Sua língua na Internet

 

(er.ra.ta) Tip.

sf.

1. Relação de erros percebidos após impressão de uma obra, com respectivas correções, em folha anexa ou em boxe apropriado de número posterior, no caso de periódicos.

2. Cada um dos erros da errata (1).

[F.: Do lat. errata, pl. neutro do lat. erratum, i, 'erro', tomado como se fosse o sing.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Erro

Substantivo

engano,asneira,delusão,equívoco,errada,falácia,falibilidade,errância,defectibilidade,imperfeição,falha,malentendido,desacerto,inexatidão,inexação,construção errônea (má interpretação);conclusão manca,mancada (gír.),furo (gír.);non sequitur;exposição viciosa,raia;erro crasso,erro grassento,erro palmar,erro material,erro imperdoável,erro injustificável,erro supino,erro grosseiro,erro arrevessado,erro de palmatória;solecismo;falta,omissão,lacuna,senão,quiproquo,inadvertência,silabada,barbarismo,erro tipográfico,errata,ressalva,salva,erratum,corrigendum,corrigenda,observação,claudicação,error (des.),escorregadela,cochilo,inexatidão,descuido,descaída,lapso,latinada,incorreção,patada,cinca,cincada,cincadilha,avesso,deslize,desatino,despautério;disparate,ato falho,lapsus plumæ,lapsus calami,lapsus linguæ,desastre (insucesso);monstruosidade,enormidade,remendo (inabilidade);erro clerical;ilusão,desilusão,falsa impressão,falsa ideia,névoas do erro;triquestroques,heresia;alucinação;ilusão de ótica;sonho;miragem,fata morgana,delírio,fábula;vício,óbelo (ant.),ceráunio;bolo,palmatória.

Adjetivo

errôneo,inverídico,contrário à verdade,destituído de verdade,incorreto,desacertado,enganoso,torto,tortuoso,falaz,apócrifo,anacrônico,cuja autenticidade não está provada,achadiço,irreal,imaginário,infundado,desarrazoado,despropositado,injusto,improcedente,sem base,desmotivado,insubstancial,insubsistência,herético;ilógico;monstruoso,inaceitável,inexato,errado,indevido,impróprio,indefinido (incerto);eivado de erros,pontilhado de erros,sujo de erros;incurso em erro;ilusor,ilusivo,ilusório,enganoso,falso,especioso,deluso,delusório,fantasmagórico,fingido,irrisório,vão,espúrio;enganador;pervertido,ideal (imaginário);controvertível,questionado,questionável,criticável,censurável,atacável,combatível,ilegal,inautenticado,ilegítimo,ilídimo,indigno de confiança;condenado,refutado,pulverizado;aberrante,gritante,despido de verdade,fora das raias da verdade.

Verbo

estar errado,ser (errôneo e adj.);ser um (desacerto e subst.);carecer de fundamento;desencaminhar,desencarreirar,desnortear,desorientar,transviar aos mais ruinosos erros,extraviar;levar a erro,conduzir a erro,induzir a erro;enganar,iludir;dar falsa impressão,dar falsa ideia;falsificar,embair;mentir;não expor fielmente;errar,errar mui e crassamente,pecar contra a gramática;cometer erro,cochilar,trocar as bolas,cincar,estar em erro,estar enganado,ser ludibriado;receber falsa impressão,enganar-se,equivocar-se,estar mal informado (euf.),desacertar,laborar num engano;enganar-se redondamente,enganar-se de meio a meio;claudicar,vacilar;cincar,dar cincas;cair em erro,jazer em erro;tatear nas trevas e no erro,resvalar em erro,consultar mal os interesses de,falhar a memória,traírem a alguém as suas reminiscências,estar sujeito à falibilidade humana,não ter razão,tomar a sombra pelo corpo,trucar de falso,ouvir cantar o galo e não saber onde (pop.),falhar,fracassar;gerir mal;frustrar-se o cálculo a alguém,escrever ou dizer cesta por balhesta,trocar alhos por bugalhos;tropeçar,escorregar,perder-se (incerteza);desencaminhar-se,confundir,omitir,trocar,reconhecer o erro,dar a mão à palmatória,ficar desapontado;levar para seu tabaco,aceitar a corrigenda,apanhar grande lição;levar um quinau.

Adv?rbio

erroneamente,em falso,mais ou menos,aproximadamente,sob um prisma falso.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nem tudo que reluz é ouro. As aparências enganam. Nem todo aquele mato é orégãos. Quidquid delirant reges. Plectuntur Achivi. Quandoque bonus dormitat Homerus. Errare humanum est.

Conjun??o