Sua língua na Internet

 

cabo1 (ca.bo)

sm.

1. Mil. Patente militar imediatamente abaixo do sargento [Ver quadro da Hierarquia Militar Brasileira no verbete hierarquia.]

2. Mil. Militar que tem essa patente

3. Geog. Porção litorânea de continente, que se estende ou se projeta na direção do mar, em forma de ponta; PROMONTÓRIO

4. Parte final ou elemento terminal de algo; porção extrema; fim, término

5. Chefe ou comandante, cabeça (de um grupo, empreendimento etc.)

6. PE Aquele que tem a seu encargo uma propriedade canavieira

[F.: Do lat. caput.]


A/ao cabo de
1 No fim de, ao final de; depois de transcorrido (certo tempo, percurso ou processo) ou depois de realizada (certa ação), de completada (certa contagem, quantidade etc.): Ao cabo de dez minutos já terminara a prova


Cabo eleitoral
1 Em eleição, pessoa que trabalha para conseguir votos para determinado candidato


Ao cabo de contas
1 Afinal, no final das contas, no frigir dos ovos


Dar cabo de
1 Matar, eliminar
2 Extinguir, acabar com: As crianças deram cabo de todo o sorvete
3 Concluir (ação, tarefa, trabalho etc.); levar a cabo
4 Destruir, estragar


Dar cabo do canastro de
1 Pop. Matar, assassinar


De cabo a cabo
1 Ver De cabo a rabo


De cabo a rabo
1 Do princípio até o fim; de cabo a cabo


Dobrar o cabo (da Boa Esperança)
1 Atingir e ultrapassar certa idade, convencionada como marco para o bom exercício de competência, maturidade etc.


Levar a cabo
1 Levar até o fim, concluir, terminar

cabo2 (ca.bo)

1. Extremidade de objeto ou de utensílio, ou parte especial destes, ger. longa e que serve para segurá-los, empunhá-los ou manejá-los: cabo da vassoura/do garfo.

2. Elet. Feixe de fios metálicos us. para conduzir eletricidade, impulsos telefônicos, sinais de televisão etc.: TV a cabo; cabos de alta tensão.

3. Corda grossa de fibras vegetais, sintéticas ou de fios metálicos, capaz de suportar grandes tensões e pesos: Cabos de aço sustentam o teleférico.

4. Náut. Qualquer corda us. a bordo, exceto a do sino.

5. Rabo, cauda

6. Bras. Pop. Parte final do tubo digestivo; INTESTINO

7. Bras. Pop. Restr. O ânus

[F.: do lat. capulu (m).]


Cabo aéreo
1 Cabo (3) suspenso livremente entre dois pontos de apoio, de vários tipos para vários fins.


Cabo coaxial
1 Elet. Eletrôn. Cabo elétrico, em que um dos fios condutores é envolvido por um cilindro oco que também é um condutor, e dele isolado.
2 Cabo elétrico em que um fio condutor é envolvido por malha metálica (e dela isolado) que constitui outro condutor.


Cabo de laborar
1 Mar. Cabo (4) que passa em poleame com roldana, us. para içar, mover etc. [Cf.: c abo fixo.]


Cabo fixo
1 Mar. Qualquer cabo (4) us. para firmar mastros e outras estruturas da embarcação [Cf.: cabo de laborar.]


Cabo solteiro
1 Mar. Cabo (4) sem aplicação determinada, disponível e à mão para emprego onde necessário.


Cabo submarino
1 Cabo elétrico ou óptico ao longo do fundo do oceano, como meio de transmissão de sinais entre continentes.


Dar cabo a machado
1 Pop. Arriscar-se sem necessidade e sem qualquer proveito.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Altura

Substantivo

alteza,altitude,alto,elevação,eminência,protuberância,supereminência,pujança,proceridade,proeminência,estatura,celsitude,magnitude,sublimidade,excelsitude;desnível,colosso,planura,rechã,planalto,platô,araxá,meseta,espigão,montanha,espinhaço,serra,serrania,cordilheira,trono,coxilha,montanha,monte,contraforte,morro,colina,mamilo,outeiro,cerro,montículo,montijo,cole,tufo;pico,topo,crista,ponto culminante;pedranceira,penela,corcovo,emposta de terra,salto,lomba,penha,mamelão,outeirinho,padrasto,cabo,promontório,farelhão,penhasco,barroco,barroca,barrocal,cabril,alcantil,alcantilada;Himalaia,Andes,Alpes,Itatiaia,Pireneus,Pão de Açúcar,Corcovado,morraria,neves perpétuas,rochedo,fraga,pico,píncaro,cume,escarpa,lombada,cadeia de rochedos,penhascal,morraria;torre,albarrã,pilar,coluna,estátua,torso,obelisco,monumento,palmeira,arranha-céu,sobrado = tabuado,flecha,agulha,observatório,minarete,zigurate,almádena,campanile,campanário,miradouro,miramar,mirador,mirante,belvedere,torreão,torrinha,ameia,tombadilho,zimbório,coruchéu,cimalha,cornija,padieira,verga (de janela),cós (de vestido),varapau;mastaréu,mastro,epídromo (ant.),mastro real,mastro grande,mastro real do traquete;mastro real da gata ou da mezena,mastro do gurupés,mastro composto,mastro de cocanha = pau de sebo,gávea,vela-maria,poleiro,alcândora;baobá = adansônia,jequitibá,carvalho,roble,homem alto,amurada = vibordo,entablamento,friso,arquitrave,maré cheia,preamar = esto,nascente,cabeceira;oreografia,orografia,orologia,orognosia,sistema orográfico,ponto culminante,tontura,vertigem.

Adjetivo

alto,celso,excelso,preexcelso,sublime,augusto,sublimado,prócero,altívago,picoso,morrudo,enfesto,supino,etéreo,elevado,acroceráunio,sobrecabado (p. us.);sumo;levantado,levantadiço,gigantesco,altaneiro,altívolo,patagão,patagônio,remontado,grandalhão,alto como um varapau,crescido,grande;torreado,torreante,suspenso,pendente,soberbo,planáltico,septícole,montês,montesino,montesinho,montano,montanhês,montaraz,montanhesco,colinoso,acidentado,penhascoso,montanhoso,alpino,alpestre,nubívago,espigado (gigantesco),proeminente,eminente,acoruchado,intransponível,ingalgável,inatingível,inabordável,invencível,sobreposto,assobradado,supereminente,imponente,majestoso,altivo,caligante = vertiginoso,alteroso,esguio,cimeiro,sobrejacente,pujante,nevado,nevoento,nevoso,obeliscal,monumentoso,monumental,altícomo,alticolúnio,que se eleva acima do último remígio de asa;oreográfico,orográfico,orológico,orogênico.

Verbo

altear(-se),ser (alto e adj.);ameaçar o céu,ir-se às nuvens,desafiar as nuvens,tocar o azul,beijar o céu;torrear,torrejar,elevar-se,topetar,erguer-se,levantar-se,alcantilar-se,estar sobranceiro,sobrancear,dominar,tremular,voar muito alto,adejar,remar,esvoaçar,pairar,remontar o voo,sublimar,sobressair,suspender-se,pender sobre,estar eminente a,ficar a cavaleiro,sobrepujar,sobrelevar,ultrapassar (superioridade),subir,cavalgar,culminar,içar,alar,augir,erigir,hastear,destacar-se,dominar pela altura,assoberbar,sobrancear,sobrar,ficar mais alto que,estar proeminente,ascender,empoleirar-se,assomar-se,engrimpar-se,encarapitar-se,embarrar-se = encumear-se,alcandorar-se,encomoroçar-se;empinar,grimpar andar,estar nos bicos dos pés;sobrenadar,guindar,tornar mais alto,sobradar,ensobradar,assobradar,desnivelar,levantar.

Advérbio

altamente e adj.;para cima,sobre,na parte superior,num nível elevado,em cima,em lugar superior,a cavaleiro,às cavaleiras,às cavalitas,às cavalinhas,a montante,acima,suso (desus.),sóbolo,sóbola (ant.),por cima de,arriba,de cima,do alto,do céu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Convexidade

Substantivo

alombamento,ressalto,proeminência,protuberância,prognatismo,extradorso,projeção,projetura,intumescimento,avançamento,alteamento,avoamento,duna,elevação,gibosidade,marreca,corcova,bojo,buco,saliência,alambor,releixo,bossagem,nodosidade,intumescência,turgidez,inturgescência,calosidade,tuberosidade,fungosidade,excrescência;tumor,exostose,aneurisma,sarcoma,carbúnculo,antraz,furúnculo (doença),calombo,vesícula,empola,quisto,abscesso,lobinho,vergão,pápula,pústula,papo,papeira,trasorelho,bócio,broncocele,caxumba,terçogo,terçol = torçol,torçolho,verruga,arestim,dente,inchaço,inchação,anarca,anarco,apófise,côndilo,bolbo,nodo,nódulo,probóscida,tromba,bossa,mochila,giba,geba,corcunda,carcunda,galo,pão de açúcar,calo = tilose,tiloma,variz,bolha,borbulha,maléolo,pólipo,fungo,fungão;bibo,teta,mama,peito,seio,glândula mamal,mamilo,poma,bochechas,belfas,nariz,beque,batata,bicanca,penca,focinho,lábio,beiço,beiçana,beiçada,barriga,abdome,ventre,bandulho,pança,panturra,cernelha,espádua,espalda,espaldeta;escápula,botão,anquinhas,mamilho,munhão,sacada,balcão,cúpula,zimbório,arco,arcada,abóbada,refendimento,concameração,écfora,relevo,cameo,alto-relevo,entalhadura,cimbre;outeiro,cabo,promontório,recife.

Adjetivo

convexo,alombado,extradorsado,alcatruzado e v.;abaulado,cupulado,cupuliforme,proeminente,sobranceiro,esbugalhado,arqueado,papudo,protuberante,saltado,saliente,saído,nodoso,noduloso,caloso,avançado,que ressalta,corcovado,em relevo,ressaltado,tufado,relevado,claviforme,encrespado,moutonné,cheio de altos e baixos,croquento;barrigudo,beiçudo,narigudo,corcunda,tumuroso,intumescido,túmido,túrgido,mamudo,mamífero,mamiloso,mamalhudo,mamilar,mastoide,mastóideo,vesical,bolboso,papuloso,lentiforme,lenticular,fungoso,labial,labelado,repoussé,enfunado,vesicular,vesiculoso,tuberoso,tuberculado,tubercular,aneurismático,cepáceo.

Verbo

ser (proeminente e adj.);projetar-se,avançar,bojar,fazer bojo,relevar,apresentar saliência arredondada,ressair,sair,sobressair,avultar,realçar,destacar-se,salientar-se,ressaltar;fazer barriga,fazer saliência,ter avançamento,emergir,tomar espaço,arquear,entufar,dilatar,intumescer,bolhar,borbulhar,abaular,alombar,alamborar,alcatruzar,arredondar,copar,frondear,frondescer,frondejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Terra

Substantivo

solo,chão,a nossa mãe comum,Geia,terreno,terra firme,continente,território,região,país,península,quersoneso,delta,cabo,farelhão,pontal,promontório,cabedelo,istmo,língua de terra,braço de terra,planalto,planura,chapada,chapadão,litosfera,xerografia,orosfera = parte sólida da superfície terrestre,costa,fralda do mar,fralda marítima,borda,termo,praia;abas (de um rio),ribada,margem,beira,beirada,lado,falésia,riba,ribanceira,ribeira,ribança,barranco;marinha,ripa (ant.),mangue,borda de água,litoral,ribamar,leixão,beira-mar,dunas,terra de aluvião,mesopotâmia,panasqueira,oásis,clareira,subsolo;gleba,lote,torrão,leiva,gupiara,margueira,leira,olga,barro,argila,greda,marga,marna,marno;monte,montanha,cordilheira,colina,coxia,cerro,combro,morro,outeiro,serra,duna,rocha,rosca,rocado,penedo,penedia,fraguedo,penha,penhasco,despenhadeiro,desfiladeiro,península,istmo,restinga,cabo,promontório;barroco,cascalho,gnaisse,massapé ou massapê,pedrouço,propriedade.

Adjetivo

terrestre,terráqueo,terrenal,terreno,térreo,terral,terreal,terrenho,telúrico,continental,sobreterrestre,subaéreo,litoral,litório = salgadiço;marginal,ribeirinho,justafluvial,aluvial,aluviano,terreno,mundial,bímare,territorial,peninsular,ístmico,deltoide,margoso,marnoso,oasiano,apenedado,apenhascado,penhascoso,pedregoso,saxoso,sáxeo,pedregulhento,pedral,bimarginado,bojador.

Verbo

desembarcar,pôr o pé em terra,pisar terra firme.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Instrumento

Substantivo

instrumental,maquinaria,maquinismo,aparelho,aparelhagem,mecanismo,engenho;dispositivo,implemento,aprestos,ferramenta,ferramental,rodagem,utensílio,equipagem,máquina,turbina,malacate,silenciosa,tesadeira,petrechos,material,apeira,apeiragem,levadeira,roldana,polé,cadernal,moitão,aparato,acessórios,trapiche,draga,cegonha,nora,estanca-rios;arnês,arreios,albarda,adereços,equipamento,arreamento,reposte,móveis,contenças,traste,alfaia,copa,recâmara,mobília,aparelho de casa,metais,parafernais,tarambecos (pertences);poder mecânico,zoncho,alavanca,arriel,barra,braço,pegadouro,cabo,pega,membro;alavanca intermóvel,alavanca interpotente,alavanca interfixa,alavanca interresistente,panca,travão,pé-de-cabra,gazua,zontró,remo,manúbrio,manivela,alçaprema,bimbarra,prensa,guilherme,pedal,sarilho,cabrestante (levantamento);roda (rotação);plano inclinado,cunha,calço,parafuso,gatilho,mola,mola real,aziar,punho,asa,haste,lâmina,peia,cana do leme,leme,chave de parafuso,recortilha,carretilha;martelo,martelete,martinete,marreta,corte,fio,gume (instrumento cortante);perfurador;bate-estacas;parafuso de pressão,parafuso de chamada;dentes;prego,corda (unir);cavilha (pendurar);suporte;colher (veículo);armas;remo (navegação);instrumento óptico,instrumento cirúrgico,instrumento elétrico,instrumento eletrônico,microscópio,telescópio;instrumento musical,material de escritório,calculadora,computador,teclado,monitor,programa;rádio,televisão,(aparelho de) som,estéreo,gravador;máquina fotográfica,câmera digital,filmadora;telefone,rádio,interfone,celular,walkie-talkie,i-pod,i-pad,tablet,mp-3,smartphone,pda.

Adjetivo

instrumental;mecânico,maquinal,braçal,braquial.

Verbo

montar,armar,funcionar,desmontar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Diretor

Substantivo

dirigente,chefe,paredro,cabeça,condutor,líder,mandachuva,VIP,prócer,autoridade,vice-diretor,administrador,gerente,homem influente;institor,gestor,intendente,superintendente,mentor,interventor,amo,patrão,governador,duce,fuehrer,grão-mestre,venerável,reitor,presidente,comandante,coronel,capitão,cabo,fiscal,inspetor,vedor,intendente,prefeito,chefe de seção,chefe de turma,ministro,ministraço (depr.),provedor,mestre,contramestre;arrais,feitor,olheiro = capataz,visitador,corregedor,manojeiro,edil,vereador,deputado,senador,monitor,decurião,superior,mandante,imediato,soto-capitão,sota-comitre,leader,cabecilha,caudilho,arreeiro,muleteiro,arrocheiro,arquiatro,demagogo,corifeu,cacique,figurão,bamba,bambambã,maioral,principal,pontífice,antístite (poét.),regente,hechor,mestre de cerimônias,mestre de sala,atlóteta,asiarca,madrinha,feitor,abegão,abegoa;governanta,dona,despenseiro = uchão,governadeira,mordomo,madre,abadessa,superiora,prelada,agorarca,agoranomo,curião;arquimagiro,arquilevita,arquinotário,arquimimo,arquimago,arquipirata,arquimandrita,arquitriclino,arquiprofeta,arquiprior,názir (de mesquita),superintendente,arquiteto,sobrestante,administrador,apontador,ecônomo,mesário,estrela polar;agonoteta,conselheiro;guia (informação);piloto,timoneiro,palinuro,homem do leme,cocheiro,condutor,boleeiro;manudutor,o geral,superior (maire);burocrata,empregado,funcionário;pastor;croupier,procurador,guarda-mor.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

ex-officio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Amo

Substantivo

senhor,dominador,patrão,superior,promulgador,referendário,mandante,sancionador,comandante,general,coronel,caudilho,chefe,caudel,cabeça,capitão,cabo,morubiba,morubixaba,cacique,pajé,aqueme (ant.),dembe,xeque,maioral,váli,decano,nomarca (Egito),governador,alvazil ou alvazir (ant.),alcaide,ditador,líder (diretor);condestável,timoneiro;mandachuva,chefão,figurão,magnata,corifeu,chefia;potentado,potestade,senhor,suserano,soberano,monarca,usurpador,tirano,autocrata,déspota,oligarca;cabeça coroada,pontífice,imperador,imperante,rei,majestade,ungido do Senhor,dinasta,protetor,presidente,estatôlder,doge,governante;governador,presidente,césar,kaiser,autocrata,czar,fuehrer,duce,sultão ou soldão,califa,faraó (ant.),negus,xá,padixá,sofi ou cã,lama,micado,dairo,daimio,cubo,inca,jacatá;príncipe,duque (nobreza);arquiduque,eleitor,landgrave,rajá,emir;imperatriz,rainha,sultana,czarina,princesa,infanta,duquesa,margravina,dogaressa,landgravina;regente,camerlengo,vice-rei,exarco,exarca,palatino,quediva,hospodar,paxá ou baxá,imã,bei,naire,xerife,guazil,tetrarca,heptarca,cônsul,procônsul,harmosta (ant.),senescal,centúnviro,duúnviro,triúnviro,quatuórviro,decênviro,sátrapa,etnarca,mandarim,grão-vizir,nababo,sabaio,marajá,burgrave,burgomestre,laird (proprietário);regedor,vílico,castelão,tuxaúa,tubixaba,autoridade,poderes,governo,os órgãos da nação,poderes constituídos,estado-maior,autoridade em exercício,encarnação da autoridade,sol,governo,regime,executivo;(autoridades militares): oficialidade,generalíssimo,condestável,comandante-chefe,estratego (ant.),marechal,marechal de campo,general de divisão,general de brigada,naire (Índia),tenente-general,governador das armas,comandante da região,brigadeiro,coronel,quingentário (gôdos),tenente-coronel,major,capitão,anadel,centúrio,centurião,almocadém (ant.),primeiro-tenente,segundo-tenente,alferes,oficial,brigada,vago-mestre,intendente,primeiro-sargento,segundo-sargento,cadete,aspirante,furriel,cabo,anspeçada;ajudante de campo,fiscal,comandante,vinteneiro (ant.),corneta-mor,guarda-mor,adail,manipulário ou manipular;estado menor;(autoridades civis): ministro,governador,presidente,secretário,chanceler,intendente,prefeito,governador da cidade,chefe de polícia,arconte,preboste,magistrado,síndico,alcaide,burgomestre,corregedor,sargento-mor,ouvidor,juiz de fora,senescal,mordomo,veador da casa régia,vereador,diretor,reitor,maire,condestável,oficial (executivo);(autoridades navais): talassiarca (ant.),almirante,capitão-mor dos mares,vice-almirante,comodoro,capitão de fragata,capitão de mar e guerra,capitão-tenente,comandante,oficialidade,guarda-marinha,grumete;autoridades eclesiásticas.

Adjetivo

triunviral,duunviral.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Contraposição

Substantivo

oposição,antítese,antinomia,síncrise,contraste,polaridade,lado oposto,reverso,inverso,antípodas,polo norte,polo sul,contravertente,contracosta,contracorrente,sul e norte;oriente e ocidente.

Adjetivo

oposto,reverso,inverso,revesso,revezo,antagônico,contrário,antitético,antipodal,antipodiano,antipódico,conflitante,contraditório,subcontrário,fronteiro,diametralmente oposto,simétrico.

Verbo

contrapor-se,ser (oposto e adj.);contraverter,contrapor,contraditar,fazer simetria,opor-se,responder,defrontar,frontear,formar ângulo de 180°,fronteirar,contrastar,pôr em contraste,fazer contravertente.

Advérbio

opostamente e adj.;de encontro a,em direção oposta à de,diante de,defronte de,em frente de,em face de,face a face,barba a barba,vis à vis,cara a cara,de chapa,peito a peito,em cheio.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.