Sua língua na Internet

 
presa 1 s. f. || mulher que está detida em prisão. F. Preso.

presa 2 s. f. || ação de apresar, de apreender ao inimigo navios ou outros objetos; tomadia. apresamento: o exército fez muitas presas ao inimigo. Sucedeu pois que... o elegeram os da ilha de Lister, Rangrim, e das mais da parte oriental de Irlanda, por capitão de uma armada de corsários a fim de fazerem uma presa muito importante no mar Oceano. (Rodr. Lobo, Corte na Aldeia, I, 6, p. 84.) || Os objetos tomados ao inimigo: Foi a presa maior que a vitória. (J. Fr. de Andrade.) | (Fig.) Coisa que é violentamente usurpada ou apreendida; preia: O leão contemplou a sua presa antes de a devorar. || (Prov. port.) Cavidade larga e pouco funda, em que se junta água para regas. || O mesmo que acudel. || (Açores) Elevação em estrada ou num terreno, por onde dificilmente sobem peões ou carros. || Represa. || Ação ou estado de uma substância que se solidifica, que se coagula: A presa de um cimento. || Dente canino. || Garra (de ave de rapina). || Boa presa, a que um país faz em navios de outro. em conformidade com os tratados existentes entre os dois países. || Gesso de presa. V. gesso. || Fazer presa de ou em, apreender, agarrar. || Fazer presa, diz-se de uma substância que começa a coagular-se, a solidificar-se. F. lat. Praeda.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Intenção

Substantivo

intento,vontade,tenção,desígnio,pressuposto,intencionalidade,mente,fim,finalidade,propósito,quo animo,fito,intuito,desiderato,desejo,vontade,volição,objetivo,programa,projeto;empresa;premeditação,predeterminação;ambição,contemplação,ânimo,vista,cláusula,proposta;causa final,razão de ser,cui bono,cui prodest,objeto,escopo,alvo,a menina dos olhos de,a preocupação de,mira,fito,meta,empenho,sentido,paraquê,objetivo (significação);tendência;presa,caça,destino,ofício,decisão,determinação,resolução,firme e decidido propósito,ultimatum,desejo;arrière pensée,segundo sentido,reservado,segundas vistas,pensamento íntimo,ideia;estratégia,tática,método,plano;(estudo das causas finais): teleologia.

Adjetivo

intencionado e v.;intencional,proposital,expresso,determinado,predeterminado;destinado a,interessado em;em jogo,na bigorna,no tapete,em vista,em prospecto,in petto.

Verbo

pretender,tencionar,planejar;conceber (a intenção,o desígnio e subst.);ter em vista,levar em vista,ter em mira,ter em mente;visar a,objetivar;ter como objetivo;fazer tenção,desígnio de;ter propósito,ter a pique,meditar,planear,revelar o propósito de,querer,intentar,atentar,andar para;pôr a mira em,ter a mira em;ser intuito de,levar em mente,ter alguma coisa nos lábios,ter cérebro,cogitar,tratar de;trabalhar por,empenhar-se em,apostar-se a,procurar,aspirar a,visar,alvejar,apontar,dedicar-se a,ambicionar,pensar em;levar a mira,o intento,o fito;sonhar com,incubar,premeditar;calcular,destinar,reservar,sobrepensar,tomar sobre si,projetar;ter vontade de;desejar um fim determinado;perseguir um fim determinado;levar a um fim determinado,ter um fim determinado.

Advérbio

intencionalmente e adj.;de mamposta,de propósito,a sabendas (ant.),com conhecimento e notícia,refletidamente,sobrepensado,adrede,por querer,de caso pensado,de tenção feita,com intenção,deliberadamente,a sangue frio,propositalmente,apostadamente,estudadamente,acintosamente,de indústria,de peito feito,à aposta,de aposta;a fim de,no intuito de,para que,a fim de que,a fim que,com o intuito de,com o fim de,com o objetivo de,com intento de,com propósito de,a efeito de,com a intenção de,em consequência de,conforme,em virtude de,para todos os fins e intenções.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Troféu

Substantivo

= panóplia,hastapura,medalha,prêmio,accessit,louro,laurel,láurea,palma,coroa,grinalda,estema;coroa cívica,rostral,triunfal,obsidional,mural,naval,oval,de louros,insígnia;lemnisco,penacho (honra);condecoração;arco triunfal,coluna manubial,moimento,monumento,triunfo (celebração);aparato;escalpo,despojos,presa,despojos opimos,monumentum œre perennius.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Presa

Substantivo

despojo,butim,boa presa,ralé,espólio,cevadura,despojos opimos,spolia opima,muamba,produto.

Adjetivo

manubial.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção