Sua língua na Internet

 

(sur.pre.en.der)

v.

1. Apanhar (alguém) em flagrante; FLAGRAR [td. : Surpreendeu os meninos fumando no banheiro]

2. Atacar ou assaltar de surpresa [td. : Pretendia surpreender o inimigo (pela retaguarda)]

3. Fazer uma surpresa a [td. : Surpreendeu os fãs com um show em praça pública]

4. Pegar ou atingir (alguém) subitamente [td. : O temporal surpreendeu -me quando sai]

5. Causar assombro, admiração [td. : A habilidade da jovem surpreendeu os juízes: Vindo dele, nada me surpreende.] [tr. + com : Surpreendeu-se com a própria ideia que lhe ocorreu.]

6. Aparecer de maneira inesperada [td. : Surpreendeu o amigo com aquela visita: O ladrão o surpreendeu atrás da casa]

7. Causar espanto, abalo ou admiração [td. : O espetáculo pirotécnico surpreendeu todo mundo] [int. : Sua decisão de viajar sozinho não surpreende]

8. Praticar um ato que representa uma surpresa para (alguém) [td. : Surpreendeu a namorada com um presente maravilhoso]

9. Conseguir, obter (algo) de maneira furtiva [td. : Surpreendeu a carta do amante de sua mulher]

10. Entrever, vislumbrar [td. : Surpreendeu um olhar de dúvida no rosto da esposa.]

[F.: Do fr. surprendre]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Astúcia

Substantivo

picaria,velhacaria,velhacada,solapa,finura,tato,manganilha = artimanha,endrômina,engenhoca,obrepção,versúcia (des.),gíria,cabe,trincafio = manha,raposia,esperteza,jogo,malícia,malignidade,arrebito,ronha = saberete,trampolina,arteirice,tropelia,lanço,redobre,ardil,ardileza,truque,cavilação,engenho,tática,treta,estratégia,estratagema,mutreta,esparrela,cachimanha,sagacidade,perspicácia,nariz,invenção,enrascadela;artifício,ciganice,sonsa,sonsice,destreza,desteridade,sutileza,arte,indústria,alicantina,engano,manobra,contemporização,intenção secreta,impostura,lábia,marralhice,tentativa,golpe,cambalacho,chicana,tramoia,trampolinagem,manobra,obra,ribaldaria,tratantada,empalhação,trapaça,armação,empalmação,escamotação,escamoteação,escamoteagem,esperteza saloia,solércia,traça,manha,socapa,habilidade de finório,matreirice,insídia,ocultação;dissimulação,duplicidade,má fé,o olho vesgo da má fé,trabalho de sapa,rodeios,evasiva,subterfúgios,entressolhos,política,politicalha,maquiavelice,maquiavelismo,aulicismo;falas melífluas,maquinação,gambito,meneio,saca-trapos,trama (plano);evasiva,embuste,embromação,logro,fraude;falcatrua,engodo,trambique,dobrez ou doblez;conto do vigário,ruse de guerre,dolos de guerra,diplomacia,finesse,mentira;tour de force,tricas,travessura,espièglerie,cadena,rede,armadilha;arapuca,cilada,enredo,mexerico,tramoia,negócios de comadre,alcovitice,intrigas;Ulisses,Maquiavel,raposa,zorra = raposa velha e muito sabida,raposo,golpelha (ant.),matuto,judeu,maquiavelista,merlim,finório,alambre,passarinho,astuto,rato pelado,cágado,cala,alicantineiro,treteiro,demo,pássaro bisnau,pássaro de bico amarelo,fistor,rosca,homem de muitos entressolhos,bichaço,meninó,abelha-mestra,socancra,socarrão,malho,embusteiro;diplomata,manobreiro,enredador,intrigante,envolvedor,agulha ferrugenta,miscrador,embrulhador,mexeriqueiro,onzeneiro,sorrelfa,sota,madre Celestina,olhos maganos,nau de espécie,politicão,politiqueiro,politicante;trambiqueiro,golpista,bilontra,cambalacheiro,escroque,falcatrueiro,trampolineiro.

Adjetivo

astucioso,velhaco,velhacaz,velhacão,versuto,pícaro,macaco,fino,astucioso,sorrateiro,velhaco escanado,redobre,astuto,sabido = finório,trincado de malícia,manhoso,gajo,farejador,gírio,enganador,trapaceiro,marralheiro,cacório,solerte,retrincado,maligno,malandro,malicioso,marreco,marraxo,falaz,fraudulento,traiçoeiro,sonso,sonsinho;artificioso,engenhoso,hábil;sutil,raposino,raposeiro,felino,gatesco,gatesgo,vulpino,fingido,dissimulado,pilantra,ressabiado,ressabido,ataimado,taimado,matreiro = tricoso,mangoso,insidioso,socarrão,arteiro,mitrado,iniludível,maquiavélico,maquiavelista,azougado,eruditus artificio simulationis = perito em fingimento,trêfego,fino como coral,beliz,endiabrado,ladino,esperto,sagaz,enganoso,pisa-mansinho,mija-mansinho,sansadorninho;estratégico,diplomático,político,ardiloso,vigarista,estratagemático,cadimo,caviloso,ob-reptício,lagarteiro (pop.),furtivo;enganador;farejador,capcioso,gaio,espertalhão,intrigante,mexeriqueiro,enredador,treitento,maranhoso.

Verbo

ser (astuto e adj.);ser de estrela e beta,ser da breca,ser das pontinhas,ter arte,ter muitos entresseios,ter lábia,ter palavreado,manobrar,astuciar,raposinhar,alcovitar,enredar,mexericar,planear;usar de rodeios,usar de manha;contemporizar,adotar a tática fabiana,reculer pour mieux sauter;dar o gambito,beber azeite,enganar;trambicar,chicanar,empalmar,escamotear,dar golpe,passar a perna,meter das gordas a alguém;tocar os pauzinhos,meter os pauzinhos;dissimular,velhaquear,jogar com pau de dois bicos,saber mais do que as cobras,defender com igual denodo pró e contra,andar com pezinhos de lã;usar de treta,urdir a intriga,intrigar,ter o talento solerte dos velhacos,maquiavelizar,fazer-se saloio,fazer as coisas pela calada,arraposar-se,envelhacar-se,fazer seu jogo,dançar de urso,trabalhar disfarçadamente,fazer jogo com alguém,encandear,colher de emboscada,surpreender;não deixar meter o dedo na boca,ambiguas in vulgum spargere voces,meter os cães na moita e assobiar-lhes de fora,ficar com o santo e a esmola,jogar lanças falsas contra alguém,minar,boicotar,solapar,socavar,mexericar,politicar,enredar,andar à orelha de alguém;meter os cães à nora,meter os cães na vinha,tirar sardinha com a mão do gato,saber de que pé coxeia,saber as linhas com que se cose.

Advérbio

velhacamente e adj.;sorrateiramente,debaixo dos panos,com a mão de gato,à gatesga,de sorrate,com pés de lã,à sorrelfa,pela sonsa,à calada,com refinada sagacidade,com pezinhos de lã,debaixo de mão,por tralhas-malhas = por tralhas ou malhas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Confiar, desconfiando;Mettere la coda dove non va il capo.

Conjunção

Deleite

Substantivo

jocosidade,humor,deleitação,atratividade,suavidade,amenidade,amabilidade,delicadeza,urbanidade,aprazibilidade,benignidade,consideração,apreço,atenção,agrado,favor,generosidade,bondade;divertimento;atração;atraimento,sedução,encanto,fascinação,fascínio,magia,feitiço,deslumbramento;carinho,carícia,beijo,abraço,afeto,amor,amizade,solidariedade,fidelidade,lealdade,aconchego,conforto,paz,tranquilidade;sucesso,êxito,admiração,elogio,respeito;prosperidade,riqueza,segurança,seguridade,garantia,despreocupação;fineza,obséquio,lisonja,palavras de mel,beleza;arte,doces,manjar;maná,alimento celeste,sustento do espírito,maviosidade,doçura,dulcidão,agrado,aprazimento,prazimento,regalo,regalório (prazer físico);mimo;guloseima,gulodice,sauce piquante.

Adjetivo

prazenteiro,prazeroso,aprazerado,agradável,letífico,fruitivo,delicioso,cariciativo,saboroso,saborido,donairoso,inefável,insinuante,insinuativo,fagueiro,desenfadadiço,galante,deleitável,deleitoso,letificante,aprazente,favorito,gozoso,ameno,amorável,alegre;hilariante,hilare (poét.),grato,gostoso,formoso;belo,vistoso,inexprimível,atrativo,atraente,cobiçável,feiticeiro,interessante,suave,mavioso,encantador,de rosas,recreativo,confortável,conchegativo,aprazível,macio,mimoso,namorado,empíreo,paradisíaco,edênico,prazente,abençoado,cordial;providencial,satisfatório,dulcíssimo,dulçoroso,açucarado,doce,dulcífico,dulcíssono,nectáreo;saboroso;engraçado,agridoce,voluptuoso,sensual,orgástico;absorvente,empolgante,sedutor,tentador,esurino,matador,conquistador,embriagador,inebriante,reanimador;fascinador,risonho,encantador,cheio de enlevos,lindo,deslumbrante,ditoso,surpreendente,mágico,cativante,irresistível,ladro,extasiante,arrebatante,que acende êxtase,adorável,seráfico,divino,celeste,celestial,paradisíaco,edênico;simpático,invejável,refrescante,refrigerante,mavioso,terno,enternecedor,brando,delicado,melodioso,fino,suavizante,mitigante,provocante,provocativo,provocatório,antimelancólico.

Verbo

dar prazer,causar prazer,produzir prazer,ministrar prazer,proporcionar prazer,gerar prazer,infundir prazer;agradar,encantar,deliciar,deleitar,letificar,rejubilar,lisonjear,seduzir,contentar;cativar,encadear,apossar-se de,prender,empolgar,absorver,fascinar,prender com feitiços,ser um dos encantos da vida,dar coca,surpreender,enfeitiçar,apetitar,embeiçar,enlevar,encher os olhos,satisfazer,arroubar,transportar,arrebatar,extasiar,atrair de modo irresistível,alhear,entusiasmar,dar um verde a alguém,beatificar,letificar,glorificar,abençoar,abendiçoar,saciar,prazer,aprazer,amenizar,comprazer,adular,prazentear,desapoquentar,bem-aventurar,bem-afortunar,aguçar o paladar;regalar,ser um regalo para o espírito,prender o coração,satisfazer o espírito,recrear,desconfranger,fazer as delícias de,arrebatar os corações,impressionar bem,falar ao coração;fazer gosto,dar gosto;fazer furor,subjugar,ser um gozo para o espírito,seduções,atrair a atenção,inebriar,embelezar,dar no goto,excitar a admiração;prender o coração,subjugar o coração,cativar o coração;embevecer,refrescar,desassombrar,popularizar,desenfear,favorecer,suavizar,desenfastiar,desenevoar,colorir,desanuviar,alegrar,recrear,pascer,regozijar,levar sedução ao espírito de,contentar;captar as simpatias,ganhar as simpatias,atrair as simpatias,aliciar as simpatias;impressionar agradavelmente,alegrar o espírito,apagar a sede,induzir;interessar;granjear afeto,granjear simpatia;prevenir em favor de,formosear,adoçar,emelar,enflorar,ir ao encontro dos desejos de,fazer bem ao coração,estimular (excitar);agradar,dourar a pílula,confeitar,tornar agradável.

Advérbio

prazenteiramente e adj.;ao gosto,ao sabor,ao contentamento,ao paladar de;a gosto,a contentamento,a aprazimento de;molemente;de chupeta.

Provérbio

Interjeição

Frase

Decies repetita placebit.

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção