Sua língua na Internet

 

(am.bi.gui.da.de)

sf.

1. Característica do que é ambíguo, do que apresenta vários sentidos

2. Falta de clareza

3. Dúvida entre duas ou mais possibilidades; INCERTEZA; HESITAÇÃO [+ de, em : ambiguidade nos sentimentos.]

[F.: Do lat. ambiguitas, atis.]


Ambiguidade estrutural
1 Ling. A que resulta em mais de uma interpretação de significado para um agrupamento de palavras, como em Leu para o filho muitos poemas e lendas da Grécia [' da Grécia' refere-se só às lendas ou também aos poemas?]


Ambiguidade lexical
1 Ling. A que resulta da existência de mais um significado para uma palavra (polissemia), como em Sonhava toda noite com louros.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Dualidade

Substantivo

dualismo,duplicidade,biformidade,polaridade,xipofagia,teratopagia,congeminação,geminação,duplicata,dois,par,paridade,díada,díade,binômio,casal,duidade,duo,dueto,diálogo,yin e yang,junta,cingel,gemini,gêmeos,ajoujo,Castor e Polux,Dióscuros,irmãos siameses,um par de galhetas,ambiguidade,ambigrama,figura e fundo,massa e mona,parêntese,parelha,a corda e o caldeirão,o balaio e a tampa,binômio;bicampeão.

Adjetivo

e Pron. dois,ambos,ambos os dois,um e outro,todos os dois (fam.),dual,dualístico,dualista,binário,duplo,dúplex,dúplice,unijugado,que forma um só par,dídimo,gêmeos,bigêmeo,bíparo,bigênito,conduplicado,xipófago,teratópago.

Verbo

dualizar,emparelhar,engarupar,irmanar,ajoujar,casar,acasalar,repetir,conduplicar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Advérbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Provérbio

Interjeição

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjunção

Ininteligibilidade

Substantivo

inescrutabilidade,impenetrabilidade,insondabilidade,imperceptibilidade,incompreensibilidade,hermeticidade,profundidade,perplexidade,confusão,indefinição;obscuridade,tenebricosidade,profundeza,ambiguidade;inexplicabilidade e adj.;significação duvidosa,incerteza;obscurum per obscurius,mistificação;nebulosidade,intransparência,latência;transcendentalismo,complexidade,simbolismo;névoa,nevoeiro,nevoaça,intricamento,dédalo,brenha,matagal,labirinto,burundanga = algaravia,geringonça,chirinola,mistério,segredo,esfinge,apocalipse,paradoxo,logoglifo,hieroglifo,anfigúri,problema,charada,grifo,aravia,enigma (segredo);meandro,ponto de interrogação,segredo da natura,dignus vindice nodus,livro selado,esteganografia,pons asinorum,maçonaria,latim,grego,hebraico,páli,vasconço,mateologia,engrimanço,sínquise,hipérbato,anástrofe,Babel,Babilônia;estilo de apocalipse,palheirão,enigmatista,charadista,simbolista.

Adjetivo

ininteligível,imperceptível,intrincável,intricável,complicado e v.;inexplicável,vaporoso,incompreensível,matagoso,enredoso,brenhoso,grego,insolúvel,indecifrável,impenetrável,ininvestigável,superior à razão humana,cerrado,de difícil compreensão,inescrutável,imperscrutável,abstruso,paradoxal,problemático,encapuchado,enigmático,dedáleo,meândrico,labiríntico,embaraçoso,implexo,emaranhado,apocalíptico,confuso,sibilino = sibilítico,obscuro,intransparente,tenebroso,tenebricoso,inconcebível,impreciso,abstrato,escuro,sombrio,opaco,incerto,vago,indistinto,anfigúrico,anfigurítico,turvo,inexaminável,anfibológico;profundo,metafísico,transcendente,amortalhado em mistério,aéreo,indeterminado,indiscernível;nevoento (opaco);oculto;latente;nevoso,enevoado,nebuloso,nublado,nubloso,umbrático,embrulhado,ilíquido;indefinido (indistinto);incôndito,confuso;ambíguo,dobre,indizível,místico,anagógico,transcendental,recôndito,áspero,que nem o demo pode decifrar,hieroglífico,ilegível,insoletrável,inconceptível,intraduzível,inabordável,inacessível a qualquer engenho,incognoscível,maçônico.

Verbo

ser (incompreensível e adj.);falar como o apocalipse,greguejar (fam.),algaraviar;exigir,reclamar,desafiar explicação;ser de telhas acima;não ter solução;comportar significações múltiplas,escapar à compreensão,não entrar nos cascos a alguém,sobre-exceder à medida do espírito,ultrapassar o entendimento,ver tudo na escuridão,ser impotente para explicar;ser grego,inacessível a qualquer engenho;tornar (ininteligível e adj.);intricar ou intrincar,complicar,confundir;embaralhar,escurecer,turvar,arrevezar;problematizar,enigmar,toldar,obscurecer;enlear,desorientar;embasbacar,embatucar,intrigar,ficar em branco,não compreender;não perceber nada,desentender,não captar,boiar (pop.);ficar intrigado,ficar em jejum;ser jejuno em,falhar,errar,não saber o que fazer,coçar a cabeça,ver-se em palpos de aranha,não atinar com a solução,ver-se gago,não dar com o busílis,ter peneira nos olhos,ver através de vidro opaco (ignorância);não encontrar a chave do enigma,não encontrar a solução do enigma;não penetrar no mistério;ficar in albis,estar in albis;obscurecer-se a razão a alguém.

Advérbio

incompreensivelmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Græcum est, non legitur. Non liquet..

Conjunção

Equívoco

Substantivo

um falar e dois entenderes,torcicolo,obliquidade,dimorfismo,ambiguidade,anfibologia,grifo,alegoria,triquestroques,trocado,trocadilho,calembur,enigma,paronomásia,diáfora = dialogia,anagrama,oráculo de Delfos,jogo de palavras,filosofia de lagartixa,adivinhação;jogo de palavras (espírito);homonímia,homofonia,xará,tocaio,homônimo,homófono,homógrafo,restrição mental;(intencional e agressivo) maícia,ironia,sarcasmo,cinismo.

Adjetivo

equívoco,esotérico,elástico,dobre,flexíloquo,dimorfo,ambíguo,oblíquo,melífluo,irônico,sarcástico,pejorativo,mentiroso;homônimo,figurado,metafórico,alegórico,simbólico.

Verbo

ser (equívoco e adj.);ter dupla significação,comportar diversas interpretações,não ter sentido preciso,ter sentido pejorativo,ser peixe e carne,ser branco e preto,soprar frio e quente,equivocar-se;anagramatizar,alegorizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gramática

Substantivo

gramática gerativa,gramática descritiva,gramática normativa,rudimentos,sintaxe,concordância,regência,partes do discurso,classe gramatical,inflexão,caso,declinação,flexão,conjugação,gênero,número,grau,ortografia,pontuação,fonética,fonologia,derivação,composição,discurso direto,discurso indireto,jus et norma loquendi,livros escolares,estilo correto,vernaculidade,casticidade,portuguesismo,correção de linguagem,gramaticalismo,filologia;funciologia;figuras de sintaxe,elipse,zeugma,hipérbato,anástrofe,sínquise,assíndeto,polissíndeto,anacoluto,silepse;cacófaro,eco,colisão,hiato,ambiguidade,preciosismo,arcaísmo,plebeísmo,pleonasmo.

Adjetivo

gramatical,sintático,gramático,clássico,correto,castiço,puro,escorreito,vernáculo,lídimo,castigado,terso,conjugável,conjugativo.

Verbo

gramaticalizar,pontuar,aportuguesar,portuguesar,conjugar,declinar,virgular,adverbiar,adjetivar,substantivar,classificar as orações.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Espírito

Substantivo

caçurria,salero,eutrapelia,sagacidade,argúcia,espirituosidade,senso de humor,humorismo,comicidade,aticismo,elegância,donaire,chiste,agudeza de espírito,sal,ledice,sainete = graça,chiste,facécia,mote,asteísmo = expressão graciosa,dito cheio de graça,repente,saída,argúcias,humor,galanice,galantaria,agudeza,sutileza,finura,amabilidades,gaiatice,farsa,pantalonice,bufonaria,caturrice,bobice,farsolice,arlequinada,jogralice,chocarrice,palhaçada;jocosidade,facundidade,faceciosidade,pulha = graceta,gracejo,brinco,caçoada,pilhéria,brincadeira,malícia,joguete,motejo;dictério,chufa;dichote = dito satírico,dito mordaz,dito espirituoso,dito jocoso;dito com equívocos,alfinetada,piada,ironia,alusão ferina,sarcasmo,chança,graçola,troça,boutade,badinage,réplica,qui pro quo,coarctada,resposta,ridículo;conceito,concetto,plaisanterie,mot pour rire,risota,galhofa,achincalhe,galhofaria,galhofada,bon mot,jeu d’esprit,brincadeira,epigrama,monóstico,o sal do epigrama,alusão,crítica e acerba,respostada,saída,quodlibet,revirete,motete,dito de zombaria;dito burlesco,dito gracioso,dito picante = gravius verbum;jogos de palavra,jeu de mots,trocadilhos,trocados,calembur,ambiguidade;logogrifo,charada;anagrama,acróstico,nugæ canoræ,ditária.

Adjetivo

espirituoso,chistoso = eutrapélico,ferino,humorístico,humorista,gaiato,conceituoso,ático,jocoso,patusco,trocista,engraçado,donoso,venusto,facecioso,gracioso,gracejador,zombeteiro,chocarreiro,salgado,brincalhão,jovial,bexigueiro,argucioso,folgazão,vivo,atilado,aprimorado,polido,culto,elegante,brilhante,faceto,donairoso,epigramático,dicaz,mordaz,irônico,sarcástico,satírico,quodlibetal,joco-sério,risível.

Verbo

brincar,joguetear,ironizar,caçoar,gracejar,chasquear,reinar (pop.),galantear,refranzear,fazer uma brincadeira,motejar,chacotear,pilheriar,galhofar,chalacear,chocarrear,facetar,chancear,zombetear,zombar,cotiar,farsantear,farsolar,refranzear,adubar com bons ditos,donairear = falar com chiste;dizer graças,dizer bufonerices,dizer chocarrices,dizer facécias;sair do sério,bufonear,fazer rir (divertir);arguciar,replicar,mofar de;ridentem dicere verum,ridendo castigat mores,epigramatizar,epigramar,sair-se com uma resposta de espírito,aguçar um epigrama,sazonar de ditos engraçados,atirar remoques,despertar a hilaridade,remoquear,largar uma piada,ter boas saídas,fazer rir as pedras,ter graça às pilhas,ter pilhas de graças,ter muito espírito,ser muito espirituoso,ter bons repentes,dizer bons improvisos,ter muito sal na conversa,ter boa prosa,truanear.

Advérbio

espirituosamente e adj.;por desfastio,por graça,per jocum,por chalaça = zomba zombando,com sal e finura,galantemente = com chiste,com graça.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção