Sua língua na Internet

 

(es.tra.nhe.za)

[ê]

sf.

1. Qualidade do que é estranho, diferente

2. Surpresa, espanto mesclados com certo desconforto ante essa qualidade: Causou-me estranheza a diferença de costumes que encontrei naquele país.

3. Esquivamento no trato de pessoas: "(...) Sara fizera um esforço para atirar a estranheza para trás, o certo é que correspondeu aos gestos dele e em breve se enlaçavam de novo." (Pepetela, A geração da utopia))

4. Fís. Número quântico que caracteriza o comportamento original de certas partículas que possuem, no mínimo, um quark estranho

[F.: estranhar + -eza.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ceticismo

Substantivo

descrença,desesperança,desapontamento,decepção,estranheza,surpresa,desengano,escarmento,escarmenta,malogro,desilusão,desenlevo,esperanças crestadas,frustração,golpe;decepção amarga,decepção triste,decepção dolorosa,decepção cruel;desaire,transtorno,revés da fortuna,contravento,realidade sinistra,incidente inesperado,lição dura da experiência,esperança vã e falsa ilusão,expectativa ilusória,cálculo errado;tempestade num copo d’água,parto da montanha,muita bulha e nada entre dois pratos;riso forçado,riso contrafeito,riso amarelo (insucesso).

Adjetivo

desesperançado,descrente,desapontado,vendido = desconcertado,contrafeito,malgradado,banzado,embatucado,passado,engasgado,perturbado,alterado,desorientado,desnorteado,destrambelhado,atordoado,assombrado,espantado,surpreso,rescaldado,escaldado,que apanhou escaldadela.

Verbo

ficar (desapontado e adj.);ficar com cara de bobo,ficar boquiaberto;ter o riso amarelo,aprender à sua custa,escarmentar-se,levar uma lição à custa própria;ficar corrido,ficar baço,ficar embatucado com um desengano,ficar com cara à banda,ficar com a cara ao lado,ficar de nariz torcido,ficar a ver navios,ficar com um palmo de cara,ficar aquém da água,ficar com cara de quem chupou limão,ficar com nariz de palmo e meio,ficar a chupar o dedo,ficar às domingas;perder as estribeiras,cair das nuvens,safar-se com o rabo entre as pernas,morder os beiços,dar com as ventas num sendeiro;ver por um canudo,ver por um óculo;pensar que se benze e quebrar o nariz,cair a alma de alguém aos pés,andar de orelhas caídas,ficar cheirando torcida;ficar pintado;ter uma decepção,sofrer uma decepção;desapontar,cortar o voo às esperanças,desesperançar,tirar a esperança de,desesperar,desenganar,desiludir,deixar com um palmo de nariz,desenlevar,frustrar,decepcionar,deixar às escuras,deixar às boas noites,causar desapontamento a,estalar a castanha na boca a alguém;destruir as esperanças de alguém,ceifar as esperanças de alguém,desmentir as esperanças de alguém,crestar as esperanças de alguém,esboroar as esperanças de alguém,derrotar as esperanças de alguém,derrotar a expectativa de alguém;desconcertar,desorientar;mentir,não corresponder às esperanças de;falhar,desfazer em triste desilusão,esmagar sob o peso da realidade.

Advérbio

desapontadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

surriada!.

Frase

A montanha pariu um rato. Nascitur ridiculus mus. Parturient montes;Diis alitur visum. Stupor omnes difixit = o espanto deixou todos imóveis. Lá se foi tudo quanto Marta fiou. Saiu-lhe a porca mal capada.

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção