível a qualquer engenho,incognoscível,maçônico.

Verbo

ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.

Adv?rbio

incompreensivelmente e adj.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Græcum est, non legitur. Non liquet..

Conjun??o

Interpretação errônea

Substantivo

má interpretação,má apreensão,má compreensão,má aceitação,má aplicação,desfiguração,distorção,abuso,catacrese,perversão,contraversão,malícia,malignidade;sentido arrastado,forçado;torcedela,torcedura,exagero;falso colorido,malsinação,abuso de termo,mal entendido,carnaval,paródia,acirologia,adulteração (mentira);forçamento;interpretação maligna,interpretação tendenciosa;leito de Procusto,comentários malévolos,sofisma.

Adjetivo

torto,errado,desfigurado,ambíguo,retrincado e v.;mal compreendido,torcido,distorcido,deturpado,pervertido e v.;revessado,pejorativo;depreciativo,deslealmente,controvertido,malicioso,maligno,tendencioso.

Verbo

interpretar mal,apreender mal,entender mal,conceber mal,traduzir mal,construir mal;errar;perverter,distorcer. calabrear,contraverter,adulterar,maximizar,minimizar,escatimar,viciar,deturpar,estropear,lhanar,tresler = ler às avessas,sofismar,desfigurar = transtornar,alterar,subverter,arrastar,arrevessar,arrevezar,dar uma elasticidade incompreensível,retrincar;forçar o sentido de,torcer o sentido de;prevaricar (trans.),malsinar,desvirtuar,dar esfolagato a,desnaturar,captare verba = forçar o sentido;falsear;forçar a significação,torcer a significação,escorjar a significação,constranger o sentido,constranger a significação;dar voltas ao texto,embrulhar,retorcer,fazer trocadilhos,ofuscar,desluzir,envenenar,violentar;deitar para mal,deitar para mau sentido;subjicere alicui verbo duas res = dar dois sentidos à mesma palavra;deitar malícia em,maliciar,servir-se mal de;dar falso colorido.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Desvirtude

Substantivo

vício,defeito,vezo,balda,pecha,podres,senões,sombras,desmaios,curvas,tortuosidades,desvio,matadura,pecadilho,pecado,pecadaço,desgarre,desgarro,irregularidade,mazela,rabo,defeito,falta,falha,queda,lapso,naufrágio,descaída,escorregadela,escorregadura,erro,imprudência,malfeitoria,façanha,pecados de primeira plana,inópia,proeza,borbulha,mancha ou mácula,demérito,escândalo;imperfeição moral,achaque,claudicação,fraqueza,deslize,inópia,manqueira,podre(s),tacha,senão;vida escandalosa,vida desregrada;desedificação,jogatina,imoralidade,amoralidade,moral de funil,indecoro,indecência,raquitismo moral,relaxamento,depravação,abjeção de sentimentos inferiores,falta de compostura,flacidez,desregramento,indignidade,cabeçada,infâmia,falporrice,gentileza (irôn.),torpeza = tremedal,sordidez,flagício;indisciplina (fig.),instintos de natureza depravada,desmoralização,degenerescência do caráter,viciosidade,poluição,desonra,extrema abjeção,hediondez,dureza de coração,brutalidade (malevolência);velhacaria;deboche,incontinência;atrocidade,canibalismo,gangrena (fig.),corrução (aviltamento);ruína moral,enfermidade,achaquilho,deformidade,chaga,fragilidade,fraquezas,imperfeição,traspés,lado fraco,pecado dominante,altibaixos,altos e baixos,crime,borrão,negrura;criminalidade (culpa);banda podre (pop.),morte moral;morte d?alma,misérias,podridão do vício;ruína moral,acanhamento,curteza;mesquinhez de sentimentos morais,lado dos instintos e dos vícios;o ceno do vício,vida pecaminosa;vida desregrada;homem ruim,batota,jogo,pano verde,tábula (ant.),tabulagem,o vício do jogo,casa de tafularia;jogador de profissão = taful.

Adjetivo

(aplicável de preferência às pessoas): vicioso,viciado,podre,podre de vícios,imerso em vícios,corruto ou corrupto,pecador,perverso,imoral,amoral,injusto,criminoso,prevaricador,impuro,irregenerado,irreformável,useiro e vezeiro,tentadiço,pechoso,ruim,malcomportado,desbrioso,desbriado,corrompido;sem princípios,sem lei,sem Deus,sem religião,dissoluto,safado,libertino,malversado = que vive com pouca morigeração,escandaloso,perdido,desavergonhado,profligado,devasso,degenerado,descarado,despudorado,depravado,infame;refece,desregrado,malvezado,incasto,impudico,desonesto,trânsfuga dos bons costumes,vulgívago = que se avilta;torpe,sórdido,lascivo,desbocado,impudente,indigno,malvisto,pecável,pouco morigerado,amaldiçoado,desprezível,vil,celerado,abjeto,baixo,ignóbil,imundo,indigno,facínora,malvado,vilanaz,flagicioso,maldito;(fig.),gafeiroso,gafeirento,gafado,gafo,pruriginoso,leproso,alazarado,afistulado,lazarento,chagoso,chagado,chaguento,lazeirento,dartroso;repugnante,sórdido,(fig.),pustulado,borbulhoso,mazelento,escabroso;mefistofélico,satânico,diabólico,luciférico,infernal,endemoninhado,demoníaco,possesso,pior que o diabo;de tendências viciosas,malnascido,desmoralizado e v.;malévolo,de sentimentos baixos,inconsciente,sem imputação,sem imputabilidade,irresponsável,divorciado da virtude,banido da sociedade,réprobo,trasvisto,precito,culpado;deixado da mão de Deus. (aplicável de preferência às ações): demeritório,demérito,iníquo,contra bonos mores = contrário aos bons princípios (+ -),que choca com as leis da honra,vergonhoso,indecoroso,ignominioso,nefando,punível,castigável,repreensível,censurável,coimável,desonesto,pecaminoso,urodelo,reprovável;passível de censura,passível de punição;penável,negregado,vil,negro,atro,negregoso,ominoso,hediondo,horrendo,deplorável,torpe,vitando = abominoso,abominando,abominável,nefário,ruim,condenável,lastimável,indecente,vituperoso,vituperável,ignóbil,baixo,soez,desonroso,odioso,atroz,castigável,clamoroso,que rompe toda aliança entre Deus e o homem,que a consciência repele,detestável,execrável,flagelativo,que fecha as portas do céu,que grita vingança,que brada aos céus,imperdoável,que não admite expiação,inexpiável;indesculpável,incomutável,indefensível,injustificável,irremessível,desmoralizador,pouco edificante,degradante,mais propício ao desenvolvimento dos maus do que dos bons instintos.

Verbo

ser (viciado e adj.);ser escravo das suas paixões,praticar ações pouco dignas;comer da banda podre,ser da banda podre (pop.);ser um anjo caído (fig.);pagar tributo às contingências humanas,pagar tributo à natureza;proceder mal,escandalizar,dar escândalo,faltar aos seus deveres,trilhar a vereda da desonra,não fazer carreira,dar-se a toda a sorte de vícios,apartar-se da senda da virtude,criar-se no vício,ir por um plano inclinado,escorregar na ladeira do crime,estar incuravelmente caído no caminho do vício,tripudiar,despersonalizar-se,ser boa pinga,ser má forma,estar cariado até a medula dos ossos,arredar-se das boas práticas,não respeitar as conveniências;ser boa bisca (depr.);esquecer-se dos seus deveres,desviar-se da virtude,errar,dar falhas,claudicar,encher-se de mazelas,mazelar-se,desbriar-se,desvairar-se,desgarrar-se,escorregar,tomar um caminho tortuoso e resvaladiço,fechar a porta aos bons exemplos,desatremar,fazer do sambenito gala,descarrilar-se,transviar-se,desafogar as paixões,render-se aos apetites,descair no vício,vergar-se ao sopro pestilento do vício,meter a alma no inferno,tropeçar;esquecer-se de si,esquecer-se de quem é = faltar à dignidade própria;resvalar em erro,resvalar o pé a alguém,desregrar-se,desgovernar-se;pecar,perder-se,profligar-se;renovar-se no vício,afundar-se no vício,perseverar no vício,cevar-se no vício,encharcar-se no vício,atascar-se no vício,ingurgitar-se no vício,atolar-se no vício,enfrascar-se no vício;apodrecer-se na miséria,despedir de si a virtude,engafecer-se,vilificar-se,gafar-se,infistular-se,capitular com a voz da consciência,desprezar escrúpulos justificados,degenerar dos seus antepassados = deserdar-se em vida,cair na tentação = ilaquear;entregar-se ao jogo,entregar-se ao vício;perder a dignidade,ofender a Deus,divorciar-se dos bons costumes,encanalhar-se,envilecer-se,enxovalhar-se,tornar (viciado e adj.);viciar,corromper,apestar,empestar;inficionar os costumes,depravaros costumes,envenenar os costumes;perverter,transviar,esgarrar,brutalizar,brutificar,desmoralizar,rebalsar,desedificar.

Adv?rbio

viciosamente e adj.;obliquamente,por caminhos tortuosos,por processos condenáveis.

Prov?rbio

Interjei??o

O tempora! O mores! = Oh tempos! Oh costumes!.

Frase

Abyssus abyssum invocat;o abismo chama o abismo,o inferno chama pelo inferno.

Conjun??o