Sua língua na Internet

 

(a.ban.do.nar)

v.

1. Ir embora de; DEIXAR [td. : Abandonaram a cidade, após a inundação.]

2. Cessar a convivência com, afastar-se de [td. : Abandonou todos os amigos]

3. Não prosseguir com; DESISTIR; RENUNCIAR [td. : "Escolher um caminho significava abandonar outros." ( Paulo Coelho , Brida) ]

4. Deixar de todo, largar, não querer mais; DESPREZAR [td. : "As mulheres abandonaram (...) as tinas." ( Aluísio Azevedo , O cortiço) ]

5. Deixar só, sem socorro, sem auxílio ou cuidados; DESCUIDAR [td. : Nunca abandonaria os filhos.]

6. Deixar (algo ou alguém) largado em algum lugar. [tda. : Abandonamos o carro na oficina.]

7. Deixar-se levar; ENTREGAR-SE [tdr. : Abandona -se nas mãos do cirurgião.]

[F.: Do fr. abandonner, deriv. da expr. être à bandon 'estar à mercê de'.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ausência

Substantivo

inexistência,vaga,falta,afastamento,não comparecimento,absenteísmo,absentismo,inassiduidade;vazio,vácuo,vacuum,vacuidade,vacatura,tabula rasa,hiato (intervalo),separação,saudades,ermo,deserto,,interrupção,ninguém,ninguém sobre a terra,pessoa alguma,nem uma viv’alma,nenhum mortal,nem uma só pessoa,falta de quorum,nem um sequer.

Adjetivo

ausente,faltoso,impontual,perdido,omisso,que não se encontra em parte alguma,inexistente,retraído,esquivo,vasqueiro,afastado,sumido;vazio,vacante,vago,impreenchido,desocupado,desabitado,despovoado,inabitado,deserto,inóspito,ermo,inabitável,infrequentado,desfrequentado,solitário.

Verbo

ausentar-se,estar (ausente e adj.);estar faltando à,faltar,afastar-se,retirar-se,ir-se embora,abandonar,deixar,partir,conservar-se afastado,olhar de palanque,brilhar pela ausência,primar pela ausência,vender-se caro;não responder à chamada,à revista;não comparecer;vagar,vacar;desabitar,despovoar,ermar,esvaziar.

Advérbio

menos,minus,sem,em parte alguma,em qualquer outra parte,nem aqui nem lá,na falta de,pelas costas,por detrás,fora,à revelia,in absentia.

Provérbio

Interjeição

Frase

Quem não aparece, esquece;Ausências causam esquecimento;Longe dos olhos, longe do coração.

Conjunção

Retirada

Substantivo

fuga,deserção,evacuação,abandono,afastamento,retrocesso,regressão,partida,recuo,fuga (esquivança),debandada.

Adjetivo

retirante,fugitivo,arredio,afastado,lucífugo.

Verbo

retirar-se de,afastar-se,apartar-se,arredar-se,largar,separar-se,deixar,evitar,mudar-se,levantar voo,voltar as costas a,dar para trás,cair fora,deslocar-se,desamparar,fazer-se à vela,ir-se embora,dizer adeus,despedir-se,debandar,levantar o acampamento,fugir de,distanciar-se,pôr-se ao largo,abandonar,desferir voo,desterrar-se,escabrear-se,ausentar-se,desviar-se de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Partida

Substantivo

retirada,ida,saída,decampamento,desocupação,leva,embarque,embarcamento,bota-fora,mudança,abandono,êxito,êxodo,egressão,fuga,hégira;singradura,embicadura,despedida,abraços;embarcadouro,gare,estação,porto,doca,píer;aeroporto,terminal.

Adjetivo

embarcado e v.

Verbo

partir,deixar,ir(-se) embora,ausentar-se,dizer adeus a,despedir-se,separar-se de,deixar os entes queridos,abalar-se,sair,marchar,meter pernas ao caminho,pôr o pé no estribo,afastar-se,iniciar a viagem,seguir viagem,arremessar o cavalo,retirar-se de,abandonar,desocupar,evacuar,quitar,desacampar;cair fora,dar o fora,escafeder-se,dar o pira;levantar o acampamento,levantar o arraial;fazer uma viagem,fazer uma jornada;sair em viagem;embarcar,tomar o trem,pisar as pranchas da barca,desferrar as velas,fazer-se ao mar,sair do porto,tocar à leva;levantar ferro,levantar âncora;ir para bordo,subir a bordo,desancorar,zarpar,sarpar,desatracar,largar o porto,sair do porto,apartar-se de terra,emarar-se,amarar-se,singrar,fazer-se de ou à vela,desgarrar do porto,desaferrar,abalar-se para,arrancar,largar a toda a força de vela,velejar (navegar),lançar-se a nado;voar,voejar,ir ao ar;desprender,desferir voo,soltar voo,levantar voo,alçar voo;decolar,despedir-se,fazer suas despedidas,soluçar um adeus,dizer adeus,trocarem-se as últimas despedidas,despedir-se de amigos.

Advérbio

de pé no estribo,de malas feitas,de foz em fora,pela barra fora,pelo mar afora,mar em fora.

Provérbio

Interjeição

adeus!,au revoir!,boa viagem!,passe bem,passe muito bem!,saúde!,até sempre!,até mais ver!,até à vista! Bye!,Ciao!.

Frase

Conjunção

Rejeição

Substantivo

rechaço,recusa,repulsa,repúdio,repulsão,exclusão,abominação,banimento,proscrição,eliminação,recusa;derrota nas urnas,menosprezo,opugnação;aversão,desprezo,execração,ojeriza,quizila,repelência,asco,nojo,repugnância.

Adjetivo

rejeitado e v.;derrotado,de que se não deve cogitar mais,repulso,repulsor,fora de questão,fora de combate.

Verbo

rejeitar,pôr de lado,repulsar,repelir,repudiar,repugnar,abandonar,desacolher,fazer abstração de,excetuar,excluir,refugar;desamparar,desacompanhar;repudiar,derrotar,enjeitar,menosprezar,desprezar;fazer pouco caso de,desdenhar,excluir,varrer,banir,proscrever;atirar aos ventos,arremessar aos ventos,mandar aos ventos,jogar aos ventos,atirar aos cães;romper,recusar,negar;descartar-se de;pôr de parte,depurar,desapadrinhar,enjeitar.

Advérbio

nem um nem outro,abstração feita de,não.

Provérbio

Interjeição

Frase

Non hoec in federa.

Conjunção

Descostume

Substantivo

desábito,dessuetude,desvezo,exceção,infração,descumprimento,insolência,desuso,vida nova,ressurreição,falta de hábito,infrequência,anormalidade;inexperiência,bisonhice,bisonharia,novidade,novação,inovação,ablactação,desmame,desmama,minoria;contestador,extraterrestre (fig.),astronauta (fig.),alienígena (fig.),outsider.

Adjetivo

desvezado,desacostumado e inábil;novador,invulgar,peregrino,inusitado,desusado,insolente,transgressor,descumpridor,insólito,incrível,extraordinário,impraticado,desafeito,desabusado,novo,contestatório,insueto,bisonho,inexperiente,principiante,novato,novel,anômalo;anormal,infrequente,inopinado,inopino (poét.),fora do usual,pouco exemplar,excepcional,sem precedente;progressista,inovador,revolucionário.

Verbo

estar (desacostumado,descaçado etc. e adj.);ser progressista;desavezar,desacostumar,descostumar,desabituar,descaçar-se,desafazer,desusar;tirar,perder a manha,perder o costume;desaclimar,desaclimatar,desnacionalizar,desarrancar,desarraigar;violar,infringir,transgredir,abandonar,romper com,pôr de parte,calcar aos pés uma prática,calcar aos pés um precedente,calcar aos pés uma praxe;sair do ordinário,sair do sério;abandonar a rota trilhada,mudar de vida,arrepiar carreira,reptar a tradição,ferir o espírito da rotina,desmamar,ablactar,destetar,desaleitar,apartar,desquitar (pop.),cessar,desusar,estar fora de uso;evoluir,progredir,melhorar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Abstenção

Substantivo

esquivança,refreamento,inação;neutralidade;laisser faire,condescendência,anuência. transigência,acomodação;inércia,omissão,mobilismo,indolência,frouxeza,tibieza;fuga,fugida,fugimento,evasão,escapada,escapadela;fugacidade,debandada;retraimento (recuo);partida;rejeição;retirada,estouro (de boiada),arranque,arrancada,arribada,disparo,disparada;parasita,vagabundo,desertor,fugitivo,fugião,fujão,quilombola,mocambeiro,calhambola,mocamau,refugiado,homiziado,emigrado,expatriado,foragido,perseguido.

Adjetivo

fugitivo,fugaz,fugace,fugiente,fujão,fugidio,fuginte,fugidiço,tornilheiro,foragido,prófugo,emigrado,homiziado,fugente,indoméstico,indomesticável,tímido,timorato,bravio,arisco,esquivo,refratário,arredio.

Verbo

abster-se,sobrestar,refrear-se,abnegar-se,subtrair-se,esquivar-se,eludir;transigir,acomodar-se,condescender,imobilizar-se,omitir-se;evitar o trato,refugir,escabrear-se,abrir o pé,aforritar,fugir com o corpo,roubar-se,furtar-se,eximir-se,refugiar-se,homiziar-se,foragir-se,esconder-se,forrar-se,poupar-se,prevenir,poupar,quitar,conservar-se de parte,deixar só;nada ter que ver com,não ter parte,não ter interferência,ser alheio a,arredar-se,fugir a,impedir,atalhar,fugir envergonhado,conservar-se arredio,conservar-se a respeitosa distância,conservar-se fora do caminho,arredar-se do caminho,retrair-se,descartar-se,livrar-se,afastar-se de,fazer víspere = vispar-se,recuar;sumir-se,retirar-se,abalar,estourar,moscar,desarvorar-se (fam.),fazer ablativo de viagem,ir de batida,virar de querena;passar o pé,passar as palhetas;bater a plumagem,azular,desaparecer,escapulir(-se),descampar,raspar-se,pôr-se na pireza (pop.),pirar-se (pop.),evaporar(-se),ir-se rebolindo,pisgar-se,safar-se,mandar-se,bater as asas,despedir os passos de um lugar,escafeder-se (burl.);tingar-se,escapar,ir de fugida;ir(-se) embora,bater em retirada,puxar a carroça,ir em retirada;debandar,dispersar-se,cair fora,dar o fora,dar o pira,dar no pé,bater asas,dar às asas,dar(-se) aos calcanhares,arrancar-se,desunhar-se,pôr-se ao fresco,ir de abalada,passar sebo nas canelas,pôr sebo nas canelas,virar as costas,fazer à vela,fazer de vela,ir em debandada,mostrar as costas ao inimigo,escapar pela malha,desertar,lançar-se a monte,meter a cara no mundo,meter o pé no mundo,lançar-se com o inimigo,departir-se,desbandar,escamalhoar-se,escamugir-se,desabelhar,escorcemelar-se,escucir-se,dar às de vila-diogo,tomar as de vila-diogo,dar às trancas,safar-se,esgueirar-se,pildar (pleb.),largar-se,largar terra para favas,ir-se embora,ir-se puxando,levantar o voo,dar às pernas,ausentar-se,escamar-se (pop.),fazer-se à malta,pôr-se a andar,evadir-se,rodar sobre os calcanhares;dar à canela,dar às pernas,dar às gâmbias,sair furtivamente,despedir-se em latim,despedir-se à francesa,sair à francesa,sesmar,levantar acampamento,separar-se,descampar,escapar;ir-se embora;abandonar;rejeitar;mostrar as ferraduras,mostrar bonito par de calcanhares,fazer volta-cara.

Advérbio

fugitivamente e adj.;com receio de que,em fuga;de ou em rota batida.

Provérbio

Interjeição

fuga!,salve-se quem puder!,arreda!,pernas,para que te quero?!,o diabo leve os que vêm atrás!.

Frase

:Après moi le déluge.

Conjunção

Desamparo

Substantivo

repúdio,quitamento,abandono,desarrimo,orfandade,orfanato,derrelição,desproteção,deserção,defecção,evacuação,retirada,desistência,arrependimento,cessão,abdicação,renúncia,interrupção,suspensão,eclipse,variedade,mutação,inconstância,volubilidade,variabilidade;infidelidade,deslealdade,desapego,desinteresse,impersistência,inassiduidade,inatividade;indiferença,descaso,desleixo,desamor,desatenção,negligência,indiligência,displicência,incúria;esmorecimento,desalento,desânimo;desmaio,desfalecimento,cansaço,entibiamento,abatimento;relaxamento,distração,apatia,desmazelo;descontinuação;retratação;resignação;descostume;desuso.

Adjetivo

abandonado e relegado ao abandono,votado ao abandono,perdido,esquecido,derrelito,desabitado,inabitado;negligenciado,descuidado,desleixado,esmorecido,desalentado,desanimado,esvaecido,abatido e v.;desistente,imperseverante,inconstante,variado,variável,desleal,infiel,negligente,displicente,relapso,irresponsável;abalável,mudável,cansável,fraco,quebrantável,vencível,preguiçoso;domável,pouco esforçado,indiferente,apático,inerte,abúlico;conquistável,volúvel.

Verbo

abandonar,largar,largar de mão,relegar ao abandono,enjeitar,desseguir,abrir mão de,preterir,repudiar,deixar,dizer adeus a,despedir-se de,cortar por si,retirar-se de,largar,largar por mão de;lançar a monte,à margem,ao almargem;levantar mão de,renunciar (resignar);desabrir,pôr de banda,desvaler,deixar à revelia;deixar às trevas,às escuras,às boas noites;deixar barcos e redes,desprezar tudo,desacompanhar,atirar ao mundo,quitar,desaproveitar;desauxiliar,desarrimar,desamparar,desproteger,dessocorrer,descuidar,desleixar,neglicenciar,pôr um paradeiro a (cessar);tornar livre,desenlaçar,desenvencilhar-se de,lavar as mãos,mudar de assunto,não tratar de,desertar,nolle prosequi,deixar de acudir;ser (abandonado e adj.);ficar para um canto,ficar para ali,andar à matroca,ficar ao Deus dará;desistir,pôr de lado,cessar de,ser (inconstante e adj.);variar,não continuar,não prosseguir,abster-se de,renunciar,renuir,abdicar,reconsiderar,anular,revogar,ab-rogar;esmorecer,desanimar-se,perder o entusiasmo,entibiar-se,desalentar-se;afrouxar,relaxar,esvaecer-se a energia,abater-se,desentesar-se,desinteressar-se,desapegar-se.

Advérbio

abandonadamente e adj.;ao abandono,à mercê,ao capricho de,ao arbítrio de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desuso

Substantivo

abstenção,abstinência,abandono;falta de hábito,desábito,infrequência,descostume;mortório,esquecimento,omissão,negligência,caducidade;arcaísmo,obsolescência,prescrição;.

Adjetivo

desusado,impraticado,inusitado,fora de moda,démodé,desempregado;desaplicado,respeitado,virgem,não trilhado,não palmilhado,não tocado,não colhido,não explorado,não experimentado,que não disse ao que veio,pouco necessário,inútil;obsoleto (antiquado).

Verbo

desusar,não usar,reter intato,passar sem,dispensar,dar de mão,não tocar,abster-se,privar-se de,abnegar,poupar,prescindir de,desistir de,abrir mão de,cessar de,não atender a,desprezar,pôr de lado,abandonar;ficar de reserva,reservar,arquivar,pôr de parte,desfazer-se de,despojar-se de,retirar do uso,descartar,suprimir;rejeitar,desaproveitar,preterir,proscrever,abolir,perder,despedir-se de;destruir,atirar aos cães,atirar ao vento,renunciar,descurar;desmastrear (inutilizar),antiquar;envelhecer;cair em desuso,obsoletar,sair da moda,tornar-se arcaico;deixar de estar no gosto do dia,jazer;ficar inaproveitado;ficar em mortório.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Resignação

Substantivo

retirada,abdicação,demissão,renúncia,renunciação,desistência,abandono,acomodação,conformidade,conformação,pacatez;abjuração,perjúrio,retratação,abrenunciação,abstenção.

Adjetivo

abdicante,renunciante e v.;resignatário,resignante,abjurante,abjurador,abjuratário,abdicável,abdicatório,demissionário.

Verbo

resignar,renunciar,abrir mão de,desistir de,não fazer questão de,abandonar,abdicar,abrenunciar;resignar-se,acomodar-se,não reagir,aceitar,submeter-se,oferecer sua renúncia,apresentar sua renúncia;despir a régia púrpura;encostar o bastão,encostar a vara;exonerar-se,demitir-se,pedir as contas,riscar-se,excluir-se,depor sua renúncia nas mãos de,abjurar,perjurar,retratar,lançar o hábito às urtigas,desfradar-se,desabatinar-se,despadrar-se,quebrar a fé,lançar sua exoneração aos pés de,desligar-se de seu compromisso,dar baixa,renegar (negar);ab-rogar;desertar,;ver-se livre de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Abandono

Substantivo

renúncia,expropriação,relinquição,cedimento,cedência,cessão,larga,quitação,descarte,desocupação,evacuação,resignação;alienação,tomada,entrega,enjeitado,enjeitamento.

Adjetivo

abandonado e v,derelicto;derrelito,não colhido,sem dono,devoluto;inaproveitado.

Verbo

abandonar,largar,desasir,ceder,relinquir,abrir mão,desistir,abdicar,enjeitar,deixar escapar,entregar,desempunhar,deixar,desempalmar,desempolgar,renunciar ao direito de propriedade,dispor de,privar-se de,pôr de parte,pôr no arquivo (desus.);desapoderar-se,desapropriar-se,desapossar-se,quitar,desocupar,deixar devoluto,desfazer-se de;largar,relegar ao abandono;desabitar,retirar-se de,evacuar,livrar-se de,exonerar-se,desembaraçar-se de,aliviar-se de,descartar-se de,desempolgar,desagarrar,lavar as mãos de,deixar em terra;atirar fora,jogar fora,arremessar fora,atirar ao mar,atirar aos ventos;dar aos porcos,dar aos cães;abandonar a presa.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reclusão

Substantivo

clausura,ermitania,cenobismo,cenobitismo,beguinaria = vida claustral,segregação,insociabilidade,emparedamente,encerramento,recolhimento,retraimento,esquivança,esquivez,insulamento,inospitabilidade,incomunicabilidade,dissociabilidade,misantropia,antropofobia,rusticação,isolamento,apartamento,penumbra,retiro,secesso (p. us.),nicho = lugar afastado,rus in urbe = campo na cidade,ermo,soledade,desporto (ant.),retiro,retirada,retiramento,andurriais,solidão,encerro,exílio voluntário,Tebaida,cela,ermida,eremitério,eremitório,convento;sanctum sanctorum (= santo dos santos) = um lugar totalmente inviolável,intermúndio,refúgio,rincão,recanto,cenóbio,desterro,degredo,exclusão,excomunhão,banimento,petalismo,ostracismo,proscrição,despovoamento,deserção,desolação,deserto;vida eremítica,vida concentrada;despego das coisas mundanas,desprezo das coisas mundanas,desapego,desprendimento,eremita,eremícola,cirita,anacoreta,solitário,monge,eremitão,cenobita,Simão Estelita,troglodita,Timon de Atenas,recoleto,ruralista,bufo,discípulo de Zimerman,Diógenes,morcego (burl.),exilado,proscrito,pária,mágico,mocambo,bicho do mato,matuto,misantropo,antropófobo,taciturno,mocho (fig.),noitibó (fig.),urso (fig.),emigrado.

Adjetivo

recluso,sequestrado,anacorético,cenobítico,sozinho,apartado,afastado da convivência,solitário,arredio,esquivo,esquivoso,afastado,arisco,separado,sequestrado do mundo,recolhido,recluso,encantonado,incomunicável;retraído,só,isolado,esgueiriço,insocial,insociável,esquecido dos homens,intratável,dissociável,inacessível,inabordável,fugitivo,inconversável,desconversável,tarasco,avesso à convivência,antisocial,borralheiro,eremítico,inospitaleiro,desagasalhoso,inóspito,capucho,misantropo,que vive retirado do trato,solífugo,notívago,abandonado,sem-lar;infrequentado,despovoado,desabitado,inabitado,retirado,afastado,inabitável,ermo,banido,êxule,proscrito,derelito,degredado,foragido,forasteiro,segregatício.

Verbo

viver (segregado e adj.);viver vida retirada,sepultar-se em vida,cerrar-se a todo o trato,afastar-se do trato com,conservar-se na obscuridade,isolar-se,acantoar-se,encantoar-se,encerrar-se,encantonar-se,encovar-se,engaiolar-se,emparedar-se,enconchar-se,encorujar-se,meter-se na concha,amortalhar-se,renunciar ao mundo,fugir à convivência,retirar-se da sociedade,insular-se;retirar-se do trato social,sequestrar-se,reconcentrar-se;esquecer,morrer para o mundo;evitar a convivência = arrincoar-se,furtar-se aos amigos,deixar o século,encelar-se,andar arredio,retraçar-se,recolher-se,fugir à vida mundana,recolher-se a bom viver,amochar-se,meter-se numa redoma,pôr-se numa redoma,enredomar-se,retirar-se à vida privada;despregar-se da sociedade,separar-se da sociedade,desquitar-se da sociedade;retirar-se do mundo,tornar-se incomunicável,incomunicabilizar-se,retrair-se,segregar-se da comunhão humana,viver numa Tebaida,estar às moscas,ser pouco frequentador,roubar-se ao mundo,não querer negócio com os homens,aposentar-se,pregar-se em casa,viver como um corpo estranho,professar em mosteiro;tomar o véu,tomar o hábito;abandonar;sepultar-se num claustro,recolher-se a um convento,abraçar a vida monacal,encelar-se,enclausurar-se,enclaustrar-se,recusar-se (desus.),guardar clausura perpétua,excomungar,exilar,banir,proscrever,expatriar,desterrar,exular,foragir-se,despovoar,ermar,desabitar,devastar,despopular,desacolher.

Advérbio

reclusamente e adj.;à monsiura = à moda francesa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Noli me tangere;não me toque (palavras de Jesus, para evitar que Maria Madalena o tocasse no encontro que tiveram após a ressureição do nazareno),I want to be alone,eu quero ficar sozinha (Frase que teria sido dita pela atriz Greta Garbo).

Conjunção

Transgressão

Substantivo

abandono do dever,falta;pecado;inobservância;inexecução,negligência,impontualidade,relaxo,desídia;infração,desobediência,violação,quebrantamento,cábula,quebra,quebramento,contravenção,falha,letra morta = escrito ou preceito que perdeu o valor ou a validade;impunidade.

Adjetivo

mau ao dever,contrário ao dever,transgressor,negligente,relaxado 460;desidioso,cabuloso,displicente,descuidado,desatento.

Verbo

ser (relaxado e adj.);tornar-se frouxo no cumprimento de seus deveres,desviar-se do dever = esquerdar,abandonar o seu posto,relaxar-se,não levar a sério os seus deveres,violar,traspassar = transgredir,contravir,infringir,não cumprir (ordem,lei,etc.),prevaricar;pôr de parte,sonegar,calcar aos pés,fazer pouco em,negligenciar;abandonar,repudiar,lavar as mãos,escapar,chamar às contas (desaprovar);abandonar o barco (pop.),correr da raia,fugir da raia (pop.);deixar impune,ficar impune.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desprezo

Substantivo

reprovação,falta de apreço,desdém,desfavor,descaso,menosprezo,malbarato,depreciação,indiferentismo,menoscabo,pouco-caso ou nenhum caso,repulsa,preterição,ofensa,despego,desapego,desapreço,desinteresse,desconsideração,desestima,esquivança,desamor,descarinho,desafeição,(monstruosa) indiferença,frigidez,frieza,displicência,criminoso esquecimento,abandono,atropelo,postergação,objeto de riso e de mofa;escarninho,escárnio;gestos escarninhos,acanalhados;sorriso de desprezo (desrespeito).

Adjetivo

desdenhador,menosprezador,despiciente,insultuoso,ofensivo,arrogante,orgulhoso,soberbo,cínico,derrisório,contumelioso;reles,muito ordinário,desprezável,desprezível,desimportante,insignificante,baixo,vilão,nojento,repugnante,despiciendo,digno de piedade,contemptível,não importante;calcado aos pés,inaceitável,não invejado,indesejável,asqueroso,engulhoso,sujo;abjeto;pequeno,imoral;desprezativo.

Verbo

desprezar,abasmar (ant.),abandonar,renegar,desdenhar,menoscabar,atropelar,mascabar;olhar com desprezo,tratar com desprezo;escorraçar,escornar,escornear,escornichar;fazer caso de alguma coisa como da lama da rua;não fazer caso se,transcurar,descurar,deszelar,esquecer-se de,não fazer caso nem cabedal de,espezinhar,conculcar,ter em pouca ou nenhuma conta,desadorar,não levar em conta,zingrar;tratar com indiferença,tratar com frieza;não dar importância,não ligar importância;olhar de lado,olhar de soslaio;pisar com indiferença,engolir,sopear,calcar aos pés,acalcanhar,apisoar,depreciar,atropelar,mofar,renegar,sobpor,pospor,sotopor,perpassar = postergar,preterir,pretermitir,desatender;pôr de banda,pôr de lado,pôr de parte;pôr para escanteio;deixar cair no chão,deixar cair no esquecimento;votar ao desprezo,votar ao abandono;relegar ao plano das coisas inúteis,deixar rolar no resvaladouro da indiferença,tripudiar sobre,vilipendiar,passar por alguma coisa como sem importância,atirar ao limbo;levar ao ostracismo,deixar no ostracismo;tratar sem respeito nem consideração,repulsar,torcer o rosto,torcer o nariz;virar a cara para alguém,voltar as costas,virar as costas;cortar pela honra,deprimir,passar por cima de (negligenciar);dar de rosto a alguém,deitar para um canto,refugar,depreciar;descontar,prescindir de,sacrificar;tratar com desprezo,olhar alguém por cima dos ombros;estimar em nada,ter em nada;sacudir o pó do sapato ao pé de alguém,sacudir os ombros,rasgar,atirar aos ventos;mandar à fava,mandar à tábua;mandar bugiar,mandar catar coquinho,não dar importância,fazer gato sapato de,meter na roda,enjeitar;ser (desprezado e adj.);ficar para um canto,pregar no deserto,baixar de importância,perder o valimento;cair no ostracismo (fig.).

Advérbio

desdenhosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

vá à fava!,vá bugiar!,vá à tabua!,uxte!,chiça!,fu!,cebolório!,irra!,passa fora! xô! vá catar coquinho! vá à merda (chulo!)! vá se ferrar! dane-se!.

Frase

Conjunção