Sua língua na Internet

 

(a.ta.lhar)

v.

1. Impedir (um incêndio, uma febre, um mal, uma corrente etc.) de continuar, de crescer, de se propagar; CORTAR; DETER; INTERROMPER [td. ]

2. Encurtar, abreviar. [td. : atalhar razões.: Pediram-lhe que atalhasse sua palestra.]

3. Fazer calar (alguém), ou reduzi-lo ao silêncio com fortes argumentos e razões sólidas; responder (alguém que está falando) interrompendo. [td. : Durante o debate, atalhou várias vezes o adversário político.]

4. Embaraçar, estorvar, atravancar, impedir, interromper (o caminho de). [td./ tdi. + a : a queda de uma barreira atalhou o caminho (aos transeuntes).] [td. : Uma mulher atalhou o cidadão para pedir uma informação.: "O arrependimento dos desvarios da mocidade não costuma atalhar tão cedo a carreira dos grandes desgraçados." ( Camilo Castelo Branco , Amor de salvação) ]

5. Encurtar (caminho, trajeto) indo por um atalho. [td. : Não conseguiu atalhar a travessia do deserto.] [int. : Em vez de seguir pela longa avenida, atalhou.]

6. Ficar perplexo, indeciso, embaraçado, com medo ou vergonha. [int. : Quando perguntaram se tinha uma amante, atalhou (-se).]

[F.: De or. controv; posv. de a -2 + talhar. Hom./Par.: atalho (fl.), atalho (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Diminuição

Substantivo

decréscimo,decremento,decrescimento,redução,queda,minoração,simplificação,subtração;abatimento,encolhimento,baixa,desfalque,tara,descida,coarctação,contração;restrição,limitação,encurtamento;extenuação,enfraquecimento,empobrecimento,abaixamento,declínio,declinação,decadência,amputação,baixamar,vazante,descida;refluxo,depreciação,deterioração,míngua,escassez,pioramento;mitigação,moderação,atenuação;aférese,síncope,haplologia,polissíntese,apócope.

Adjetivo

diminuído,decrescente,declinante,diminuível,diminuidor;diminuto,inaumentado,inaumentável,redutível,reducente.

Verbo

diminuir,decrescer,desfalcar-se,adelgaçar-se,fundir-se,apoucar-se,declinar,descer;languescer,arrefecer,afrouxar,amainar;definhar,minguar,recuar suas fronteiras,escassear,decair,ir num decrescendo contínuo,ir numa progressão decrescente,perder volume;abaixar,baixar,decair,desentumecer,estar no quarto minguante,estar em minguante,ir em diminuição,percorrer a escala descendente,diminuir de ponto,ananicar-se,sofrer redução;tornar menor,diminuir,resumir,abreviar,condensar,esbanjar,encurtar;amputar,mutilar,podar,coarctar,cercear,limitar,circunscrever,restringir,atalhar,contrair;minorar,tirar,retirar,mitigar,atenuar,enfraquecer,desagravar,abrandar,serenar,sofrear,modicar,moderar;simplificar,dilacerar,entibiar,apoucar,acanhar,estreitar,apertar,fraquear,fraquejar,subtrair.

Advérbio

declinantemente,decrescentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descontinuidade

Substantivo

incontinuidade,descontinuação,interpolação,disjunção;intermitência,intercadência,parada,intercepção,suspensão,anacoluto,anacolutia,intermissão,paralisação,interrupção,corte,quebra,aparte,interpelação,remitência;fenda,falha,racha,rachadela,abertura,fresta,fisga,obstáculo,estorvo;solução de continuidade,apospasmo,intervalo;entreato,pausa,entrepausa,interregno,interlúdio,parada,eclipse,cesura,travessão,parêntese,reticência,aposiopese,síncope,desmaio,episódio,rapsódia,centão,remendo,alternação,periodicidade.

Adjetivo

descontínuo,incontínuo,descontinuado,alternado,entremeado,interpolado.;entrecortado,interrupto,interciso,interruptor,intercepto,interpolado,cortado,salteado,falhado,fragmentário,lacunoso,improgressivo,inconexo,solitário,isolado,esparso,intermitente,parcial,intercadente,remitente,caprichoso,irregular;espasmódico,epidêmico,esporádico,periódico,desunido.

Verbo

descontinuar,ser descontínuo,alternar,entremear,interpolar,intermitir,estacar,ser (intermitente & adj.);fazer pausa,pausar,entrecortar,interromper,atalhar,sobrestar,perturbar,apartear,interpelar,intervir,romper,fragmentar,quebrar o fio a,cessar,suspender,vascolejar,cesurar,falar à mão,atravessar,interceptar,impedir o curso de,intervalar,cortar,secionar,cortilhar,desjungir;obstruir;entreturbar,paralisar;desconversar,mudar de assunto.

Advérbio

descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Destruição

Substantivo

dissolução,pernície,assolação,estrago,arrasadura,arrasamento,apagamento,aniquilação,aniquilamento,desbaratamento,consunção,absunção (ant.),desagregamento,dirupção,ruína,rompimento,dilaceração,ruptura,rotura,definhamento progressivo e rápido,expunção;queda,desmoronamento,arruinamento,ruína,esborralhada,exício,perdição,estilhaçamento,despedaçamento,destroço,eversão,délabrement,débâcle,derrocada,prostração,desolação,bouleversement,subversão,reviramento,reviravolta,naufrágio;extinção,eliminação,morte;derribamento,fulminação,sideração,varredouro,golpe,condenação,demolição,extirpação,extirpamento,extermínio,rasoura,sapa,desbarato,derrota,faxina,roedura,cárie,broca,supressão,abolição,revogação;sacrifício,devastação,vandalismo,razia,incêndio,mudança violenta;extração;commencement de la fin,festim de Baltazar,a caminho da ruína,dilapidadura,absorção,clarões de incêndio,rajadas de vendavais;destruidor.

Adjetivo

destruidor,demolidor,arrasador,derrubador,avassalador,supressor,eliminador,devastador,extirpador;destrutor,destrutivo,demolitório,vandálico,subversivo,subversor,subvertedor,fulmíneo,fulminoso,fulminívomo,fulminante,voraz,voraginoso,diruptivo;destruído,cérceo,ignívomo.

Verbo

ser (destruído & adj.);perecer,desmoronar,soçobrar,aniquilar-se;desintegrar-se,reduzir-se a nada,reduzir-se a pó,reduzir-se a cinzas,reduzir-se a frangalhos;ir pelos ares;fazer-se em pedaços,fazer-se em trapos,fazer-se em molambos;ruir por terra,desaparecer ao sopro destruidor de,quebrar-se,espatifar-se,sofrer golpe mortal,esfacelar-se,acabar-se com;destruir,anular;sacrificar,desfazer,derrocar,demolir,trabucar,dilacerar,estrafegar,rasgar,subverter,alagar,submergir,engolfar,abismar;pôr um termo a,pôr um paradeiro a;desmanchar,desarmar,desurdir,desinçar,limpar,vassourar,varrer,gastar,estrompar,corroer,lavrar,esbarrondar,derrubar,esboroar,derruir,desmoronar,cortar,quebrar,rechaçar,destroçar,derrotar,desbaratar,profligar,dispersar,desarraigar;arrancar,degolar,abater,roer,despedaçar,esfarrapar,escavacar,escaqueirar,estracinhar,esbandalhar,esborraçar,esborrachar,escangalhar,fazer pasto de,triturar,dissipar,dirimir,extinguir,exinanir,malbaratar,sumir,dar sumiço a,suprimir,eliminar,descimentar,arruinar,abalar,atalhar,dar talho a,atassalhar,tirar,riscar,apagar,comer,baratar (ant.),expelir,dissolver,tragar,sorver,esmigalhar,consumir,absumir (ant.),iniciar a obra de devastação;não deixar verde nem seco,não deixar pedra sobre pedra;deitar por terra,entrar como um vândalo,desolar,depopular,despovoar,ermar,levar o luto e a desolação,fechar as portas a,esmagar,sufocar,superar,debelar,jugular,domar,carbonizar,cinerar,incinerar,neutralizar,despedaçar;britar,reduzir a nada,reduzir a pequeníssimos fragmentos;expungir,arrasar,desmantelar,extirpar,desinçar,rasourar,nivelar,rentear,deitar abaixo,petardar,petardear,dinamitar,incendiar,nivelar com o chão,pôr em posta,espostejar,esquartejar,cortar cerce,cercear,consumar a destruição de,dissolver os depósitos de,ceifar do hastil,abrir o caminho para a derivação da seiva,prosseguir a obra assombrosa de devastação;conduzir a uma situação dissolvente,desorganizar,desarvorar,desentabular,meter a pique,inutilizar;devorar,engolir,deglutir,minar,sapar,solapar,desmurar,fazer trabalho de sapa,cortar pela raiz,crestar,queimar,exterminar,calcar aos pés,fazer em pó,deitar abaixo,dar cabo de,aviar,abalar nos seus fundamentos,atirar aos cães,arrancar;roçar,alhanar,banir,proscrever,carcomer,fazer em fanicos,talar,infestar,pôr por terra,pôr a ferro e fogo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;desfabricar.

Advérbio

destruidoramente,arrasadoramente,avassaladoramente,vandalicamente,fulminantemente,diruptivamente.;de efeito mortífero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Advérbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Provérbio

Interjeição

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjunção

Refutação

Substantivo

confutação,impugnação,negação,contradição,contestação resposta esmagadora,resposta completa,resposta cabal;redarguição,invalidação,pulverização,profligação,reductio ad absurdum,apodiose,rechasso,desmentido,denegação,coarctada,prolepse;argumento dinamite,clava de Hércules a tombar sobre.

Adjetivo

refutatório,contraditório,contestatório,refutador e v.;contundente,infirmativo;refutável;replicativo;desorientado,atordoado,engasgado,embatucado,perturbado,perplexo,confundido e v.

Verbo

refutar,confutar,ilidir,negar,denegar,rejeitar,desacolher,desaprovar;mostrar a falácia de,mostrar a fragilidade de;mostrar o calcanhar de Aquiles,rebater,objetar,replicar,contrariar,desmentir,treplicar,instar,dirimir,anular,infirmar,invalidar,desbaratar,britar,demolir (destruir);derrocar,profligar,derribar,abater,subverter,não deixar de pé,não deixar pedra sobre pedra,arrasar,silenciar,atalhar,impor silêncio,reduzir ao silêncio,tapar a boca,desancar;vencer,derrotar numa controvérsia;cortar a saída,obrigar a meter a viola no saco;reduzir à expressão mais simples,enfiar pela terra adentro;esmagar,triturar,pôr em posta,pulverizar,impugnar,embaçar,confundir,desmascarar,achatar,amolgar;encravar,contraditar,contestar,rechaçar;dar quinze,e fauta;dar-lhe nas maturrangas,tocar no ponto fraco,fazer embatucar alguém,pôr contra a parede,fazer meter a língua no saco;fechar a boca de,cerrar a boca de,tapar a boca de;embuchar,pôr um nó na garganta de,fazer calar (o bico);emudecer (alguém),mudar as setas (de alguém) em grelhas;ser (refutado e adj.);não tugir nem mugir,recolher-se aos bastidores;ficar (engasgado e adj.);engasgar-se,engasgalhar-se,mostrar o seu ponto fraco,não ficar de pé,não suportar com garbo uma crítica;ser obrigado a retratar-se,ser obrigado a cantar a palinódia,ser obrigado a confessar-se vencido;pedir arrego,dar a mão à palmatória.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

apanha este pião à unha!,nem fum nem fole de ferreiro!,nem mais um pio!.

Frase

O argumento cai por terra. Cadit questio: não procede a alegação. Suo sibi gladio hunc jugulo.

Conjunção

Abstenção

Substantivo

esquivança,refreamento,inação;neutralidade;laisser faire,condescendência,anuência. transigência,acomodação;inércia,omissão,mobilismo,indolência,frouxeza,tibieza;fuga,fugida,fugimento,evasão,escapada,escapadela;fugacidade,debandada;retraimento (recuo);partida;rejeição;retirada,estouro (de boiada),arranque,arrancada,arribada,disparo,disparada;parasita,vagabundo,desertor,fugitivo,fugião,fujão,quilombola,mocambeiro,calhambola,mocamau,refugiado,homiziado,emigrado,expatriado,foragido,perseguido.

Adjetivo

fugitivo,fugaz,fugace,fugiente,fujão,fugidio,fuginte,fugidiço,tornilheiro,foragido,prófugo,emigrado,homiziado,fugente,indoméstico,indomesticável,tímido,timorato,bravio,arisco,esquivo,refratário,arredio.

Verbo

abster-se,sobrestar,refrear-se,abnegar-se,subtrair-se,esquivar-se,eludir;transigir,acomodar-se,condescender,imobilizar-se,omitir-se;evitar o trato,refugir,escabrear-se,abrir o pé,aforritar,fugir com o corpo,roubar-se,furtar-se,eximir-se,refugiar-se,homiziar-se,foragir-se,esconder-se,forrar-se,poupar-se,prevenir,poupar,quitar,conservar-se de parte,deixar só;nada ter que ver com,não ter parte,não ter interferência,ser alheio a,arredar-se,fugir a,impedir,atalhar,fugir envergonhado,conservar-se arredio,conservar-se a respeitosa distância,conservar-se fora do caminho,arredar-se do caminho,retrair-se,descartar-se,livrar-se,afastar-se de,fazer víspere = vispar-se,recuar;sumir-se,retirar-se,abalar,estourar,moscar,desarvorar-se (fam.),fazer ablativo de viagem,ir de batida,virar de querena;passar o pé,passar as palhetas;bater a plumagem,azular,desaparecer,escapulir(-se),descampar,raspar-se,pôr-se na pireza (pop.),pirar-se (pop.),evaporar(-se),ir-se rebolindo,pisgar-se,safar-se,mandar-se,bater as asas,despedir os passos de um lugar,escafeder-se (burl.);tingar-se,escapar,ir de fugida;ir(-se) embora,bater em retirada,puxar a carroça,ir em retirada;debandar,dispersar-se,cair fora,dar o fora,dar o pira,dar no pé,bater asas,dar às asas,dar(-se) aos calcanhares,arrancar-se,desunhar-se,pôr-se ao fresco,ir de abalada,passar sebo nas canelas,pôr sebo nas canelas,virar as costas,fazer à vela,fazer de vela,ir em debandada,mostrar as costas ao inimigo,escapar pela malha,desertar,lançar-se a monte,meter a cara no mundo,meter o pé no mundo,lançar-se com o inimigo,departir-se,desbandar,escamalhoar-se,escamugir-se,desabelhar,escorcemelar-se,escucir-se,dar às de vila-diogo,tomar as de vila-diogo,dar às trancas,safar-se,esgueirar-se,pildar (pleb.),largar-se,largar terra para favas,ir-se embora,ir-se puxando,levantar o voo,dar às pernas,ausentar-se,escamar-se (pop.),fazer-se à malta,pôr-se a andar,evadir-se,rodar sobre os calcanhares;dar à canela,dar às pernas,dar às gâmbias,sair furtivamente,despedir-se em latim,despedir-se à francesa,sair à francesa,sesmar,levantar acampamento,separar-se,descampar,escapar;ir-se embora;abandonar;rejeitar;mostrar as ferraduras,mostrar bonito par de calcanhares,fazer volta-cara.

Advérbio

fugitivamente e adj.;com receio de que,em fuga;de ou em rota batida.

Provérbio

Interjeição

fuga!,salve-se quem puder!,arreda!,pernas,para que te quero?!,o diabo leve os que vêm atrás!.

Frase

:Après moi le déluge.

Conjunção

Remédio

Substantivo

medicação,medicamento,genérico (como subst.),infusão,mezinha,mezinhice (pop.),panaceia,triaga ou teriaga (depr.);preparado,produto químico;produto farmacêutico,socorro,curativo,assistência,analgésico,anti-inflamatório,antibiótico,antídoto,contrapeçonha,contraveneno,profilaxia,antisséptico,corretivo,leniente,lenitivo,lenimento,reconstituinte,tônico,analéptico,sedativo;calmante;vacina;soro,paliativo,placebo,águas mornas,peitoral,vermicida,vermífugo,antipirético,febrífugo,alterante,alterativo,específico,emético,Nepente;Mitrídates,(arte de preparar medicamentos): iamologia,iamotecnia;farmacologia,injeção,injeção intramuscular,injeção subcutânea;injeção intravenosa;cura,cura radical,cura perfeita,cura infalível;cura completa,remédio soberano;remédio heroico,símplices,genérico,similar (tb. adj.),eletuário,droga,poção,beberagem,bebida,xarope,dose,pílula,comprimido,drágea,cápsula,tablete,lambedor,bochecho,pungarecos,tisana;mezinha = puçanga,receita,récipe,prescrição,fórmula,catolicão,elixir,elixir de longa vida,elixir vitæ,pedra filosofal,diascórdio,cordial,alexitério,unguento,ceroto,diaquilão,ceromel,pomada,óleo,loção,cosmético;emplastro,cataplasma,epítema,embrocação,linimento,sinapismo,vulnerário,epispástico,inalação,clister,ajuda,purgante,minorativo,laxativo,laxante,pedilúvio,medicina operatória,cirurgia;operação cirúrgica;transplante,compressa,fios;ligadura,tratamento,medicamentação,cura,curativo;resguardo;dieta,láctea,vegetal;seca,regime alimentício;dietético,eutrofia,os socorros da medicina,vis medicatrix naturæ,medicina expectante;sangria,venessecção;flebotomia,ventosa sarjada;seca,bicha,sanguessuga;dietética,farmácia,botica,farmacopeia,farmacotécnica,terapêutica,matéria médica,posologia,homeopatia,alopatia,hidropatia;heteropatia,tratamento,terapia,terapêutica,radioterapia,aeroterapia,aeroterapêutica,hidroterapia,hidroterapêutica,cromoterapia,cromoterapêutica,iatria,iátrica,iatralíptica,iatrologia,iatroquímica,leprologia,medicina,a arte de curar,odontotecnia,odontologia;obstetrícia,hospital,santa casa de misericórdia,casa de saúde,clínica,policlínica,hospital de sangue,enfermaria,ambulatório,emergência,UPA,asilo,casa de saúde,nosocômio,leprosaria,leprosório,leprosário,gafaria (ant.),lazareto,ambulância,dispensário,sanatório,estação de águas,hospício,manicômio;cruz vermelha,consultório,médico,terapeuta,clínico,doutor,físico,protomédico (ant.),diatritário,esculápio,especialista,arquíatro (ant.),iatralipta;iatrógrafo,médico assistente;de partido,uróscopo,cirurgião;operador,mezinheiro,mediqueiro,jalapeiro,charlata,charlatão,amezinhador,doutor da mula ruça,benzedor,bento,saludador,curandeiro,raizeiro,endireita,carimbamba,magarefe,simplicista,dentista;medicastro,oculista,discípulo de Galeno,alopata,homeopata,alienista,auriculista,pedicuro,físico-mor,operador,parteiro,parteira,comadre (pop.);obstetriz,farmacêutico,químico,iatroquímico,boticário,farmacopola (burl.),dentista,saca-molas (depr.),tiradentes (burl.),droguista,enfermeiro;irmã de caridade.

Adjetivo

genérico;reparador,restaurador,refectivo,refectório = tonificante = reconstituinte,fortificante,curativo,corretivo,sanativo,paliativo,medicamentoso,medicatriz,policresto,medicinal,profilático,salutífero;médico,medical,terapêutico,clínico,cirúrgico,profilático,preventivo,paregórico,tônico,analéptico,cordial,eficaz contra,peitoral,corroborante,apospástico,ressuntivo;balsâmico,balsâmeo,antiespasmódico,anódino,hipnótico,narcótico,soporífero,sedativo,calmante,leniente,lenitivo,emoliente,molificante,demulcente,anacatártico,purgativo,desistivo,revulsivo,catártico,catastáltico,anatríptico,laxativo,sinápico,depurativo,depurador,detersivo,detergente,péptico,estomacal,abstersivo,abstergente,desinfetante;antisséptico,antipodágrico,antigotoso,antiartrítico,anticatarral,antipirético;apodópnico,colagogo,febrífugo,antifebril;vermicida,vermífugo,antiverminoso,tenífugo,antelmíntico;alterativo,alterante,traumático,vulneral,vulnerário,abortivo = ectrótico,dietético,alimentar,nutriente,nutritivo;antialérgico,anti-inflamatório,antisséptico,antibiótico,anticoagulante,anti-histamínico,anti-héctico,antinefrítico,antiparalítico,antipestilencial,antifármaco,antiflogístico,antipneumônico,antipsórico,antipútrido,antipirético,antiescorbútico,antiescrufuloso,antitetânico,antivenéreo;emenagogo,eupéptico,emético,alexifármaco,alexitério,remediável,diurético = mictório,curável,específico = nosocrático,alopático,homeopático,hospitalar,hospitalário,nosocomial,nosocômico,obstetrício,obstétrico,odontálgico,iamológico,manicomial,depilatório,ectilótico.

Verbo

aplicar remédio,administrar remédio,ministrar remédio;medicar,medicinar,tratar de,remediar uma doença,medicamentar,pensar,fazer curativos,curar,sobressarar,atalhar,sanar,mezinhar,amezinhar,tratar de,prover de remédio,enxaropar,xaropar,minorar com remédio,usar de paliativos;pensar feridas,cataplasmar,depurar,impedir;aliviar;restaurar;sinapizar,deitar bichas,emolir,molificar,adietar,socorrer,intervir,anestesiar,operar,fazer operações cirúrgicas,obsterger uma ferida,sangrar,sarjar,sarrafaçar,preparar um remédio,dosear os ingredientes;partejar,servir de parteiro.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,;,.