Sua língua na Internet

 

(noi.te)

sf.

1. Período entre o pôr-do-sol e o amanhecer: Gostava de escrever pela noite afora.

2. Período que vai aproximadamente do pôr-do-sol à meia-noite: Às 10 da noite já está dormindo.

3. Período noturno em que se celebram festividades ou santos: noite de Natal/São João.

4. Ausência de luz solar; escuridão: quando cai a noite.

5. Fig. Vida social noturna: frequentar a noite.

[F.: Do lat. nocte(m)]


Alta noite
1 Quando a noite já está avançada; tarde da noite; noite velha; noite morta.


A noite é uma criança
1 A noite está só começando (ou seja, tem-se toda a noite pela frente para comemorar, curtir etc.).


Da noite para o dia
1 De modo rápido, abrupto e imprevisto; de repente, subitamente; de um dia para outro.


De noite
1 Durante noite, enquanto é noite.


Fazer-se noite
1 Anoitecer.


Noite alta
1 Hora tardia da noite. [Por vezes us. tb. como adv.: em hora adiantada da noite. Equiv. a alta noite]


Noite americana
1 Cin. Efeito de noite em tomada de cena diurna, obtido com o uso de filtros, e/ou com subexposição do filme, e/ou com técnicas de revelação.


Noite cerrada
1 Noite escura, sem luar; noite fechada.


Noite das garrafadas
1 Hist. Bras. A noite de 13 de março de 1831, quando, no Rio de Janeiro, entraram em choque brasileiros que se opunham a Pedro I e portugueses naturalizados que pretendiam saudá-lo em sua volta de Minas Gerais.


Noite de Reis
1 A noite de 6 de janeiro.


Noite fechada
1 Ver Noite cerrada.


Noite dos tempos
1 Tempo remoto, longínquo no passado, sem registros ou lembranças, a não ser míticas e lendárias.


Noite e dia
1 Continuamente e o tempo todo, dia após dia, sem cessar.


Noite morta
1 As horas da noite em que a escuridão é total (ou quase), em que há silêncio, pouca atividade; noite alta.: "Na noite morta o céu resplandece, estrelado./ Em baixo, a confusão negra da casaria. / E eu, contemplando o céu de um veludo azulado, / nem sinto a noite, a noite morta, a noite fria!" (Ribeiro Couto, A frase que se esquece)
2 Em hora avançada da noite; no período em que a noite é escura e quieta; tarde da noite; alta noite: Chegou, noite morta, sem ser visto por ninguém.


Noite velha
1 Ver Alta noite.


Passar a noite
1 Fazer (ação, expressa por verbo) durante toda a noite: Passou a noite estudando.


Passar a noite em
1 Ficar durante toda a noite em (um lugar): Passou a noite no aeroporto.


Passar a noite em branco/claro
1 Ficar acordado durante toda a noite.


Ter senão a noite e o dia
1 Ser extremamente pobre; só ter de seu o dia e a noite


Tarde da noite
1 Em hora avançada da noite.


Trocar a noite pelo dia
1 Passar a noite em claro, sem dormir; ficar acordado durante a noite e dormir ou descansar durante o dia.


Virar a noite
1 Não dormir durante toda a noite; passar a noite em claro.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Tarde

Substantivo

noite,declinar do dia;crepúsculo,o cair da noite,sonoite,pôr do sol,nuvens purpúreas,sol-posto,sol poente,arrebol,rosicler,vésper,véspero,véspera,sobretarde,ave-maria;Ângelus,Trindade,o desmaiar do dia,o toque das avemarias,boca da noite,o anoitecer,noitinha,crepúsculo,lusco-fusco,hora entre a claridade e as trevas,meia-luz,happy hour,tarde de rosas,horas do Ângelus,meia-noite,hora zero,corpos celestes.

Adjetivo

vesperal,vespertino,crepuscular,pós-meridiano,noturno,notívago,lucífugo,tenebroso.

Verbo

ir caindo a tarde,pôr-se o sol,morrer o sol,tramontar o sol,caminhar para o ocaso o sol,lançar sobre a terra os seus derradeiros clarões (o sol),estar baixo o dia,entardecer,clarescurecer (neol.),descer o dia;tingir-se de rubro o céu,apagar-se o brilho do poente,anoitar,anoitecer,noitecer,entenebrecer,escurecer,descerem as trevas;ir já alta a noite,cobrir de trevas,constelar,acenderem-se as lâmpadas do firmamento,estrelar,estrelejar,surgir a estrela vespertina,recamar o céu,librar;pestanejar,tremeluzir;admirar-se a beleza dos poentes;cair a noite lenta e povoada de mistérios;argentar,pratear,palhetar de prata,bordar arabescos de prata (a lua).

Advérbio

vespertinamente,noturnamente,tenebrosamente.;ao pôr do sol,ao cair do sol;ao cair das trevas,ao ar pardo,à tarde,ao lusco-fusco,entre o lobo e o cão,à boca da noite,ao anoitecer,às horas do silêncio,sob a luz das estrelas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nem um ponto de luz piscava na amplidão;De noite, à candeia, a burra parece donzela;De noite todos os gatos são pardos.

Conjunção

Obscuridade

Substantivo

desclaridade,tenebricosidade,obscuração,obscurecimento,obumbração,escuridão,negrume,negridão,negrura,negregura,negror,noite,sombra,caligem,cerração,bulcão,trevas,trevas cimérias,escureza,escuridade,o tétrico da escuridão,véu,manto,falta de luz,ciografia,eclipse,acumulação de nuvens,novilúnio,abicheiro.

Adjetivo

escuro,túrbido,falto de luz,lúgubre,tétrico,sombrio,soturno,assombradiço,obscuro,tenebricoso,negro,preto,tetro,negregoso,tenebroso,trevoso,envolto em reva,enevoado,noctígeno e v.;nublado,lôbrego,cerrado,espesso,fechado,desalumiado,caliginoso,nubloso,umbrátil,umbrático,lúrido (poét.),noturnal,nocticolor,noturno,lucífugo,notívago,sonâmbulo,escuro como breu,nevoento,nevoso,umbroso,umbrífero,opaco,apagado,assombrado e v.;novilunar,cimério (poét.),acampto,cerrado,deslapidado.

Verbo

estar (escuro e adj.);estar de carrancas,absorver a luz;assombrar,ensombrar,enturvar,sombrejar,sombrear,abrumar,obscurecer,escurecer,escurentar (ant.),velar,negrejar,entardecer (o dia),toldar,turvar,turvejar,eclipsar,obumbrar,anoitecer,enoitar,enoitecer,fazer sombra,entrevecer,entrenebrecer,enegrecer,denegrir,abacinar;extinguir-se,apagar a luz;deluzir-se,emborrascar,encarrancar-se,entrenublar-se,encapotar-se,nevoar-se,nublar,enfuscar,entroviscar-se,enevoar,enublar,anuviar.

Advérbio

escuramente e às escuras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Advérbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Provérbio

Interjeição

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjunção

Ignorância

Substantivo

apedeutismo,dessabença,falta de instrução,ignotícia,agnosia,inscícia,insciência,insipiência,desconhecimento,desinformação,incultura,atraso,barbaria,indiferentismo pelas letras,aversão às letras,leiguice;pobreza de faculdades e debilidades de espírito,tabula rasa,raquitismo,curteza,miopia,cegueira,escuridão,necedade,burrice,estupidez,simploriedade;ignorância crassa,ignorância supina,ignorância palmar,inconsciência,desconsciência,incompetência,improficiência,imperícia;simplicidade,noite,sombra,trevas,ignorantismo,obscurantismo,tempos apagados;incógnitas,quantidades desconhecidas;x,y,z,livro fechado,terra incognita;terra virgem,terra inexplorada,terra desconhecida;terra obscurantista;misologia,misossofia;(conhecimentos superficiais): tintura,untura,vislumbre,enfarinhamento,leve tintura,lambujem,lambuzadela,besuntadela,saberete,sombra,laivos,verniz,pincelada;conhecimentos gerais,conhecimentos rudimentares,conhecimentos deficientes,conhecimentos escassos,conhecimentos minguados,conhecimentos imperfeitos;os primeiros rudimentos,prolegômenos,propedêutica,o abc de,o áxis de noções vagas,rudimentos,ensaboadela,prenoção,meia ciência,sabença de orelha,côdea,confusão (incerteza);incapacidade,erudição chocha;(afetação de conhecimentos): afetação,sofomania,pedantaria,pedantismo,empáfia,doutorice,magistralidade,charlatanismo,charlatanice,literatice,letradice,bacharelice,letradura,doutorice,gramatiquice,latinório.

Adjetivo

(ver tb.,ignorante,ignorantão,ignorantaço,ignaro,eigaço,bronco,desalumiado,apedeuta,acéfalo,cego,ineducado,curto,míope,sem luz,reboto,bordalengo,analfabeto,ignaro,tapado,de vista curta,labrego,lorpa,panaca,rude,néscio,estúpido,iliterato,iletrado,imperito,desmiolado,descerebrado;manco,de cabeça oca,profano,profanete,camelino,leigo,desconhecedor,incapaz de compreender coisas elevadas,infamiliar,inconsciente,sáfaro,sáfio,desinformado,ininformado,de água morna,incultivado,indouto,inculto,incompetente,ininstruído,semissábio = quadrupedante,ininiciado;superficial,pouco profundo,atrasado,pouco sólido,raso,verde,perfunctório,ligeiro,vazio,oco,manco,deficiente,escasso,minguado,imperfeito,apagado,de olhos vendados;au bout de son latin,desconhecido,virgem,inusitado,ignoto,incógnito,inexplorado,inédito,inaudito,inobservado,inavegado,insulcado,indevassado,recôndito,que nunca pés humanos romperam;oculto,inexplicado,invisível;misterioso,impérvio nas trevas,tenebroso,trevoso,caliginoso,obscuro,tenebricoso,mergulhado nas trevas da ignorância;obscurantista.

Verbo

ignorar,ser (ignorante e adj.);não saber;não saber nada de,ser jejuno em;não ter ideia,não ter noção ou concepção;não ter a mais remota ideia,não saber quantas pernas tem um o,ser acéfalo,não saber da missa metade,ser homem sem princípios,não enxergar um palmo adiante do nariz,dar coices,escoicear,escoicinhar;jejuar a respeito de,não pescar de,não saber o que fazer de;ver através de vidro escuro,ter venda nos olhos,não pescar palavra de;não entender palavra,não entender patavina de,não entender do riscado;não saber a cartilha,ler mal,estropear,deletrear,soletrar,ressentir-se da ferrugem de seu tempo,reconhecer sua falta de talento = confessar sua inópia;ser leigo em,ser profano em;não saber de que cor é uma coisa,não meter dente,ser falho em,balbuciar,tornar ignorante e adj.;obscurantizar,embrutecer,estupidificar,alarvajar;mumificar,atrofiar,esterilizar a inteligência;pedantear;saber pela rama,ser hóspede em,enfarinhar-se,enlambuzar-se,ter umas lambuzadelas de,falar a lume de palhas,falar por alto,apanhar a dente,entreconhecer;ter lume de,ter algumas luzes,ter cheiro de,ter umas ensaboadelas de;enganar em,arranhar,mascar latim de cozinha,estropear,ignorar,dessaber,permanecer na ignorância,desconhecer,incompreender,desentender,saber de oitiva,saber de dictu.

Advérbio

ignorantemente e adj.;com insciência,às cegas,às escuras;superficialmente,pela rama,ao de leve,incidentemente,de passagem,de oitiva,por alto,materialmente,em branco;eruditonamente.

Provérbio

Interjeição

santa ignorância!.

Frase

Conjunção