Sua língua na Internet

 

(lon.gi.tu.de)

sf.

1. Grande extensão que separa um espaço do outro; lonjura, distância

2. Geog. Distância angular entre o meridiano 0o (Greenwich) e qualquer ponto da Terra: O Rio de Janeiro está à longitude de 340 53' a oeste de Greenwich

[F.: Do lat. longitudo, inis.]


Longitude celeste
1 Astron. Na esfera celeste, a distância angular sobre a eclíptica entre o ponto vernal (ponto de interseção do equador da esfera celeste com a eclíptica) e o ponto em que o astro está sobre a eclíptica (interseção do meridiano celeste do astro com a eclíptica).


Longitude terrestre
1 Geog. Na esfera terrestre, distância angular no equador entre o ponto em que este é interceptado pelo meridiano de Greenwich e o ponto em que é interceptado pelo meridiano onde se encontra o observador.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Situação

Substantivo

posição,colocação,localização,topografia,localidade,status,coordenadas geográficas,latitude,longitude,altitude;condição,local,ponto de vista,posto,atitude,pose,postura,aspecto físico,fisiografia;lugar,sítio,estação,sede,venue,paradeiro,cabeça,quartel-general,locale,topografia,geografia,corografia,topologia,toponímia,topotesia (descrição de lugar imaginário),topônimo,toponomástica.

Adjetivo

situado,sito,assento,posto,localizado,plantado,locado (e outros particípios dos verbos que figuram no verbete;consagrado pela sua situação.

Verbo

estar (situado e adj.);ficar,demorar,erguer-se,admirar-se em,pousar,assentar-se,levantar-se,elevar-se,repousar,jazer,ter sede.

Advérbio

in loco,in situ,no meio desse cenário.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Medida

Substantivo

medição,comensurabilidade,mensura (p. us.),comparação,meças,avaliação,avaliamento,louvação,apreciação,estimativa,cálculo,orçamento,cômputo,suputação,cordeação,numeração;arqueação,arqueamento,estatística,censo,recenseio,recenseamento,demografia,cadastro,cadastragem,quilometragem,cubagem,pesagem,afilamento,aferição,aferimento,aritmologia,estatmética = uso de pesos e medidas;metrologia,metrografia,sistema métrico decimal,estereometria,pesos,medidas,escala,jarda,bitola,padrão,calibrador,arquétipo,craveira,estalão,darmadeira,escantilhão,petipé,régua,cadeia,decâmetro,metro,vara,teiga,compasso,bússola,medidas de capacidade,estere;padrão,unidade,metro,decímetro,centímetro cúbico;alqueire,canada,litro,almude,côngio (ant.),índice;medidas agrárias,hectare,adival,arpente (ant.),alqueire = aguilhada,saca,courela (ant.),geira;escala,graduação,nônio,vernier,paquímetro,calibre,micrômetro (pequenez);anemômetro,dinamômetro,termômetro,barômetro,gônio (244),pirômetro,estádia,párea;marco divisório (limite);balança (peso);coordenadas terrestres,coordenadas celestes,coordenadas equatoriais,coordenadas polares,geográficas,coordenadas cartesianas;ordenada,abscissa,latitude,longitude,ascensão,declinação,altura,distância zenital,altitude,azímute;geometria,estereometria,astrometria,hipsometria,gromática = agrimensura,agrimecoordenadas nsão,geodesia,longimetria,ortometria,altimetria;armila,esfera armilar,astrolábio;agrimensor,geômetra,engenheiro topográfico,topógrafo,engenheiro,medidor,aquinhoador,abalizador,afilador,aferidor,aquilatador,avaliador,lotador,varador.

Adjetivo

métrico,mensurável,comensurável,geodésico,estimativo,apreciável,computável,medível,dimensível,agrimensório,topográfico,cadastral.

Verbo

medir,mensurar,avaliar,fazer orçar,balizar,esmar,apodar,contar,cotar,dimensionar,reastrear,rasar,calcular,lotar;computar pela estimativa,computar pelo grosso;quilometrar,suputar (ant.),coletar,taxar,agrimensar,cordear,alqueirar,apreciar,estimar;avaliar a esmo,avaliar a olho;ateigar,comensurar,varejar = varear,pesar,arrobar,lançar na balança,arromanar,quilatar,aquilatar,aplicar o compasso,arquear,cubiçar,cubar,sondar,maquiar,almudar,calibrar,tomar a média;graduar,aferir,afilar,recensear,cadastrar,fazer o cadastro,parear.

Advérbio

a granel,sem conta nem peso,a lota,por estimativa,a olho,a esmo,à orça;mathematicis racionibus = segundo os cálculos matemáticos;por cálculo aproximado,em número redondo,aproximadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção