Sua língua na Internet

 

(es.que.cer)

v.

1. Perder da memória, da lembrança (alguém ou algo); não (se) lembrar; OLVIDAR [td. : Nunca esqueci o meu primeiro amor: "Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra" ( Carlos Drummond de Andrade , "No meio do caminho") ] [int. : Viajou para esquecer] [tr. + de : Não (me) esqueço da minha primeira boneca]

2. Distrair-se de; ignorar temporariamente, não atentar para [td. : O presidente esqueceu o protocolo e aproximou-se da multidão.]

3. Ser omitido; não ser mencionado por descuido ou por falta de atenção [int. : Esqueceram muitos nomes da lista]

4. Descuidar(-se), distrair(-se) [tr. + de : Andava rápido, sem (se) esquecer de sorrir para os conhecidos]

5. Perder a ciência, o conhecimento ou a habilidade adquiridos [td. : Esqueceram a própria língua] [td. + de : Esqueceu -se do piano]

6. Não pensar em, não se ligar em (algo, ou o que quer que seja) por estar absorto, embevecido etc., ou por não querer se aborrecer [td. : Começa a ler e esquece tudo.] [tr. + de : Ficou olhando a paisagem e (se) esqueceu até de comer.: Esqueceu (-se) de fazer o dever de casa.]

7. P.us. Ficar dormente; perder a sensibilidade [int. ]

8. Deixar (algo) em algum lugar por desatenção [td. tda. : Foi almoçar em casa e esqueceu o garda-chuva (no escritório).]

9. Não levar em consideração, desprezar [td. : Esqueceu os conselhos do pai e acabou se dando mal.]

10. Desistir, ou nem tentar [int. : Empregar o Mário? Esquece, ele só vai lhe dar aborrecimentos;]

[F.: Do lat. excadescere, frequentativo de excadere.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Deficiência

Substantivo

escassez,desprovimento,exiguidade,parcimônia,míngua,privação,inópia,carência,insuficiência;falha,lacuna,omissão,falta,silêncio,defeito,buraco,estacionamento;imperfeição;precariedade,senão,imaturidade,vacuidade,inanidade;defeito,deficit,desfalque,omissão,supressão,caret,intervalo;sinalefa,elisão,inacabamento;vácuo,solução de continuidade;oco,vazio,croca,falha.

Adjetivo

deficiente,incompleto,interminado,inacabado,mútilo (poét.),mutilado,lascado,manco,imperfeito,precário;semipleno,incompletado;defectivo,defeituoso;deficitário,restrito,falho,magro,lacunar,lacunoso,superficial,perfunctório,em falta,em atraso,desprovido de,pobre de,despido de,falto de,diminuto,esboçado,cru;vazio,inane,decepado,truncado,negligenciado,postergado,desprovido,desfalcado,desfalcado & v.;em andamento,em construção,em preparo,em agraço,por encher.

Verbo

estar incompleto,não atingir a meta;demear,carecer,mancar,faltar,escassear;negligenciar;omitir,suprimir,cancelar,desfalcar,desprover,rarear,truncar,esquecer,preterir,passar em claro,abstrair-se de,esvaziar,vazar o conteúdo,esgotar,exaurir,ficar em meio,ficar por concluir,faltar pouco,despejar,pôr de parte,prescindir-se de,dispensar,refugar,desprezar,eliminar,expulsar,desalistar,segregar;passar por cima,pretermitir,sotopor,postergar,deitar fora,largar de mão,pular,glosar,cortar,tesourar,excetuar;passar em silêncio,passar em claro;deixar no tinteiro;capinar,esgaraminhar,mondar,comer.

Advérbio

incompletamente,deficientemente,interminadamente,inacabadamente,imperfeitamente,imerfeitamente & adj.;por partes,a retalho,às migalhas,por prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Negligência

Substantivo

ignávia,imprevidência,imprevisão,falta de cuidado,descuido,incuriosidade,desleixo,deleixo,deleixação,deleixamento,frialdade,des caso,imprecaução,falta,falha,preterição,paralipse,desídia,desmazelo,indiligência,invigilância,relaxação,relaxamento,acídia,preguiça,segnícia ou segnície,abandono;inércia,apatia,assinergia,ócio,inação,descompostura,preguiça,indiscrição,indolência,inatividade;ronçaria,roncice,relaxo,desatenção;nonchalance (insensibilidade);laissez-faire,laissez-aller,laissez-passer;lapso,imprudência,indiferença;desalinho (desordem),relaxidão,desmazelo,sujidade;improvidência;inacabamento;inexatidão (erro);bagateleiro,rascão,rascoeiro,desmanchadão,atamancador,sarrafaçal,desmazelado,sebentão;zaranza,cabeça de vento.

Adjetivo

descuidoso,negligente,invigilante,apático,napeiro,descuidado,desaplicado,incurioso,descurioso,desleixado,desmazelado,esmalmado (pleb.),desmedrado,remisso,ignávio,indolente,indiligente,vagaroso;malhadiço,irrefletido,irreflexo,incauto,falho,omisso,ralaço,relaxado,relaxo,relapso;inconsiderado,levantadiço,imponderado,bagateleiro,inconsulto,incircunspecto,imprevidente,imprudente,desacautelado,desapercebido,imprecatado,desprevenido;tardio,serôdio,inativo;inatento;insouciant,desapressado,indiferente;desalinhado (desordenado);sujo;inexato;imprevidente;frouxo,tíbio,friacho,perfunctório,passageiro,superficial,atalhoado,negligenciado e v.;de banda.

Verbo

ser negligente,tornar-se negligente;não tomar cuidado de,deszelar,negligenciar,desleixar-se,tratar com negligência,deixar correr,deixar correr à revelia,deixar correr o marfim,desvigiar,descurar de,não tratar de,transcurar,esquecer-se de,desmazelar-se,desprecatar-se,desacautelar-se,descuidar-se de,descumprir,tornar-se negligente,não ter cuidado em;apatizar-se,adormecer na ociosidade,fazer as coisas pela metade,deixar escapar,dormir no ponto,omitir-se,pôr de parte,perder de vista,desdenhar,suprimir,omitir,preterir,pular,desatender,postergar,sotopor,subpor,esquivar-se,eximir-se,evitar,roncear,desatentar;não tomar em consideração,não tomar no devido apreço;fazer às cegas,fazer às tontas;encolher os ombros,não prestar a devida atenção,dar por paus e por pedras;vacilar,tratar com desprezo;brincar,zombar de,passar ligeiramente sobre,tocar de leve a superfície,olhar de relance;cair em falta,passar em claro,passar em silêncio,pretermitir,saltar por cima de,falhar,fechar os olhos,fazer ouvidos de mercador,ter os ouvidos abetumados,ler a saltar,saltar,não se incomodar com,deixar aos cuidados de alguém,esquecer;ter seus cochilões,dormir,ficar de braços cruzados,atabalhoar,atamancar,atacoar,fazer mal e com precipitação.

Advérbio

negligentemente e adj.;nas coxas,de qualquer maneira,sem cuidado,sem reflexão;de caminho,abstração feita,por alto,de fugida,de leve,ao de leve,com (desleixo e subst.);pro derelicto,ao desbarato,desbaratadamente,à bambalhona = toscamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Esquecimento

Substantivo

deslembrança,desmemória,olvido,oblívio,lapso,obliteração;descaso,insensibilidade,indiferença pelas coisas do passado;mortório;memória fraca,memória claudicante,memória infeliz,memória traiçoeira,memória de galo,memória ingrata,memória falível,memória apagada;fracasso da memória,obliteração da memória,abstração da memória,alheamento da memória,lapso da memória;o rio do esquecimento,Letes,amnésia,o desmemoriado de Colegno,cabeça de coco.

Adjetivo

esquecido,olvidado;imêmore (poét.),imemorado,deslembrado,sepultado nas cinzas de longo esquecimento,passado,remoto,perdido na noite dos tempos,sepultado no olvido,descuidado,insensível,mergulhado no esquecimento,desmemoriado,esquecível,esquecediço,oblivioso,destrutível,extinguível,apagadiço,apagável,escurecível,olvidável,obliviscendo,delével,inevocável,leteano,amnéstico,oblivial = que produz esquecimento.

Verbo

esquecer,olvidar,ser (esquecido e adj.);deslembrar,cair no esquecimento,mergulhar no esquecimento;ter (memória fraca e subst.);perder da memória,passar de memória,entrar por um ouvido e sair por outro,não saber já,estar remoto de,escrever na areia,não saber a quantas anda,cair da memória,estar morto na memória de,estar em mortório na memória,pôr no rol do esquecimento;deitar no esquecimento,pôr no esquecimento;desmemoriar;votar ao esquecimento,dar ao esquecimento;varrer da mente,lançar um véu sobre,escurecer,passar uma coisa por alto,deitar uma coisa para trás das costas,estar na ponta da língua,delir da memória;escapar da memória,fugir da memória,desaparecer da memória,apagar-se da memória,dissipar-se da memória,escorregar da memória,morrer da memória de alguém,deixar à sepultura o passado,apagar-se nas brumas da memória,diluir-se no sonho e no esquecimento,escapar;consignar ao esquecimento,consignar ao túmulo dos Capuletos,pôr no limbo,não cogitar mais de,desaprender,riscar,desaparecer no esquecimento,ficar no tinteiro,cair no olvido,ficar na penumbra,fazer esquecer,obliterar,amnesiar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Non mi recordo.

Conjunção

Tolerância

Substantivo

lenidade,leniência,suavidade,cordura,prudência,moderação,brandura,doçura,equanimidade,liberalidade,magnanimidade,benignidade,misericórdia,ultralliberalismo,liberalismo,epíquea,remissão,indulgência,mansuetude,complacência,indulgência,condescendência,transigência,pluralismo,coexistência,abertura,bom acolhimento,graça,serenidade,quartel,favor,mercê,contemplação,clemência;tolerabilidade,suportabilidade;misericórdia inexausta,misericórdia inexaurível;moderação;benefício,obrigação,moderantismo,tolerantismo;antidespotismo,relaxista,pai da vida (fam.).

Adjetivo

tolerante,transigente,complacente,condescendente,indulgente,benigno,antidespótico,agatoide,obsequioso,clemente;magnânimo,generoso,liberal,ultraliberal,avançado,leniente,equânime,moderado;reto,imparcial,temperado,suave,brando,manso,doce,misericordioso,desopressor,monarcômaco,repúblico,republicano,legal.

Verbo

tolerar,ser (tolerante e adj.);moderar,ser poder moderador,ter ideias avançadas,praticar a tolerância,ser favorável à liberdade política e civil,ter nobreza de sentimentos,transigir,fazer da tolerância a fórmula solucionadora da última instância,condescender;governar com tolerância e sabedoria,governar ex bono et æquo,tolerar;esquecer,indultar,perdoar,fechar os olhos,deixar passar,remitir o rigor,usar de epíquea,aliviar,desoprimir,desobrigar,fazer vista grossa,permitir,suportar,indulgenciar,relevar,dar quartel,dar trégua;reportar,moderar;relaxar,atenuar,desopressar,desoprimir,poupar,levar a sua condescendência ao ponto de,ver as coisas com os olhos da tolerância;comedir-se,refrear-se,não exorbitar.

Advérbio

tolerantemente e sem pau nem pedra,com largueza de vistas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reclusão

Substantivo

clausura,ermitania,cenobismo,cenobitismo,beguinaria = vida claustral,segregação,insociabilidade,emparedamente,encerramento,recolhimento,retraimento,esquivança,esquivez,insulamento,inospitabilidade,incomunicabilidade,dissociabilidade,misantropia,antropofobia,rusticação,isolamento,apartamento,penumbra,retiro,secesso (p. us.),nicho = lugar afastado,rus in urbe = campo na cidade,ermo,soledade,desporto (ant.),retiro,retirada,retiramento,andurriais,solidão,encerro,exílio voluntário,Tebaida,cela,ermida,eremitério,eremitório,convento;sanctum sanctorum (= santo dos santos) = um lugar totalmente inviolável,intermúndio,refúgio,rincão,recanto,cenóbio,desterro,degredo,exclusão,excomunhão,banimento,petalismo,ostracismo,proscrição,despovoamento,deserção,desolação,deserto;vida eremítica,vida concentrada;despego das coisas mundanas,desprezo das coisas mundanas,desapego,desprendimento,eremita,eremícola,cirita,anacoreta,solitário,monge,eremitão,cenobita,Simão Estelita,troglodita,Timon de Atenas,recoleto,ruralista,bufo,discípulo de Zimerman,Diógenes,morcego (burl.),exilado,proscrito,pária,mágico,mocambo,bicho do mato,matuto,misantropo,antropófobo,taciturno,mocho (fig.),noitibó (fig.),urso (fig.),emigrado.

Adjetivo

recluso,sequestrado,anacorético,cenobítico,sozinho,apartado,afastado da convivência,solitário,arredio,esquivo,esquivoso,afastado,arisco,separado,sequestrado do mundo,recolhido,recluso,encantonado,incomunicável;retraído,só,isolado,esgueiriço,insocial,insociável,esquecido dos homens,intratável,dissociável,inacessível,inabordável,fugitivo,inconversável,desconversável,tarasco,avesso à convivência,antisocial,borralheiro,eremítico,inospitaleiro,desagasalhoso,inóspito,capucho,misantropo,que vive retirado do trato,solífugo,notívago,abandonado,sem-lar;infrequentado,despovoado,desabitado,inabitado,retirado,afastado,inabitável,ermo,banido,êxule,proscrito,derelito,degredado,foragido,forasteiro,segregatício.

Verbo

viver (segregado e adj.);viver vida retirada,sepultar-se em vida,cerrar-se a todo o trato,afastar-se do trato com,conservar-se na obscuridade,isolar-se,acantoar-se,encantoar-se,encerrar-se,encantonar-se,encovar-se,engaiolar-se,emparedar-se,enconchar-se,encorujar-se,meter-se na concha,amortalhar-se,renunciar ao mundo,fugir à convivência,retirar-se da sociedade,insular-se;retirar-se do trato social,sequestrar-se,reconcentrar-se;esquecer,morrer para o mundo;evitar a convivência = arrincoar-se,furtar-se aos amigos,deixar o século,encelar-se,andar arredio,retraçar-se,recolher-se,fugir à vida mundana,recolher-se a bom viver,amochar-se,meter-se numa redoma,pôr-se numa redoma,enredomar-se,retirar-se à vida privada;despregar-se da sociedade,separar-se da sociedade,desquitar-se da sociedade;retirar-se do mundo,tornar-se incomunicável,incomunicabilizar-se,retrair-se,segregar-se da comunhão humana,viver numa Tebaida,estar às moscas,ser pouco frequentador,roubar-se ao mundo,não querer negócio com os homens,aposentar-se,pregar-se em casa,viver como um corpo estranho,professar em mosteiro;tomar o véu,tomar o hábito;abandonar;sepultar-se num claustro,recolher-se a um convento,abraçar a vida monacal,encelar-se,enclausurar-se,enclaustrar-se,recusar-se (desus.),guardar clausura perpétua,excomungar,exilar,banir,proscrever,expatriar,desterrar,exular,foragir-se,despovoar,ermar,desabitar,devastar,despopular,desacolher.

Advérbio

reclusamente e adj.;à monsiura = à moda francesa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Noli me tangere;não me toque (palavras de Jesus, para evitar que Maria Madalena o tocasse no encontro que tiveram após a ressureição do nazareno),I want to be alone,eu quero ficar sozinha (Frase que teria sido dita pela atriz Greta Garbo).

Conjunção

Perdão

Substantivo

condonação,remissão de culpas,graça,mercê,absolvição,resgate,quitação,anistia,indulto,o sono das leis,esquecimento,indulgência,venialidade,misericórdia,amã,rasoura,amplitude animi = grandeza d’alma,nobreza de coração,comutação,conciliação,reconciliação (pacificação);propiciação,desculpa,escusa,justificação,indenidade,bill de indenidade,exculpação;longanimidade,placabilidade,generosidade,magnanimidade,nímia indulgência,facilidade em esquecer,moleza,molícia,molúria,amantium iræ amoris integratio est = brigas de namorados,amores renovados (+-),locus penitentiae,anistiado,perdoado,indultado,indultário,passa-culpas.

Adjetivo

perdoador e v.;remissivo,conciliador,conciliatório,indulgente,longânime,magnânimo,tolerante,equânime,placável,desculpável,perdoável,venial,conciliável,remissível,tolerável,esquecível,perdoado e v.;inulto,invingado,impune,reconciliativo.

Verbo

perdoar,remitir,condonar,esquecer,remir,pôr no rol do esquecimento,não pensar mais em,não guardar ressaibo da injúria,não guardar mágoa(s),entregar ao silêncio,correr uma esponja sobre,desculpar,prelevar,justificar,relevar,tolerar,indulgenciar,passar por alguma culpa a alguém,relaxar,atenuar,comutar;não ter ressentimentos;passar uma borracha sobre;deixar cair no esquecimento. desexcomungar,descomungar,alçar a excomunhão,absolver,impronunciar,anistiar,indultar,deixar impune,dispensar,negligenciar;apertar a mão a,engolir a afronta,pedir perdão,conciliar-se,reconciliar-se (pacificar);apagar os ódios,deixar a ferida cicatrizar;ser (indulgente e adj.);dar quebras.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Deus lhe perdoe!,não perderás por isso o casamento!.

Frase

Veniam petimusque damusque vicissim;Pedimos perdão e damos perdão;Pedimos perdão e perdoamos;O que lá vai, lá vai;Águas passadas não movem moinho;Errar é humano, perdoar é divino,Deus, tenha piedade de nós!,Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.

Conjunção