Sua língua na Internet

 

(pi.sar)

v.

1. Pôr os pés em cima de; mover-se com os pés; ANDAR [td. : Pisou com orgulho a terra em que ia plantar] [ta. : Por favor, não pise na grama] [int. : Pisava torto: Não viam por onde pisavam]

2. Calcar ou esmagar com os pés [td. : Pisar as uvas para fazer vinho] [ta. : Desculpe-me por ter pisado no seu pé]

3. Pressionar (acelerador, embreagem etc.) com o pé [ta. : Pisou fundo no freio para evitar a batida]

4. Entrar, ingressar [td. : Os espanhóis foram os primeiros a pisar o solo americano] [ta. : Depois disso, não pisei mais naquele bar]

5. Fig. Tratar (alguém) de maneira brutal ou com desprezo [td. : Vive pisando o assistente] [tr. + em : Ela tende a pisar em quem está por baixo]

6. Moer no pilão; TRITURAR [td. ]

7. Bras. Pop. Cair fora; ESCAPAR; FUGIR [ta. : O preso pulou o muro e pisou rápido na estrada]

8. Fazer escavação; ESCAVAR [td. : Pisaram todo o quintal para encontrar o corpo]

9. Atropelar [td. : O ônibus pisou dois cabritos na subida do morro]

10. Insistir em; REPISAR; REPETIR [tr. + em, sobre : Seus filmes sempre pisam sobre o mesmo assunto]

11. Exercer domínio (físico ou moral) sobre [td. : Ao final, a modéstia pisará a soberba.]

[F.: do lat. pinsare. Hom./Par.: pisa (s) (fl), pisa (sf. e pl.); piza (sf. e pl.); piso (fl.), piso (sm.); pisaria (fl.); pizaria (sf.)]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Locomoção

Substantivo

locomobilidade,transporte,viagem,ida,volta,jornada,tráfego,marcha,turnê,andada,andança,caminhada,tirão,estirão,estirada,tirada,andada,andança,excurso,excursão,expedição,travessia,passeio,passeata,perambulação,trajeto,percurso,giro,girata,giravolta,circuito,curso,migração,peregrinação,romaria,romagem,procissão,círio,ambulação,carreira,vilegiatura,viajata (fam.),passo,passada,desfile,parada;equitação,vectação,manejo,turismo;sonambulismo,sonambulação,noctambulismo,noctambulação,onirodinia,sonâmbulo,noctâmbulo;vagabundagem,vadiagem,saracoteio,nomadismo,pedestrianismo,emigração,migração,imigração,itinerário,guia,roteiro,derroteiro,derrota;comitiva,séquito,caravana,viajante,mochileiro,veículo,viagem por água ou ar.

Adjetivo

viageiro,viajado,viajante,ambulante,ambulatório,ambulativo,migrante,migratório,imigrante,emigrante,emigratório,imigratório,itinerário,peripatético,pedestre,andante,andejo,andarejo,erradio,errante,vagabundo,multívago,corseiro,nômade,instável,inconstante,irrequieto,notívago,noturno,noturnal,noctâmbulo,andeiro,locomotor,locomotriz,locomóvel,caminheiro,caminhador,viandante,andador,andadeiro,transeunte,circunvago,circunvagante,encavalgado,ginetado,lucífugo.

Verbo

viajar,viandar;ver mundo,correr mundo;respirar novos ares,correr as cinco partes do mundo,viajar de pelo a pelo,ir ao cabo do mundo,excursionar,passear,tomar ares,dar um passeio,fazer um passeio,viajar terras,fazer turismo,dar um giro,dar passadas;andar de terra em terra,amdar de déu em déu;transportar-se a outros céus,transportar-se a outras plagas;ambular,caminhar,pisar,palmilhar,calcorrear,bosquerejar,retrilhar,perlustrar,discorrer por várias terras,marchar,mover-se,movimentar-se;vencer distâncias,estreitar distâncias;perambular,jornardear,trilhar,ir e vir,trafegar,atravessar,cruzar;levar vida nômade,levar vida de cigano,levar vida de judeu errante;mariposear,borboletear,circunvagar,vagabundear,vagamundear,vagar,vaguear,andejar,divagar,andar à malta,emigrar,arrancar de,imigrar,migrar,andarilhar;andar no cavalo dos frades,andar no cavalo de S. Francisco;andar a pé,andar à faca sola,ir à pata,tamanquear;encavalgar,cavalgar,montar,trotar,estrotejar,choutar (vagareza),galopar (rapidez),dirigir-se para (direção),ir ter com,embicar-se para;mandar-se para;ir em procissão,desfilar.

Advérbio

a pé,calcante pede,à faca sola,a pespelo ou a pés e pelo,a passos largos,a unha de cavalo (velocidade),a passos contados (vagareza).

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Impulso

Substantivo

ação,impulsão,jacto/jato,supetão,molime,molímen,força,borbotão,impulsiva,ímpeto,impetuosidade,lanço,arranco,arrancada,tesão,tesura,jaculação,jáculo (ant.),jorro,esguincho,arremesso,lançamento,lançadura,projeção,explosão (violência),disparo;sacão,tirão,socate,empurrão,empuxo,empuxão,puxão,repelão,arranque,rompante,sacadela,sacalão,safanão;secussão,percussão,concussão,abalo,choque,encontro,encontrão,topo = embate,atração,colisão,abalroamento,recontro,umbigada,topada,tope,carambola,élan,carga (ataque),murro,traspés,bofetão,golpe,golpada,palmada,pancada = zurbada = toque,bordoada,fubecada,porrada,piparote,chulipa,cambapé,alçapé,pontapé,biqueirada,rasteira,banda,sancadilha,soco,direto,cruzado,jab,upercut,coice,cotovelada,ruade,rabanada,marrada,cornada,gaitada (pop.),bote,cutilada (dor física),estocada,martelada,espadeirada,cajadada,calamocada;malho,martelo,escoda,martelete,picadeira,marra,picão,mascoto,marrão,martinete,picareta,solinhadeira,camartelo,malho,malhote,mangual,maço,soquete,espadela,atacador,aríete,carneiro,bimbarra,macaco,bordão,cajado,cacheira,cacete,porrete,moca (pop.),clava,maça,machado,percussor,percutor;soqueira,soco-inglês,cassetete (ciência das forças mecânicas) dinâmica,dinamismo,alavanca,roldana,plano inoclinado;.

Adjetivo

impulsor,impulsivo,impelente,percussor,percutor,percuciente,coiceiro,coiceador,martelador,malhador e v.;dinâmico,impelido e v.;maleiforme.

Verbo

impusionar,dar um (impulso e subst.);vibrar um (golpe e subst.);impelir,impulsar,pulsar,empurrar,fincar,jogar,lançar,arremessar,propelir,propulsar,desembestar,projetar,pinchar,sacudir,atirar,jacular,alijar,remessar,disparar,desenfrechar;despedir,desfechar,vibrar,pespegar,chimpar,dar,desferir,aplicar,assentar,enfiar o braço,atingir,atropelar,cuspir,desmontar,abalroar,descavalgar,marrar,malhar,bater com o malho,chocar,embater,colidir,esbarrar,topar,ir de encontro,bater de encontro,encontrar-se com;cascar,bater,triturar,percutir,pisar,ferir,lanhar,calcar,recalcar,esmurrar,sovar,arrebentar;soquetear,concutir,abalar,martelar,batucar (fam.),golpear,atassalhar,coicear,jogar de garupa,escoicear,escoicinhar,patear,respingar,rezingar,recalcitrar,dar bote,espadelar,estomentar,chicotear.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pulverização

Substantivo

pulverescência,pulverulência,eflorescência,friabilidade,granulosidade,furfuração,pó,polilha,amido,poalha,poeira,faúlha,areia,poeirada,polme,puré,voejo;pedrinha,rípio,cimento,rebo,calhau,serradura,serragem,quirela,farelo,farelagem,sêmea,pedra britada,lasca,brita,cascalho,cascalheira,burgau,gorgulho,farinha,farina,carolo,sable,arenito,migalha,semente,saibro,saibreira,pevide,sêmen,semínula,grão,granito,grânulo,godilhão,grumo,grúmulo,partícula (pequenez),balastro,limadura,limalha,maravalha,raspa,raspadura,apara,resíduo,detrito,debris,entulho,escombro,detritus,destroço,escória,moinha,precipitado,caspa,carepa,poejo,o beijinho,a flor da farinha,pólvora,esmeril,flocculi,flóculo,floco,felpa,fubá,polvilho;(redução a pó): pulverização,moedura,moagem,trituração,esmigalhamento,cominuição,granulação = granalha,levigação,contusão,raladura,trituração,pisa,pisadura,pisadela,repisa,fricção,atrito,detrição,limagem,limadura,limalha;(instrumentos para pulverização): moinho,camba,atafona = azenha,grosa,molinheira,molilho,molinote,ralo,ralador,lima,pilão,almofariz,monjolo,morteiro,gral,engenho,moenda,moenga,dorneira,dentes,mó,borneira,mascoto,malhadeiro,pulverizador,triturador,arrastre.

Adjetivo

pulveráceo,pulverizador,pulverulento,pulvéreo,pulveroso,polvorênteo,poento,cheio de poeira,poeirento,granuloso,granífero,graniforme,granulado,fareláceo,farelento,farináceo,furfuráceo,furfúreo,farinhento,farinhota,farinhudo,farinhoso,flocoso,empoeirado,areento,arenoso,arenáceo,areniforme,sabuloso,saibroso,grumoso,caspento,casposo,pulverizável,molar,friável,frágil,pulverizado e v.;moente,moente e corrente (diz-se do moinho).

Verbo

pulverizar;transformar em pó,converter em pó;reduzir a pó,porfirizar,triturar,esmagachar,granar,granular,molinhar,granitar,levigar,epistar,moer,esmoer,remoer,machucar,limar,grumar,desbastar,grosar,esmagar,rapar,raspar,rascar,desgastar,ralar,esbogalhar,esborrachar,esmiuçar,esmiudar,esmigalhar,esfacelar,migar,migalhar,cominuir;quebrar,mascotar,trilhar,esfarelar,desfarelar,esmiolar,pisar,macerar,repisar,socalcar,contundir,desenterroar,esterroar,destorroar,esfanicar,britar,pilar,apiloar,esboroar,desboroar,engaçar;farinar,polvilhar,esfarinhar,salpicar,empoar,empoeirar,empolvorizar,acanelar,encinzar,enxofrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dor

Substantivo

sofrimento,traspasso,padecimento;sofrimento físico,sofrimento corporal;terebração,aixe (fam.),dodói,guinada,fisgada,pontada,agulhada,alfinetada,cólica,dor de cabeça,cefaleia,cefalalgia,cefalia;otodinia = dor de ouvidos,dor de dentes,odontagra,neuralgia,tique;hiperalgia,neuralgia facial,algia,angialgia,artralgia,cervicalgia,cinesalgia,cistalgia,condralgia,coxalgia,dorsalgia,faringodinia,gastralgia,glossalgia,gnatalgia,gonalgia,hepatalgia,laringalgia,lombalgia,lombociatalgia,otalgia,mialgia,mastodinia,metralgia,nefralgia,mielalgia,raquialgia,reumatalgia,cardialgia,odontalgia,oftalmagia,omalgia,ooforalgia,ostealgia,metralgia,esplenalgia,notalgia,orquialgia,pancreatalgia,pigalgia,pneumonalgia,prostatalgia,quiralgia,retalgia,epigastralgia,costalgia,tinalgia,ureteralgia,uretralgia,urodinia,proctalgia,talalgia,telalgia,tenalgia,histeralgia,reira;dor viva,dor penetrante,dor cruciante,dor aguda,dor desabalada,dor violenta,dor funda;pleurodinia,reumatismo,espasmo,cãibra,breca,lumbago,tenesmo,pesadelo,dandão,íncubo,opressão,sobressalto,convulsão,mal estar,desconforto;dor de parto,dor de tortos;puxo,agonia,palpitação,angústia,fundura da dor,eslabão,golpe,vergão,contusão,lanho,chaga,ferida,pressum vulnus = ferida profunda,equimose,tolontro,mossa,úlcera,mal,estrepada,doença,pancada,lambada,paulada,bordoada,navalhada,esmechada,pazada;estorcegão,cacheirada,calamocada,cajadada,coque,chulipa,carolo,morsegão,pontapé,murraça,murro,ferimento = rascadura,coroa do martírio;trauma,traumatismo,tormento,tortura,belisco,beliscão,beliscadura,cruciato,tratos,suplício,cruciação,farpão,mortificação,crucificação,crucifixão,martírio,cilício,disciplinas,açoite,polé (castigo),aguilhão,seta,xara,aguilhoada,espetada,espinho,acúleo,ferrão,picada,urtiga,aziar,vivissecção;punctura,queimadura,tomadura = pisadura,matadura,mazela,cutilada,ferroada,ferretoada,aguilhoada,vergastada,zagunchada,lancetada,fusada,fustigo,picada,picela,picadura,unhada,bicada,marrada = topetada,mordedura,mordedela,mordicação,morso,levadente,gemido,contorsão,gritos lancinantes (expressão de dor).

Adjetivo

dorido,doloroso,dolente,pungente,cruciante,terebrante,lancinante,excruciante,dolorífico,dolorido,faretrado,magoado e v.;contuso,contundente,obtundente,mordente,tormentoso,desumano,pungente,pungitivo,terrível,conquassivo = atormentador;cruel,severo,agudo,penetrante,sevo,fundo,vivo,inquisitorial,traumático,agrilhoador,vulnífico;odontálgico,otálgico,costálgico,cardiálgico,nefrálgico,cefalálgico,reumático,tenesmódico.

Verbo

experimentar uma dor,sofrer uma dor;padecer com uma dor,ficar a pedir misericórdia,ver estrelas ao meio-dia,doer a alguém;levar vida negra,levar má vida,levar vida de cão;sofrer maus tratos,padecer,fugir a luz dos olhos,deitar-se sobre espinhos,contorcer-se,gemer,estorcer-se,retorcer-se,espojar-se,torcer-se em convulsões;picar,sangrar,lancinar,macerar,magoar,retalhar,lancetar,traspassar,golpear = refender,amputar,decepar,cesurar,aferretoar,pungir,ferir,urtigar,chagar,chuçar,pisar,ferroar,ferretoar,setear,assetear,malhar,esmordaçar,morder,mordicar,morsegar,abocanhar,bandarilhar,seviciar,fustigar,queimar,grelhar,faretrar (poét.),dardejar,navalhar,terebrar,azagaiar,zagunchar;rasgar,romper,lacerar a,dilacerar,macerar,perfurar a carne;machucar,esmigalhar;assentar,pespegar,impingir um murro;calamocar,esfolar,penetrar,torcer,arrancar,puxar;maltratar,obtundir,contundir,luxar o pé,molestar,afligir,atormentar,infligir dor,sugilar = produzir equimose em,esmechar,crucificar,cruciar,excruciar,martirizar,chagar,algozar,torturar;dar ou por a tratos de polé;açoitar,fazer alguém num Cristo,aguilhar,espetar,encher alguém de aguilhoadas;crivar de golpes,crivar de balas;lanhar,estiletear,estrepar,malferir,espicaçar,bicar,unhar,gatanhar = escarpelar,nicar,escarificar,pôr a tormentos,matar,aleijar,trilhar,pisar = magoar,dentar.

Advérbio

doridamente e adj.;loco dolente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Hábito

Substantivo

costume,vezo,moda,uso,usança,prática,manhas,forma,voga,prática constante e consagrada,sistema,padrão,mesmice,toada,modo,maneira,praxe,precedentes,rotina,senda,enga,doito (ant.),soeiras,costumeiras,costumagem,tradição,tradicionalismo,provincianismo;costume ou hábito geral,velho,imemorial,natural,tradicional,inveterado,arraigado;trilha batida,caminho trilhado;chavão;prescrição,usança,observância,procedimento,tenência,convencionalismo,etiqueta;ordem permanente,conformidade;misoneísmo;ramerrão,rotina,ramerrame,nhenhenhém;cantochão,ladainha,cantilena,caminho coimbrão,estrada coimbrã,velha escola,veteris vestigia flammæ,laudator temporis acti,esnobismo,esnobe,a maioria,sebastianista,geral,parrana,praxista,tradicionário,tradicionalista,saudosista,pé de boi,misoneísta,burocrata,regra,norma,treita medida,precedentes,toupeira,pragmática,burocracia,fórmulas burocráticas,formalidade,longo tirocínio,pegada,batida;cacoete,assiduidade;treinamento (educação);aclimatação,segunda natureza,radicação,ceva,cevo = treina;perícia;calejamento.

Adjetivo

habitual,normal,sacramental,sólito,indispensável,guisado (ant.),costumado,useiro e vezeiro,costumeiro,batido,repetitivo,costumário,consueto,assíduo,prescritivo,consuetudinário,tradicional,cadimo = usual,da vida diária,pragmático,do estilo,de praxe,geral,miúdo,ordinário,comum,frequente,vulgar,ramerraneiro,rotineiro,banal,curial,trivial,sediço,usado,cotidiano,que se repete todos os dias,diário,cotio,regular,recebido,estabelecido,aceito,consagrado,admitido,corrido,corriqueiro,corrente,dominante,bem palmilhado,bem conhecido,familiar,clássico,inveterado;conforme;segundo o costume,a rotina,a praxe;em voga;habituado,acostumado,avezado,afeito,atreito,adito,preso,dado,amoldado,dedicado,arrimado,o hábito de,retrógrado,misoneico,antiprogressista,conservador,reacionáro,fixo,casado,arraigado e v.;enxertado,permanente,intrínseco.

Verbo

habituar(-se),acostumar(-se),adaptar(-se),estar (acostumado e adj.);não estranhar,achar muito natural;adotar um costume;pisar,seguir,palmilhar a vereda batida;stare super antiquas vias,imobilizar-se,anquilosar-se,não evoluir,recuar = ter ideias contrárias ao progresso,não sair da trilha,marcar passo,conservar os seus antigos hábitos,inveterar,afazer,dispor,avezar,amoldar,aguerrir,aguerrear,conformar,familiarizar,banalizar,aclimar,aclimatar,nacionalizar,ensinar,educar;impor-se (ant.),acompanhar,treinar,domesticar,amadrinhar,amansar,adestrar,afreguesar,criar à mão,engar,cevar,saginar,encarnar,encarniçar;adquirir,contrair,tomar o costume;cair no costume,afeiçoar-se,aderir,ficar adito a,entregar-se a,adaptar-se a,ser habitual,vir à moda,tornar-se uso,generalizar-se,criar raízes,radicar-se,arraigar-se,enraigar-se,passar a costume,estar (curtido e v.);ir à enga.

Advérbio

habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.

Conjunção

Ruindade

Substantivo

pravidade,maleficência,ofensa,impiedade,maldade,vilania,canalhice,torpeza,malquerer,nocividade e adj.;virulência,crueldade,irreparabilidade,malignidade,aversão,ódio,rancor,iniquidade,malefício,vingatividade,perversidade,raio,ciclone,furacão,terremoto,vandalismo,destruição;exício,perdição,ruína,morte,cratera,precipício;mancenilha,veneno;rábia,hidrofobia,carcoma,má estrela,mau-caratismo,estrela fatídica,ventos adversos,insídia,amari aliquid,sinistro,mau olhado,jetatura,quebranto,mau tratamento,vexame,tormento,repugnância,avania,molestamento,abuso,opressão,perseguição,ultraje,assalto,violência,seta,mau uso;estenderete,injúria (dano);defeito,vício,abominação (sofrimento);diátese,verminose,pestilência (doença);culpa;depravação;prejuízo,malfeitoria;lama,lodo,vasa,lameirão,o pestilento lameirão de,fezes,flagício,fel,amargor,rigidez,gomeleira,túnica de Néssus,caixa de Pandora,quantidade de coisas ruins: sudário,monturo;as asperezas da vida.

Adjetivo

malévolo,cruel,perverso,ofensivo,nocivo,viroso,agravoso,venenoso,inoficioso,lamentável,nocente,prejudicial,molesto,molestoso,ruim,péssimo,mau,pravo,ruinoso,infesto,funesto = exicial,calamitoso,sinistro,fatal,amaldiçoado,maldito,injurioso,desastroso,deletério,malfeitor,malfazejo,maléfico;íncubo,facinoroso,maligno,malignante,negregado,abominável = vitando,nefasto,reverso,danoso,daninho,danífico,pernicioso;feio,inimigo,maldoso,desvantajoso,devastador,destruidor;infeliz,oneroso,gravoso,ofensor,fastidioso,intolerável,obnóxio,tabífico,desastroso,desastrado,tendencioso,corruptor;virulento,irremissível,irrespirável,venenoso;serpentífero,serpentígero,serpentígeno estiômeno = corrosivo = anabrótico,mortal;insanável,inauspicioso;horrível,hórrido,horripilante,horrendo,horroroso,horrífico,tempestuoso,terrível,pavoroso,apavorante,tétrico,terrível,terrificante,medonho,acintoso,cruel,trágico,atroz,atro,tenebroso,inominável,pecaminoso,insano,criminoso,vergonhoso,repugnante,vexatório,lesivo,desproveitoso,vil,baixo,de carregação,ignóbil,monstruoso,miserável,mísero,nefando,desprezível,soez,abjeto,miserando,tirânico,infame,nefário,indigno de se nomear,mesquinho;chocante,suspeitoso,comprometedor,deteriorado;podre,corrupto = tábido,defeituoso;empecível,empeço,malengendrado,deplorável,lacrimável,imperdoável,lamentável;feio;inclassificável,condenável,passível de censura,desbragado,condenável,inqualificável,indigno,punível,castigável,inconfessável,repreensível;odioso,detestável,abominável,de marca anzol,infando,execrável,ominoso,ultrajante,ultrajoso,sombrio,perigoso,aziago,odiado = inviso,insidioso,ruim como o diabo,que não tem nome,inominável,infernal,mefistofélico,luciférico,demoníaco,diabólico (malévolo);inconveniente;indiscutível,inaproveitável,pesado,incômodo,molesto,chinfrim,reles,soez,pífio (inútil);incompetente;irremediável;fatídico,trágico,sórdido,bruto,imundo,repelente;malignante,pejorativo,safado,incômodo,incomodante,incomodativo.

Verbo

ser (nocivo e adj.);causar dano,infligir dano;danificar,maleficiar,mortificar,prejudicar,lesar,estiolar,combalir,ferir,turbar,golpear,escalavrar,escarapelar,estragar,arruinar,transviar,roer (deteriorar);envenenar até a última fibra,magoar;fazer mal a,infamar,ultrajar,deformar a pureza de suas linhas,desarvorar;agravar,perder,causar dissabor,devastar,assolar,oprimir,onerar,carregar,perseguir,preterir,calcar aos pés,atropelar,pisar,maltratar,torturar,vexar,clamar vingança,manchar as páginas da História,fechar a porta do céu,bradar aos céus,sobrecarregar,vitimar,esmagar,machucar,apestar,empestar,torturar,seviciar,molestar;danar,abusar,ofender,espezinhar,amesquinhar,declinar,abater,rebaixar,peguinhar,corromper a seiva,pôr nódoa,macular;dar que fazer,esbofetear,espancar;violentar,esfaquear,apunhalar,dar mau agouro,trazer desgraça,desgraçar,acutilar,ultrajar,marfar = vulnerar,atagantar,agadanhar;esgadanhar;agatanhar,esgatanhar,escorchar,esgardunhar,arranhar,destruir;roubar;assetear,flechar,faretrar;retalhar,atassalhar,azagaiar,golpear de morte,atentar contra,entoxicar,envenenar,empeçonhar,fazer guerra a,infernar,infestar,apoquentar,esmoucar,irrogar,gangrenar,perverter,viciar,malignar,corromper,abalar,concutir,perpetrar,revoltar,repugnar,provocar conflitos,causar engulhos,dar frutos envenenados,gerar conflitos,causar asco,assanhar desgraças,manchar.

Advérbio

em prejuízo,em detrimento de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dolorimento

Substantivo

confrangimento,aflição,angústia,dor,incômodo,incomodidade,cuidados,prova,provação,agrura,atribulação,dissabor,inflição,golpe,punhalada,fardo,carga,ônus,gravame,peso,maldição,anátema,desprazer,injustiça,perseguição,abuso,incêndio,flagelo,peste,vexame (malevolência);avania,vexação,judiaria,opressão,sobrecarga,albarda,acinte,pirraça,sainete,mortificação,severidade,acerbidade,aperreação,pesadelo,efialta,dandão,tormento,inquietação,ulceração,calamidade,catástrofe,tragédia,desgraça,cataclismo,hecatombe,pogrom,Holocausto;lazeira,mar de angústias,ralação,raladura,suplício,causticação,cheque,contrariedade,trauma,traumatismo,ferida,cutilada;solavanco,setada,infestação,flagelação,desfortuna,infortúnio,malaventura,ninho de vespas,casa de marimbondos,cancro,úlcera,chaga,acúleo,espinho,aguilhão,escorpião (ente malfazejo);lepra,cautério,dardo,seta,punhal (armas);tortura,sevícia,martírio,cruciato,ecúleo,açoite (instrumento de punição);acidente,desastre,sinistro;désagrément,esclandre,escândalo,absinto;fonte de dissabores,fonte de contrariedades,fonte de desgostos;borrasca,quebra-cabeça,contratempo,molestação,malignidade;desmancha-prazeres,pirraceiro (homem ruim).

Adjetivo

doloroso,dolorido,atribulador,sensível,angustioso,atroz,dorido,dolorífico,fulminante,amofinador,que contende com os nervos,alanceador,traumático,aflitivo = congoxoso,pungente,pungitivo,excruciante,cruciante,sensitivo,compungitivo,lancinante,acerbo,consternador,injucundo,despeitoso,desagradável,desprazível,repugnante,amargo,amargoso,inconvidativo,assustador,agudo,penetrante,desinquietador,desinquietante,duro,incômodo,incomodativo,molesto,indesejável,mau,grande,ruim,obnóxio,perigoso,infortunado,funesto,deplorável,deplorando,miserando,miserável,nefasto,infausto,aterrador,brutal,inaceitável,inadmissível,impopular,dessatisfatório,desajeitado,infeliz,inconfortável,desanimador,depressor,aviltante,triste,aborrecido,glacial,inglório,ingrato,melancólico,merencóreo,meditativo,patético,falto de vida e de animação,acabrunhante,contristador,magoativo,irritante,opressor,porta-penas (poét.),remordaz,remordedor,opressivo,implacável,desolador,lamentável,lacrimável,desgraçado,roedor,tétrico,lúgubre,lôbrego,funestador,funesto,funéreo,funeral,funerário,macabro,calamitoso,atormentativo,flagelativo,molesto,molestoso,irritante,irritativo,fétido,vulnerante,vulnerativo,agravante,sério,grave,mortificante,chocante,adurente,amofinador,anabrótico = corrosivo,esfolador,acintoso,vexatório,oneroso,gravoso,fastidioso,enfadonho,displicente,tedioso,pestilencial,importuno,impertinente,aborrecível,insuave,tormentoso,incômodo,conquassivo,trabalhoso,onusto,danoso,prejudicial,nocivo,birrento,inaturável,intolerável,insuportável,incomportável,impossível,inaudito,feio,insofrível,que não se pode aturar e;dessaudoso,capaz de tentar um santo,suficiente para enlouquecer alguém,terrificante,monstruoso,metuendo (poét.),medonho,fero,terrífico,terrível,infernal,assustador,apavorante,pavoroso,espantoso,inominável,formidável,abominável,odioso,execrável,hórrido,horrífero,horrífico,horripilante,horroroso,horrendo,horrente,tremendo,miserando,infando,repulsivo,hediondo,repelente,enjoativo,detestável,ofensivo,nauseabundo,nojento,nojoso,abjeto,revoltante,repulsivo,engulhoso,asqueroso,vil (ruim);feio;desanimador,aguado,desenxabido,insosso,enfastioso,penoso,fastidioso,rude,áspero,frio,ríspido,cortante,diro,cruel,crudelíssimo,atroz,desumano,severo,cáustico,causticante,dilacerante,envenenado,peçonhento,ruinoso,desastroso,fatal,negro,negregado,tenebroso,caliginoso,aziado,atro,ferrugíneo.

Verbo

causar dor,infligir dor,produzir dor,ocasionar dor,provocar dor;penar (ant.),ferir,amachucar,machucar,contundir,apertar,aguilhoar (dor física);traspassar,cravar o coração,golpear,lancear,lancinar,chagar,retalhar,torturar,seviciar,flagelar,traspassar,chocar,condoer,afligir,amuar,acabrunhar,pungir,pôr albardas a alguém,atormentar,confranger,compungir,magoar = sovinar,amofinar,ralar,tratear,molestar,penalizar;ferir o coração,ofender o coração,chocar o coração,irritar o coração;desconjurar,lançar em profunda tristeza,confranger a alma,infernizar,melindrar,desconsolar;despedaçar o coração,lacerar o coração,vulnerar o coração,escalavrar o coração,torturar o coração,oprimir o coração,ulcerar o coração,rasgar o coração,partir o coração;ser um dia de juízo,sangrar,arrancar lágrimas,chamar lágrimas aos olhos,desconfortar,desalentar;causar dó,causar enternecimento;causar pesar,martirizar,atribular,setear,magoar,alancear,picar o coração,triturar o coração,lancinar,pesar,tormentar,remorder,cruciar,escarificar,escarnificar,exulcerar,faretrar = ferir com flecha,sarjar,atenazar,calamocar,macerar,matar,pisar,dardejar;pisotear,espezinhar,esmagar;cravar um punhal no coração de;apunhalar,navalhar;funestar = tornar infeliz,miserar,desconsolar,atristar;contristar,melancolizar,entristecer,consternar,enlutar,desgostar = afelear,aborrecer,implicar com,preocupar,incomodar,importunar,perturbar,infortunar,infelicitar,aguar um prazer,desagradar,desprazer,inquietar,desinquietar,agoniar,desassossegar,roer,vexar = arpar = mortificar = lhanar,supliciar,judiar;(vulgar) sacanear,encher,encher o saco,azucrinar,aporrinhar,abespinhar,incomodar,atazanar,apoquentar,abufelar,aperrear,enfadar,ralar,maçar,empestar,infestar,perseguir,escorraçar,afugentar,devorar,angustiar,congoxar,amargurar,desventurar,enturvar,afetar,negrejar,nublar,convulsionar,roubar o sossego a alguém,sobrecarregar,gravar,onerar,retalhar,retraçar,arrasar a alguém os olhos de lágrimas,minar,moer,morder,irritar,provocar,afiar,exasperar,experimentar,pôr à prova a paciência de,frenesiar,enfrenesiar,afugentar,escorraçar,enxovalhar,maltratar,agravar,contrariar,marfar,ofender;cansar,fatigar,impressionar mal,encolerizar,meter o ferro a alguém = fazer pirraça,pôr o baraço na garganta de alguém,causticar,atribular;tocar na ferida,tocar na matadura,enoitecer,enlutar,oprimir;maltratar,atucanar,aferrar,assaltar,bater (castigar);enjoar,causar náuseas,ansiar,enojar,revoltar,causar repulsa,feder,incorrer no rancor de,fazer mau estômago,enfastiar,produzir sentimento penoso,verminar,horrorizar,horripilar,arrepiar,amedrontar,gelar o sangue,eriçar os cabelos,desvelar = tirar o sono a,colocar mais um prego no caixão de,não fazer bom estômago a alguém.

Advérbio

dolorosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

hinc illœ lachrymœ!.

Frase

Conjunção

Malevolência

Substantivo

malignidade,nocividade,malefício,má intenção,venenosidade,maldade,nequícia,mau intento,breca,maleficência,malvadez ou malvadeza,inimizade;ódio;malquerença,malícia,maliciosidade,ruindade,avessia (ant.),pravidade,descaridade;inumanidade,desumanidade,desamor,negrura = imisericórdia,algozaria,crueldade;impiedade,mordacidade,causticidade,fel,veneno,rancor,inveja,ressentimento;ulceração,desalmamento,grangrena moral,intriga,enredo,mexidos,mexerico,consciência cauterizada,dureza de coração,intolerância,mesquinharia;coração férreo,coração duro,coração de mármore,coração de pedra;intransigência,obduração,obcecação,empedernimento;inconsciência,fereza,crueza,rigor,atrocidade,ferocidade,brutalidade,barbárie,antropofobia,androfobia,truculência,ferócia (poét.),bruteza,brutidão,vandalismo,canibalismo,vampirismo,malfeitoria,selvajaria,banditismo,selvatiqueza,bandoleirismo;diabruras,desatino;intentos sinistros,intentos nefandos;despropósitos,sevícias,vivissecção,afronta,ultraje,contumélia,vilipêndio,flagício,impropério,baldão,vexame,avania,abatimento,humilhação,mal,enxeco,guerra de morte,perseguição = obsessão,acinte,agressão,cachorrada = ação vil e malévola;ataque,gravação,doestos = ironia pungente = sovinada,ofensa,molestamento,picardia,sainete,picuinha,pirraça,tropelia = bandoria (ant.),excesso,descomedimento,achincalhe,venefício,sede de sangue (assassinato);malas-artes,manigância,calúnia;intriga,onzenice,urdidura,urdimaças (pop.),zum-zum;ataque terrorista;dizimação,aniquilamento;corrupção;tráfico de drogas,tráfico de armas,tráfico de escravos,tráfico de homens ou mulheres;escravidão;estupro;pedofilia;covardia;bandido,malfeitor,carrasco,algoz,assassino,homicida,traficante,terrorista,policial corrupto,político corrupto;pedófilo;.

Adjetivo

malévolo,mau,cruel,malevolente,malquerente,malnascido,malignante,maldoso,maligno,malvado,mal-intencionado,pravo,iníquo,perverso = ímprobo,vipéreo,viperino,venenoso,réprobo,calamitoso,pícaro,arrufianado;desalmado;escalfúrnio = bárbaro,atroz,barbárico,de fero aspecto,mal-encarado,sanhoso,renegado,encarantonhado,da pior espécie,desnaturado,endiabrado,endemoninhado,demoníaco,malicioso;perigoso,ruim,de má intenção = atravessado,pronus deterioribus = propenso ao mal,despeitado,despeitoso,ferino,ferrenho = encarniçado,diro = cruel,canibalesco,desumano,inumano,imite,acerbo,imane,feroz,imisericordioso;virulento,desamoroso;de alta periculosidade;truculento,tendencioso,maléfico,malfazejo,incomplacente,incompassivo,impiedoso,danoso,prejudicial,descaridoso,desapiedado ou despiedado,despiedoso,duro,ríspido,intolerante,intransigível,desserviçal,reverso = de mau caráter,pernicioso,nocivo,ruim,insensível,indiferente aos males alheios;obsessor,perseguidor,vexador,opressor,tirânico,ímpio,carniceiro,descarinhoso,descaroável,descaridoso,inexorável,inamolgável,implacável (vingativo);ingrato,pouco carinhoso,duro de coração,de coração de pedra,de má índole = treso,marmóreo,celerado,flagicioso,facínora,facinoroso,odiento,desamável,desamorável,bruto,selvagem;malevão,malevo;tibérico,tirano,neroniano,draconiano,brutal,feroz como um tigre,bárbaro,bravo,fero,incendiário,sanguinário,sanguinolento,lobal,sanguissedento;atrocíssimo,daninho,tigrino,diabólico,satânico,mefistofélico,infernal,vandálico,atormentador,destruidor,roaz,infame;serpentífero,serpentígero,maldito (ruim),odioso,injustificável.

Verbo

ser (malévolo e adj.);ser um monstro de maldades,ser um monstro de má raça;ser o cão chupando manga (pop.),ser o diabo em forma de gente (pop.);ter o coração na sola do pé (pop.);ser um espírito de porco,ser um desalmado;ter maus bofes,ter cabelos no coração,ter coração de víbora,ter má índole,ser mau natural;ser da pele de Judas;ser homem dos diabos,ser levado do diabo;suprimir o remorso,calejar-se no crime;cauterizar a consciência,amortalhar a consciência;nutrir más intenções,perpetrar barbaridades,não poupar sexo nem idade,não dar quartel,cair numa sede de fera sobre,tratar com todo o rigor das leis da guerra (severidade);fazer o mal e a caramunha,ser fértil em intrigas e subst.;exsudar ódio,respirar vingança,apostar-se para fazer mal;fazer obra limpa e asseada (irôn. fam.),fazer trinta por uma linha,fazer o diabo a quatro,fazer bandorias do diabo,fazer coisas do arco-da-velha;dar gosto ao diabo;pintar o taneco,pintar a manta,pintar o sete;desencadear ódios,semear ódios;fazer coisas do diabo contra,dar uma estocada,descarregar a ira sobre,regozijar-se com o mal alheio,fazer inferno a alguém,levantar as mãos contra alguém,satisfazer os seus instintos,ser a sementeira de discórdias,mexericar,embelenar = intrigar,coscuvilhar,onzenar,semear cizânia,fazer guerra a,atirar a pedra e esconder a mão;fazer mal a alguém = deitar agraço no olho a alguém,maleficiar,malfazer,alanhar alguém (pop.),ter sede a alguém,não dar uma sede de água a alguém = não ter piedade para com ele,descarregar sua cólera em alguém,pôr o pé no pescoço a alguém,pôr alguém em embaraço,não dar trégua;soltar-se em doestos,acariciar maldade,despir a natureza,fazer diabruras,afrontar,improperar,perseguir com baldões,trazer alguém em roda-viva,fradejar,implicar com,baldoar (ant.),machucar (ferir);torturar;encalacrar,ultrajar,enxecar,molestar,picar,vexar,oprimir (capacidade para produzir o mal);apedrejar,lapidar;derrear,atormentar,maltratar,desancar,malferir;perturbar,lesar,acaçapar = abater,apertar,acossar,desvaler,escatimar = doestar,causticar,aspar = mortificar,seviciar,martirizar,algozar,sacrificar,infernar;estuprar,violentar,violar,currar;passar o rodo (bras. gír.);pôr no micro-ondas = pôr dentro de pneus de borracha e atear fogo (bras. gír. de criminosos) desfeitear,amesquinhar,achincalhar,abater a roda a alguém = envergonhar,atormentar,desolar,devastar,destruir;precipitar,torturar,atagantar,flagelar,arrombar,pisar,humilhar,desentonar,escandalizar,menoscabar,gravar,guerrear,escorraçar,atentar contra,tirar a camisa a alguém,encravar,comprometer,espezinhar,picuinhar,cuspir,cuspinhar,caluniar;enlamear,mergulhar a mão em sangue;dar a alguém uma roda de tolo,dar a alguém uma roda de ladrão;desanichar,maleficiar,desvairar-se,malignar,desafiuzar,desvaler = faltar com a proteção a,desamparar,desarrimar,tornar-se (mau e adj.);endemoninhar-se,ficar com o diabo no corpo;endurecer-se,empedernir-se,endurentar-se,desnaturar-se,desalmar-se,esviscerar-se;.

Advérbio

malevolamente e em guerra aberta,por arte do diabo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não sabemos o que mais nos reserva este homem;Nele transborda a maldade.

Conjunção