Sua língua na Internet

 

(de.sen.vol.vi.men.to)

sm.

1. Ação ou efeito de desenvolver(-se); EVOLUÇÃO [ Antôn.: involução. ]

2. Crescimento, aumento, progresso, de entidades e seres organizados [ Antôn.: declínio, retrocesso. ]

3. Econ. Crescimento econômico, social e político de um país, uma região ou comunidade: Traçar planos para o desenvolvimento. [ Antôn.: diminuição, redução. ]

4. Composição, elaboração: Sua tese está ainda em desenvolvimento.

5. Prosseguimento ou detalhamento de um ação, uma obra; EVOLUÇÃO: o desenvolvimento de um projeto.

6. Mús. Parte de uma peça musical em que um elemento temático é executado em suas várias possibilidades e detalhes; CRESCIMENTO

7. Espt. Umb. Fase do aprendizado que visa ao aprimoramento da capacidade mediúnica

[F.: desenvolver + -mento]


Desenvolvimento de projeto
1 Arqu. Des.ind. A partir de um anteprojeto, elaboração dos detalhes e dos processos de um projeto para a criação e produção de uma obra de arquitetura ou de desenho industrial.
2 O conjunto de documentos, levantamentos, plantas, desenhos técnicos, especificações etc. que definem esse projeto.


Desenvolvimento econômico
1 Econ. O processo de crescimento da atividade econômica de um lugar, pela evolução tecnológica, aumento da renda bruta e per capita etc.
2 P. ext. O resultado desse crescimento, expresso nos benefícios econômicos e sociais que ele suscita.


Desenvolvimento sustentável
1 Econ. Ecol. Conceito - e sua aplicação na prática - de que o desenvolvimento econômico deve levar em conta a preservação ambiental, ou seja, não se fazer à custa de seu comprometimento, para que possa ser continuado por futuras gerações.


Em desenvolvimento
1 Econ. Pol. Diz-se de países ou nações em que o desenvolvimento econômico é pequeno ou, ainda que relativamente acentuado, não muda sua condição periférica em relação aos países centrais, de economia mais forte. [A expressão pode ser considerada eufemismo para subdesenvolvido.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Aumento

Substantivo

aumentação,majoração,crescença,acessão,ascensão,subida,alta,ampliação,amplificação,magnificação,dilatação;expansão,inflação,desdobramento,progresso,engrandecimento,incremento,crescimento,subimento,acrescentamento,recrescimento,encarecimento,desenvolvimento,desenvolvimento & v.;cúmulo,medra,medrança,médrio;multiplicação,duplicação,triplicação,quadruplicação,quintuplicação,sextuplicação,proliferação,prolificação,progressão,agravação,agravamento,recrudescência,recrudescimento,reforço,exageração,exacerbação,irritação,irritamento,dispersão,difusão,propagação;redobramento,adição;progressão ascendente,progressão crescente;melhoria,realce,prosperidade,preamar,fluxo,hipertrofia,diástole;prótese,epêntese,paremptose,paragoge.

Adjetivo

aumentado,aumentativo,aumentatório.;adicional;incrementado,progressivo,crescente,subinte,reforçativo,ampliativo;aumentável,amplificável,amplificável & v.;protético.

Verbo

aumentar,crescer de vulto;tomar corpo,tomar vulto;crescer,subir,alargar-se,espraiar-se,subir de ponto,recrescer,ir em aumento,atingir (a) elevadas cifras,dilatar-se,avolumar-se,adquirir grande extensão,fortalecer-se,nutrir-se,fortificar-se,robustecer-se,avançar,subir;medrar,rebentar,expandir-se,encorpar-se;crescer a palmo,crescer a olhos vistos;tomar as proporções de,viçar,agraudar,generalizar-se,propagar-se,alastrar-se;grassar,desdobrar-se,multiplicar-se,refilar,intumescer;fazer progresso,ir num crescendo contínuo,recrudescer,chegar ao auge,progredir;tornar maior,agraudar,ampliar,amplificar,ensanchar,acumular,enricar,enriquecer,pluralizar,proliferar,multiplicar,incrementar,acrescentar;avultar,engrossar,dar amplas proporções a,procriar,engrandecer,profundar,aprofundar,elevar,impulsionar,começar a maré montante de,realçar,intensificar,reforçar,magnificar,requintar de intensidade,redobrar,acerar,duplicar;triplicar;quadruplicar;quintuplicar,sextuplicar,etc.;magnificar,agravar,assanhar,exagerar,exacerbar,lançar combustível ao fogo,oleum addere camino,pôr lenha na fogueira,espalhar;majorar,abundanciar,amiudar,amontar,atear,retemperar,avivar,carregar,refinar,apurar.

Advérbio

crescendo,aumentadamente,progressivamente,progressivamente & adj.;gradualmente,por graus,em aumento progressivo,cada vez mais;quanto mais,melhor.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Conversão

Substantivo

transformação,reforma,imutação,redução,transmutação,transmudação,metamorfose,resolução,assimilação,adaptação,assunção,quilificação,naturalização,perimorfose,monera,crisálida,fase;química,alquimia,espagíria,progresso,evolução,medra,medrança,desenvolvimento,ilapso,influxo,fluxo,passagem,trânsito,transição,fade in,fade out,transmigração,areia movediça,crisol,cadinho,alambique,alquitara,retorta,caldeirão,forja,oficina,tenda,coadouro,filtro.

Adjetivo

convertível,conversível,conversivo,redutível,resolúvel,fusível,fundível,moldável,congelável,quimificativo,quilificativo dissolúvel,solúvel,transformável,reversível,transmudável,transfigurável,remodelável,reformável.

Verbo

converter-se em,transformar-se em;vir a ser,passar a,fazer-se,tornar-se,tomar as proporções de,ficar,virar,reduzir-se a;assumir o aspecto de,assumir a forma de;entrar em nova fase,sofrer modificação,trasmudar,transmudar,transfigurar,ir de... a ..,alterar-se,redundar em,resolver-se em,fundir,desfazer,desarmar,reverter,parar em,derreter,evoluir,ambientar-se,adaptar-se,desnaturar,reformar,reorganizar,remodelar,assimilar,quilificar,quimificar,sacarificar,converter em quimo,digerir;alambicar.

Advérbio

gradualmente;in transitu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Efeito

Substantivo

consequência,corolário,resulta,resultado,resultante,sequela,tiro,repercussão,derivação,derivado,derivativo,dimanação,fruto,êxito,remate,desenlace,denouément,desfecho,epílogo,solução,conclusão,fim;desenvolvimento,função,dependência,produto,eco,reflexo,repercussão,antícope,projetis,produção,primícias,parto,trabalho,obra,execução,criação,criatura,prole,rebento,sóbole,ceifa,vindima,colheita,safra,messe,seara;fumo,fumaça,aroma;conceito,moralidade,afabulação.

Adjetivo

devido a,resultante de,proveniente de,vindo de,oriundo de,natural de,procedente,emanente,dimanente,promanante,causado por,nativo,originário,provindo,hereditário,profetício,pendente de,dependente de,consequente,fontal,fontanal,derivado de.

Verbo

ser o efeito de,ser o reflexo de;traduzir,dever-se a,originar-se de,ser consequência lógica de,seguir-se,ter origem,nascer,brotar,rebentar;ser proveniente de,oriundo de;sair,resultar,provir,surdir,partir,trazer,derivar,descender,dimanar,manar,proceder,provir,seguir-se como corolário,pender,depender;ser o efeito natural,ser o efeito lógico,ser o efeito forçado de;derivar-se,transverberar,saltar,promanar,emanar,advir,germinar de,ser função de,plantar ventos e colher tempestades,dar em resultado,ser filho de.

Advérbio

consequentemente,devidamente,resultantemente,originariamente,derivadamente,provenientemente;mercê de,graças a,sem dúvida,por força,fatalmente,naturalmente,logicamente,obviamente,forçadamente,matematicamente,indisputavelmente,necessariamente,como consequência,em consequência,por consequência,daí.

Provérbio

Interjeição

Frase

Segue-se que.;Ça/cela va sans dire.

Conjunção

Produção

Substantivo

geração,criação,elaboração,formação,construção,fazedura,fábrica,fabrico,fatura,feitura,fazimento,confecção,confeccionamento,confeição,artifício,manufatura,coisa da mão do homem,edificação,arquitetônica,arquitetura,multiplicação,fundação,edificação,organização,ereção,cunhagem,fundição,nisus formativus,estabelecimento,instituição,artefato,manufato,primícias,peça,obra manual,obra d’arte,execução,feitio,mão de obra,acabamento;fornada,novidade,florescência,florescimento,desabotoadura,desabotoamento,incubação,choco,desova,paridura,parto,délivrance,delivramento,desgravidação,eutocia,distocia,nascimento,dor de parto,torminos,secundinas,páreas,puerpério,gravidez,prenhez,segurança,estado interessante,obstetrícia,placenta,geração,genitura,gestação,maturação;evolução,desenvolvimento,crescimento,gênese,epigenesia,procriação,reprodução,propagação da espécie,progênie,semel,prole,sóbole,fecundação,impregnação,fovila,pólen,esperma,líquido espermático,sêmen,semente;autoria,paternidade;geração espontânea,heterogenia,epigenesia,arquegênese,arquebiose,biogênese,metagênese,homogênese,homogenesia,homogenia,xenogênese,puericultura;tocografia,tocologia,toconomia,tocotecnia,calipedia;publicação,obra,œuvre,produto,obragem,fruto,trabalho,edifício,construção,estrutura,flor,fruto,messe.

Adjetivo

produzido,criado,obrado,feito,formado,construído,manufaturado,fabricado,constituído,erigido,edificado,confeccionado,realizado,realizado & v.;produtor,produtivo,manufatureiro,genitor,genital,reprodutivo,prolífico,fecundo;frutificativo,gerador,geratriz,criador,criativo,formador,genético,genesíaco,espermático,seminal,seminário (desus.),semental,reprodutor,afrodisíaco,fecundante,prolífero,unípara,bípara,trípara,multípara,puérpera,puerperal,parturiente,primidiça;fecundador,filheiro,filhento,frutífero,frugífero,frutuoso,gestante,grávida,pejada,prenhe,buchuda,coberta,padreada;arquitetônico,arquitetural,compósita;manufatureiro.

Verbo

produzir,criar,render;fazer nascer,aparecer;realizar,operar,obrar,fazer,causar,formar,manufaturar,instaurar,brotar,dar o ser,levantar,erguer,erigir,lançar os alicerces,construir,edificar,bastir,fabricar,inventar,multiplicar,preparar,tecer,forjar,urdir,fundir,cunhar,amoedar,entalhar,esculpir,cinzelar,estabelecer,instituir,fundar,constituir,povoar,dotar,enriquecer,ornar,compor,organizar,confeccionar,confeiçoar,aviar,concluir;medrar,crescer,florir,florescer,floretear,florear,florejar,enflorar,reflorir,reflorescer,desabrochar,desatar-se em flores,abrolhar,acarretar,suscitar,abotoar,dar frutos,frutificar,desabotoar,desabrolhar,pulular,desenvolver-se,ser uma mina de,ser mimoso de,chocar,incubar,desovar,estar de proveito,estar no período de gravidez,estar de esperança,trazer a barriga à boca,ter seu sucesso,parir,dar à luz,desgravidar,desemprenhar,estar em adiantado estado de gravidez,conceber,dequitar-se,delivrar-se,enriquecer o lar;trazer,chamar à existência;dar o ser a,gerar,procriar,fecundar;perpetuar,multiplicar,propagar a espécie;apimpolhar-se,prolificar,espermatizar,lançar renovos,ter filhotes;inçar a ninhada,alastrar,medrar,prosperar.

Advérbio

produtivamente,prolificamente,criativamente,geneticamente,fecundantemente,frutiferamente,frutuosamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dilatação

Substantivo

dilatabilidade,expansibilidade,expansão,alargamento,alargação,alongamento,aumento,engrandecimento,incremento,crescimento,crescença,desenvolvimento,extensão,amplificação,ampliação,tumefação,inchação,inflação,pandiculação,medrança,magnificação,medra,medrança,pululância,germinação,inchamento,levedação,turgidez,turgescência,tumidez,intumescimento,obesidade;hidropisia,ascite,edema,hipertrofia,diástole,cirrose,telangectasia,distensão,timpanite,meteorismo,timpanismo,aneurisma,tumor (convexidade).

Adjetivo

dilatado e v.;cheio,inflado,avolumado,balofo,fofo,enfunado,pando,bojudo,inflado (convexo),tufoso,fraldoso,grosso,tumoroso,inchado,intumescido,túmido,tumefacto,tumente,expansivo,repolhudo,grosso,sapudo,nédio = rebolado = rolho,intumescente,túrgido,turgescente,hipertrofiado,hidrópico,pançudo,barrigudo,edemático,edematoso,aneurismático (convexo),inflatório,magnificatório.

Verbo

dilatar(-se),tornar-se mais (dilatado e adj.);alargar(-se),alastrar(-se),difundir(-se),espraiar(-se),expandir(-se),ampliar(-se),esticar(-se),estender(-se),distender(-se);desenvolver(-se),gradar(-se),gradecer,aumentar,entroncar(-se),entronquecer(-se),disferir,engrossar,aumentar de volume,avolumar(-se),encorpar(-se),entouçar(-se),entouceirar(-se),afofa(-se)r,levantar(-se),levedar,inchar,tornar pando,entumescer,intumescer,tufar(-se),bojar,enfunar(-se),empandeirar(-se),empandinar(-se),entufar(-se),atufar(-se),arrepolhar(-se);tumefazer(-se),tumeficar(-se),inflar(-se),tumescer(-se),amontanhar(-se),crescer,engrandecer(-se),magnificar(-se),agigantar(-se),ensanchar(-se),excrescer,engordar,criar moleja,saginar,tomar carne,cevar(-se),criar corpulência,timpanzinar(-se),empanzinar(-se);ganhar terreno,propagar-se,empanturrar(-se),desmesurar(-se),desencolher,empolar(-se),empantufar-se,turgescer(-se),hipertrofiar(-se),edemaciar(-se),abalofar(-se),empapuçar(-se),atulhar(-se),assoprar,rechear. (-se).

Advérbio

dilatadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comprimento

Substantivo

compridão,compridez,vastidão,desenvolvimento,longueza (desus.),longura,longitude,cota,ordenada,dimensão longitudinal,extensão,distância,percurso,tamanho,sesquipedalidade;linha,barra,régua,listra,lista,listão,raio,diâmetro,corda,corredor,ladra = gulosa = cambo,garavato,vara,pértiga,varapau;alongamento,prolongamento,protraimento,tensão,extensão,estirão,estirada,esticada,lineamento,traço;(medidas de comprimento): linha,polegada = úncia,palmo,braça,braçada,vara,jarda,milha,metro,quilômetro,centímetro,milímetro,mícron,passo,légua,pé,côvado,estádio (ant.);(instrumentos para medir distâncias): telépodo,longípodo,dromômetro,hodômetro,taxímetro,celerímetro,teodolito,estádia,escala (medida),hodometria,longimetria.

Adjetivo

longo,longueiro,comprido,extenso,longitudinal,compridaço,esguio,grande,colossal,alongado e v.;teso,tenso,estendido,oblongo,oval,de beiço (légua);de palmo e meio,de língua e meia,sesquipedal,interminável,intérmino,hirto,sem fim,infindo,semipedal,teso e reteso,quilométrico;prolixo,difuso,profuso.

Verbo

ser (longo e adj.);ter muita extensão,alongar-se,espraiar-se,estender-se,desenrolar-se,desenvolver-se,encompridar-se,devolver-se,desenovelar-se,desenrodilhar-se,dar de si,desdobrar-se,rabejar,roçagar;tornar (comprido e adj.);acompridar,encompridar,alongar,estender,descompassar,estirar,esticar,atesar,entesar,retesar,espichar,prolongar,dilatar,protrair,repuxar,puxar,desencolher,interiçar.

Advérbio

longamente e adj.;no sentido do comprimento,no sentido longitudinal,ao comprido,de comprido,em comprido,em linha reta,tandem,em perspectiva,de ponta a ponta,de lés a lés,ao longo de,de norte a sul,por toda a extensão longitudinal,de longo a longo,de popa a proa,da cabeça aos pés,da coroa da cabeça à sola dos pés,do Amazonas ao Prata,de alto a baixo,do princípio ao fim.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interpretação

Substantivo

inteligência,interpretação simples e racional,definição,maneira,dedução,inferição,dilucidação,dilucidamento,decodificação,ilação,soltura,explanação,desenvolvimento,exposição,explicação,solução,significado,significação;enunciativa (ant.),prelucidação,deslinde,deslindamento,elucidação,conclusão,desembrulho,exegética,resposta,esclarecimento,aclaramento,destrinço,enarração (ant.),glosa,hermenêutica,cabala,observações,cotas;versão,trasladação;tradução livre,tradução literal,tradução servil;chave,cifra,contracifra,segredo,novelo,fio,rastilho (indicação);burro,pai velho;código,cifrante,exegese,metáFrase,paráFrase,exposição,comentário;série de notas,série de críticas,série de explicações,série de esclarecimentos;comento,inferência (dedução);ilustração,desenvolvimento,exemplificação,anotação,nota,escólio,scholium,apostila,esclarecimento,chave do enigma;sintomatologia,semiologia,mistagogia,metoposcopia,paleografia (filologia);acepção,luz,leitura,construção;equivalente,sentido equivalente;significado,sinônimo,analogia,aposição.

Adjetivo

explanatório,expositório,interpretativo,dedutivo,conclusivo,explanativo,ilustrativo,elucidativo,exemplificativo,exegético,explicativo,explicatório,hermenêutico,literal,parafrástico,metafrástico,significativo,sinônimo,equivalente.

Verbo

interpretar,dilucidar,elucidar,deduzir,concluir,inferir,explicar,enuclear,glosar,definir,subentender,dar a razão de,traduzir,paraFrasear,transverter,dar saída;trasladar,passar,verter para;comunicar o sentido de,apreciar uma coisa na sua aplicação e inteligência,apegar-se à letra de um texto,tomar num sentido,descobrir;descobrir o sentido de;ler,decifrar,destrinchar,deletrear,soletrar,desembrulhar,destoldar;desembuçar,esclarecer,levar um raio de luz ao recesso de,desempanar,solver,deslindar,destramar,destecer;desenvincilhar,deslindar a meada;dar a chave de,achar a chave de;destramar,destrinçar,desenredar,escarrapichar,desemaranhar,desenriçar,clarificar,desassombrar,solucionar,aplanar,desenlaçar,resolver,ler nas entrelinhas,dar no ponto,esmiuçar,desdobrar;achar a causa,dizer a causa;derramar luz nova,projetar luz nova,lançar luz nova;levar luz,desanuviar,desenturvar,desaranhar,aclarar,rasgar o véu,descaroçar,dar no chiste,desempoeirar,desentenebrecer,desenevoar,desurdir,rolar,ilustrar,exemplificar,objetivar,desdobrar,desenrolar,precisar a causa,desenvolver,ampliar,amplificar,expor,comentar,glosar,bordar comentários,anotar,apostilar,popularizar (tornar inteligível);tomar,compreender,aceitar,receber,admitir num sentido particular;penetrar,ser dado a entender que.

Advérbio

explanatoriamente,isto é,por outra,por outras palavras,a saber,por exemplo,verbi gratia;id est;videlicet,queremos dizer,em outros termos,rigorosamente falando,em termos simples,em linguagem clara,em português claro,ou mais simplesmente,sem rodeios.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Melhoramento

Substantivo

melhora,melhoria,diminuição do mal,diadose,bonificação,beneficiação,benefício,ascendimento,ascensão,medra,medrio,medrança,desenvolvimento,incremento,evolução,adiantamento,progresso,avanço (progresso);conquista de novos horizontes,impulso para frente,aumento;valorização,subida;acesso,promoção,elevação;enriquecimento,cultura,cultivação,civilização,polícia,reforma,transformação,remoçamento,rejuvenescimento,reorganização,remodelação,nova organização;revisão,remonte,emenda,correção,limæ labor,limagem,limadura,aperfeiçoamento,aprimoramento,upgrade,erguimento,requinte,ápice,refinamento,sofisticação,evolução,apuro,elaboração,purificação,transformação radical,conserto,embonada,remendo,reparo (restauração),convalescença;nova edição corrigida, aumentada e melhorada;regeneração,elevação,assunção.

Adjetivo

melhorador e v.;progressivo,melhorado,melhor,maduro;incrementado,aprimorado;reformatório,corretivo,corretório,correto,reparatório;reparador;corrigível,melhorável.

Verbo

melhorar,tornar melhor,bonificar,beneficiar,avantajar,incrementar,medrar,crescer,tomar caminho,endireitar,passar a condições prósperas,mudar para melhor;ir a melhor,ir para melhor;ir de bem a melhor,aquilatar,consertar,encabeçar,aguisar (ant.),regularizar;tirar os defeitos a,normalizar,remediar,extirpar abusos,expurgar,avançar (progredir);subir;subir um furo no conceito de,aumentar;frutificar,amadurecer,embelezar,maturar,retemperar,apurar,avigorar,apanhar,colher,tirar de dificuldades,soerguer;aperfeiçoar,aprimorar;valorizar;vivificar;dar novo alento a,privilegiar,tomar rumo favorável,solfar = consertar as folhas de um livro,desafogar novos horizontes;conquistar novos horizontes,rasgar novos horizontes;prosperar,arrancar do lodo e da miséria,educar,conscientizar,elevar o nível de,engordar,fortalecer;purgar o espírito de preconceitos,modificar beneficamente,remir,redimir,expurgar dos erros e dos defeitos,erguer,limar,polir,esmerilar,lapidar,retocar;nobilitar,regenerar,fazer de alguém um homem,levantar a cabeça,elevar-se,fazer de uma pessoa outra,levantar alguém do pó,tirar o pé do lodo,tornar conceituado e enobrecido,dobrar o natural de alguém,enobrecer,valorizar,enriquecer,realçar,elevar o conceito de...,joeirar,limpar,salubrificar,sanear,sanificar,cardar,desmaranhar;lustrar,brunir,retificar,remendar,consertar,fazer correções,corrigir falhas,preencher lacunas,embonar,escoimar,emendar,reparar,rebulir,curar,acendrar,moralizar,morigerar,purificar;acrisolar,abluir,substituir formas antigas por formas novas,civilizar,desmoitar,policiar,desasselvajar,sanar,remediar;atalhar um mal,debelar um mal;reformar,refundir,remodelar,reorganizar,dar outro aspecto,regularizar,refazer,remontar,afiar,desenferrujar,desoxidar,desoxigenar,disciplinar,escovar,levantar (o tempo),infundir vida nova,tornar conceituado e enobrecido,recrutar,refundir,cicatrizar,casquejar;remediar abusos ou desordens;ser (melhor e adj.);tirar partido,fazer bulha com,aproveitar-se de;colher,auferir benefícios de,fazer bom uso de,apurar as intenções,melhorar em conhecimentos,mudar de vida,engalanar o espírito,aperfeiçoar-se,reverdecer,rejuvenescer,remoçar,sazonar,renovar,reflorescer,reflorir,benfeitorizar;retemperar (fortalecer);diamantizar,pôr nos trilhos (arrumar);curar;paliar,atenuar,mitigar,diminuir;promover,arvorar em,espedregar.

Advérbio

melhormente,em melhores condições.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção