Sua língua na Internet

 

(pe.so)

[ê]

sm.

1. Fís. Força que se exerce sobre um corpo pela atração gravitacional da Terra.

2. Força que um corpo exerce sobre qualquer obstáculo que se opõe à sua queda.

3. Condição de um corpo pesado.

4. Qualquer objeto que possa ter seu peso avaliado.

5. Qualquer objeto, metálico ou não, que possa ser us. como padrão nas balanças.

6. Corpo suspenso de um maquinismo qualquer, como o relógio, para lhe dar movimento.

7. Tudo o que pode exercer pressão.

8. Quantidade de coisas que, em seu conjunto, constituem uma carga: Aquele carro não podia levar tanto peso

9. Pedra do lagar que se liga à viga a pelo fuso

10. Pequeno objeto, mais ou menos pesado, que se coloca sobre papéis para impedir que sejam levados pelo vento.

11. Capacidade de poder para ter autoridade ou para exercer influência: Era um nome de peso no jornalismo politico

12. Esp. Em atletismo, objeto metálico e esférico, próprio para ser lançado a distância pelos atletas participantes de uma competição.

13. Esp. Categoria em que se divide certas modalides de esporte, esp. o boxe, em que o peso dos lutadores o coloca em determinada categoria (peso pesado, peso leve, peso-galo, peso-pena etc.).

14. Unidade monetária e moeda de diversos países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Cuba, Guiné-Bissau, República Dominicana, República das Filipinas e Uruguai).

15. Mal-estar, esp. proveniente do estômago: Aquele peso no estômago deixava-o nervoso

16. Fig. Qualquer coisa que incomoda, aflige ou produz cansaço: Precisava tirar aquele peso da consciência: Começava a sentir o inexorável peso da idade

17. Fig. Força, ímpeto: Era difícil conter o peso daquela massa de invasores.

18. Nos açougues, certa quantidade de carne: Ficou atraída por aquele peso de alcatra.

19. Fig. Mérito, importância, valor: Era um trabalho literário de pouco peso.

20. Encargo, incumbência: O cunhado desempregado era um peso para toda a família.

21. Mesmo que haltere

22. Má sorte; azar: Essa moça, coitada, vive perseguida por um peso danado!

23. Em diversas operações matemáticas, parâmetro com o qual se multiplicam certas grandezas, com o fim de lhes conceder maior ou menor importância.

24. Calço ou escora de pedra que se coloca sobre outra maior, para criar nesta um ponto a partir do qual se possa movê-la.

25. Art.gr. Mesmo que força

[F.: do lat. pensum,i. Hom./Par.: peso (fl.pesar). Ideia de peso: usar antepos. grama(t)-]


A peso de ouro
1 Por preço muito alto: Contratou a equipe a peso de ouro, mas foi compensador.


De peso
1 De grande importância ou relevância: Este é um romance de peso em nossa literatura.
2 De grande influência, ponderável (argumento de peso).


Dois pesos e duas medidas
1 Critérios ou raciocínios diferentes na avaliação de casos análogos.
2 P.ext Parcialidade em julgamentos ou avaliações.


Em peso
1 Em massa, com todos os membros ou participantes: Os alunos compareceram em peso.


Peso aderente
1 Em veiculo, a parcela do peso que cada roda motriz transmite à superfície de rolamento.


Peso atômico
1 Fís-quím. Termo impróprio para Massa atômica (ver no verbete massa). [É impróprio porque não se considera a aceleração da gravidade.]


Peso bruto
1 Soma dos pesos de um produto e de sua embalagem.


Peso específico
1 Fís. Peso da unidade de volume de um corpo, material ou substância.


Peso leve
1 Pug. Categoria de boxe para lutadores até 61,237kg; lutador dessa categoria.


Peso líquido
1 Peso de produto, sem contar o peso de embalagem.


Peso médio
1 Pug. Categoria de boxe para lutadores até 72,574kg; lutador dessa categoria.


Peso meio-médio
1 Pug. Categoria de boxe para lutadores até 66,678kg; lutador dessa categoria.


Peso meio-pesado
1 Pug. Categoria de boxe para lutadores até 79,378kg; lutador dessa categoria.


Peso molecular
1 Fís-quím. Termo impróprio para Massa molecular (ver no verbete massa). [É impróprio porque não se considera a aceleração da gravidade.]


Peso morto
1 Peso de veículo, ferramenta, aparelho etc. que sobrecarrega o trabalho útil.
2 Fig. Aquilo que, não tendo utilidade, sobrecarrega ou onera um sistema útil: Essas máquina obsoletas são um peso morto para nossa indústria.
3 Fig. Pessoa que não trabalha ou colabora em trabalho ou tarefa, sobrecarregando os que o fazem; parasito.


Peso pesado
1 Pug. Categoria de boxe para lutadores acima de 79,379kg; lutador dessa categoria.


Prematuro de peso
1 Diz-se de criança que nasceu com peso abaixo de 2,5kg; essa criança.


Valer o seu peso em ouro
1 Ter muito valor.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Grandeza

Substantivo

quantia,quantidade,magnitude,magnificência,pujança,tamanho,abundância,fartura,profusão,munificência;multidão;imanidade,imensidão,imensidade,vasteza,vastidão,amplidão,enormidade,imensurabilidade,imensurabilidade & adj.;fundura,profundidade,infinito;poder,força,intensidade,agudeza,plenitude,esplendor,importância;graveza,gravidade,incredibilidade,o máximo,mundos e fundos,coisas e lousas,montes de ouro,reunião;o grau de,grande quantidade,roda,rima,montão,parga,pilha,pecúlio,mole,volume,peso,extensão,mundo,montanha,massa,abalada,rosário,saraivada,carrada de,tarraçada,monte,cabazada,moroiço,taco,número,acervo,enchente,fardo,amontoado,cheia,dilúvio,rosal,rol,rolo,pacote,série,estoque;embrulho,remessa,ruma,pratalhaz,carregação,carregamento,arroba,alqueire,tonelada,quilômetro,uns bons pares de;sudário,estendal,monturo,quadrilha.

Adjetivo

grande,palmar,maior;considerável,alenado,avultado,vultoso,crescido,graúdo,quantioso,acima do par,volumoso;amplo,largo,lato,tanto,vasto,rasgado,abundante;cheio,pleno,plenário,forte,intenso,são,pesado,completo,profundo,alto,assinalado,incontestável,inacabável;sonoroso,clangoroso,escandaloso,estrepitoso,retumbante,ruidoso;muitos;imenso,desabalado,enorme,urca ou urco,extremo,desordenado,tremendo,abracadabrante,excessivo,extravagante,imane,fantástico,monstruoso,grandíssimo,fero;grandioso,esmensurado,monumental,descomunal,colossal,estupendo,prodigioso,surpreendente;inarrável,inenarrável,incrível,inimaginável,incalculável,maravilhoso;descabelado,formidável,formidante (poét.),renhido,encarniçado,sobrenumerável,infinito,irrestrito,ilimitado;fabuloso,inaudito,terrível,importante;impressionante,imponente,respeitável,valioso,decisivo,de exceção,numeroso,absoluto,positivo,decidido,inequívoco,essencial,perfeito,acabado,notável;digno de nota,digno de menção;subido,extraordinário,transordinário,inapreciável,gordo,pingue,grosso,ingênito,desmedido,descomedido,desmarcado,descompassado,desmesurado,infrene,sobre-humano,interminável,tantíssimo,sobrenatural,fidagal,entranhado,mortal;gigantesco,despropositado,fora do comum,ciclópico,agudo,tremendo,formidando,horrendo,ideal,insuportável,inadmissível,indeclarável,inextirpável,inextinguível,invencível,invejável,mirabolante,dantesco,sem precedentes,penoso,doloroso,desenvolvido,extenso,vasto,não acanhado,refinado,de marca,de marca G,de marca maior,maior da marca,fenomenal,peregrino,invulgar,quantitativo.

Verbo

ser (grande & adj.);transcender,não conhecer limites,estar à prova de fogo,aumentar;ocupar uma grande área,pulular,fervilhar;avultar,dilatar-se;ir longe,perder-se de vista,esfervilhar aos centos,revestir proporções assombrosas.

Advérbio

grandemente,grandemente & adj.;muito,muitíssimo;exatamente;decididamente,inequivocamente,irrefragavelmente,matematicamente,fatalmente,pura e simplesmente,solidamente,seriamente,essencialmente,visceralmente,fundamentalmente,radicalmente,pronunciadamente,sensivelmente;plenamente,inteiramente,integralmente,absolutamente,redondamente,totalmente,ricamente,completamente;abundantemente;largamente;grandemente,sobremodo,sobremaneira,deveras,muito,bastante,intensamente,altamente,enormemente,supinamente,piramidalmente,nimiamente,sobradamente,sobejamente,incalculavelmente,vivamente,em alta escala;maximamente,exaustivamente,até a ponta dos cabelos,até mais não poder,em assombrosa quantidade,em barda,às braçadas;em subido grau,em sumo grau;até a medula dos ossos,no cúmulo,no auge,no apogeu,no zênite,em toda a plenitude,até os olhos,até as orelhas,a morrer,até mais não (seguido de um verbo no infinito);poderosamente,preeminentemente,desmesuradamente,sumamente,superlativamente,superiormente;infinitamente,ilimitadamente,em toda a extensão da palavra;particularmente,especialmente,singularmente,curiosamente,ordinariamente,comumente,notavelmente,assinaladamente,principalmente,enfaticamente,egregiamente,vantajosamente,admiravelmente,estupendamente,de maneira toda especial,a olhos vistos;peculiarmente,anomalamente,escandalosamente,anormalmente,grotescamente,fantasticamente,prodigiosamente,abusivamente,exclusivamente,excetuadamente;violentamente,agressivamente,imoderadamente,furiosamente;desesperadamente,loucamente,endiabradamente,caprichosamente,estrondosamente,veementemente,fanaticamente,desenfreadamente;tibericamente,iradamente,raivosamente,colericamente,despoticamente,atramente,descabeladamente,obstinadamente;penosamente,tristemente,amargamente,cruelmente,desgraçadamente,lamentavelmente,lamentosamente,horrivelmente,lugubremente,pobremente,plangentemente,clamorosamente,funereamente,melancolicamente,tetricamente,sombriamente,lutuosamente;mortificantemente;otimamente,deliciosamente,festivamente,solenemente,exultantemente,alegremente,gostosamente,prazenteiramente,deleitosamente,gratamente;feericamente,satisfatoriamente,encantadoramente,ledamente,jubilosamente,sorridentemente;diabolicamente,nocivamente,perversamente,infernalmente,satanicamente,zangadamente,endemoninhadamente,perniciosamente,truculentamente,desumanamente,despoticamente,ferozmente,iniquamente,maldosamente,impiedosamente,sadicamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Influência

Substantivo

influxo,influição,sopro,repercussão,eco,importância;peso,pressão,mão,preponderância,predominância,hegemonia,soberania,poder,prevalência,poderio,domínio,valimento,predomínio,predominação,predominança,atuação,contato,autoridade,supremacia,preeminência,ascendência,ação,superioridade;prepotência,despotismo,reinado,império,prestígio,crédito,premência,dominação,governo;capacidade,poder);calor,fascínio,fascinação,atração,magnetismo,alfridária,simpatia,magia,encanto,quebranto,suporte;alavanca,papel saliente;proteção,patronato,patrocínio,padroado,protetorado,amparo,auspícios;pistolão,lobby,lóbi,lobismo,lobista,mensalão,q.i. (quem indicou),corrupção;árbitro,senhor absoluto,farol,fanal,guia,condutor de homens,líder,cacique,mandachuva,mandão,machucho,macota,primates,primatas,optimates,magnata,potentado,régulo;homem de representação,homem de quotiliquê (burl.);trunfo,dunga,coronel;homem de posição,homem de destaque,homem de grande projeção;chefe de orquestra,personagem,vulto,herói;homem do dia,homem da época;campeão.

Adjetivo

influente,machucho,importante;prestigioso,popular,conhecido,predominante,prevalente,imperioso,poderoso,prepotente,onipotente,soberano,dominante,dominador,imperante,avassalador,convincente,arrebatador,indutor,ascendente.;reinante,hegemônico,lobista.

Verbo

influir,influenciar,ser (influente & adj.);ter (influência & subst.);pesar,decidir,fazer pender a balança,suscitar;exercer,fazer pressão;fazer lóbi;mover,remexer,magnetizar,induzir,fazer peso,enraizar-se,estender sua esfera de ação a,ganhar pé,entusiasmar;deitar raiz,lançar raiz,criar raiz,mobilizar,penetrar,prevalecer,predominar,preponderar,sobrepujar,avassalar,assenhorear-se de,subjugar,cativar,reinar,dominar,imperar,reger,governar,dominar a vontade de,ganhar a dianteira,empolgar,ter manifesta superioridade sobre,fazer sentir sua ação,conquistar ascendência sobre,incidir,refletir-se,atuar sobre,ungir,convencer,persuadir,arrebatar,fascinar,induzir,eletrizar,magnetizar,comover,ser sempre ouvido,fazer ouvir a sua voz,representar papel saliente;ser elemento decisivo,ser elemento preponderante;dar cartas,estabelecer a moda,ser o árbitro de,ter ação,ser o primeiro em predomínio,impor-se a,puxar os cordões,ser mandachuva;sofrer,sentir a influência de;deixar-se influenciar,obedecer,cair sob o peso de,ressentir-se de,curvar-se,submeter-se,dobrar a cerviz a.

Advérbio

influentemente,prestigiosamente,predominantemente,prevalentemente,imperiosamente,soberanamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Importância

Substantivo

seriedade,magnitude,vasteza,vastidão,consequência,consideração,ponderação,peso,estimação,apreço,cotação,monta,valor = valia,proporção,poder,momento,marca,valimento,qualidade,relevância,repercussão,porte,vulto,tomo;coisa de entidade,coisa de tomo;alcance,significação,interesse,ênfase;grandeza;merecimento,superioridade;vulto,realce,corpo,relevo,notabilidade;eminência,influência,preponderância;valor (bondade);utilidade;ascendência,poderio,colosso;solenidade,gravidade,graveza,imponência,brilho,ostentação,premência,urgência;questão de vida e morte,de honra,coisa de pressa;memorabilia,notabilia,maxime memorabilia omnium,grandes feitos,feriado;ponto capital,o ponto,o essencial,o eixo,a substância;o principal,o rijo,a força,o grosso,o miolo,o forte;o bonito,o mais engraçado de;o suco,a essência,o veio,o melhor da passagem,o grosso de,o melhor da história,o alfa e o ômega,o princípio e o fim,o sopro vital,coroa e chave,pedra fundamental,pedra angular,oitava maravilha;parte essencial,parte importante,parte proeminente,parte principal;meia batalha,sine qua non,sal,coração,alma,pevide,caroço,núcleo,casca,nó,chave,matéria prima,trunfo;o ponto fundamental,o ponto essencial,o ponto mais interessante;o mais vital de seus órgãos,substância,medula,âmago,titela,prima donna,chefe,notabilidade,chefe da orquestra,personagem,lord,entidade luminar,luzeiro,chavão,homem de representação,figurão,vip,vulto,colosso,gigante,herói;ponto de mira,homem influente.

Adjetivo

importante,de (importância e subst.);severo,magno,relevante,grande,alto prócero,graúdo,poderoso,influente,prestigioso,grave,sério,ponderoso,que tem tomo,de porte,considerável,momentoso,material,que não se pode desprezar,meditável,indispensável,ruidoso,egrégio,longitroante,graduado;conceituado,eminente,machucho,ilustre;cardeal = principal,relevante,de primeira plana,preeminente,saliente,impreenchível,inescurecível,insubstituível,largo,assinalado,inapreciável,memorável,inopinado,inopinável,incrível,solene,soado,que se presta a muitos comentários,de verdadeiro e positivo interesse,imponente,impressivo,impressível,impressionante,comovente,estupendo;interessante,tudo,essencial,básico,basilar,radical,preponderante,vital,funcional,fundamental,primacial,primário,insuprimível,absorvente,empolgante,precípuo,máximo,palpitante,profundo,capital,extraordinário,de primeira ordem;de grande valia,de grande repercussão,de grande monta,de grande significação;de assento e sobremão,precioso,valioso,considerável,significativo,sugestivo,sensacional,invulgar,pouco comum,rumoroso,de circunstância,de respeito,memorial,de machucha,de peso,de pulso,de merecido destaque,de palpitante atualidade,de grande projeção,de largo fôlego,cotado,alto,dominante,sublime,de alto coturno,qualificado;respeitado,respeitável,excepcional,de alto bordo,superior;considerável;polpudo,de importância vital,de suma importância,de verdadeiro e positivo interesse,inolvidável,supremo,ciclópico,grado,primordial,central,raro;nobre,dominante.

Verbo

ser (importante e adj.);ser alguém,ser alguma coisa,fazer ruído,ser alvo dos olhares e da atenção geral;merecer a atenção,atrair a atenção;ser digno de atenção,enlevar,empolgar,encantar,prender o espírito,fazer vista,levar os olhos,excitar a curiosidade,dar muito que falar,entrar em conta;fazer sensação,fazer estardalhaço;guiar os passos a alguém,ser de peso,ser de ver,avantajar-se,influenciar,não precisar de ser comentado,tocar de perto,sobrelevar de importância,preponderar,pesar na balança,dar nas vistas,ser de toda a atualidade,causar sensação,ocupar um lugar de decisivo relevo,interessar a,fazer ao caso,dar muito que falar,ter grande significação,repercutir,importar,significar,ressaltar,realçar,ressair,sobressair,campar,campear,brilhar,destacar-se,tomar colo,distinguir-se,avantajar-se em importância,primar,ter a primazia,relevar,fiar fino,avultar,merecer acolhimento,chamar a atenção;dar no goto,cair no goto;deixar no espírito boa impressão,vir à tona,tomar a dianteira,aquilatar,exercer decisiva influência;prender os olhos,refletir-se em,repercutir;abalar,sacudir,deixar tudo mais na sombra;assumir gravidade;atribuir,ligar,dar importância;apreçar,importar-se com,fazer caso de,ter consideração,dar o ser a,interessar-se por,tomar interesse por,empenhar-se,inquietar-se,preocupar-se,sublinhar,dar relevo a,esbater,grifar;pôr em itálico,pôr em versal,pôr em letras garrafais,pôr em letras de fogo;acentuar,assinalar,fazer cabedal de,(indicar);fazer estardalhaço em torno de,levantar grande celeuma,agitar a opinião,focalizar,tomar grandes proporções,tomar vulto,crescer de importância,abrilhantar,tornar saliente,cunhar.

Advérbio

momentosamente e adj.;acima de tudo,por excelência,sobretudo,principalmente,jamais,mormente,maxime,maximamente,para coroar a obra,de capa e espada,para nunca mais ser esquecido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dinheiro

Substantivo

finança,conta-corrente;fundos,tesouro,gazofilácio,capital,numerário,estoque,bens (propriedade);riqueza;o nervo da guerra,o metal rico e reluzente,dinheiro metálico;numo,moeda,níquel,moeda forte,moeda fraca;moeda corrente,pecúnia,bagarote;guines (pop.),o louro metal;o vil metal,meios,teca,recursos,cum-quibus,china (pop.),patacos (pop.),aquilo com que se compram os melões,roço,maquia,bagalhoça,bagarote,caroço (pop.),chelpa,guinéu,parva,sustimento,sustinência,dinheiral,dinheirão,dinheirama,patacaria,bolada,bagulhos (gír.),dinheiro em metal sonante,metálico,placa (pop.),coscos,vantagem pecuniária,soma,somatório,quantia,monta,montante,verba,importância,cifra,pecúlio,saldo;produto (receita);quota,(gíria,pop.) algum,bagulho,gaita,grana,erva,arame,bago,caraminguá,cobres,mangos,paus,pacotes,pratas,soma redonda;total,moeda corrente;contante,numisma,meio circulante,dinheiro de contado,cash,espécie,real,câmbio,dólar,euro,libra,marco,soberano (pop.),libra esterlina,loura (pleb.),cavalinho (pop.),franco,lira,renmimbi,RMB,iuan,piastra,peso,rublo,peseta,tomão,florim,yen,coroa,dracma,rand,shekel,muzuna,ducado,tostão,centavo,shilling,penny,cent,pataca,cruzado,vintém,mil réis,cruzeiro,patacão,escudo;moeda antiga,cartão de crédito,cartão de débito,dinheiro de plástico,ficha;cheque ao portador,metalismo,monometalismo;bimetalismo;braceagem = cunhagem de moeda,metais preciosos,ouro,o rei dos metais,prata,platina,cobre,ouro em barra;pepita,barra de ouro;de prata,arriel,carteira,moedeiro,bolsa,bolso,bolsinho;acica (pop.),(ciência das moedas): numismática,numária,numismatografia,crisologia;crisopeia,papel-moeda,vale postal,letra ao portador,letra promissória,nota;cédula,letra de câmbio;letra de terra,cheque,rescrição,vale,letra,ordem,saque,ressaque,ordem de pagamento,ted,endosso,aval,warrant,cupom,cupão,debênture,assignat;apólice,valor nominal,valor real,valor atual;valor presente,senhoriagem;prestação (pagamento);crédito;dívida,troco,operação,sacador,avalista,devedor,banqueiro,endossante,moedeiro;cambista,lastro,ouro,commodity;valor futuro,desvalorização,moeda falsa;moeda desvalorizada,câmbio baixo;câmbio vil;aviltamento da moeda,descida do câmbio,baixa do câmbio;queda do câmbio,câmbio alto;ao par,subida do câmbio,alta do câmbio;ascensão do câmbio;valorização da moeda,fixação do câmbio,quebra do padrão,estabilização;argumentum ad crumenam.

Adjetivo

monetário,pecuniário,financeiro,financial,fiduciário,capitalístico,suntuário,fiscal,numismal,numismático,numário,numular,numulário,esterlino,divisionário,aurilavrado,aurífero,aurifício,aurifulgente,corredio,valedio.

Verbo

importar em,montar em,valer,perfazer,atingir a,elevar-se,endossar;emitir,fazer emissão,amoedar,monetizar;lavrar moeda,cunhar moeda,fabricar moeda;emitir,imprimir,fazer circular,circular,girar,ter curso forçado,correr,pôr em circulação;decretar,ter curso forçado;valer,ter curso,ter poder liberatório;pejar a circulação de notas falsas;subir o câmbio;sanear,valorizar a moeda;aumentar o poder aquisitivo,cair o câmbio,desvalorizar a moeda,desmonetizar,sacar,ser sacador de letras.

Advérbio

monetariamente e adj.

Provérbio

Negro é o carvoeiro, branco o seu dinheiro.

Interjeição

Frase

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dolorimento

Substantivo

confrangimento,aflição,angústia,dor,incômodo,incomodidade,cuidados,prova,provação,agrura,atribulação,dissabor,inflição,golpe,punhalada,fardo,carga,ônus,gravame,peso,maldição,anátema,desprazer,injustiça,perseguição,abuso,incêndio,flagelo,peste,vexame (malevolência);avania,vexação,judiaria,opressão,sobrecarga,albarda,acinte,pirraça,sainete,mortificação,severidade,acerbidade,aperreação,pesadelo,efialta,dandão,tormento,inquietação,ulceração,calamidade,catástrofe,tragédia,desgraça,cataclismo,hecatombe,pogrom,Holocausto;lazeira,mar de angústias,ralação,raladura,suplício,causticação,cheque,contrariedade,trauma,traumatismo,ferida,cutilada;solavanco,setada,infestação,flagelação,desfortuna,infortúnio,malaventura,ninho de vespas,casa de marimbondos,cancro,úlcera,chaga,acúleo,espinho,aguilhão,escorpião (ente malfazejo);lepra,cautério,dardo,seta,punhal (armas);tortura,sevícia,martírio,cruciato,ecúleo,açoite (instrumento de punição);acidente,desastre,sinistro;désagrément,esclandre,escândalo,absinto;fonte de dissabores,fonte de contrariedades,fonte de desgostos;borrasca,quebra-cabeça,contratempo,molestação,malignidade;desmancha-prazeres,pirraceiro (homem ruim).

Adjetivo

doloroso,dolorido,atribulador,sensível,angustioso,atroz,dorido,dolorífico,fulminante,amofinador,que contende com os nervos,alanceador,traumático,aflitivo = congoxoso,pungente,pungitivo,excruciante,cruciante,sensitivo,compungitivo,lancinante,acerbo,consternador,injucundo,despeitoso,desagradável,desprazível,repugnante,amargo,amargoso,inconvidativo,assustador,agudo,penetrante,desinquietador,desinquietante,duro,incômodo,incomodativo,molesto,indesejável,mau,grande,ruim,obnóxio,perigoso,infortunado,funesto,deplorável,deplorando,miserando,miserável,nefasto,infausto,aterrador,brutal,inaceitável,inadmissível,impopular,dessatisfatório,desajeitado,infeliz,inconfortável,desanimador,depressor,aviltante,triste,aborrecido,glacial,inglório,ingrato,melancólico,merencóreo,meditativo,patético,falto de vida e de animação,acabrunhante,contristador,magoativo,irritante,opressor,porta-penas (poét.),remordaz,remordedor,opressivo,implacável,desolador,lamentável,lacrimável,desgraçado,roedor,tétrico,lúgubre,lôbrego,funestador,funesto,funéreo,funeral,funerário,macabro,calamitoso,atormentativo,flagelativo,molesto,molestoso,irritante,irritativo,fétido,vulnerante,vulnerativo,agravante,sério,grave,mortificante,chocante,adurente,amofinador,anabrótico = corrosivo,esfolador,acintoso,vexatório,oneroso,gravoso,fastidioso,enfadonho,displicente,tedioso,pestilencial,importuno,impertinente,aborrecível,insuave,tormentoso,incômodo,conquassivo,trabalhoso,onusto,danoso,prejudicial,nocivo,birrento,inaturável,intolerável,insuportável,incomportável,impossível,inaudito,feio,insofrível,que não se pode aturar e;dessaudoso,capaz de tentar um santo,suficiente para enlouquecer alguém,terrificante,monstruoso,metuendo (poét.),medonho,fero,terrífico,terrível,infernal,assustador,apavorante,pavoroso,espantoso,inominável,formidável,abominável,odioso,execrável,hórrido,horrífero,horrífico,horripilante,horroroso,horrendo,horrente,tremendo,miserando,infando,repulsivo,hediondo,repelente,enjoativo,detestável,ofensivo,nauseabundo,nojento,nojoso,abjeto,revoltante,repulsivo,engulhoso,asqueroso,vil (ruim);feio;desanimador,aguado,desenxabido,insosso,enfastioso,penoso,fastidioso,rude,áspero,frio,ríspido,cortante,diro,cruel,crudelíssimo,atroz,desumano,severo,cáustico,causticante,dilacerante,envenenado,peçonhento,ruinoso,desastroso,fatal,negro,negregado,tenebroso,caliginoso,aziado,atro,ferrugíneo.

Verbo

causar dor,infligir dor,produzir dor,ocasionar dor,provocar dor;penar (ant.),ferir,amachucar,machucar,contundir,apertar,aguilhoar (dor física);traspassar,cravar o coração,golpear,lancear,lancinar,chagar,retalhar,torturar,seviciar,flagelar,traspassar,chocar,condoer,afligir,amuar,acabrunhar,pungir,pôr albardas a alguém,atormentar,confranger,compungir,magoar = sovinar,amofinar,ralar,tratear,molestar,penalizar;ferir o coração,ofender o coração,chocar o coração,irritar o coração;desconjurar,lançar em profunda tristeza,confranger a alma,infernizar,melindrar,desconsolar;despedaçar o coração,lacerar o coração,vulnerar o coração,escalavrar o coração,torturar o coração,oprimir o coração,ulcerar o coração,rasgar o coração,partir o coração;ser um dia de juízo,sangrar,arrancar lágrimas,chamar lágrimas aos olhos,desconfortar,desalentar;causar dó,causar enternecimento;causar pesar,martirizar,atribular,setear,magoar,alancear,picar o coração,triturar o coração,lancinar,pesar,tormentar,remorder,cruciar,escarificar,escarnificar,exulcerar,faretrar = ferir com flecha,sarjar,atenazar,calamocar,macerar,matar,pisar,dardejar;pisotear,espezinhar,esmagar;cravar um punhal no coração de;apunhalar,navalhar;funestar = tornar infeliz,miserar,desconsolar,atristar;contristar,melancolizar,entristecer,consternar,enlutar,desgostar = afelear,aborrecer,implicar com,preocupar,incomodar,importunar,perturbar,infortunar,infelicitar,aguar um prazer,desagradar,desprazer,inquietar,desinquietar,agoniar,desassossegar,roer,vexar = arpar = mortificar = lhanar,supliciar,judiar;(vulgar) sacanear,encher,encher o saco,azucrinar,aporrinhar,abespinhar,incomodar,atazanar,apoquentar,abufelar,aperrear,enfadar,ralar,maçar,empestar,infestar,perseguir,escorraçar,afugentar,devorar,angustiar,congoxar,amargurar,desventurar,enturvar,afetar,negrejar,nublar,convulsionar,roubar o sossego a alguém,sobrecarregar,gravar,onerar,retalhar,retraçar,arrasar a alguém os olhos de lágrimas,minar,moer,morder,irritar,provocar,afiar,exasperar,experimentar,pôr à prova a paciência de,frenesiar,enfrenesiar,afugentar,escorraçar,enxovalhar,maltratar,agravar,contrariar,marfar,ofender;cansar,fatigar,impressionar mal,encolerizar,meter o ferro a alguém = fazer pirraça,pôr o baraço na garganta de alguém,causticar,atribular;tocar na ferida,tocar na matadura,enoitecer,enlutar,oprimir;maltratar,atucanar,aferrar,assaltar,bater (castigar);enjoar,causar náuseas,ansiar,enojar,revoltar,causar repulsa,feder,incorrer no rancor de,fazer mau estômago,enfastiar,produzir sentimento penoso,verminar,horrorizar,horripilar,arrepiar,amedrontar,gelar o sangue,eriçar os cabelos,desvelar = tirar o sono a,colocar mais um prego no caixão de,não fazer bom estômago a alguém.

Advérbio

dolorosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

hinc illœ lachrymœ!.

Frase

Conjunção