Sua língua na Internet

 

(las.car)

v.

1. Tirar lasca(s) de (algo) ou partir(-se) em lascas [td. : A martelada lascou a madeira] [int. : O prato lascou -se no choque com a pia]

2. Bras. Aplicar, dar ou produzir (algo), de repente [tdi. + em : Não se conteve e lascou -lhe um beijo]

3. Bras. Agredir fisicamente (alguém) com [tdi. + em : Lascou uma bofetada no atrevido]

4. Bras. Dizer subitamente, num ímpeto [td. : Fechou a cara e lascou um furioso"suma daqui!"]

5. Bras. Pop. Não obter resultado satisfatório; dar-se mal [int. : Foi fazer o que não sabia, e se lascou]

[F.: lasca + -ar]


De lascar
1 Bras. Pop. Muito desagradável, importuno, aborrecido, etc; difícil de suportar ou de superar: Um calor de lascar: A prova foi de lascar.
2 Muito ruim; altamente reprovável, condenável; decepcionante, revoltante.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Parte

Substantivo

porciúncula,punhado,jacto,jato,porção,dose,gole,trago,item,partícula,particular,particularidade,um pouco,alguma coisa,algo,um tanto,um quê,divisão,subdivisão,fração,articulação,seção,lanço,trecho,estirão,tracto,capítulo,centúria,verso,versículo,artigo,parágrafo,inciso,cláusula,verba,párrafo (ant.),provará;passagem,trecho,setor,quadrante,segmento,trocisco,fragmento,ramento (ant.),miúça,miuçalha,escombro,apara,remendo,raspa,talisca,parcela,verbete,cigalho,pedaço,nesga,retalho,unidade,pétala,tassalho,negalho,migalha;dose,motreco,motreto,fatia,taco,talhada,fatacaz,bocado,biró,lasca,posta,trincha,faneco,tira,toco,coto,toro,camada,matacão,naco,palmo,pazada,catrameço,grande pedaço,tracanaz,tracalhaz,ração,lâmina;metade,terça parte;prestação,anuidade,data,dúnia,quinhão;estilha,resquício,gomo,página,folha,malha,peça,percentagem,rapsódia,estrofe,canto,episódio;membro,braço,galho,ramo,rebento,vergôntea,renovo,renova,componente,elemento;sucursal,filial,manta,posta,lombo,perna,órgão,compartimento,seção,dependência,departamento,classe;distrito,zona,província;calota,fator.

Adjetivo

parcial,parcelado,parcelário,fracionário,partitivo,fragmentário,secional,divisional,alíquota,aliquanta,divisionário,subdivisionário,submúltiplo;cortado,retalhado,retalhado & v,interciso;truncado,cortável,cindível,retalhável,fracionável,fragmentável;fragmentável & v.

Verbo

partir,cortar,repartir,estilhaçar,cortilhar,ramificar,subdividir,esquartejar,espostejar,aparcelar,parcelar,fracionar;fragmentar,cominuir,secionar,torar,trinchar,afatiar,partilhar;esfatiar,trociscar,lascar,rascar,tesourar,picar,partir em bocados,postejar,desmontar,desarmar,desmanchar,decompor,desmantelar,desfazer,desacavalar,encanteirar,esmigalhar,esborraçar;escadraçar,segmentar,talhar,truncar;dividir em duas, em três partes.

Adv?rbio

parcialmente,em parte,por partes,fragmentariamente,por prestações,a varejo,a retalho,parceladamente,em quotas,palmo a palmo,gota a gota,às pinguinhas,às colheradas,aos empurrões,aos bocados,pinga por pinga,peça por peça,por miúdo,parceladamente.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Fragilidade

Substantivo

frangibilidade,ruptibilidade,ruptilidade,gracilidade,fissilidade,irresistibilidade,irresistência,delicadeza,vulnerabilidade;castelo de cartas,castelo de areia,casa de vidro,caixa de fósforos,caranguejola,geringonça,caniço,buriti,vidro,argila,ferro acro.

Adjetivo

frágil,frangível,friável = esboroável,acro,lacerável,desmanchadiço,desmoronadiço,vulnerável,em lascas,quebrável,quebradiço = rúptil,físsil,vidroso,vidrino,vidrento,vítreo,pururuca,partível,tênue,pertênue,delicado,fino,débil,delgado,arrebentadiço,destrutível,extinguível,irresistente,fraco,inconservável,desconjuntável,desconjuntadiço.

Verbo

fragilizar,ser (frágil e adj.);assemelhar-se ao vidro,estalar como vidro,quebrar,escadraçar,rebentar,arrebentar,despedaçar,espedaçar,rachar,fazer em pedaços,esborrachar,fragmentar,escaqueirar,espatifar,esfrangalhar,fazer em estilhaços,escavacar,pulverizar;esbandalhar,esmigalhar,esmagar,esfacelar,esborraçar,estilhaçar,reduzir-se a pó,lacerar,dilacerar,triturar,fender,refender,desmanchar-se,lascar,cominuir,desconjuntar-se.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o