Sua língua na Internet

 

(lu.gar)

sm.

1. Espaço determinado; SÍTIO: Aguardou o ônibus no lugar habitual.

2. Posição no espaço ocupada ou que pode ocupar alguém ou algo: Há lugar para duas camas no quarto.

3. Assento determinado: Havia oito lugares na mesa.

4. Área própria para ser ocupada por alguém ou alguma coisa: lugar para bicicletas: lugar para descansar: lugar para férias.

5. Posição, colocação numa classificação, escala ou hierarquia: Conseguiu o primeiro lugar no vestibular.

6. Fig. Emprego, cargo: O rapaz procurava um lugar no comércio.

7. País, cidade, região não especificada: V iajou por vários lugares do mundo.

8. Local frequentado por certas pessoas; AMBIENTE: Entrou num lugar enfumaçado e suspeito.

9. Posição, situação adequada a alguém: Estudando muito, chegou ao lugar que queria.

10. Fig. Momento próprio; OCASIÃO; OPORTUNIDADE: C ontrolou-se para não dar lugar a brigas.

11. Posição, posto: O porteiro não estava em seu lugar.

12. Geom. Conjunto de pontos que se caracterizam por uma ou mais propriedades.

13. Espaço adequado para determinada finalidade: Esse é o lugar ideal para colocar a cama!

14. Categoria a que se pertence; posição que habitualmente se ocupa: Pare de discutir e mantenha-se em seu lugar!

15. Oportunidade, ocasião: Não dava lugar, em seu coração, a sentimentos negativos.

16. Trecho de um livro, narrativa, filme etc.: Parei de ler naquele lugar que você marcou!

17. Direção, caminho, destino: Escolheu um lugar para sair e foi embora.

18. Localidade, circunvizinhança: Quer ia visitar Paris e os lugares próximos.

[F.: Do lat. localis, de locus. Hom./Par.: lugar (sm.), lúgar (sm.). Ideia de 'lugar': coro -, loc(o)- e top (o)-; -coro, - topia e - topo.]


Conhecer o seu lugar
1 Reconhecer sua (suposta) inferioridade, ter consciência da (suposta) inferioridade de sua posição social ou econômica. [A expressão tem cunho pejorativo e preconceituoso, ao implicar que existe um lugar para pessoas ou condições social ou economicamente inferiores.]


Dar lugar a
1 Dar vez a; ser substituído por: A tristeza, afinal, deu lugar à resignação.
2 Dar motivo a, ser causa de: Sua ausência deu lugar a muitas especulações.


Em lugar de
1 Como substituto de, ou como alternativa a; em vez de: Escreva com lápis, em lugar de caneta.
2 Us. para mencionar aquilo que não é ou que não ocorre (e que ger. era previsto que ocorresse), em contraste com aquilo que de fato se dá, mesmo não sendo esperado ou óbvio; em vez de: Em lugar da chuva prevista pela meteorologia, tivemos sol no fim de semana.


Lugar geométrico
1 Geom. Conjunto de pontos que têm determinada propriedade especificada (ou conjunto de propriedades). [A expressão é ger. us. na definição de figuras ou entidades; assim, uma circunferência de círculo é o lugar geométrico dos pontos equidistantes de dado ponto fixo, no plano.Tb. apenas lugar.]


Lugar mais limpo
1 N.E. Fam. Expr. que dá ideia de que algo ou alguém não é encontrado onde se pensava que estaria. [Us., ger., de modo interjectivo, como frase completa ou sem combinar-se sintaticamente com o resto da oração: Deixou a sacola junto à porta e, quando voltou, lugar mais limpo - alguém a havia roubado. Quando chegamos à casa da titia, era o lugar mais limpo, todos tinham saído.]


Ir para bom lugar
1 Fig. Morrer.


Não conhecer o seu lugar
1 Fam. Comportar-se como quem não percebe ou não aceita sua suposta inferioridade hierárquica ou social; permitir-se abusar; não se enxergar. [A expressão tem cunho pejorativo e preconceituoso, ao implicar que existe um lugar para pessoas ou condições social ou economicamente inferiores.]


Não esquentar lugar
1 Não permanecer muito tempo em cargo, emprego etc. [Cf.: não esquentar o lugar.]


Não esquentar o lugar
1 Não prolongar se demorar em visita; não esquentar o banco. [Cf.: não esquentar lugar.]


Pôr no seu (devido) lugar
1 Comportar-se de acordo com sua posição social ou econômica (ger. quando tida como inferior). [A expressão tem cunho pejorativo e preconceituoso, ao implicar que existe um lugar para pessoas ou condições social ou economicamente inferiores.]


Ter lugar
1 Acontecer, ocorrer, realizar-se, efetuar-se (atividade, evento, etc.)


Ter seu lugar
1 Ter cabimento, ser adequado às circunstâncias: Neste momento tumultuado, uma chamada à responsabilidade de todos teria seu lugar.


Um lugar ao sol
1 Fig. Situação na qual se usufruem condições de vida favoráveis, ou se reconhece o mérito ou o esforço se alguém, ou se consegue notoriedade etc.: Esforçou-se muito para ter um lugar ao sol.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Circunstância

Substantivo

situação,localização,particularidade,temperatura,fase,posição,ponto,positura,postura,condição,pé,estado,disposição,atitude,lugar,termo,regime,classe,categoria,status,ocasião,oportunidade,contexto,conjuntura,congeminência,contingência,lance,transe,emergência,passagem,caso,crise;vicissitude,últimas,lance decisivo;predicamento,peripécia,aperto,embaraço,momento;momento psicológico,crítico.

Adjetivo

circunstancial,dado,condicional,provisional,crítico,provisório,passageiro,efêmero,ocasional,modal,contingente,eventual,acidental,adventício.

Verbo

Advérbio

circunstancialmente,circunstancialmente & adj.,sob o império das circunstâncias,como vão as coisas,conforme der o dado,conforme soprar o vento,segundo as circunstâncias,por essa razão,segundo,conforme;em circunstâncias,em circunsâncias & subst.,assim,desse modo;por esse modo,dessa maneira,consoante,sendo esse o caso,assim sendo;assim considerando,tendo em vista essa circunstância;no rumo em que as coisas vão,nesse estado de coisas,condicionalmente,contanto que,no caso de,na hipótese se,se tal suceder,se isto se verificar,se isto se der,nessa conjuntura,em tal caso;a menos que,sem que,conforme as circunstâncias,a ocasião,o momento;como Deus for servido,pro re nata.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça dépend.

Conjunção

Termo

Substantivo

posto,classe,posição,pé,situação,fase,etapa,passo,grau,escala,trâmite,elo,ponto,altura,degrau,status,dignidade,período,curso,estação,lance,quadra,alto,culminação,condição,classificação,nível,categoria,série,estado,plano,lugar.

Adjetivo

Verbo

ocupar um lugar,encher um lugar;achar-se em certa fase,classificar-se,enfileirar-se,colocar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Situação

Substantivo

posição,colocação,localização,topografia,localidade,status,coordenadas geográficas,latitude,longitude,altitude;condição,local,ponto de vista,posto,atitude,pose,postura,aspecto físico,fisiografia;lugar,sítio,estação,sede,venue,paradeiro,cabeça,quartel-general,locale,topografia,geografia,corografia,topologia,toponímia,topotesia (descrição de lugar imaginário),topônimo,toponomástica.

Adjetivo

situado,sito,assento,posto,localizado,plantado,locado (e outros particípios dos verbos que figuram no verbete;consagrado pela sua situação.

Verbo

estar (situado e adj.);ficar,demorar,erguer-se,admirar-se em,pousar,assentar-se,levantar-se,elevar-se,repousar,jazer,ter sede.

Advérbio

in loco,in situ,no meio desse cenário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Trabalho

Substantivo

coisa,cuidado,ocupação,negócio,trabalheira,ministério,posto,emprego,posição,múnus,afazeres,quefazer,faina,coisas a fazer,agenda,tarefa,penso,operosidade,obra,comissão,missão,projeto,plano,plano de negócio,incumbência,encargo,encomenda,lugar,dever;mércia,obrigação,merceologia,mercadologia,marketing,vendas;papel,rôle,função,atribuição,exercício,tirocínio,prática,divisão departamento,repartição,ramo,esfera,órbita,setor,província,campo;profissão,ofício,mester,arte,mister,ocupação,função,posto,especialidade,sujeição;empresa;ônus,gravame,trabalho diário;vocação,rumo de vida,modo de vida,carreira,ambição,projeto de vida,capacidade de trabalho;trabalho;premência dos negócios;comércio,indústria,serviços,profissão liberal;financiamento,custo,margem,rentabilidade,lucro,déficit,balanço,crédito,débito,operação,investimento,custeio;otimização,reciclagem,informatização,automação,estruturação,logística,planejamento,estratégia,tática;aperfeiçoamento,especialização;estímulo,incentivo,competitividade,participação,dinâmica,metodologia,organização,organograma,cronograma,planilha,cronograma,orçamento;.

Adjetivo

profissional,oficial,funcional,ocupado (trabalho ativo).

Verbo

negociar,empresar,empreender,interprender passar,empregar,despender,gastar,ocupar o tempo;empregar-se em,ocupar-se com,empreender;abraçar,adotar,seguir uma carreira,entrar em carreira;especializar-se,reciclar-se,aperfeiçoar-se,realizar-se,realizar;aplicar-se,entregar-se,dedicar-se,empenhar-se,consagrar-se a;voltar as vistas para,sacrificar-se por,destinar-se a;dirigir um negócio,gerenciar,administrar,conduzir transações;efetuar transações,fazer transações;enfeirar,estabelecer-se,envolver-se em,cuidar de,servir,dedicar-se à sua tarefa,trabalhar na sua profissão,exercer a profissão de,comerciar,sargentear,agenciar,funcionalizar-se,ferrejar,sinalizar,sochantrear,clinicar,exercer a clínica,advogar,quitandar,tratar de,ocupar-se com os seus negócios,professar,servir como,ser,trabalhar como;desempenhar os deveres,desempenhar o cargo,desempenhar as funções de;fazer as vezes de,fazer o papel de;ocupar um emprego,ocupar um cargo;ter um emprego,desfrutar um emprego;ser o detentor de um cargo,gastar a vida em,estar de plantão;estar ocupado,estar atarefado;viver em grande azáfama,ter nas mãos,ter nos ombros,suportar o peso de,incumbir-se,encarregar-se,responsabilizar-se,demerger-se (ant.),assumir,avocar,chamar a si,tomar conta,passar um negócio pelas mãos de,empregar,dar ocupação a alguém;dar serventia a,dar serviço a,dar trabalho a.

Advérbio

profissionalmente e adj.;em mãos,em execução,na bigorna,em andamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Depósito

Substantivo

repositório,contêiner,escrínio,estojo;jazigo,jazida,estoque,galpão,fundo,mineira,mineiro,mina,pepineira,veia,veio,filão,vieiro,beta,fonte,poço,vaca de leite,teta,manancial,lençol,faisqueira,mina de ouro,mante,turfeira,abastecimento,monte (coleção);tesouro,reserva,fundo de reserva,endez,sobressalente,retém ou retenho,economias,bonne bouche;colheita,apanha,guilha,messe,vindima;sortimento,sorteio,acumulação,armazenagem,provisão,almoxarifado,feixe,meda,lugar,lagariça,celeiro,silo,relego,tercena (ant.),granel,hórreo (desus.),colmatagem,espigueiro,comboio,armazém,cantina,trapiche,hangar,gudão ou godão,armazém de retém,entreposto,adega,armarinho,mercearia,pataia (ant.),tulha = silo,ucha,ucharia,depôt,cache,pilheira,pilheiro,repertório,reportório,arquivo,arca,paiol,matriz,prontuário,copa,despensa,apoteca,tênder,clavaria,nubilar,nibilário,banco (tesouro);arrecadação,arsenal,armaria,galeria,parque,museu,conservatório,potreiro,viveiro,aquário,piscina,seminário,aviário = passareira,cisterna,castelo d’água,arca-d’água,cratera,almácega,tanque,cacimba,carcás,aljava,pasta,cofre (receptáculo).

Adjetivo

armazenado e v.;disponível,supranumerário = ascritivo;agareiro.

Verbo

armazenar;meter em armazém,recolher em armazém;depositar;meter em depósito,pôr em depósito,guardar em depósito;acumular,atulhar,entulhar,entupir,enceleirar,aceleirar,encher,atestar,entesourar = apedourar,coacervar,acavaleirar,acavalar,amontoar,encastelar,acondicionar,abocetar,empilhar,guardar,aferrolhar,economizar,arrecadar,enfrascar,engarrafar,ensacar,encaixotar,encapoeirar,embaular,engavetar;enviveirar,autuar,capitalizar.

Advérbio

de sobresselente,supranumerário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fama

Substantivo

reputação,distinção,renome,nome,celebridade,nomeada,brilho,brilhantismo,notoriedade,cartaz (pop.),conceito,nome,figura varonil,nota,voga,popularidade,estima geral,benemerência,aura popular = aura popularis,o louvor da posteridade,realce,aura,relevo,glória,resplendor,revérbero,aplausos populares (aprovação);honras,crédito,prestígio,influência,estima,favor,apreço,brasão,galardão,lustre,fulguração (luz);ruído,respeito,consideração,respeitabilidade,conspicuidade;nome consagrado,nome venerado,nome belo,nome aureolado,nome de respeito;culto,probidade;pináculo,galarim,apogeu,fastígio,sumidade,assomada,fastos da glória;dignidade,solenidade,majestade,excelsitude,grandeza,imponência,sublimidade,esplendor,posto,lugar,posição,estado,posição na sociedade,ordem,grau,locus standi,precedência,primazia,condição,eminência,altura,píncaro;importância;preeminência,supereminência,poder,pojadura,topo da escada,elevação,subida,ascensão;exaltação,engrandecimento,dignificação,enobrecimento,dedicação,consagração,sagração,apoteose,entronização,canonização,divinização,glorificação,heroificação,trombeta da fama,herói,indígete,semideus,jequitibá,celebridade,varão ilustre,notabilidade,luminar,astro,estrela de primeira grandeza,relicário de virtudes cívicas,farol,fanal,sumidade,figura olímpica,leão,rara avis,campeão,meteoro,luzeiro,coluna,pilar,esteio;primata ou primate,colosso,figura homérica,super-homem,iluminado,redivivo,chefe;vulto histórico,benemérito,homem de prol,macota,uma das individualidades mais úteis,medalhão (depr.),manda-chuva,jarrão (depr.),nulidade (depr.),prócer,ícone,líder,condutor,exemplo,mentor,timoneiro,caudilho;figura de grande projeção,figura de alto relevo;carvalho,roble,querco (poét.),varoa (fem.),cinosura,estrela polar,modelo,exemplo vivo;encarnação perfeita e viva da honra;encarnação da virtude,pérola,bússola;protótipo (perfeição),sol,constelação,manucodiata = plêiade,via-láctea;galáxia (homem influente),ornamento;adorno,honra,halo,fotosfera,resplendor,auréola,lauréola;nimbo,zodíaco,aclamação,ovação,honras excepcionais,honrarias,homenagens,láurea,laurel;louros (troféu),memória,glorificação póstuma,imortalização,nicho do eterno templo,templo da eterna glória,Capitólio,panteão da História,imortalidade subjetiva;imortalidade,nome imortal,nome imperecível,magni nominis umbra,vigorosa figura de lutador,láurea de doutor,a borla doutoral,bacharelado,bacalaureato,doutoramento,ilíada,odisseia,poema,epopeia,feitos estrondosos;épicas proezas (coragem);(descrição ou desenho de feitos grandiosos): megalografia,planície da História,fastos da História,pórticos da História,umbrais da História;anais da História;epopeia imensa de prodígios,fama = a deusa das cem bocas;a tuba da epopeia.

Adjetivo

distinto,distingué,digno,notável,de grande projeção,singular,popular,conhecido,marcado;bem reputado,acreditado,conceituado;de nomeada,de renome,invulgar,gabadinho,notado,qualificado,notório,marcante,memorável,célebre,afamado,famígero,famigerado,famoso,legendário,lendário,dignus cantari = digno de veneração;de muita fama,de muita nomeada e subst.;saudoso,conspícuo,ilustre,varonil,galhardo,ilustrado,alto,inconfundível,lustroso,preclaro,insigne,prestante,ínclito,de apreço,claro,celso,excelso,magnífico,egrégio,sobre-excelente,soberbo,sublime,supino,alipotente,assinalado,de primeira grandeza,heroico,semidivino,varonil,homérico,olímpico,grande,preexcelso,eminente,prestigioso e respeitável,graduado,fastigioso,benemérito,preeminente,proeminente,supereminente,nobilitador,nobilitante,dignificante,honroso,honesto,honorífico,honrado,brioso,probo;cercado do respeito e da admiração,pundonoroso,respeitável;venerável,venerando,imperdível,imperecível,imperituro,memorável,inesquecível;inolvidável,inescurecível,indelével,imortal,de saudosa memória,em quem não teve poder a morte,œre perennius,sacrossanto,iluminado,redivivo,nimboso,nimbado,glorioso,esplêndido,remontado,brilhante,invulgar,saliente,luminoso,radiante,sem par,sem jaça,de escol,de eleição,de primeira água,supremo,sublimado,superior;que vale um poema de glórias,laurífero,laurígero,láureo,laurino,nobre,sublime,divino,deífico,honroso,airoso,elevado,subido,ufano,majestoso,augusto,principesco,majestático,do mais fino quilate,de primeira grandeza,que brilha pelo que de fato vale,grandioso;épico,digno de epopeia,epopeico,odisseico,sublime,heroico,transcendente,sagrado,sans peur et sans reproche,imáculo,imaculado,emérito,de pulso,de nome feito e consagrado,remêmoro,rememorável,privilegiado,de indiscutível mérito,meretíssimo;anelante,sedento de glórias;que tanta honra faz,que tanto desvanecimento causa,opulentado de glórias,histórico,icônico.

Verbo

ser célebre e adj.;ser uma das figuras mais belas da História,ser a figura culminante de,avultar como figura proeminente,conhecer de perto a glória,merecer altares,figurar,orgulhar-se de (orgulho);exultar-se;envaidecer-se;pressentir os aplausos da posteridade,sentir o bafejo da aura popular,honrar,dar honras,ilustrar,dignificar;ter na terra uma ilíade de triunfos,ter uma odisseia de glórias;ter seu nome consolidado,vestir a lena,iluminar,iluminar com as fulgurações de sua inteligência de escol,ornamentar,estrelar,diamantizar,opulentar de glórias,ser benemérito da pátria,brilhar;refulgir,reluzir,resplandecer,fulgurar,fazer brilhante figura,fazer um figurão,distinguir-se,exceler,esplender,galhardear,abalizar-se,destacar-se,ser de exceção,salientar-se,notabilizar-se,evidenciar-se,ressaltar,sobressair,sair bem na foto,realçar-se,engrimpar-se,destacar-se na planície azul da história,subir na estima pública,assequi immortalitatem = conquistar a imortalidade,engrandecer-se,agigantar-se,elevar-se,sobreexceder,extrapolar,ter um quid que o distingue do comum dos homens,levantar-se = deixar de si fama,dar dias de glórias ao seu país,ganhar o respeito e a veneração,granjear o séquito dos povos,cair em graça,celebrizar-se,viver,iluminar,florescer,florear,efundir luz sobre,libertar-se da lei da morte,ascender à imortalidade,agenciar-se uma invejável reputação,empunhar a batuta,conquistar honras,morrer no campo da honra,ter morte gloriosa,levar a palma;ter a precedência,ter a primazia;ir na frente,ir na vanguarda,liderar,conduzir;figurar num nível elevado,conquistar louros imarcescíveis,cobrir-se de glórias,ter o seu nome inscrito nos fastos da história,bem merecer da pátria,passar à posteridade,fulgurar nos fastos da história,rivalizar-se,correr parelhas com,competir,emular-se,exceder,eclipsar,deixar na sombra,ser superior;bater o recorde,pisar o mais alto degrau da escada que conduz à imortalidade,fazer grande ruído,rutilar com luz própria,andar na berra,dar brado = criar fama retumbante,ter fama;estar em evidência,estar em acentuado destaque,estar no galarim da fama;ser o leão do dia,ser apontado a dedo,tornar célebre e adj.;entronizar,glorificar,perpetuar,imortalizar,afamar,libertar da lei da morte,divinizar,endeusar,coroar,canonizar,santificar,sagrar,canere de clarorum hominum virtutibus = celebrar as virtudes dos varões ilustres,deificar,heroificar,privilegiar;fazer a apoteose de,fazer a glorificação de;soberanizar,assinalar,celebrizar,notabilizar,popularizar,consagrar,dedicar,trombetear,laurear,cobrir de lauréis a fronte,cobrir de louros;gravar no bronze,perpetuar no bronze,eternizar no bronze,eternizar nos fastos da história;decantar,proclamar aos quatro ventos,tornar digno da estima pública,render fama;dar crédito,dar nnome;conferir honras,preitear,sublimar,magnificar,enobrecer,nobilitar,engrandecer,exaltar,altear,aureolar,constelar,nimbar,toucar,circundar a fronte com um nimbo refulgente,elevar ao pináculo da glória,levantar altares a alguém,levantar às alturas,elevar,qualificar,recomendar à estima pública,dignificar,abrilhantar,estrelar o nome de alguém num zodíaco imortal,prestar honras,render homenagens,homenagear,ajoelhar-se ante o túmulo de,debruçar-se sobre a lousa,celebrar (comemorar);comemorar,graduar-se,licenciar-se,tomar capelo,obter o grau de doutor,doutorar-se,colar o grau,bacharelar-se;ganhar os galões de oficial,os bordados de general.

Advérbio

distintamente e adj.;honoris causa,a título de honra,por título honorífico,na pojadura de suas glórias;no campo da honra,sob o peso de seus louros.

Provérbio

Cria fama e deita-te na cama;Mais vale boa nomeada que cama dourada.

Interjeição

Frase

Sic itur ad astra;Fama volat;Aut Cæsar aut nihil;Palam qui meruit ferat;A História coroará o seu nome;Sua glória viverá in æternum;Ad augusta per angusta;Seu nome está vinculado indelevelmente a.

Conjunção

Lugar

Substantivo

terreno estéril,localização,sítio,coordenadas,posição;deserto,planície,propriedade,jardim,horta,lugar de divertimento,lugar perigoso,lugar seguro,lugar sagrado,esconderijo,lugar de morada,prisão,cemitério,ponto de reunião.

Adjetivo

Verbo

localizar(-se),situar(-se),posicionar(-se).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção