Sua língua na Internet

 
s. m. || ação de encerrar ou de encerrar-se; encerramento. || Lugar onde alguém está encerrado; clausura, retiro, recolhimento, solidão: E do fundo do seu forçado encerro não desprezava os meios de se tornar útil. ( Herc. ) || Cada um considera aqueles encerros místicos a luz dos seus próprios preconceitos. (Castilho.) F. Encerrar.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reclusão

Substantivo

clausura,ermitania,cenobismo,cenobitismo,beguinaria = vida claustral,segregação,insociabilidade,emparedamente,encerramento,recolhimento,retraimento,esquivança,esquivez,insulamento,inospitabilidade,incomunicabilidade,dissociabilidade,misantropia,antropofobia,rusticação,isolamento,apartamento,penumbra,retiro,secesso (p. us.),nicho = lugar afastado,rus in urbe = campo na cidade,ermo,soledade,desporto (ant.),retiro,retirada,retiramento,andurriais,solidão,encerro,exílio voluntário,Tebaida,cela,ermida,eremitério,eremitório,convento;sanctum sanctorum (= santo dos santos) = um lugar totalmente inviolável,intermúndio,refúgio,rincão,recanto,cenóbio,desterro,degredo,exclusão,excomunhão,banimento,petalismo,ostracismo,proscrição,despovoamento,deserção,desolação,deserto;vida eremítica,vida concentrada;despego das coisas mundanas,desprezo das coisas mundanas,desapego,desprendimento,eremita,eremícola,cirita,anacoreta,solitário,monge,eremitão,cenobita,Simão Estelita,troglodita,Timon de Atenas,recoleto,ruralista,bufo,discípulo de Zimerman,Diógenes,morcego (burl.),exilado,proscrito,pária,mágico,mocambo,bicho do mato,matuto,misantropo,antropófobo,taciturno,mocho (fig.),noitibó (fig.),urso (fig.),emigrado.

Adjetivo

recluso,sequestrado,anacorético,cenobítico,sozinho,apartado,afastado da convivência,solitário,arredio,esquivo,esquivoso,afastado,arisco,separado,sequestrado do mundo,recolhido,recluso,encantonado,incomunicável;retraído,só,isolado,esgueiriço,insocial,insociável,esquecido dos homens,intratável,dissociável,inacessível,inabordável,fugitivo,inconversável,desconversável,tarasco,avesso à convivência,antisocial,borralheiro,eremítico,inospitaleiro,desagasalhoso,inóspito,capucho,misantropo,que vive retirado do trato,solífugo,notívago,abandonado,sem-lar;infrequentado,despovoado,desabitado,inabitado,retirado,afastado,inabitável,ermo,banido,êxule,proscrito,derelito,degredado,foragido,forasteiro,segregatício.

Verbo

viver (segregado e adj.);viver vida retirada,sepultar-se em vida,cerrar-se a todo o trato,afastar-se do trato com,conservar-se na obscuridade,isolar-se,acantoar-se,encantoar-se,encerrar-se,encantonar-se,encovar-se,engaiolar-se,emparedar-se,enconchar-se,encorujar-se,meter-se na concha,amortalhar-se,renunciar ao mundo,fugir à convivência,retirar-se da sociedade,insular-se;retirar-se do trato social,sequestrar-se,reconcentrar-se;esquecer,morrer para o mundo;evitar a convivência = arrincoar-se,furtar-se aos amigos,deixar o século,encelar-se,andar arredio,retraçar-se,recolher-se,fugir à vida mundana,recolher-se a bom viver,amochar-se,meter-se numa redoma,pôr-se numa redoma,enredomar-se,retirar-se à vida privada;despregar-se da sociedade,separar-se da sociedade,desquitar-se da sociedade;retirar-se do mundo,tornar-se incomunicável,incomunicabilizar-se,retrair-se,segregar-se da comunhão humana,viver numa Tebaida,estar às moscas,ser pouco frequentador,roubar-se ao mundo,não querer negócio com os homens,aposentar-se,pregar-se em casa,viver como um corpo estranho,professar em mosteiro;tomar o véu,tomar o hábito;abandonar;sepultar-se num claustro,recolher-se a um convento,abraçar a vida monacal,encelar-se,enclausurar-se,enclaustrar-se,recusar-se (desus.),guardar clausura perpétua,excomungar,exilar,banir,proscrever,expatriar,desterrar,exular,foragir-se,despovoar,ermar,desabitar,devastar,despopular,desacolher.

Advérbio

reclusamente e adj.;à monsiura = à moda francesa.

Provérbio

Interjeição

Frase

Noli me tangere;não me toque (palavras de Jesus, para evitar que Maria Madalena o tocasse no encontro que tiveram após a ressureição do nazareno),I want to be alone,eu quero ficar sozinha (Frase que teria sido dita pela atriz Greta Garbo).

Conjunção