Sua língua na Internet

 

sm.

1. Momento em que um fenômeno ou ação se encerra: Chegaram ao fim da viagem

2. Ponto além do qual não se pode continuar, prosseguir: O fim da estrada

3. A última parte de alguma coisa: Não chegou a ver o fim do filme [ Antôn.: começo, início. ]

4. Ponto extremo de algum espaço

5. Aquilo que representa um objetivo, uma meta

6. Aquilo que representa uma motivação para determinado fato ou atitude; CAUSA; MOTIVO; RAZÃO

7. Término de alguma coisa; DESAPARECIMENTO; QUEDA; RUÍNA

8. Falecimento, morte: Seu fim foi muito triste


[Pl.: fins.]

[F.: Do lat. fînis, is. Ideia de: fin-.]


A fim (de)
1 Com vontade, com disposição (de fazer algo já mencionado): Saiu a fim de comprar um sanduíche.: Ela não estava a fim de ir à praia: Todos foram à praia, mas ela não estava a fim.


A fim de
1 Com o propósito de, para: Saiu a fim de comprar um sanduíche.: Estava a fim da colega.
2 Atraído (amorosamente) por (alguém), propenso a namorar (alguém)


Ao fim e ao cabo
1 No final de tudo.


Dar fim a
1 Concluir, rematar.
2 Dar sumiço a, fazer desaparecer.
3 Acabar com, extinguir, liquidar; matar.: Estava a fim da colega. [Muito us. negativamente, sem a prep.]


Estar a fim
1 Bras. Gír. O mesmo que Estar a fim de.: Hoje estou a fim de (assistir a) um bom vídeo e (ir para a) cama!: Ele fez de tudo, mas ela não estava a fim d ele. [Muito us. negativamente, sem a prep.:-Vamos ao cinema? -Hoje não estou a fim.]


Estar a fim de
1 Estar desejoso de (algo ou fazer algo), ou a traído (amorosamente) por (alguém), propenso a namorar (alguém)
2 Bras. Gír. Estar desejoso de (algo ou fazer algo), ou atraído por (alguém)


Fim de/do mundo
1 Fig. Lugar distante e/ou de difícil acesso; cafundó.
2 Grande confusão ou transtorno; calamidade, catástrofe.


Fim de semana
1 Tempo de lazer após uma semana de trabalho, ger. considerado como aquele entre o início da noite de sexta-feira e o fim da noite de domingo.


Fim do espinhaço
1 Tabu. Ânus.


Fim em si
1 Fil. Finalidade, meta bons em si mesmos como objetivo final geral, e não como etapas intermediárias ou em benefício individual.


Por fim
1 Finalmente, depois de muito tempo ou de muito esforço.


Pôr fim a
1 O mesmo que Dar fim a (1). [Us. tb. como exclamação.]


Que fim levou?
1 Onde foi parar (algo ou alguém que estava em certo lugar e não está mais)?: Este atraso é o fim (da picada), acabou com o projeto!: É o fim (da picada)! Esqueci o guarda-chuva!


Ser o fim (da picada)
1 Ser (algo, alguém ou situação) desagradável, penoso, inconveniente etc.: "Tristeza não tem fim, felicidade sim." (Tom Jobim e Vinícius de Moraes, A felicidade) [Us. tb. como exclamação: É o fim (da picada)! Esqueci o guarda-chuva!]


Ter fim
1 Acabar, findar: "Tristeza não tem fim, felicidade sim" (Tom Jobim, Vinícius de Morais, A felicidade)

Explore seu vocabulário com o Aulete

Cessação

Substantivo

descontinuação,descanso,repouso,parança,pausa,parada,paralisação,paradeiro,desistência,desinência;intermissão,remissão,interpolação,suspensão,refreio,calma,interrupção;incontinuidade,perturbação,intervalo,interpelação,interlúnio,chegada;calmante,trégua,indúcias,armistício,interregno,moratória,vagatura,férias,folga,estagnação,encerramento,suspensão,coma,vírgula,ponto e vírgula,ponto final,morte;fim,ocaso.

Adjetivo

descontinuado & v. suspensivo,sustatório,substatório,represatório,peremptório,desitivo.

Verbo

cessar,descontinuar,desistir,ficar ao meio do caminho,não concluir,parar,pousar,deter,paralisar,estagnar,estagnar-se,estacar,quedar-se,fazer alto,esbarrar,imobilizar-se,pernoitar,repousar,suspender,ter efeito suspensivo,pôr fim,fazer ponto,pôr termo,perimir,suspender o braço,sobrestar,pôr paradeiro a,trancar a porta,fechar a saída,sustar,quebrar,cortar,demorar,dar com o basta,fazer cessar,sobresser,sobrestar,interromper;interpolar,interpelar;romper,cortar a continuação;ter mão em;pôr freio,pôr cobro,pôr dique;reprimir,trancar a porta,conter,sofrear,ir à mão a alguém,deter a corrente,represar,pôr um prego na roda,debelar,sufocar,vencer.

Advérbio

descontinuadamente & adj.

Provérbio

Interjeição

basta!,avonda! (ant.),alto!,tenha mão!,não mais!,alto lá!.

Frase

Conjunção

Efeito

Substantivo

consequência,corolário,resulta,resultado,resultante,sequela,tiro,repercussão,derivação,derivado,derivativo,dimanação,fruto,êxito,remate,desenlace,denouément,desfecho,epílogo,solução,conclusão,fim;desenvolvimento,função,dependência,produto,eco,reflexo,repercussão,antícope,projetis,produção,primícias,parto,trabalho,obra,execução,criação,criatura,prole,rebento,sóbole,ceifa,vindima,colheita,safra,messe,seara;fumo,fumaça,aroma;conceito,moralidade,afabulação.

Adjetivo

devido a,resultante de,proveniente de,vindo de,oriundo de,natural de,procedente,emanente,dimanente,promanante,causado por,nativo,originário,provindo,hereditário,profetício,pendente de,dependente de,consequente,fontal,fontanal,derivado de.

Verbo

ser o efeito de,ser o reflexo de;traduzir,dever-se a,originar-se de,ser consequência lógica de,seguir-se,ter origem,nascer,brotar,rebentar;ser proveniente de,oriundo de;sair,resultar,provir,surdir,partir,trazer,derivar,descender,dimanar,manar,proceder,provir,seguir-se como corolário,pender,depender;ser o efeito natural,ser o efeito lógico,ser o efeito forçado de;derivar-se,transverberar,saltar,promanar,emanar,advir,germinar de,ser função de,plantar ventos e colher tempestades,dar em resultado,ser filho de.

Advérbio

consequentemente,devidamente,resultantemente,originariamente,derivadamente,provenientemente;mercê de,graças a,sem dúvida,por força,fatalmente,naturalmente,logicamente,obviamente,forçadamente,matematicamente,indisputavelmente,necessariamente,como consequência,em consequência,por consequência,daí.

Provérbio

Interjeição

Frase

Segue-se que.;Ça/cela va sans dire.

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Morte

Substantivo

fim,falecimento,mortório,defunção,trespasse,traspasse,fenecimento,falimento,passamento,dissolução,desenlace,desfecho,desaparecimento,termo fatal,ocaso,crepúsculo,partida,óbito,repouso,perda,quitação peremptória,trânsito,finamento (fim),cessação,extinção,fim da vida terrena;o instante decisivo,o desfecho fatal,sombra do túmulo,as sombras da morte,o eterno descanso,última jornada,derradeira pulsação da vida;sentença,leito de morte;o instante supremo,o momento supremo;canto de cisne,rigor mortis,praia estigiana,o lago irremeável;sono dos mortos,sono dos justos,sono do trespasse,sono da morte,sono do esquecimento,sono do túmulo,sono do repouso;último sono,eterno sono;trevas da morte eterna;foice,gadanha,garras da morte,sombra da morte,leito da morte;repouso,sábado eterno,outra vida,a morada eterna,eternidade;morte aflitiva = cacotanasia;Libitina,Parcas;morte;eutanásia,distanásia,necrologia,necrológio,obituário,encomendação,momento,vigília (ant.),de profundis,necrolatria,necrodulia = culto dos mortos,ferais;morte natural,morte prematura,morte trágica,morte violenta,coéfora,vice-morte,véu da morte;olhos envidraçados,olhos vidrados;a crise formidável do derradeiro transe;estado carótico,estado agonizante,estado comatoso;a última hora,crocidismo,agonia,cárus,paroxismo,estertor,carfologia,cascalheira,a vítrea palidez;face cadavérica,face hipocrática;visita da saúde,arquejo;vascas da agonia,últimas ânsias da agonia;arranco,os últimos paroxismos,a hora suprema;os últimos arrancos,os últimos arquejos;moribundo,semicadáver,alma aflita e vasquejante.

Adjetivo

morto,esmorecido,frio,inerte,sem vida,que Deus tenha na sua glória,falecido,extinto,cuja memória nos é cara,finado,saudoso,ceifado na mais rútila existência,inânime,inanimado,gélido,hirto,exânime,enregelado,mortal,manio = que não deixa descendente;abintestado,que não fez testamento;que Deus tenha em glória,que Deus lhe dê a glória,abiótico,amortalhado,comoriente,moribundo,vascoso,desfalecido,semivivo,semimorto,morrediço,morrinhoso,morrento,semiânime,exânime,exanimado,entre vivo e morto,desenganado,pré-agônico.

Verbo

morrer,expirar,perecer,morder a terra,sucumbir,acabar-se,atar as cardas,cessar de viver,encontrar a morte,falecer,exalar o derradeiro alento,finar-se,ir-se,fenecer,passar,desaparecer;ir-se para o céu,ir-se para os anjinhos,ir-se para Deus;terminar os dias,perder a vida,perder-se;descer ao túmulo,descer à sepultura,render o espírito a Deus,tombar sem vida,adormecer para sempre,alar-se para a mansão celeste;subir ao céu,subir às regiões etéreas,subir à abóbada etérea,subir ao assento etéreo,descansar no regaço do Senhor,repousar à beira do sepulcro;despedir a alma,despedir a vida,despedir o espírito;passar desta vida para a outra,pagar o censo comum,pagar o censo à morte,ser arrebatado do número dos vivos,baixar às regiões do sepulcro,bater a pacuera (pop.),dar os fios à teia,dar contas a Deus,desencarnar-se,quitar a vida terrena,cair sem sentido no seio frio da morte,dar o último arranco,estar em glória,ir ad patres,dormir o sono da noite sem horas,ir para a mansão dos justos,render o mortal corpo à morte,depor a vida,deixar a prisão de limo de seu desterro,fechar os olhos,ir para bom lugar,estar no tribunal divino,dar o último suspiro,cerrar os olhos à luz,dormir o sono do verdadeiro repouso,largar os ossos,ganhar a glória,ir-se puxando,dormir no gélido sudário,partir para o imenso Incognoscível,fugir do mundo,fazer a viagem do outro mundo,encher a sua idade;deixar a vida,deixar o mundo,deixar viúva e filhos,ser riscado do livro dos viventes,sentir a última dor,ser chamado ao tribunal do Deus,soar a hora fatal;despir-se das prisões da carne,despir-se do invólucro mortal;dormir em Deus,dormir no Senhor,arrancar,aniquilar-se,descansar em paz;morrer sem dizer ai Jesus,morrer de morte natural;soar a última hora,soar a derradeira hora,soar a extrema hora;arrevessar a alma,ir-se como um passarinho,ceifar a foice da morte a vida a alguém,surpreender a morte a alguém;levar Deus para si,chamar Deus para si;pagar o tributo à natureza;dar a alma a Deus,dar a alma ao diabo;deixar na orfandade,dar o sangue por alguém,sacrificar a existência,pagar com a vida,dar a ossada,cair morto;tomar passaporte para o céu,tomar passaporte para o inferno;espichar o pernil,esticar o pernil,esticar as canelas;ir para as malvas,viajar sem chapéu (pop.),deixar órfãos,orfanar;jazer,estar morto;não dar mais sinal de vida,estar agonizante,vasquejar,agonizar,esmorecer,baquear,arrancar;ficar a pedir confissão,ficar a pedir o céu;ter a morte à cabeceira,estar ferido de morte,estar próximo a dar a alma a Deus,sentir as asas da morte roçarem-lhe frias pela fronte,debater-se nas vascas da morte;estar nas ânsias da morte,estar com a candeia na mão,estrebuchar nos derradeiros estertores,contorcer-se,chegar a sua hora,estar a despedir,ter a sua hora chegada,estar com padre à cabeceira,projetar a agonia sua sombra sobre,soar a hora fatal a alguém,estar em artigo de morte,estar abarbado com a morte,serem chegados os fados de alguém,estar no cabo;soltar-se,esvair-se em sangue;estar à porta da eternidade,envidraçarem-se os olhos a alguém;estar nas últimas,estar por um fio a vida de alguém;estar entre a vida e a morte,ir-se conocluindo,abeirar-se a morte ameaçadora e lúgubre;estar prestes a habitar com os mortos,estar prestes a dar à casca;receber o Viático,receber os últimos sacramentos,fechar os olhos a alguém;estar prestes a comparecer perante o tribunal de Deus.

Advérbio

post obit,post-mortem,in articulo mortis,em artigo de morte,in extremis,à hora da morte,à hora derradeira,in actu moriendi,com um pé na sepultura.

Provérbio

Interjeição

Frase

Os seus dias estão avaramente contados;Quando já lhe fogem os últimos lampejos da vida;A vida está por um fio;Que a terra lhe seja leve;Requiescat in pace;Descanse em paz;Que o Senhor se compadeça de sua alma;Æternum vale!;Deus lhe fale na alma;Deus tenha sua alma em glória;Aequo pulsat pede;Sic itur ad astra.

Conjunção

Julgamento

Substantivo

judicatura,prolação,resultado,resulta,balanço,conclusão,indúcias,desfecho,epílogo;remate,solução,fim,indução,dedução,depreensão,inferência,ilação,ergotismo,corolário,aforismo,moral,afabulação,conceito,apreciação,opinião,ideia,juízo,qualificação,estimativa,avaliação,desempate,crítica,análise,censura,chega (ant.),judicação,ajudicação,arbitramento,arbitragem,ponderação,didascália,sentença,acórdão,decisão,resolução,laudo;laudo arbitral,sentença arbitral,aresto,assento,juízo,opinião,voto,penada,parecer,despacho,veredicto,decreto,portaria,interlocutório,sentença interlocutória,interlocutória,res judicata;plebiscito,voto,pronunciamento das urnas;opinião (crença);bom senso;juíz,prolator,sentenciador,condenador,julgador,o meritíssimo juiz,árbitro,arbitrador,álvidro (ant.),perito,avindor,avindeiro,louvado,magistrado;avaliador,jurado,compromissário,assessor,referee,padrinho (de duelo),censor,fiscal,repreensor,revedor,censurador,examinador,inspetor,crítico,Aristarco,zoilo (depr.),comentador;revisor,escrutinador.

Adjetivo

julgador,sentenciador e v.;sentencioso,arbitral,judicial,judiciário,compromissário,judicioso;conclusivo,adjudicativo,adjudicatório,judicatório,judicativo,ilativo,qualificativo.

Verbo

julgar,judiciar,judicar,concluir,apurar,avaliar,fazer o balanço;vir à conclusão,chegar à conclusão;tirar uma conclusão,sentenciar,entender,manifestar-se,opinar,considerar;ter por bem,haver por bem;decidir,formar juízo acerca de,determinar,haurir conclusão;deduzir,deduzir a verdade,derivar,coligir,inferir,ver-se,proceder,depreender,induzir,ajuizar,colher,encarar,apreciar,levar em linha de conta,avaliar,estimar,numerar,criticar,glosar,empunhar a férula,emitir juízo,lançar na balança,quilatar,aquilatar,apressar,taxar,qualificar,classificar,reputar,reconhecer;pronunciar seu julgamento,comentar;falar de cátedra,falar de cadeira,falar de poleiro;censurar,julgar acerca do mérito e do demérito de,julgar com pleno conhecimento de causa,estabelecer concludentemente a verdade,despachar,resolver,desempatar,escrutinar,solucionar,dar solução a = desenlaçar,pronunciar sentença,prolatar,pronunciar-se;dar sentença,proferir sentença;arbitrar,alvidrar,adjudicar,condenar,decretar,absolver,pronunciar,impronunciar,confirmar;manifestar voto,votar,passar em revista (examinar);investigar;empunhar,ter a balança;presidir ao julgamento,exercer a judicatura,julgar com a imparcialidade de juiz.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Compulsoriedade

Substantivo

involuntariedade,instinto,automatismo,movimento maquinal,precipitação,arrebatamento,ímpeto,pulsão;impulso natural,impulso cego,impulso onipotente;disposição superior,inexorabilidade,irresistibilidade,inevitabilidade,obrigatoriedade,obrigação,compulsão;necessidade premente,necessidade imperiosa,necessidade inexorável,necessidade cruel,necessidade férrea,necessidade dura,necessidade adversa;o que tem de ser;destino,força irresistível,fatalidade,fatalismo,sestro,fado,sorte,dita,fadário,bambúrrio da sorte,caprichos da fortuna,sina,vento,nacibo,eleição,predestinação,predeterminação,determinismo,fim,fortuna;maktub (“estava escrito”,dos maometanos),a predestinação de S. Paulo;estrela,planeta,influência astral,céu,os decretos do Alto,fluxo e refluxo da sorte,a roda fatal,o livro do destino;os decretos de Deus,decretos da Providência;o dedo de Deus,o dedo da Providência;a ordem imutável dos acontecimentos;Parcas,as três irmãs,vontade de Deus,vontade do Céu,movimento mecânico,último recurso,última saída,exigências;força maior,motivos supervenientes,fatalista,necessitário,ludíbrio,joguete,títere,mão morta,bamburrista,determinista.

Adjetivo

necessário,úrgico,urgente (imperativo);indispensável,inescusável,indisponível;compulsório,obrigatório;irremovível,sem remédio,infalível,inevitável,irresistível,forçoso,inapelável,invencível,forçado,imperioso,impreterível,intransferível,irrevogável,inelutável,inexorável,fatal,inexorado,implacável,incurável,improrrogável,inadiável,intransferível,matemático,indeclinável,incontrastável,irreformável,irremediável,irremissível;líquido e certo,favas contadas,pule de dez. involuntário,desintencionado,instintivo,natural,automático,inconsciente,maquinal,inconsulto,impensado,mecânico,cego,onipotente,superior,providencial,inintencional;impulsivo;de pés e mãos atados,constrangido pela necessidade,atado ao seu destino,predestinado e v.;marcado,ordenado,prescrito pelo destino;destinado,aparelhado.

Verbo

jazer sob uma necessidade;estar fadado,estar destinado,estar condenado;não poder deixar de;não ter direito à escolha,não ter direito à alternativa;estar à mercê de,rodar à mercê da corrente,só ter uma saída,não ter alternativa,ser um jogo da fortuna,ficar contra a parede,ficar encurralado,não ter querer,ser fado de alguém,ter de cumprir o seu fadário,não depender de vontade humana,não depender do alvedrio de ninguém,ser por Deus que;passar,querer Deus que,querer o céu que,querer a sortem que,querer o destino que;ficar-se com Deus,demitir de si a vontade;entregar-se,abandonar-se,submeter-se,curvar-se,resignar-se,obedecer à lei do destino;entregar-se nas mãos de Deus,não haver apelo nem agravo;deixar rolar,deixar correr o marfim;destinar,fadar,sentenciar,condenar,predeterminar,predestinar,reservar,preparar,obrigar,arrastar,compulsar,compelir;tornar-se necessário,implicar,preordenar.

Advérbio

necessariamente e adj.;por necessidade,ex necessitate rei,à força;à fina força,de bom ou mau grado,queira ou não = nolens volens,a todo transe,dê onde der,fatalmente,de qualquer maneira,sem redenção,a todo pulso,custe o que custar,de qualquer modo,a todo custo,a todo preço,por qualquer preço,velim,nolim = por bem ou por mal,haja o que houver,quer queira quer não,de boa ou má vontade,incondicionalmente;sem reserva,sem restrição;na falta de outro melhor,em todo o caso,apesar de tudo,per fas et nefas,a martelo,corram as coisas como correrem,seja qual for o resultado,como não há outro remédio,se necessário for que,por mal,por providência divina.

Provérbio

O homem põe e Deus dispõe;Nil medium est.

Interjeição

que remédio!.

Frase

Não há remédio;Alea jacta est;>A sorte está lançada;Che sará, sará;O que for, será;Isto é dos livros;Está escrito;Os seus dias estão contados;Fata obstant;Diis aliter visum;Força é que;Permitiu Deus que;Se Deus quiser;Se Deus for servido;Sua sentença está lavrada;Ita diis placuit.

Conjunção

Intenção

Substantivo

intento,vontade,tenção,desígnio,pressuposto,intencionalidade,mente,fim,finalidade,propósito,quo animo,fito,intuito,desiderato,desejo,vontade,volição,objetivo,programa,projeto;empresa;premeditação,predeterminação;ambição,contemplação,ânimo,vista,cláusula,proposta;causa final,razão de ser,cui bono,cui prodest,objeto,escopo,alvo,a menina dos olhos de,a preocupação de,mira,fito,meta,empenho,sentido,paraquê,objetivo (significação);tendência;presa,caça,destino,ofício,decisão,determinação,resolução,firme e decidido propósito,ultimatum,desejo;arrière pensée,segundo sentido,reservado,segundas vistas,pensamento íntimo,ideia;estratégia,tática,método,plano;(estudo das causas finais): teleologia.

Adjetivo

intencionado e v.;intencional,proposital,expresso,determinado,predeterminado;destinado a,interessado em;em jogo,na bigorna,no tapete,em vista,em prospecto,in petto.

Verbo

pretender,tencionar,planejar;conceber (a intenção,o desígnio e subst.);ter em vista,levar em vista,ter em mira,ter em mente;visar a,objetivar;ter como objetivo;fazer tenção,desígnio de;ter propósito,ter a pique,meditar,planear,revelar o propósito de,querer,intentar,atentar,andar para;pôr a mira em,ter a mira em;ser intuito de,levar em mente,ter alguma coisa nos lábios,ter cérebro,cogitar,tratar de;trabalhar por,empenhar-se em,apostar-se a,procurar,aspirar a,visar,alvejar,apontar,dedicar-se a,ambicionar,pensar em;levar a mira,o intento,o fito;sonhar com,incubar,premeditar;calcular,destinar,reservar,sobrepensar,tomar sobre si,projetar;ter vontade de;desejar um fim determinado;perseguir um fim determinado;levar a um fim determinado,ter um fim determinado.

Advérbio

intencionalmente e adj.;de mamposta,de propósito,a sabendas (ant.),com conhecimento e notícia,refletidamente,sobrepensado,adrede,por querer,de caso pensado,de tenção feita,com intenção,deliberadamente,a sangue frio,propositalmente,apostadamente,estudadamente,acintosamente,de indústria,de peito feito,à aposta,de aposta;a fim de,no intuito de,para que,a fim de que,a fim que,com o intuito de,com o fim de,com o objetivo de,com intento de,com propósito de,a efeito de,com a intenção de,em consequência de,conforme,em virtude de,para todos os fins e intenções.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desejo

Substantivo

vontade,fantasia,capricho,veleidade,falta,mister,necessidade,exigência,inclinação,pendor,queda,cachaça,paixão predominante,preferência,simpatia,parcialidade,predileção,idiopatia,propensão;boa vontade;gosto,amor,agrado,aprazimento,contento,tenção,intenção,meta,fim,finalidade,anseio,ânsia,aspiração,pretensão,anelo,mira,fito,desígnio,objetivo,preocupação,ansiedade,cobiça,ambição,solicitude,zelo,empenho,ardor,empressement,curiosidade,fervor,febre,afã,inveja,filé,finca-pé,engulho,voto,fome,azia de queixos (pop.),apetite,apetência,antolho,antojo,galga,gana,fome de rabo,sede,devorante (pop.),prurido,comichão,freima,cacoete,cócegas;polidipsia = sede ardente;cupidez,tentação,sensualidade,concupiscência,libidinosidade,lubricidade,avidez,sofreguidão,ganância,desejo insaciável,rafa,rapacidade,edacidade,voracidade (glutonaria);malacia,pica,apetite depravado,paixão,raiva por,furor,mania,optação,dipsomania,cleptomania;(pessoa desejosa): amante,amateur,amador,admirador,aficcionado,devoto,cultor,torcedor,aspirante,pretensor,pretendedor,pretendente,candidato,querente,concorrente,interessado,suplicante,solicitante,glutão;(objeto de desejo): desideratum,desiderato,falta;ardentemente desejado,sonho,ideal,atração,magneto,ímã,polo,fantasia,tentação,sedução,provocação,fascinação,enlevo,alvo da ambição de alguém,ídolo,capricho,inveja,o fraco de alguém,suplício de Tântalo,pomo de ouro,rebatinha.

Adjetivo

desejoso,inclinado para;optativo,anelante,querente,curioso,perplexo;cuidadoso,zeloso,ciumento de;faminto,famélico,famulento,esfaimado,cheio de apetite,sequioso,cobiçoso,assedentado,setibundo,sedento,sedente (poét.),apetente,ávido,açorado,sôfrego,voraz,edaz,cupidinoso,poligástrico,cobiçoso,exigente,ansioso,insaciado,insaciável;pantagruélico,onívoro,invejoso,maníaco por,doido por,devorador,alieni appelens,insatisfeito,insaciado,impaciente (impetuoso);comichoso,consumido pelo desejo de,devorado pela cobiça,desvairado pela ambição,ambicioso = multívolo,exigente,malcontentadiço;desejável,cobiçável,volível,apetitível,apetecível,apetitoso,matador,atraente,tentador,provocante,provocador,provocativo,excitante,esurino,desafiador,digno de se apetecer,atraente,sedutor,pruriente,invejável,agradável,optativo,desejado e v.;suspiroso,saudoso;gamado,arrebatado,embeiçado,enamorado,vidrado,apaixonado,empolgado,encantado,de quatro (gír.).

Verbo

desejar,ter grande desejo = prurir,açorar-se,querer,pedir,esperar;ter vontade de,anelar,ambicionar,importar-se com,ansiar por,fazer caso de,gostar de,agarrar-se a,aferrar-se a,conceber predileção por,inclinar sua preferência para,preferir;apreciar,dar apreço a,dar o cavaco por,irem-se os olhos em alguma coisa,ter decidido gosto para,mirar,contemplar voluptuosamente,ver alguém com bons olhos,ter olho à,estar resolvido a,pôr a sua mira em,cobiçar,almejar,apetecer,pretender,rebentar por alguma coisa,dar a picholeta por,ter pretensões a,arder por,pelar-se muito por,suspirar por,raivar por,babar-se por,matar-se por,ter verdadeiro fanatismo por,estar morto por,ser fanático por,gamar por,fissurar,finar-se por,arder em desejos de,esgorjar = berrar por,estar a morrer por,ferver em desejos,antojar,antolhar,estar-se lambendo para alguma coisa,estar com cócegas de,pruir,prurir,invejar,pensar em,pôr a sua felicidade em,saborear-se com,ter todo empenho em,interessar-se por,namorar,paquerar,azarar,ficar com,cortejar;ser bom garfo,ter bom apetite,rebentar de fome,lazarar,padecer fome e sede;estar faminto,estar sequioso;apetecer,aguar;criar água na boca,criar saliva na boca;aguçar o dente,solicitar,implorar,pedir,candidatar-se,entrar em concorrência com alguém para,concorrer;inspirar desejo,gerar desejo,suscitar desejo,excitar,acender,provocar,trazer vontade,açorar,fazer sede,estimular o apetite,tentar,ser de botar água na boca,apetitar,esfaimar,provar,desafiar,dar fome a alguém de alguma coisa,fazer negaça = convidar,sorrir a alguém,atrair,agradar;ser desejado = fazer falta,ser o ideal de.

Advérbio

desejosamente e adj.;com olhos longos,com estômago vazio.

Provérbio

Interjeição

esto perpetua!,oxalá!,praza aos céus,praza a Deus!,que Deus seja servido,Deus o permita!,assim seja!,amém!,Deus o queira,prouvera Deus,quem dera!.

Frase

Trinta cães a um osso;Quem muito abarca, pouco aperta.

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção