Sua língua na Internet

 

(de.sar.mar)

v.

1. Tirar as armas a [td. : campanha para desarmar a população]

2. Desfazer (mecanismo, adorno, ou montagem); DESMONTAR [td. : desarmar uma arapuca: desarmar uma barraca]

3. Fig. Tirar ou perder a braveza, a hostilidade; SERENAR [td. : A simplicidade do rapaz desarmou o patrão] [int. : Desarmou -se ao ver o olhar de desesperança do pequeno assaltante]

4. Tirar ou perder o argumento, o raciocínio, ou aquilo que constituía um confronto de ideias, posições, ou uma contestação, uma reivindicação etc. [td. : A sinceridade do político desarmou o jornalista] [int. : Desarmou -se ao ver o resultado das últimas pesquisas]

5. Fig. Tirar os recursos, os meios, ou a força, o poder a; BALDAR; FRUSTRAR [td. : desarmar os planos de alguém: "Mas, quem diz isso tem um único fim - desarmar os defensores dos escravos para que o preço desses não diminua" ( Joaquim Nabuco , O abolicionismo) ]

6. Descarregar ou desengatilhar (arma) [td. : Não conseguia desarmar a espingarda]

7. Desativar por desmonte [td. : desarmar uma bomba: desarmar uma mina]

8. Fut. Basq. Roubar a bola (ao adversário, ger. antes que esse chute a gol [fut.] ou tente o arremesso [basq.])

[F.: des - + armar. Hom./Par.: desarme (fl.), desarme (sm.); desarmes (fl.), desarmes (pl. do sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Parte

Substantivo

porciúncula,punhado,jacto,jato,porção,dose,gole,trago,item,partícula,particular,particularidade,um pouco,alguma coisa,algo,um tanto,um quê,divisão,subdivisão,fração,articulação,seção,lanço,trecho,estirão,tracto,capítulo,centúria,verso,versículo,artigo,parágrafo,inciso,cláusula,verba,párrafo (ant.),provará;passagem,trecho,setor,quadrante,segmento,trocisco,fragmento,ramento (ant.),miúça,miuçalha,escombro,apara,remendo,raspa,talisca,parcela,verbete,cigalho,pedaço,nesga,retalho,unidade,pétala,tassalho,negalho,migalha;dose,motreco,motreto,fatia,taco,talhada,fatacaz,bocado,biró,lasca,posta,trincha,faneco,tira,toco,coto,toro,camada,matacão,naco,palmo,pazada,catrameço,grande pedaço,tracanaz,tracalhaz,ração,lâmina;metade,terça parte;prestação,anuidade,data,dúnia,quinhão;estilha,resquício,gomo,página,folha,malha,peça,percentagem,rapsódia,estrofe,canto,episódio;membro,braço,galho,ramo,rebento,vergôntea,renovo,renova,componente,elemento;sucursal,filial,manta,posta,lombo,perna,órgão,compartimento,seção,dependência,departamento,classe;distrito,zona,província;calota,fator.

Adjetivo

parcial,parcelado,parcelário,fracionário,partitivo,fragmentário,secional,divisional,alíquota,aliquanta,divisionário,subdivisionário,submúltiplo;cortado,retalhado,retalhado & v,interciso;truncado,cortável,cindível,retalhável,fracionável,fragmentável;fragmentável & v.

Verbo

partir,cortar,repartir,estilhaçar,cortilhar,ramificar,subdividir,esquartejar,espostejar,aparcelar,parcelar,fracionar;fragmentar,cominuir,secionar,torar,trinchar,afatiar,partilhar;esfatiar,trociscar,lascar,rascar,tesourar,picar,partir em bocados,postejar,desmontar,desarmar,desmanchar,decompor,desmantelar,desfazer,desacavalar,encanteirar,esmigalhar,esborraçar;escadraçar,segmentar,talhar,truncar;dividir em duas, em três partes.

Advérbio

parcialmente,em parte,por partes,fragmentariamente,por prestações,a varejo,a retalho,parceladamente,em quotas,palmo a palmo,gota a gota,às pinguinhas,às colheradas,aos empurrões,aos bocados,pinga por pinga,peça por peça,por miúdo,parceladamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Conversão

Substantivo

transformação,reforma,imutação,redução,transmutação,transmudação,metamorfose,resolução,assimilação,adaptação,assunção,quilificação,naturalização,perimorfose,monera,crisálida,fase;química,alquimia,espagíria,progresso,evolução,medra,medrança,desenvolvimento,ilapso,influxo,fluxo,passagem,trânsito,transição,fade in,fade out,transmigração,areia movediça,crisol,cadinho,alambique,alquitara,retorta,caldeirão,forja,oficina,tenda,coadouro,filtro.

Adjetivo

convertível,conversível,conversivo,redutível,resolúvel,fusível,fundível,moldável,congelável,quimificativo,quilificativo dissolúvel,solúvel,transformável,reversível,transmudável,transfigurável,remodelável,reformável.

Verbo

converter-se em,transformar-se em;vir a ser,passar a,fazer-se,tornar-se,tomar as proporções de,ficar,virar,reduzir-se a;assumir o aspecto de,assumir a forma de;entrar em nova fase,sofrer modificação,trasmudar,transmudar,transfigurar,ir de... a ..,alterar-se,redundar em,resolver-se em,fundir,desfazer,desarmar,reverter,parar em,derreter,evoluir,ambientar-se,adaptar-se,desnaturar,reformar,reorganizar,remodelar,assimilar,quilificar,quimificar,sacarificar,converter em quimo,digerir;alambicar.

Advérbio

gradualmente;in transitu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Impotência

Substantivo

inabilidade,falta de vigor,mela,incapacidade,insuficiência,imbecilidade,inaptidão,ineptidão,inidoneidade,leseira,desnervamento,enervamento,inépcia,indocilidade,invalidez,morbidez,decrepitude,ineficácia,ineficiência,inocuidade,incompetência,desclassificação,tellum imbelle, brutum, fulmen,tiro de pólvora seca,vox et praterea nihil,letra morta,cadáver,inutilidade;insucesso;fraqueza,quebreira,quebradeira,quebrantamento,marasmo,desânimo,abatimento,prostração,apatia,inação,paralisia,frouxidão,indolência,párese,paresia,diplegia,anervia,ignávia,estupor,lassidão,hemiplegia,entrevação,manoplegia,apoplexia,síncope,desacordo,fanico,faniquito,desmaio,desfalecimento,colapso,vertigem,esmaio,oura,tontura,vágado,delíquio,cataplexia,exanimação,lipotimia,chilique,sideração,esgotamento,exaustão,extenuação,depauperamento,amolecimento cerebral,exinanição,inanição,anemia,extrema debilidade,fraqueza;castração,desvirilização,fraqueza genesíaca,agenesia,anafrodisia.

Adjetivo

impotente,insipiente,inábil,incapaz,agenésico,insuficiente,de águas mornas,incompetente,inadequado,inqualificado,insuficiente,inepto,aleijado,desfibrado,desvirilizado & v.;manco,coxo,inválido,maneta,perniquebrado,hemiplégico,paralítico,embargado dos membros,tolhido,leso,entrevado,estuporado,enervado,desmedulado,desconjuntado,desengonçado,alquebrado,escanastrado,combalido,desasado,derreado,derrengado,exausto,extenuado,marasmático,apatetado,choquento,enfraquecido,quebrado de forças,embaraçado;incapacitado,exânime,anafrodita,bestificado;inofensivo,anódino,inócuo,inóxio,abnóxio,inocente,desarmado,aberta,indefeso,indefenso,indefensável,indefensível,expugnável,infortificado,desabrigado,periclitante;desagasalhado,desprotegido,inerme,exposto,imbele,vencível,opugnável,insustentável,abandonado,órfão,desprotegido,desamparado;nulo,vão,fútil,nugativo,nugatório,imprestável;ineficaz,ineficiente,malogrado.

Verbo

ser (impotente & adj.);não ter onde se apoiar,não ter capacidade para,vouloir rompre l’anguille au genou,vouloir prendre la lune aux dents,querer quebrar um feixe de varas;embarrancar sempre na mesma dificuldade,verbare lapidem,malhar em ferro frio (insucesso);cantare ad surdas aures,pregar no deserto,espirrar para o céu,estar de pernas quebradas;descaírem os joelhos,vergarem os joelhos;não surtir efeito,desmaiar,esmaiar,desfalecer,esvair-se,desacordar,não dar acordo de si,sucumbir,esbarrar de encontro a,descair,entontecer,ourar,esmorecer-se,ser todo (prostração & subst.);não passar de um (impotente & adj.);ser um podão,entibecer-se,entibiar-se,desanimar-se,confessar-se vencido,desacoroçoar-se,desalentar-se,rebotar-se,tornar,(impotente & adj.);reduzir à impotência,tirar a força a alguém,chupar o sangue e os ossos a alguém,incapacitar,inabilitar,manietar,maniatar,manietar as mãos de alguém,manietar alguém de pés e mãos,desunhar,acabramar,pear,privar de agir,dar a mela a alguém,desarmar,enfirmar,invalidar,paralisar,impossibilitar,entibiar,quebrar a energia,inutilizar,suprimir,pôr fora de combate,desmanchar,prostrar,abater,derrubar,enfrouxecer,debilitar (enfraquecer);esfalfar,exaurir as forças,açaimar,açamar,amordaçar,estropear,entrevar,entrevecer,mutilar,delapidar,decepar,castrar,capar,aleijar,entrevar,jarretar,desmouchar,sufocar,estrangular,desenervar,enervar,desfibrar,desvigorar,desvirilizar,efeminar,garrotar,silenciar,aparar as asas,desasar,desaparelhar,amarrar o guizo no pescoço do gato,embotar,combalir,destripular,mochar,desproteger,desabrigar,desamparar,desfortalecer,desguarnecer,encravar,ensolvar.

Advérbio

impotentemente,inofensivamente,inocuamente,insipientemente,inabilmente,combalidamente,insuficientemente,exanimemente,incompetentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Destruição

Substantivo

dissolução,pernície,assolação,estrago,arrasadura,arrasamento,apagamento,aniquilação,aniquilamento,desbaratamento,consunção,absunção (ant.),desagregamento,dirupção,ruína,rompimento,dilaceração,ruptura,rotura,definhamento progressivo e rápido,expunção;queda,desmoronamento,arruinamento,ruína,esborralhada,exício,perdição,estilhaçamento,despedaçamento,destroço,eversão,délabrement,débâcle,derrocada,prostração,desolação,bouleversement,subversão,reviramento,reviravolta,naufrágio;extinção,eliminação,morte;derribamento,fulminação,sideração,varredouro,golpe,condenação,demolição,extirpação,extirpamento,extermínio,rasoura,sapa,desbarato,derrota,faxina,roedura,cárie,broca,supressão,abolição,revogação;sacrifício,devastação,vandalismo,razia,incêndio,mudança violenta;extração;commencement de la fin,festim de Baltazar,a caminho da ruína,dilapidadura,absorção,clarões de incêndio,rajadas de vendavais;destruidor.

Adjetivo

destruidor,demolidor,arrasador,derrubador,avassalador,supressor,eliminador,devastador,extirpador;destrutor,destrutivo,demolitório,vandálico,subversivo,subversor,subvertedor,fulmíneo,fulminoso,fulminívomo,fulminante,voraz,voraginoso,diruptivo;destruído,cérceo,ignívomo.

Verbo

ser (destruído & adj.);perecer,desmoronar,soçobrar,aniquilar-se;desintegrar-se,reduzir-se a nada,reduzir-se a pó,reduzir-se a cinzas,reduzir-se a frangalhos;ir pelos ares;fazer-se em pedaços,fazer-se em trapos,fazer-se em molambos;ruir por terra,desaparecer ao sopro destruidor de,quebrar-se,espatifar-se,sofrer golpe mortal,esfacelar-se,acabar-se com;destruir,anular;sacrificar,desfazer,derrocar,demolir,trabucar,dilacerar,estrafegar,rasgar,subverter,alagar,submergir,engolfar,abismar;pôr um termo a,pôr um paradeiro a;desmanchar,desarmar,desurdir,desinçar,limpar,vassourar,varrer,gastar,estrompar,corroer,lavrar,esbarrondar,derrubar,esboroar,derruir,desmoronar,cortar,quebrar,rechaçar,destroçar,derrotar,desbaratar,profligar,dispersar,desarraigar;arrancar,degolar,abater,roer,despedaçar,esfarrapar,escavacar,escaqueirar,estracinhar,esbandalhar,esborraçar,esborrachar,escangalhar,fazer pasto de,triturar,dissipar,dirimir,extinguir,exinanir,malbaratar,sumir,dar sumiço a,suprimir,eliminar,descimentar,arruinar,abalar,atalhar,dar talho a,atassalhar,tirar,riscar,apagar,comer,baratar (ant.),expelir,dissolver,tragar,sorver,esmigalhar,consumir,absumir (ant.),iniciar a obra de devastação;não deixar verde nem seco,não deixar pedra sobre pedra;deitar por terra,entrar como um vândalo,desolar,depopular,despovoar,ermar,levar o luto e a desolação,fechar as portas a,esmagar,sufocar,superar,debelar,jugular,domar,carbonizar,cinerar,incinerar,neutralizar,despedaçar;britar,reduzir a nada,reduzir a pequeníssimos fragmentos;expungir,arrasar,desmantelar,extirpar,desinçar,rasourar,nivelar,rentear,deitar abaixo,petardar,petardear,dinamitar,incendiar,nivelar com o chão,pôr em posta,espostejar,esquartejar,cortar cerce,cercear,consumar a destruição de,dissolver os depósitos de,ceifar do hastil,abrir o caminho para a derivação da seiva,prosseguir a obra assombrosa de devastação;conduzir a uma situação dissolvente,desorganizar,desarvorar,desentabular,meter a pique,inutilizar;devorar,engolir,deglutir,minar,sapar,solapar,desmurar,fazer trabalho de sapa,cortar pela raiz,crestar,queimar,exterminar,calcar aos pés,fazer em pó,deitar abaixo,dar cabo de,aviar,abalar nos seus fundamentos,atirar aos cães,arrancar;roçar,alhanar,banir,proscrever,carcomer,fazer em fanicos,talar,infestar,pôr por terra,pôr a ferro e fogo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;desfabricar.

Advérbio

destruidoramente,arrasadoramente,avassaladoramente,vandalicamente,fulminantemente,diruptivamente.;de efeito mortífero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Amorfia

Substantivo

amorfismo,informidade,deformidade,anamorfose,congérie,rudis moles = massa informe,substância informe,rudis indigestaque moles,desordem,mutilação,deformação,desfiguração,desfiguramento,desconfiguração,mutilação,amputação,truncamento,amolgadela,amolgadura,contorção.

Adjetivo

informe,disforme,amorfo,amórfico,tosco,pesado = cepudo,áspero,rude,aplástico,bruto,gótico,bárbaro,troncho,tronco,truncado,defeituoso,manco,mútilo (poét.),deformado e v.;desproporcionado,improporcionado,desconforme,desgracioso,que não tem as formas devidas,em bruto,irregular na conformação,deforme,feio,agreste.

Verbo

desfigurar,desconfigurar,infunicar (pop.),fazer mossa em,morsegar,amolgar,achatar,abolar,machucar,amachucar,deformar,desajeitar,desairar,desafeiçoar,delaidar,mutilar,amputar,truncar = fanar (p. us.);decepar,decapitar,descabeçar;escorjar = dar posição forçada a,torcer,contorcer,retorcer,chapear,espalmar,desengonçar,desconjuntar = desarilhar,desarticular,descadeirar,alterar,transtornar,transformar em massa informe,improporcionar,desproporcionar,descompassar,cambar = entortar para um lado;tronchar,cortar cerce,destroncar,desorelhar,desnarigar,deslinguar,desbeiçar,esborcelar,esborcinar,desborcinar,curvar,enjambrar,empenar,desmanchar,desfazer,desmantelar,desarmar,descornar,desdentar,encurtar,revirar,esborrachar (destruir),desabar,desmoronar,escalavrar,corcovar,esmagar,esmigalhar,depredar.

Advérbio

informemente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dissuasão

Substantivo

despersuasão,desencantamento,reclamação,queixa,expostulação,advertência,desadmoestação,despersuasão,desengano,desanimação,desestímulo,esfriamento,esmorecimento,ducha d’água fria,desalento,desmorecimento;desmotivação;água na fervura. coibição;freio;dique (obstáculo);relutância;contraindicação.

Adjetivo

dissuasivo,dissuasor (p. us.),dissuasório,obstinado;avesso;repugnante;expostulatório;impérvio às sugestões.

Verbo

dissuadir,desmotivar,apartar de um propósito,tirar de um propósito,abalar alguém do seu propósito,despersuadir,desenganar,desencantar,descoroçoar,desacoroçoar,descorçoar,desimaginar,desinfluir,desaconselhar,desadmoestar,desaferrar,desafervorar,desemperrar,desarmar;tirar da cabeça de,desencabeçar,desencasquetar,bradar contra,advertir,exprobrar,reclamar,queixar-se,contraindicar,contrapesar,desfazer,indispor,demover,abalar,intimidar,tirar o ânimo,desanimar,fazer frio a alguém,desalentar,desestimular,esfriar,entibiar,esmorecer,jogar um balde de água fria em,contrariar,arrear,desencorajar,resfriar,acalmar,aquietar,pacificar,fazer voltar a calma e a reflexão,desviar alguém de sua resolução,desengodar,desiludir,fazer cair os braços;amortecer,arrefecer o entusiasmo de;rechassar,desviar de;refrear,servir de freio (obstáculo).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

livra-te!.

Frase

Conjunção

Perigo

Substantivo

erre (na loc. por um erre = por pouco),escolho,risco,crime,ameaça,sequestro,assalto,terrorismo,atentado,lance,aperto,agrura,tornilho,apuro-colisão,insegurança,inseguridade,ventura,fortuna,contratempo,enrascada,cilada,emboscada,armadilha,transe,soçobro,precariedade,resvaladura,instabilidade;indefensibilidade,periculosidade,desarrimo,desamparo,desabrigo,dia crítico,seteno,exposição;vulnerabilidade,lado fraco,calcanhar de Aquiles,espada de Dâmocles,hora de crise,época anormal,crise;situação angustiosa,situação desesperadora;transe,gravidade,estreito,conjuntura difícil;(corrida perigosa): salto nas trevas (impetuosidade),salto no escuro;marcha para o desconhecido,facilis descensus Averni;salvamento milagroso;motivo de alarma,fonte de perigo;(aproximação do perigo): aves agoureiras,presságio,rugido do leão,nuvens negras no horizonte,aviso;alarma;ameaças de trovoadas;(sensação do perigo): apreensão,receio,temor,mal-estar,intranquilidade,sobressalto,alvoroço,desassossego,inquietação,angústia,desconfiança,medo,calafrio,arrepio,tremura,tremor,palidez,frio (sensação de frio);ilíade,odisseia.

Adjetivo

perigoso,periculoso,em perigo,cheio de perigos,barrancoso,audacioso,arriscado,aventuroso,venturoso,arrojado,temerário,crítico,grave,periclitante,voraginoso,inseguro,sinistro,aparcelado,escampado,desabrigado,desacoitado,desamparado,abandonado,perdido;desprotegido,acometível,desarmado,nu,indefeso,indefensível,indefensável,insustentável,inerme,desguarnecido,fraco;desprevenido,descalço,desapercebido;vulnerável,abordável,exposto a,expugnável,aberto a (sujeito a);infortificável,assaltável,sem proteção;penhascoso,precípite,precipitoso,despenhoso,recifoso,navífrago,naufragoso,ameaçador,minaz,minacíssimo,proceloso,tempestuoso,agitado,vorticoso,tredo,traiçoeiro,insidioso,falso,acidentado,precário,melindroso,mal-parado,apurado,angustioso,angustiador,angustiante,inquietador,supremo,amargurado,escorregadiço,escorregadio,escorregável,resvaladiço,lábil;preso por um fio,jogado aos dados;vacilante,instável,sem firmeza,abaladiço,que ameaça desabar;reduzido aos últimos extremos,malfadado,alarmante;explosivo,aventureiro;ousado;angustioso,difícil.

Verbo

estar em (perigo e subst.);estar à dependura,não comportar vacilações,pôr-se em ocasião de;estar entre a cruz e a água benta,estar entre a cruz e a caldeirinha,inter sacrum et saxum stare = estar entre a bigorna e o martelo,ver-se em terrível colisão,ver a morte de perto,pedir socorro,apitar,correr o risco de,apoiar-se em frágil caniço,sentir o terreno fugir-lhe aos pés;auribus lupum tenere = segurar o lobo pelas orelhas,andar nos cornos do touro;lançar-se,aventurar-se;achar-se em boa,estar em água até o pescoço,arder entre dois fogos,resvalar para um perigo,guardar-se da mosca e ser comido da aranha,arriscar-se,pôr-se em risco,expor-se,atrever-se,continuar desamparado,correr graves riscos,estar à beira de um precipício;pisar sobre um vulcão,dormir sobre um vulcão;estar o perigo à espreita,pôr a vida a preço,abalançar-se ao maior perigo,andar mouro na costa;brincar com pólvora,brincar com fogo;estar por um fio,estar com a corda no pescoço,ir para o matadouro;expor-se a perigo,a risco;estar em perigo,estar em risco;perigar,periclitar,bulir com casa de marimbondos,sentar-se num barril de pólvora,ser a segurança palavra vã,trazer perigo no seu bojo,pôr em perigo,fiar-se alguém aos perigos de,arriscar,soçobrar,pôr em risco,adejar,emboscar,ameaçar,pairar como ameaça,pôr em contingência,perturbar a tranquilidade,comprometer,acordar o cão que dorme,desagasalhar,desarmar,desguarnecer,desabrigar,desarrimar,desproteger,meter alguém em boa,pôr a perigo,acorrer;provar fortuna,expor-se a,arriscar-se,atirar-se,abalançar-se,estar preso por um fio,erigir-se em ameaça,constituir uma ameaça,ameaçar;angustiar,afligir,armar cilada a (enganar).

Advérbio

perigosamente e adj.;com a corda no pescoço,entre a parede e a espada,entre o malho e a bigorna,entre Cila e Caribdes = inter sacrum et saxum,com o credo na boca,à borda do abismo,entre a cruz e a água benta,entre a cruz e a caldeirinha,em último recurso,em recurso extremo,a pique,em campo aberto,em campo raso.

Provérbio

Interjeição

Deus me livre!,Deus te livre!,Deus nos livre!,Socorro! Valha-me Deus!.

Frase

Incidit in Scyllam qui vult vitare Charybdim;Mami tua res agitur paries dum proximus ardet;Pôr as barbas de molho;É assim que o diabo gosta.

Conjunção

Pacificação

Substantivo

conciliação,reconciliação,desarrufo,beijo de paz,apaziguamento,congraçamento,recomposição;restabelecimento das relações,reatamento das relações,acomodação,arranjo,composição,ajuste,acordo,pacto,tratado,transigência,combinação,convenção,compromisso;suspensão de hostilidades,deposição de armas;desarmamento,indúcias,trégua,cessar-fogo,armistício,bandeira branca,parlamentação;arco-íris,arco da aliança,pomba da paz,ramo de oliveira;pax in bello,modus vivendi,arauto da paz,passavante.

Adjetivo

conciliatório,conciliativo,conciliante,pacífico,pacificador e v.;apaziguador,reconciliatório.

Verbo

pacificar,apaziguar,pazear,avir,congraçar,irmanar,germanar,aquietar,transigir,conciliar,consorciar,unir,compor,restituir a paz,apartar os contendores,desapartar,desengalfinhar,pôr em paz,sossegar,tranquilizar,acalmar;acalentar,temperar,harmonizar,recompor,acamar,reconciliar,desagastar,amistar,benquistar,congraçar,recongraçar,desincompatibilizar,desarrufar,desembezerrar,acomodar,pôr termo às dissensões,apagar as dissensões,desarrenegar-se,vir às boas,apagar os vestígios das passadas dissensões,desagastar,desamuar,desencolerizar,remediar as discórdias,concertar dissidências,fundir antagonismos,desarmar malevolências,ajustar uma contenda;propiciar,aplacar,abonançar,concertar pessoas desavindas,desamotinar,restaurar a harmonia,temperar desavindos,sanar malquerenças,harmonizar,reatar relações,desagastar-se,confraternar,confraternizar,compor-se com seus inimigos,lançar o bastão no meio dos contendores,cometer com paz,levar o ramo de oliveira,ser o anjo da paz,dar corte a um negócio,explicar-se,darem-se mútuas explicações,levantar o cerco,descercar,dessitiar,desbloquear,debloquear,embainhar a espada,enrolar as bandeiras,pôr as armas em sarilho,depor as armas,desarmar;sarilhar as armas,ensarilhar as armas;fechar o templo de Jano,desensanguentar,manter a concórdia;tantas componere lites,formar tréguas,atreguar;licenciar o exército,desmobilizar o exército,desmilitarizar,desarmar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Maldição eterna para quem ousar recordar-se das nossas dissensões passadas! (Caxias).

Conjunção

Insucesso

Substantivo

falimento,falência,bancarrota,fiasco,naufrágio,frustração,burla,malogro,arruinamento,degringolada,débâcle,esborralhada,derrocada,desmoronamento,profligação,brutum fulmen,aborto,parto prematuro = móvito,perecimento (inutilidade);ineficácia,ineficiência,falência,impotência;fubeca,fubecada;esforços vãos,esforços baldados,esforços improfícuos,esforços perdidos,esforços estéreis;baldão,tiro avesso,tiro pela culatra;desastre,fracasso,decepção,dura realidade,desilusão,desengano,escarmento,transtorno,ruína,perdição,fiasco,erro,engano;falta,omissão,ilusão,escorregadela,tropeção,claudicação,passo em falso,faux pas,negócio furado,bévue,contrariedade,inabilidade;embaraço;acidente,desfortuna,infortúnio,rachadura,colapso,desmoronamento,bancarrota,golpe;explosão,encalhe,encalhação;golpe infeliz,golpe desastrado,golpe errado,golpe antiestratégico,golpe antipolítico;repulsa,derrota,revés,desdita,desventura,vicissitude,vaivém,viravolta,desistência,sujeição,xeque-mate,baque,desastre;tropelias da sorte;queda;sorte de Ícaro,trabalho de Sísifo,tormento de Sísifo,tormento de Faetonte;ruína,naufrágio (destruição);tiro de misericórdia,dobre a finados,pá de cal,insolvência;affaire flambée,frustrador e v.

Adjetivo

malsucedido,morto no nascedouro,frustrâneo,frustrante,infrutífero,vão,improfícuo,frustrado e v.;gorado,baldado,inútil;falho,infausto,infeliz;abortício,abortivo,naufragoso,choco,ineficaz,ineficiente (impotente);manco,coxo,décousu,insuficiente;de águas mornas,em agraço,malogrado,encruado,encalhado,soçobrado,naufragado,mangrado,metido a pique,axorado,derrotado;roto,vencido,desbaratado,amolgado;acabadiço,acabado,perdido,desfeito,falho,arruinado,falido;morto,flambé,gualdido,ferido de morte,destruído;frustrado,descarrilado,fora dos eixos,em deplorável condição,estultificado,bestificado,vitimado,fulminado,sacrificado,desalentado,desanimado,desiludido,desesperançado,malgradado = contrafeito;desgarrado (erro);fora dos cálculos de alguém;atirado fora;incompleto;de efeito contraproducente,contraproducente,que não corresponde à expectativa,mal-afortunado,malventuroso,mal-andante,malfadado,desafortunado,desastroso,desastrado,funesto,mofento,caliginoso.

Verbo

falir,malograr,mangrar,não vingar,não ter sorte,gorar,abortar,não passar de cepa torta,encalhar,rodar pela água abaixo,desconcertar;ficar em nada,dar em nada;morrer à nascença,ficar em água de bacalhau,faltar ao fim colimado,pecar,não passar de projeto,reduzir-se a pó,esbarrondar-se,baquear,cair,desmoronar,tombar,ruir por terra,serem improfícuos todos os esforços,ficar a chupar dedo,fracassar,atolar,desmanchar-se;já ter nascido com a vulnus insanabile;com a ferida mortal;ficar a distância formidávele acessível somente daqui a cem anos,tornar-se em fumo,virar fumaça,evaporar-se,ir por água abaixo,dar com tudo em vaza-barris,descair da causa,falhar,mentir a,não corresponder a,estar acabado,explodir,sair uma coisa burlada;morrer à casca,morrer à nascença;ficar no papel,frustrar,soçobrar,ser malsucedido e adj.;ser infeliz,ter mau êxito,dar ao demo a cardada,ir abaixo;ficar a ver navios,ficar em seco,fazer esforços inutilmente;trabalhar em vão,ad gloriam;perder o trabalho,perder a cartada,perder o preço e o feitio,perder o tempo e o feitio,perder o seu latim;errar o lanço,não tirar proveito de,querer fazer do quadrado redondo (impossibilidade);sair torto,sair em vão,surtir mal,rolar a pedra de Sísifo (inutilidade);fazer as coisas pela metade (incompleto);perder terreno (recuar);deslograr,malhar em ferro frio = verbare lapidem,errar o alvo,escorregar,tropeçar,cometer erros;ter entrada de leão e saída de sendeiro,levar na cuia,coxear,mancar,hesitar,titubear,perder o equilíbrio,destribar-se,errar o salto,perder as passadas,ensaboar o queixo do burro,fazer esforços para se erguer,fazer fiasco,encalhar;forçar o tempo,remar contra a maré,meter-se em alhadas,conhecer dias difíceis (adversidade);ser derrotado;perder a batalha,sofrer sério revés,abandonar o campo,cair presa de,afocinhar,sucumbir;ficar barrado,ficar de pior partido,dar com o navio nos cachopos,ver por um óculo,ver os seus planos desfeitos,roer os ossos,ir buscar lã e sair tosquiado,saltar da sartã e cair nas brasas,passar de porqueiro a porco (piorar);descambar no ridículo,perder a partida,bater a outra porta,encravar-se,semear ventos e colher tempestades (imprevisão);ficar sucumbido,patear,dar-se por vencido,arrear bandeira,espantar a caça;andar para trás os negócios a alguém,mudarem-se as setas em grelhas,entornar-se o caldo,entortar-se o negócio,rebentar na mão,não pegar a lábia,voltar-se o feitiço contra o feiticeiro,sair o tiro pela culatra,sair a emenda pior do que o soneto;perder boa ocasião para ficar inativo,perder boa ocasião para ficar calado;frustrar,baldar,inutilizar,empregar com mau resultado,fraudar,iludir,desarmar,desaviar,arruinar,desarranjar,tresandar = transtornar,furar,embaraçar,burlar,crestar as esperanças;falsar,contrariar,desfavorecer,desfazer,destruir;derrocar;desconcertar os planos de alguém;ser reprovado,levar bomba,ficar chumbado,apanhar chumbo no exame,ser mal sucedido no exame;abortar,malparir.

Advérbio

infrutiferamente e adj.;em vão = pro vano,debalde,vãmente,em vão,em balde,re infecta,nada de novo,inutilmente,sem resultado,em pura perda,infelizmente,malpecado.

Provérbio

Interjeição

adeus minhas encomendas!.

Frase

Tudo está perdido;Salve-se quem puder;Parturient montes (decepção);Lá foi, ou lá vai tudo quanto Marta fiou;Isto tem mandinga;Isto tem caveira de burro;Os seus estratagemas voltam-se contra ele um a um;Só trouxe no bojo o cabedal de suas boas intenções;Não tugiu nem mugiu;Os seus esforços resolveram-se em pó;De boas intenções está ladrilhado o inferno.

Conjunção

Contentamento

Substantivo

prazer,felicidade,aprazimento,comprazimento,contento,deleite,regalo,complacência,satisfação,sensação agradável;enlevo,gozo,regozijo;inteira satisfação,grata satisfação;sentimento de bem-estar,euforia,serenidade de alma = ataraxia = tranquilidade;alegria,ledice,animação,júbilo;raio de conforto,refestelo,refestela,agrado,otimismo;.

Adjetivo

contente,prazenteiro,alegre,feliz,recontente,satisfeito,animoso,com o espírito desafogado,bem-disposto,sans souci,livre de inquietações,conciliatório,que não se queixa da sorte,resignado (paciente);alegre,ledo;inaflito,imolestado,sereno;no seu elemento,fagueiro,folgado,gozoso,gostoso,feliz,rico,gaiteiro,lépido,radiante,exultante,hilare,jovial,jubiloso,desamuado,sorridente,tolerável,sofrível,satisfatório,aceitável,razoável.

Verbo

estar contente e adj.,ficar contente e adj.;pular o coração de alegria,ser todo contentamento,ficar satisfeito e reconhecido,babar-se de gosto,estar no sétimo céu,banhar-se em água de rosas,estar nas suas sete quintas,voar em céu de brigadeiro,nadar num mar de rosas,ficar como pinto no lixo;saltar de contente,pular de contente;não caber em si de contente;estar como rato no queijo,estar como peixe na água;andar num sino,estar metido num sino;ser muita a satisfação de alguém,ser de bom contentamento,render graças a Deus,estar de maré,refestelar-se,repimpar-se,acomodar-se com,avir-se,tornar contente,apascentar,contentar,agradar,dar prazer,satisfazer,deleitar,lisonjear,aprazer,tranquilizar,gratificar,falar ao coração;propiciar,conciliar,reconciliar,desarmar,desamuar,fazer esquecer,aliviar,encher os olhos de alguém;entreter,astisfazer alisar a fronte de alguém.

Advérbio

contentemente,prazenteiramente,alegremente e adj.;à sua satisfação,a seu bel prazer,muito à sua vontade,a seu contento;muito bem,às mil maravilhas.

Provérbio

Interjeição

amen!,assim seja! (assentimento);muito bem!,serve!,até que afinal! tudo em cima!.

Frase

Conjunção

Clemência

Substantivo

piedade,dó,compaixão,pesar,condolência,comiseração,miseração,condoimento,simpatia,pena,lástima,humanidade,ternura,benignidade,benevolência,complacência,indulgência;caridade,sensibilidade,argumentum ad misericordiam = apelo à misericóridia/ piedade = súplica especial,remissão,quartel,graça,compadecimento,condescendência,enternecimento,misericórdia inexausta e inexaurível;miserere,tem piedade (= composição musical sobre o Salmo,que começa com esta palavra).

Adjetivo

piedoso,condoído,penalizado,dorido,sensível,compassivo,condolente,apiedador,comiserante,aberto à compaixão,bondoso,misericordioso,misericordiador,clemente,indulgente,magnânimo,cristão,católico,religioso,caridoso,pio,humano,longânime ou longânimo,altruísta,humanitário (filantrópico);coração de pomba,enternecido e v.;lacrimoso,terno,meigo,exorável,complacente,tolerante,indulgente,benigno.

Verbo

compadecer-se;apiedar-se,condoer-se,enternecer-se,comiserar-se. ter compaixão,mostrar compaixão,sentir compaixão;acaridar-se,amercear-se,acomiserar-se,acoitadar,lastimar,sensibilizar-se,doer-se de,dizer palavras comiserativas,ir atrás do choro;associar-se aos ou participar dos sentimentos alheios;compartilhar os sentimentos alheios,fazer seus os sentimentos alheios;interessar-se por,olhar para,poupar,respeitar,tolerar,suportar,aliviar,consolar,confortar,dar quartel = poupar o inimigo,dar trégua a,enxugar as lágrimas,parcere subjectis = poupar os vencidos;dar o tiro de misericórdia;despertar a compaixão,excitar a compaixão;mover à compaixão,mover à piedade;enternecer,apiedar,condoer,render = comover,impressionar;tocar,enternecer,desempedernir,abrandar o coração;excitar à dor,penalizar,propiciar,desarmar,amolecer,amolentar;atravessar o coração,bulir com o coração;chamar lágrimas aos olhos,embrandecer,humanizar;bater no coração;bater ao coração,pedir misericórdia,pedir quartel;pedir clemência,ajoelhar-se;deprecar;humilhar-se,prostrar-se oas pés de,prosternar-se aos pés de;ajoelhar-se aos pés de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

piedade!,misericórdia!,coitado!.

Frase

Conjunção