Sua língua na Internet

 

dado1 (da.do)

sm.

1. Pequeno cubo marcado em cada face por um número, de um a seis (ger. sinalizados por marcas ou pequenos círculos), e que é us. em jogos (sozinho ou, ger., em par) para que um número seja obtido ao acaso. (O dado é agitado na mão e atirado sobre uma superfície, sendo o resultado o número que aparece na face voltada para cima quando o dado fica em repouso.)

2. Ant. MIl. Pelouro cúbico usado pela artilharia: "Os tiros das caravelas tiravam todos com rocas de pedra, e dos dados de ferro eram feridos..." (Gaspar Correia, Lendas das ìndias))

3. Arq. Cubo que serve de base a qualquer estrutura; PLINTO

[F.: De or. contrv; posv. do ár. dad.]


Jogar dados com
1 Fig. Deixar que o acaso determine aquilo que acontecerá a (algo ou alguém)
2 Pôr (algo ou alguém) em risco (esp. de modo inconsequente ou irresponsável), em alguma ação ou empreendimento que depende da sorte


Lançar os dados
1 Iniciar, fazer ou empreender algo arriscado, que depende da sorte para ter êxito; arriscar

dado2 (da.do)

a.

1. Que se deu; que foi oferecido, presenteado: A cavalo dado não se olham os dentes.

2. Que se concede, permite; FACULTADO: "Eram providências dadas pela viúva." (Camilo Castelo Branco, A enjeitada.))

3. Que é afeito; que está habituado: "Foram quase uma revelação para as pessoas dadas ao estudo das questões marítimas." (Rui Barbosa, Cartas de Inglaterra.))

4. Fig. Que estabelece facilmente relação amigável, afável, amistosa: É uma moça comunicativa, muito dada com todo mundo.

5. Que é usual, comum

6. Diz-se de cavalo que, cansado, passa a obedecer a seu cavaleiro

7. Datado: Dado em Lisboa aos 15 dias do mês de março.

Pr.indef.

8. Não determinado; ALGUM; CERTO: Em dado momento ouviu-se um grito.

sm.

9. Algo já conhecido que contribui para a formulação de um pensamento, para a solução de um problema etc.: Procurava novos dados para sua argumentação: Um novo dado vital esclareceu o crime.

10. Resultado de uma investigação ou pesquisa: Os dados estatísticos não provavam grande coisa.

11. Informação ou conjunto de informações esclarecedoras sobre uma pessoa, um grupo ou instituição: Queremos todos os dados sobre esse cidadão.

12. Bras. O que é característico de algo, de alguém: Um dado fundamental da ciência é o estudo e o aprimoramento constantes

13. Inf. Informação que um computador pode processar

14. Fil. Elemento inicial ou básico de um processo de conhecimento

15. Aquilo que foi combinado: O dado era sair às 9 horas.

16. Elemento fundamental que resulta ou é próprio da natureza ou da condição de algo: Faltam a esse estudo mais dados sobre a vida no campo.

17. Ling. Cada um dos enunciados de uma língua, estabelecido como elemento capaz de ser a base de um estudo, teoria etc. sobre essa língua (sua composição, estrutura etc.)

[F.: Do lat. datus, a, um, part.pass. do v.lat. dare.]


Dado que
1 Já que, uma vez que: Dado que você estudou, deverá fazer boa prova.
2 Se: Dado que chegue a tempo, poderá participar.
3 Embora, apesar de que: Dado que estivesse chovendo, não vestiu a capa.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Circunstância

Substantivo

situação,localização,particularidade,temperatura,fase,posição,ponto,positura,postura,condição,pé,estado,disposição,atitude,lugar,termo,regime,classe,categoria,status,ocasião,oportunidade,contexto,conjuntura,congeminência,contingência,lance,transe,emergência,passagem,caso,crise;vicissitude,últimas,lance decisivo;predicamento,peripécia,aperto,embaraço,momento;momento psicológico,crítico.

Adjetivo

circunstancial,dado,condicional,provisional,crítico,provisório,passageiro,efêmero,ocasional,modal,contingente,eventual,acidental,adventício.

Verbo

Advérbio

circunstancialmente,circunstancialmente & adj.,sob o império das circunstâncias,como vão as coisas,conforme der o dado,conforme soprar o vento,segundo as circunstâncias,por essa razão,segundo,conforme;em circunstâncias,em circunsâncias & subst.,assim,desse modo;por esse modo,dessa maneira,consoante,sendo esse o caso,assim sendo;assim considerando,tendo em vista essa circunstância;no rumo em que as coisas vão,nesse estado de coisas,condicionalmente,contanto que,no caso de,na hipótese se,se tal suceder,se isto se verificar,se isto se der,nessa conjuntura,em tal caso;a menos que,sem que,conforme as circunstâncias,a ocasião,o momento;como Deus for servido,pro re nata.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça dépend.

Conjunção

Suposição

Substantivo

cuido (ant.),assunção,postulação,condição,pressuposição,conjetura,hipótese,cogitação,esmo,suposto,pressuposto,postulado,prognóstico,postulatum,teoria,princípio,dados,elementos,proposição,premissa,expressão de um juízo,tese,teorema,prognose,prognóstico,proposta (plano);secreta;simples suposição,mera suposição,vaga suposição;vislumbre ou sugestão,suspeita,barrunto,inspiração,ideal,bafo;presunção (crença),adivinhação,desconfiança,suspeita,alusão,assomo,insinuação,palpite,pressentimento,pancada,sugestão,fantasia,previdência,associação de ideias;especulação.

Adjetivo

suposto,dado,pretenso,pressuposto,admitido,supositivo,supositício,gratuito,especulativo,teórico,teorético,conjetural,cefalomântico,hipotético,ideal,figurado,imaginável,ideável,presumível,presuntivo,putativo,a que a imaginação concede os foros de,sugestivo,alusivo;.

Verbo

supor,subentender,ter para si,achar,esmar,prever,assentar,desconfiar,julgar,suspeitar,fazer algo em alguma parte,conjecturar = barruntar,adivinhar,criar teorias,teorizar,admitir,dar de barato,conceder,presumir,palpitar,cuidar,imaginar,pensar,pressupor,prefigurar,presumir,conceder os foros de,cogitar,figurar,assumir,querer,fantasiar,planear na fantasia,fazer conjetura,estabelecer por hipótese,fazer de conta que,dar um palpite,especular,parafusar,crer,ousar dizer,tomar a liberdade de dizer,meter-se na cabeça de alguém,sentir na cabeça de alguém,admitir como certo,dar de barato,aventurar-se a conjecturas,tirar indução de indícios,inventar,fabular,fingir;oferecer à consideração de alguém,lembrar,sugerir,propor,alvitrar,aventar,indigitar,levantar uma ideia,suscitar,imaginar,fantasiar,pintar na imaginação,lembrar-se,ocorrer ao espírito,despontar ao espírito uma sugestão,fazer proposta;emitir uma sugestão,aventurar uma sugestão;sugestionar;aludir,insinuar,incutir,meter na cabeça de alguém.

Advérbio

e Conj. supostamente e adj,teoricamente;abstraindo-se da prática,na hipótese de,pressuposto,no pressuposto de,na eventualidade de,caso,se,por hipótese,ex hypothese,no figurado caso de,dado que assim seja,suposto que,partindo do princípio que,no caso de,quanto mais,dado o caso que,quando for caso que,contanto que,já que,uma vez que,talvez (possibilidade).

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Hábito

Substantivo

costume,vezo,moda,uso,usança,prática,manhas,forma,voga,prática constante e consagrada,sistema,padrão,mesmice,toada,modo,maneira,praxe,precedentes,rotina,senda,enga,doito (ant.),soeiras,costumeiras,costumagem,tradição,tradicionalismo,provincianismo;costume ou hábito geral,velho,imemorial,natural,tradicional,inveterado,arraigado;trilha batida,caminho trilhado;chavão;prescrição,usança,observância,procedimento,tenência,convencionalismo,etiqueta;ordem permanente,conformidade;misoneísmo;ramerrão,rotina,ramerrame,nhenhenhém;cantochão,ladainha,cantilena,caminho coimbrão,estrada coimbrã,velha escola,veteris vestigia flammæ,laudator temporis acti,esnobismo,esnobe,a maioria,sebastianista,geral,parrana,praxista,tradicionário,tradicionalista,saudosista,pé de boi,misoneísta,burocrata,regra,norma,treita medida,precedentes,toupeira,pragmática,burocracia,fórmulas burocráticas,formalidade,longo tirocínio,pegada,batida;cacoete,assiduidade;treinamento (educação);aclimatação,segunda natureza,radicação,ceva,cevo = treina;perícia;calejamento.

Adjetivo

habitual,normal,sacramental,sólito,indispensável,guisado (ant.),costumado,useiro e vezeiro,costumeiro,batido,repetitivo,costumário,consueto,assíduo,prescritivo,consuetudinário,tradicional,cadimo = usual,da vida diária,pragmático,do estilo,de praxe,geral,miúdo,ordinário,comum,frequente,vulgar,ramerraneiro,rotineiro,banal,curial,trivial,sediço,usado,cotidiano,que se repete todos os dias,diário,cotio,regular,recebido,estabelecido,aceito,consagrado,admitido,corrido,corriqueiro,corrente,dominante,bem palmilhado,bem conhecido,familiar,clássico,inveterado;conforme;segundo o costume,a rotina,a praxe;em voga;habituado,acostumado,avezado,afeito,atreito,adito,preso,dado,amoldado,dedicado,arrimado,o hábito de,retrógrado,misoneico,antiprogressista,conservador,reacionáro,fixo,casado,arraigado e v.;enxertado,permanente,intrínseco.

Verbo

habituar(-se),acostumar(-se),adaptar(-se),estar (acostumado e adj.);não estranhar,achar muito natural;adotar um costume;pisar,seguir,palmilhar a vereda batida;stare super antiquas vias,imobilizar-se,anquilosar-se,não evoluir,recuar = ter ideias contrárias ao progresso,não sair da trilha,marcar passo,conservar os seus antigos hábitos,inveterar,afazer,dispor,avezar,amoldar,aguerrir,aguerrear,conformar,familiarizar,banalizar,aclimar,aclimatar,nacionalizar,ensinar,educar;impor-se (ant.),acompanhar,treinar,domesticar,amadrinhar,amansar,adestrar,afreguesar,criar à mão,engar,cevar,saginar,encarnar,encarniçar;adquirir,contrair,tomar o costume;cair no costume,afeiçoar-se,aderir,ficar adito a,entregar-se a,adaptar-se a,ser habitual,vir à moda,tornar-se uso,generalizar-se,criar raízes,radicar-se,arraigar-se,enraigar-se,passar a costume,estar (curtido e v.);ir à enga.

Advérbio

habitualmente e sempre;geralmente,diariamente,de cote,como de costume,como é praxe,ad usum,a uso de,à moda de,segundo o costume,instar omnium = como toda gente,à usança,de costume,por costume = de more;in morem,na maioria dos casos,por via de regra,geralmente,de regra,muitas vezes,quase sempre,as mais das vezes,cada vez que,sempre que,sistematicamente,por sistema,por formalidade,de profissão;segundo a regra,o costume,a lei de;more suo,more solito.

Provérbio

Interjeição

Frase

Cela s’entend;Isto é de regra;O regular é fazer;O costume faz lei;Quod fere fieri solet;o que acontece geralmente.

Conjunção

Permissão

Substantivo

autorização,faculdade,licença;ver consentimento (762);consentimento expresso,consentimento tácito;pedida (ant.),vênia,favor,graça,mercê,dignação,indulgência;liberdade,liberação,trela,obséquio,condescendência,tolerância,outorga,outorgamento,deferimento,aprovação,assentimento;beneplácito,placet,plácito,indulto,passaporte,conivência,cumplicidade,concessão,epítrope;consentimento;autorização escrita,warrant,brevet,patente,mandato,sanção,firmã,firmão,passe,passaporte,licença,salvo-conduto,carta branca;.

Adjetivo

permitente e v.;permissivo,permissório,permissível,facultativo,concessivo,concessional,autorizado e v.;volível,indulgente,liberal;obsequioso,complacente,condescendente,tolerante,conivente,bonachão,longânime,bonacheirão,benevolente,permitido,lícito,legal;factível,não defeso,dado,concedido,invedado,justo,que está nos limites do permissível,invedável,que não tem obstáculos,livre,privilegiado,legítimo,incondicional.

Verbo

permitir,autorizar,facultar,conceder,outorgar,dar liberdade,dar permissão,dar poderes,dar licença,admitir,suportar,comportar,tolerar,condescender em,dignar-se,consentir;reconhecer,concordar,anuir,convir,estar de acordo,favorecer,ter indulgência para com,tomar em consideração,não criar obstáculos a,fechar os olhos,fazer a vista grossa,transigir,tolerar,ser conivente,não criar obstáculos;conceder poderes,deferir poderes,armar de poderes,dar força a,privilegiar,conceder privilégios,licenciar,autorizar,garantir,sancionar,ratificar,confiar (comissão);satisfazer;não tolher;autorizar,eximir,não criar dificuldades;dar carta branca,dar expansão a (liberdade),deixar passar,deixar a porta aberta,deixar livre trânsito;abrir as válvulas,abrir a porta a;abrir os diques,abrir livre curso a,soltar as rédeas,franquear a porta,soltar,absolver;pôr em liberdade,dispensar de,não observar,resgatar;pedir licença,solicitar licença,exigir licença,pedir permissão.

Advérbio

autorizadamente e adj.;com licença,com a devida vênia,devidamente autorizado,por graça especial,speciali gratia,sob os auspícios de,ad libitum (livremente);à vontade;sob o patrocínio de,por todos os meios;sim (assentimento);pace,como requer,deferido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Recebimento

Substantivo

percepção,percebimento,recepção (aquisição);(introdução);aceitação,aceite,acolhimento,admissão,embolso;recebedor,delegado,mandatário,herdeiro,legatário,destinatário,donatário,concessionário,feudatário,rendatário,porcionário,beneficiado,depositário,recipiendiário;esportulário,estipendiário,beneficiário,pensionário,pensionista,mendigo;coletor,arrecadador,portageiro,siseiro,cobrador,exator,receptor;pedinte,mendigo,esmoler.

Adjetivo

recebedor e v.;recipiente,receptor;recebido e v.;dado;de segunda mão,de mão em mão,inconcedido.

Verbo

receber,aceitar,tomar,obter,levar,haver,alcançar,conseguir;obter como concessão,obter como favor;coletar,acolher,agasalhar,recolher,angariar,arrecadar,apanhar,admitir,servir de receptáculo,receptar,caber,embolsar;encofrar,cobrar,reembolsar,levantar um depósito,vencer de ordenado,ganhar de ordenado,perceber de ordenado,ter de ordenado,dar em seu poder,colher de,aceitar com ambas as mãos,recolher,herdar;ser (recebido e v.);estar em seu poder,cair nas mãos de;caber a alguém,tocar a alguém,entrar para o rol,ser classificado no número de,dar entrada,vir enriquecer,aumentar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Barateza

Substantivo

baixeza,modicidade nos preços;achado,preço baixo,preço ínfimo,preço diminuto,preço convidativo;redução nos preços,baixa,baixura,barateio,barateamento,desvalorização,malbarato,depreciação,pechincha,bagatela,pepineira,queima,preço de amigo,melgueira,preço de arrematação;liquidação,xepa;(ausência de pagamento): gratuidade,gratuitidade,graciosidade,honorificência,entrada franca,porto franco,isenção de;oferta,brinde,prêmio;.

Adjetivo

barato,acessível,ao alcance de todos os bolsos;barateiro,pechincheiro;de preço módico,de preço razoável,de preço moderado,de preço comedido,de preço modesto,de preço atencioso;razoável no preço,bom e barato;barateado e v.;depreciado,invendível,sem preço,gratuito,dado,gracioso,honorífico,irremunerado,livre de,incobrável,que não exige sacrifício pecuniário,incondicional,desinteressado;gratuito,free,isento,imune.

Verbo

ser barato e adj.;custar pouco,cair de preço,comprar bem,desencarecer,baratar,baratear,abater a mercadoria à sexta parte do custo,abaixar o preço,dar por diminuto preço;vender por dez réis de mel coado,vender por preço arrastado;vender arrastado,enforcar,queimar,liquidar,torrar,malbaratar,baixar,pôr a barato,dar desconto,fazer abatimento,fazer uma grande redução nos preços,arrefeçar (ant.),pôr ao alcance de todas as bolsas;comprar por um nada,comprar por uma bagatela;vender por tuta e meia,comprar por tuta e meia.

Advérbio

barato e grátis;gratuitamente e adj.;a giz,por nada,de beijado,de mão beijada,de borla,de graça,sem custar um vintém ou coisa que o valha,de bóbus,a nicolau,de carona,de gagosa,de godés,sem retribuição,sem interesse,sem obrigação de recompensa,gratis por Deo,desinteressadamente,ad honores,de meia cara,às mãos lavadas,de mão lavada,por qualquer preço,a mofo,de mofo,de molagem,graciosamente,à custa alheia,à ufa,sem sacrifício,sem dispêndio próprio,ao desbarate,por preço muito baixo e com prejuízo;por dez réis de mel coado,na bacia das almas,por uma tutameia.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cortesia

Substantivo

boas maneiras,(boa) educação,melindre,urbanidade,verniz (fig.),gentileza,obsequiosidade,cavalheirismo,polidez,fineza,política,delicadeza,cerimônia,civilidade,bom tom,amenidade,bom humor,condescendência,dignação,complacência,benevolência,brandura de gênio,docilidade,mansuetude,morigeração,humildade,amabilidade,afabilidade,bondade,maneiras lhanas,distinção fidalga,lhaneza,lhanura,chaneza (ant.),facilidade,galantaria,galantice,galanteio,madrigal,cerimonial;palavras melífluas,palavras mesuradas,palavras de mel,palavras doces;saudação,brinde = toste,recepção,acolhimento,agrado,respeito,atenção,obséquio,favor,serviço,recados,lembranças,recomendações,lisonjeiras frivolidades,reverência;mesura,vênia,cortesia,barretada,genuflexão;(obsequiosidade);aperto de mão,toque,tocarola,abraço,beijo,ósculo,antefirma,guindamaina,pracista,cavalheiro,gentleman,lady,cumprimenteiro,beijoqueiro.

Adjetivo

cortês,amável no trato,polido,delicado,civil,urbano,benigno,afável,dado,respeitoso,reverente,honesto,bem-educado,bem-criado,bem-ensinado,político,educado,cavalheiresco,fidalgo,civilizado,requintado (gosto);gentil,solícito,pressuroso,atencioso,afetivo,lhano,desemproado,tratável,acessível,atingível,abordável,conversável,cheio de atenções,atencioso,atento,insinuante,amável,insinuativo,hospedeiro,familiar,sincero,franco,agradável,lavado,chão,cerimonioso,oficioso,serviçal,servidor,obsequente,prestável,prestadio,comprazedor = obsequiador,comunicativo,desembaraçado,expressivo,extrovertido,simpático.

Verbo

ser cortês e adj.;ser de feição,ser de bom humor,ser a essência da cortesia;ter maneiras,fazer-se amável,usar para com todos de muita política,trazer alguém nas palmas da mão,trazer alguém nas palminhas da mão;tratar com alguém mão por mão = falar com alguém lhanamente,multiplicar-se em gentilezas,dar ar de sua graça,não esquecer um único item das regras da civilidade,ser perfeito cavalheiro,dignar-se,servir-se,não se dedignar,receber,fazer bom acolhimento,dar as boas vindas;receber de braços abertos,receber com obsequiosa solicitude;apertar a mão = dar uma tocarola a alguém,saudar,ressaudar,salvar,dizer finezas,cumprimentar,apresentar os cumprimentos,entoar um ave,abraçar;beijar,beber à saúde de,agradar,cercar de atenções,brindar,estender a mão a alguém,descobrir-se,desbarretar-se,tirar o chapéu,apresentar armas,abater a espada,levantar-se,erguer-se,abaixar a cabeça,abater a bandeira por guindamaina,fazer barretada,cortejar,desfazer-se em cumprimentos,mesurar,abordar,visitar,apresentar os seus respeitos,fazer visita (sociabilidade);prestar homenagem a;agasalhar,fazer a honra de,levar saudades a alguém,obsequiar,dar as prolfaças de,recomendar-se a alguém,prostrar-se;tornar-se (polido e adj.);polir-se,civilizar-se,desemproar-se,alhanar-se,humanar-se,humanizar-se,amaciar a ferocidade dos costumes.

Advérbio

cortesmente e adj.;de braços abertos,com a boca cheia de risos,em tom familiar,em termos amistosos,por um bem entendido dever de cortesia e boa educação social,por bem,com luvas de pelica,com boas maneiras = sem pau nem pedra.

Provérbio

Interjeição

salve!,bons olhos o vejam!,pax vobiscum!,seja bem aparecido!,nunca tua sombra seja menor!.

Frase

Dá muitas saudades a teu irmão;Muita festa para a festa;Deus guarde V. S., ou os preciosos anos de V. S;Dai-lhe meus recados;Muitos recados de minha parte;Seu atento venerador e amigo.

Conjunção