Sua língua na Internet

 

(cas.ca.lho)

sm.

1. Conjunto de lascas de pedra ou brita us. como material de construção, ger. misturado com areia grossa e fragmentos de tijolos

2. Bras. Camada de areia grossa e seixos onde se encontram diamantes ou ouro

3. Bras. Mistura de areia grossa, seixos, pedrinhas, fragmentos de conchas etc. que se encontram em alguns locais das praias ou do fundo do mar, ou em aluviões

4. Escória de ferro

5. Fam. Conjunto de moedas de pequeno valor; dinheiro miúdo

[F.: De or. contrv; posv. de casca + -alho. Hom./Par.: cascalho (sm.), cascalho (fl. de cascalhar).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pulverização

Substantivo

pulverescência,pulverulência,eflorescência,friabilidade,granulosidade,furfuração,pó,polilha,amido,poalha,poeira,faúlha,areia,poeirada,polme,puré,voejo;pedrinha,rípio,cimento,rebo,calhau,serradura,serragem,quirela,farelo,farelagem,sêmea,pedra britada,lasca,brita,cascalho,cascalheira,burgau,gorgulho,farinha,farina,carolo,sable,arenito,migalha,semente,saibro,saibreira,pevide,sêmen,semínula,grão,granito,grânulo,godilhão,grumo,grúmulo,partícula (pequenez),balastro,limadura,limalha,maravalha,raspa,raspadura,apara,resíduo,detrito,debris,entulho,escombro,detritus,destroço,escória,moinha,precipitado,caspa,carepa,poejo,o beijinho,a flor da farinha,pólvora,esmeril,flocculi,flóculo,floco,felpa,fubá,polvilho;(redução a pó): pulverização,moedura,moagem,trituração,esmigalhamento,cominuição,granulação = granalha,levigação,contusão,raladura,trituração,pisa,pisadura,pisadela,repisa,fricção,atrito,detrição,limagem,limadura,limalha;(instrumentos para pulverização): moinho,camba,atafona = azenha,grosa,molinheira,molilho,molinote,ralo,ralador,lima,pilão,almofariz,monjolo,morteiro,gral,engenho,moenda,moenga,dorneira,dentes,mó,borneira,mascoto,malhadeiro,pulverizador,triturador,arrastre.

Adjetivo

pulveráceo,pulverizador,pulverulento,pulvéreo,pulveroso,polvorênteo,poento,cheio de poeira,poeirento,granuloso,granífero,graniforme,granulado,fareláceo,farelento,farináceo,furfuráceo,furfúreo,farinhento,farinhota,farinhudo,farinhoso,flocoso,empoeirado,areento,arenoso,arenáceo,areniforme,sabuloso,saibroso,grumoso,caspento,casposo,pulverizável,molar,friável,frágil,pulverizado e v.;moente,moente e corrente (diz-se do moinho).

Verbo

pulverizar;transformar em pó,converter em pó;reduzir a pó,porfirizar,triturar,esmagachar,granar,granular,molinhar,granitar,levigar,epistar,moer,esmoer,remoer,machucar,limar,grumar,desbastar,grosar,esmagar,rapar,raspar,rascar,desgastar,ralar,esbogalhar,esborrachar,esmiuçar,esmiudar,esmigalhar,esfacelar,migar,migalhar,cominuir;quebrar,mascotar,trilhar,esfarelar,desfarelar,esmiolar,pisar,macerar,repisar,socalcar,contundir,desenterroar,esterroar,destorroar,esfanicar,britar,pilar,apiloar,esboroar,desboroar,engaçar;farinar,polvilhar,esfarinhar,salpicar,empoar,empoeirar,empolvorizar,acanelar,encinzar,enxofrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Terra

Substantivo

solo,chão,a nossa mãe comum,Geia,terreno,terra firme,continente,território,região,país,península,quersoneso,delta,cabo,farelhão,pontal,promontório,cabedelo,istmo,língua de terra,braço de terra,planalto,planura,chapada,chapadão,litosfera,xerografia,orosfera = parte sólida da superfície terrestre,costa,fralda do mar,fralda marítima,borda,termo,praia;abas (de um rio),ribada,margem,beira,beirada,lado,falésia,riba,ribanceira,ribeira,ribança,barranco;marinha,ripa (ant.),mangue,borda de água,litoral,ribamar,leixão,beira-mar,dunas,terra de aluvião,mesopotâmia,panasqueira,oásis,clareira,subsolo;gleba,lote,torrão,leiva,gupiara,margueira,leira,olga,barro,argila,greda,marga,marna,marno;monte,montanha,cordilheira,colina,coxia,cerro,combro,morro,outeiro,serra,duna,rocha,rosca,rocado,penedo,penedia,fraguedo,penha,penhasco,despenhadeiro,desfiladeiro,península,istmo,restinga,cabo,promontório;barroco,cascalho,gnaisse,massapé ou massapê,pedrouço,propriedade.

Adjetivo

terrestre,terráqueo,terrenal,terreno,térreo,terral,terreal,terrenho,telúrico,continental,sobreterrestre,subaéreo,litoral,litório = salgadiço;marginal,ribeirinho,justafluvial,aluvial,aluviano,terreno,mundial,bímare,territorial,peninsular,ístmico,deltoide,margoso,marnoso,oasiano,apenedado,apenhascado,penhascoso,pedregoso,saxoso,sáxeo,pedregulhento,pedral,bimarginado,bojador.

Verbo

desembarcar,pôr o pé em terra,pisar terra firme.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção