Sua língua na Internet

 

(a.mi.do)

sm.

1. Quím. Substância existente em muitos vegetais, esp. em grãos de cereais, us. na indústria alimentícia, farmacêutica, de cosméticos etc.

2. Fécula, em forma de pó, extraída desses vegetais e us. na alimentação; POLVILHO

[F.: Do it. amido, do lat. amylum, i e, este do gr. ámylon. Ideia de 'amido': amil(o)- (amiláceo).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pulverização

Substantivo

pulverescência,pulverulência,eflorescência,friabilidade,granulosidade,furfuração,pó,polilha,amido,poalha,poeira,faúlha,areia,poeirada,polme,puré,voejo;pedrinha,rípio,cimento,rebo,calhau,serradura,serragem,quirela,farelo,farelagem,sêmea,pedra britada,lasca,brita,cascalho,cascalheira,burgau,gorgulho,farinha,farina,carolo,sable,arenito,migalha,semente,saibro,saibreira,pevide,sêmen,semínula,grão,granito,grânulo,godilhão,grumo,grúmulo,partícula (pequenez),balastro,limadura,limalha,maravalha,raspa,raspadura,apara,resíduo,detrito,debris,entulho,escombro,detritus,destroço,escória,moinha,precipitado,caspa,carepa,poejo,o beijinho,a flor da farinha,pólvora,esmeril,flocculi,flóculo,floco,felpa,fubá,polvilho;(redução a pó): pulverização,moedura,moagem,trituração,esmigalhamento,cominuição,granulação = granalha,levigação,contusão,raladura,trituração,pisa,pisadura,pisadela,repisa,fricção,atrito,detrição,limagem,limadura,limalha;(instrumentos para pulverização): moinho,camba,atafona = azenha,grosa,molinheira,molilho,molinote,ralo,ralador,lima,pilão,almofariz,monjolo,morteiro,gral,engenho,moenda,moenga,dorneira,dentes,mó,borneira,mascoto,malhadeiro,pulverizador,triturador,arrastre.

Adjetivo

pulveráceo,pulverizador,pulverulento,pulvéreo,pulveroso,polvorênteo,poento,cheio de poeira,poeirento,granuloso,granífero,graniforme,granulado,fareláceo,farelento,farináceo,furfuráceo,furfúreo,farinhento,farinhota,farinhudo,farinhoso,flocoso,empoeirado,areento,arenoso,arenáceo,areniforme,sabuloso,saibroso,grumoso,caspento,casposo,pulverizável,molar,friável,frágil,pulverizado e v.;moente,moente e corrente (diz-se do moinho).

Verbo

pulverizar;transformar em pó,converter em pó;reduzir a pó,porfirizar,triturar,esmagachar,granar,granular,molinhar,granitar,levigar,epistar,moer,esmoer,remoer,machucar,limar,grumar,desbastar,grosar,esmagar,rapar,raspar,rascar,desgastar,ralar,esbogalhar,esborrachar,esmiuçar,esmiudar,esmigalhar,esfacelar,migar,migalhar,cominuir;quebrar,mascotar,trilhar,esfarelar,desfarelar,esmiolar,pisar,macerar,repisar,socalcar,contundir,desenterroar,esterroar,destorroar,esfanicar,britar,pilar,apiloar,esboroar,desboroar,engaçar;farinar,polvilhar,esfarinhar,salpicar,empoar,empoeirar,empolvorizar,acanelar,encinzar,enxofrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção