Sua língua na Internet

 

(lon.go)

a.

1. Bem comprido, de comprimento superior à média (cabelos longos) [ Antôn.: curto ]

2. Que se estende a uma grande distância (longo percurso)

3. Que dura ou demora muito; duradouro, demorado (longas conversas)

4. Fon. Nas línguas em que a duração constitui um traço distintivo, diz-se do fonema ou sílaba de realização mais prolongada em relação a outros dessa mesma língua [ Antôn.: breve ]

sm.

5. Comprimento: A pista de decolagem tem quase três quilômetros de longo

6. Traje feminino, ger. formal, cuja saia chega até os pés: A aniversariante vestia um longo de gaze amarela

adv.

7. Com vagar, demoradamente: O professor instruiu-a a respirar longo antes de repetir o exercício

[F.: Do lat. longus, a, um.]


Ao longo de
1 Em movimento, posição ou percurso longitudinal, que segue ou acompanha o comprimento ou a altura de algo. A bola rolou ao longo da linha lateral. O barco seguia, ao longo do rio."Indolentemente reclinado numa otomana, ao longo da qual estendera uma das pernas, Procópio Dias fumava com volúpia e falava com precaução...."(Machado de Assis, Iaiá Garcia).
2 Usa-se para dar ideia de sequência linear no espaço, de uma série de coisas dispostas junto de (algo comprido, como um caminho, estrada, etc.) ou seguindo um percurso): Para não se perderem, João e Maria jogaram pedrinhas ao longo do caminho pela floresta; Plantou árvores ao longo da estrada.
3 Durante (certo tempo); no decurso de (período de tempo mencionado). A situação foi mudando, ao longo dos últimos anos. [Ger. expressa ideia de largo tempo transcorrido: Ao longo de três intermináveis minutos, todos fizeram silêncio, em tensa expectativa.]
4 Usa-se para dar ideia de repetição, de sucessão no tempo. Ao longo dos anos, firma investiu em novos ramos de atividade.


De longo a longo
1 Do início ao fim, de ponta a ponta.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Diuturnidade

Substantivo

perduração,extensão de tempo,perenidade,duração,durabilidade,cronicidade,perpetuidade,assiduidade,permanência,imanência,estabilidade;sobrevivência,supervivência,longevidade,macrobia,velhice;distância do tempo,obras de S. Engrácia;idade,século,milênio,eternidade,vagareza;duração sem fim;longo tempo,tirada,grande espaço de tempo,temporada;protraimento,prolongação,prorrogação,extensão do tempo;eternização,delonga,dilatação,demora;dias e dias,horas esquecidas.

Adjetivo

durável,duradouro,viável,aturadouro,vivedouro,longo,longevo,largo,dilatado,grande,permanente,vitalício,imanente,constante,assíduo,resistente,aturado,crônico,poupado à pira inexorável do tempo,contínuo,demorado,estatário,inveterado,arraigado,sólido,êneo,imutável,porfioso,intransmutável,irremitente,persistente,teimoso;perdurável,interminável,macróbio,sobrevivente,supervivente,supérstite,diuturno,vivedouro,perene,eterno;incessante,incansável,perseverante,sempre verde.

Verbo

durar,resistir,perdurar,aturar,ter fôlego de gato,fazer face,ficar,permanecer,persistir,protrair;prolongar,prorrogar,dilatar,alongar,espaçar,acompridar,atrasar,retardar,demorar,eternizar-se,ganhar tempo,temporizar,fazer roça,comer pomba,encher tempo,esperar ensejo favorável;sobreviver,sobrerrestar,exceder em duração;tornar durável,arraigar.

Advérbio

duravelmente,duradouramente,viavelmente,permanentemente,vitaliciamente,constantemente,inveteradamente,demoradamente,persistentemente,incessantemente,perenemente,diuturnamente.;por longo tempo,longamente,há muito tempo (tempo passado);todo santíssimo dia,todo ano,dia e noite,horas e horas;durante,por muito tempo horas esquecidas,horas inteiras;todo o decurso do ano,a fio,ininterruptamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Voz

Substantivo

órgão,pulmões,foles,garganta,vocalidade;voz boa,voz delicada,voz forte;voz musical;entoação,entonação,inflexão,tom,timbre,som;fonação,vocalização,grito;prolação = pronunciação,loquela,fala,galra (pop.),exclamação,ejaculação,vociferação,enunciação,gesticulação,dearticulação,clareza,nitidez,pureza,dicção,empostação,metal de voz,eustomia,ortolexia = boa dição = ortofonia,elocução,murmúrio,sussurro,cochicho;acento,acentuação,icto = acento tônico,acento predominante,sublinhamento,Fraseado,ênfase;acento demorado,acento carregado,acento nativo,acento estrangeiro;homonímia,homofonia,paronímia,gastriloquia,ventriloquia,loquismo,polifonia,polifonismo;ortoépia prosódia,ortologia,eufonia;fonética,fonologia;vozerio,vozeria,alarido,burburinho,gritaria,algazarra,babel,falatório;baixo,barítono,tenor,alto,contralto,soprano;ária,dueto,coro,coral;camerata,cantata,oratório,ópera;megafone,microfone,alto-falante,amplificador,gravador,rádio.

Adjetivo

vocal,fônico,orfeônico,coral;fonético,oral,ejaculado,ejaculatório,expresso de viva voz,verbal,articulado,distinto,estentóreo,estentórico,estentoroso,tonitroante,retumbante,longo,tônico,predominante,ortoépico,prosódico,ortológico,homófono,homógrafo,oxítono,paroxítono,proparoxítono,esdrúxulo;.

Verbo

vozear,proferir,largar,pronunciar,recitar,dizer,falar,enunciar,articular,emitir sons,dar à língua,gritar;soltar a voz,solfejar,cantarolar,cantar;gemer,regougar,resmungar,balbuciar,praticar,soluçar,murmurar,sussurrar,dearticular = pronunciar com clareza,ter boa dição,falar com boa prosódia,empostar,zurrar,berrar,sublinhar,aspirar,nasalizar,soprar aos ouvidos,esgoelar (depr.),expectorar,desembuchar,expor,discorrer,explanar,vocalizar,despregar a voz = sair do silêncio.

Advérbio

oralmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção