Sua língua na Internet

 

(a.tra.pa.lhar)

v.

1. Causar algum tipo de impedimento ou perturbação, ser ou servir de obstáculo, complicador (à ação ou intenção de outrem, a um acontecimento ou situação etc.); ESTORVAR; PERTURBAR [td. : O toque do celular atrapalhava a reunião.: "Morreu na contramão atrapalhando o tráfego." ( Francisco Buarque de Holanda , Construção) ] [int. : Se a chuva não atrapalhar, a festa será um sucesso.]

2. Fazer ficar ou ficar confuso, desorientado; CONFUNDIR(-SE); EMBARAÇAR(-SE) [td. : Conversar com o motorista pode atrapalhá -lo na direção.] [int. : O excesso de instruções atrapalha mais do que ajuda: O trapezista atrapalhou -se e caiu na rede de proteção.]

3. Fazer trapalhices, trapaças. [int. : No jogo, esteja atento com quem atrapalha.]

[F.: a -2 + trapo + -alhar, posv.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Advérbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Provérbio

Interjeição

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjunção

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Dificuldade

Substantivo

fragosidade,impraticabilidade,inexequibilidade,escabrosidade,onerosidade,laboriosidade (impossibilidade);trabalho árduo,canseira;tarefa ingente,tarefa hercúlea,tarefa augiana,tarefa sisifiana,tarefa pesada;auso (poét.),ossos do ofício,percalços,bicho de sete cabeças,bico de obra,desfiladeiro,dilema,as pontas aceradas do dilema,aresta;senão,porém (como subst.),mas (como subst.),distrição,embaraço,resistência,algemas,contrariedade,agrura,atribulação,contratempo,transtorno,vicissitude,borrasca,embates da adversidade,embaraço,aperto,espinho,apertura,pedreira,atritos,cólicas,posição falsa,perplexão,perplexidade (incerteza);pesadelo,tormento,implicância,lance difícil,segredo,inibitória,complicação,assados,imensa e atribulada série de dificuldades,corda na garganta,embrulhada,atrapalhada,talas,alhada,carrapata,maranha,imbroglio,pedra no caminho,pedra no sapato,atrapalhação,complicador,engasgo,espinha,delicadeza,nó;nó cego,nó górdio,busílis;caminho escorregadiço,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;atritos;questão delicada,questão irritante,questão complicada,questão embaraçosa;vexata questio,maromba,tamanduá,bordão de nós,cachoeira,dignus vindice nodus,rede,malha,cipoal,dédalo,labirinto,agulha em palheiro,meada de difícil desenredo,espinha na garganta,osso difícil duro de roer,pons asinorum,dente de coelho,quê,Rubicão,estreitezas,enleio,apuro;lance arriscado,lance apertado = tornilho;maranha,entaladela,rascada,enrascada,estreito,custo,trabalho,pena,quindim,conjuntura difícil,passo extremo,choque,situação crítica,crise,prova,provação,incômodo,transe,trabalho,pensão,emergência,água fervente,ninho de vespas,casa de marimbondo,atoleiro,cul-de-sac,beco sem saída = angiporto,betesga,problema de difícil solução,camisa de onze varas,entrave (obstáculo);resistência,algemas,abrolhos,espinhos.

Adjetivo

difícil,dificultoso,forte,penoso,tormentoso,duro,rude,árduo,insano,improbo,molesto,molestoso,abrolhado,abrolhoso,árdego,laborioso,trabalhoso,enfadonho,tedioso,oneroso,perigoso,hercúleo,formidável,embaraçoso,intrincado ou intricado,dilemático,alto,transcendente,que não pode ser tratado com luvas de pelica,de fazer suar o topete,complicado,complexo;labiríntico,dedáleo,meandroso,fadigoso,de água arriba,de costa arriba,mais fácil de se dizer do que se fazer,pedregoso,espinhoso,espim,espíneo,poliacanto,sarçoso,arrevesso,duro de,impidoso (ant.),austero,moroso,bicudo,cheio de responsabilidade,grande,impossível;desajeitado,pesado,insuave,encruado,ingovernável,indócil,intratável,indomável,impraticável,inexequível,obstinado;inacessível,horrível,fatigante,esgotante,extenuante,titânico,ruim,mau,escabroso = fragífero,áspero,fragoso,fragueiro,rude,exagitado,ingrato,nodoso,ínvio,não trilhado,nunca dantes navegado,íngreme,duvidoso,precário,enredoso,fosfóreo,fosfórico,implexo,complicado;desesperado;custoso,insano,cansativo,exaustivo,capaz de extenuar o ânimo mais robusto;implicante,embaraçante (incerto);delicado,melindroso;eriçado,emaranhado,cheio,ouriçado,crivado,pontilhado,assediado de dificuldades;malabárico,reduzido à última extremidade,engaranhado,embaraçado.

Verbo

dificultar,ser (difícil e adj.);ter o seu quê,ter rugas na cara,dar que suar,dar águas pela barba a alguém,fazer suar,fazer suar o topete,fazer suar a bom suar,ver-se em calças pardas,ter suas coisas,haver canas e canetas,custar caro,ser da breca,custar os dentes da boca,custar os olhos da cara,custar ameixas de conserva,atormentar,fazer o pesadelo de;cortar uma volta,testar a paciência,desafiar a paciência,atrapalhar,obstar;ser impossível;apresentar sérias dificuldades,enfrentar dificuldades;lutar com dificuldades,arcar com dificuldades,afrontar dificuldades,arrostar dificuldades;ficar perplexo;emaranhar-se,prender-se,enriçar-se,embaraçar-se,tropeçar,ter que ver,lutar com desvantagem contra,debater-se,esbracejar,entaliscar-se,andar às apalpadelas;estar à brocha,ver-se à brocha;ver-se em enleio,ver-se em apuros;não encontrar o trincho,estar com o baraço na garganta,nadar entre o rolo e a ressaca,lutar com marés contrárias e ventos ponteiros,dançar as tripecinhas;dar em duro,dar em seco;nadar contra a corrente,remar contra a maré;crescer a onda,não achar um furo ao negócio;estar metido em boas,estar metido em boa carrapata (pop.);meter-se em filistrias,meter-se em fofas,meter-se em camisa de onze varas,meter-se em cavalarias altas,ter uma espinha atravessada na garganta,ver-se gago,ver-se em calças pardas,estar no mato sem cachorro,pisar sobre ovos;ver-se em pancas,andar em pancas;perder seu latim,encravar-se,encravilhar-se,atolar-se,ver-se grego,ver-se azul,turvarem-se os horizontes,não saber para onde ir (incerteza);ver uma bruxa;tornar (difícil e adj.);enodar,dificultar,fazer delongas,complicar,encravilhar,entalar,agravar,comprometer,empeçar,eriçar de dificuldades,onerar,gravar,abrolhar,levantar dificuldades,pôr em carestia,promover obstáculos,obstaculizar,emaranhar,embaraçar,contrariar,assoberbar,atrapalhar,estorvar,apertar,meter alguém em boa,colocar em apuro,meter em danças,aviar.

Advérbio

dificilmente e adj.;a custo,a trancos e barrancos,a más penas,às duras,arrastadamente,em apuro,mal,adur (ant.),in extremo;à custa de suor,à custa de fadiga;entre dois fogos,entre Cila e Caríbdis;aux abois,au bout de son latin,com dificuldade,a custo,mal,a martelo,contra a corrente,à rebours,invita Minerva,em talas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Primo avulso, non deficit alter;as dificuldades vêm uma após outra;Agora é que são elas;Aqui é que a porca torce o rabo;Aí é que pega o arado;Aí bate o ponto;Aí é que é o diabo;Temos obra!;Aí está o tu autem;Dá-lhe a água pela barba,Mais pode Deus que o Diabo.

Conjunção

Excitação

Substantivo

inflamação,aquecimento,incendimento,excitamento,rebate,concitação,incitação,incitamento,acicate,estimulação,irritação;fomento,suscitamento,instigação,açulamento,galvanismo,provocação,inspiração,alento,infecção = contágio moral,intoxicação,animação,alvoroto,motinada,trêmito,frêmito,agitação,agito,efervescência,fervilhamento,perturbação,secussão,subjugação,arroubamento,enlevamento,arrebatamento,deslumbramento,alento,álcool (bebidas espirituosas);afrodisíaco,cantárida,ginseng,guaraná,catuaba;haxixe,êxtase,unção,impressionamento;casus belli,paixão;estremecimento.

Adjetivo

excitado e v.;trabalhado por,em pé de guerra,em estado febril,quente,em estado de excitação,abrasado,aceso,incendido,acalorado,férvido,com lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante,sôfrego,flamejante,chamejante,chispante,fervente,fremente,fervilhante,ebuliente,fumegante,espumante,espumoso,espúmeo,espumífero,espumígero,demoníaco,raivoso,frendente,beliscado em seu amor próprio,apaixonado,delirioso,delirante,febril,cego de,mordido de,cevado;transportado,arrebatado,transido,desarvorado,incendido,sobressalteado,vibrante,tomado,austinado,eivado de;frenético,tresloucado,alucinado,louco,desvairado,fora de si;prestes a estourar,prestes a arrebentar;exaltado,desesperado,encarniçado,ferrenho,fero,feroz,sanhudo;inflamado,possuído de,febricitante,alvoroçado,altanado;perdido,éperdu,batido pelas tempestades de,selvagem;excitador,excitante,excitatório,estimulante,atiçador e v.;impressivo,férvido,quente,escaldante,capitoso,caloroso,enérgico,veemente,instante,imponente,“que o peito acende e a cor ao gesto muda”,sensacional,comovente,importante;inspirativo,irritativo,irritante,túrbido,turbativo,histérico;picante;apetitoso,provocante,provocador,provocativo,de Tântalo,esurino,aperitivo.

Verbo

excitar,afervorar,acalorar,fervorar,assanhar,ouriçar,afetar,tocar,falar ao coração,comover,render,enternecer,sensibilizar,beliscar,retinir = causar viva impressão,impressionar,estarrecer,chocar,abalar,alentar. amolgar,causar impressão no ânimo de,ferir,despertar interesse,sacudir,repruir,inspirar,apaixonar,incentivar,enfogar,eletrizar,galvanizar,abrasar,embriagar,alvoroçar,pôr em fogo,entreturbar,estimular;aquecer,fazer ferver o sangue;despertar,soprar,instigar,espicaçar,acicatar,encarniçar,açular,atiçar,acicatar,esporear,acoroçoar,concitar,acordar,estremunhar,encher de zelo e atividade,meter em brio,vulcanizar,despertar a emotividade,turbar,turvar,turvejar,acender,encalmar,encandecer,ativar;atear,soprar o fogo;inflamar,incendiar,alimentar,fomentar;abanar o fogo,abanar as chamas,abanar as labaredas;lançar azeite ao fogo (agravar);lançar combustível,aviventar,avivar,reavivar,suscitar,incitar = agarrochar,reanimar,instar,fluir,animar,encorajar,levantar do letargo;levar sangue novo,trazer sangue novo,introduzir sangue novo;infundir vida nova,apressar,acelerar,aguçar,embravear,levantar o ânimo de,incitar o coração,apetitar,excitar o apetite,desenfastiar;agitar,ferir os sentimentos de;vibrar uma corda,ir direito ao coração,incitar o coração a,bulir com o coração,tocar no ponto nevrálgico,aguilhoar,picar os ânimos,ferretoar os ânimos,impulsionar os ânimos,revolver os ânimos,fundir o gelo de,virilizar as tibiezas,abanar os caracteres,flabelar os caracteres,solevantar os caracteres,absorver,tocar,empolgar,dramatizar;prender a atenção,fixar a atenção,prender o espírito;intoxicar,embriagar,fazer girar a cabeça,dar coca;penetrar o coração,invadir o coração,avassalar o coração;acordar a sensibilidade adormecida,despertar do letargo;fascinar,fanatizar,alucinar,arrebatar,enfeitiçar,enlevar,arroubar,extasiar (dar prazer);agitar,deturbar,hipnotizar,perturbar,magnetizar,desnortear,turbar,tresnoitar,não deixar dormir,transtornar,tirar o sono,petrificar,abalar,lançar na estupefação,atrapalhar,assarapantar,sarapantar,desencadear,sublevar,espantar,alarmar,acordar o cão que está dormindo,alvorotar,irritar,esquentar,bater os acicates,avivar,acirrar,excitar ao desespero = levar à afinação de,atiçar,aguçar,provocar,acalorar,enfurecer;fazer mossa,pisar as esporas;ser excitado e adj.;fuzilar,espumar,raivar,entregar-se a,pôr-se a,prorromper em,desmanchar-se em,chamejar,faiscar,ruborizar-se,enrubescer-se,sair de si,sair fora de si,quebrar as soltas,inflamar-se,perder as estribeiras,ficar devairado;estar em brasa,tomar fogo.

Advérbio

excitadamente e adj.;com as faces incendidas,em febre,acaloradamente,afervoradamente,com o rosto rosado de comoção.

Provérbio

Interjeição

Frase

Gelar o sangue nas veias;Ferver o sangue nas veias;Bater o pulso violento e febril;Bater o coração com intensidade,Pulsar o coração com intensidade.

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção