Sua língua na Internet

 

(fai.xa)

sf.

1. Tira de pano, elástico etc. mais longa do que larga (faixa de campeão)

2. Intervalo entre dois limites (faixa tributária).

3. Esp. Tira de tecido us. na cintura por lutadores e que indica, de acordo com a cor, seu grau de habilidade. (faixa preta)

4. Cada uma das músicas de um CD: Lançou um CD com 11 faixas inéditas.

5. Bras. Parte da rua, transversal, demarcada, destinada à travessia de pedestres

6. Bras. Na via urbana, espaço longitudinal destinado ao trânsito específico de cada tipo de veículo (faixa seletiva).

7. Pedaço comprido e estreito de pano, papel etc.; TIRA; BANDA: Uma pequena faixa de papel dourado enfeitava o embrulho.

8. Tira de tecido própria para curativos ou para imobilizar uma parte do corpo: Protegeu o tornozelo machucado com uma faixa.

9. Tudo o que parece ter a forma de uma tira ou listra (faixa de sombra): A camisa do uniforme desse time tem uma faixa preta deiagonal.

10. Parte de um todo; PORÇÃO: O programa se destina à faixa jovem.

11. Agr. Extensão de terra estreita e longa; COURELA

12. Her. Linha ou banda transversal sobre o brasão.

13. Astron. Cintas, zonas que circundam certos planetas.

14. Arq. Moldura ou friso chato e comprido entre a arquitrave e a cornija.

sm.

15. Turf. Cavalo (podem ser até três) que entra no páreo sem o intuito de vencer, mas para ajudar outro que disputa com o mesmo número (Eles se distiguem pela faixa de cor diferente na camisa de cada jóquei.)

s2g.

16. Pop. Amigo muito querido; COMPANHEIRO; CAMARADA

[F.: Do lat. fascia. Hom./Par.: faixa (flex. de faixar), facha (sf.). Ideia de faixa, empregar pref. cingul -.]


Faixa de asteroides
1 Astron. Ver Anel de asteroides.


Faixa de Caspary
1 Bot. Em células do endoderma, faixa nas paredes radiais ou transversais, resultante de um processo de lignificação (transformação em lenho) ou suberização (transformação em cortiça)


Faixa de domínio
1 A faixa de terreno que é necessária para a construção de rodovia (caso em que é incorporada ao domínio público) ou de ferrovia. (caso em que é incorporada ao patrimônio da empresa proprietária da ferrovia).


Faixa de frequência
1 Rád. O conjunto das frequências situadas entre duas frequências tomadas como limites (inferior e superior).


Faixa de Möbius
1 Mat. Superfície bidimensional que aparenta ter duas faces, mas que na realidade é uma só, gerada ao se torcer uma fita retangular em 180o e juntar suas extremidades. [Tb. Fita de Möbius.]


Faixa de pedestres
1 Faixa pintada no asfalto de rua ou avenida, com listras brancas paralelas às calçadas, que marca o ponto de travessia de pedestres, esteja ou não na vizinhança de sinal de trânsito.


Faixa do cidadão
1 Telec. Faixa de frequências de rádio destinada a equipamentos particulares de transmissão (como o dos radioamadores).


Faixa equatorial
1 Astron. Conjunto de nuvens que formam uma faixa ao longo do equador de um planeta.


Correr de faixa
1 Turfe Correr um faixa (cavalo da mesma escuderia e com o mesmo número de outro que corre no mesmo páreo) de modo a beneficiar o faixa, em detrimento da própria vitória.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pequenez

Substantivo

pequenineza,baixeza,raquitismo,nanismo,intatibilidade,intangibilidade,acanhamento,brevidade,pouquidão,insignificância,parvidade,epítome,microcosmo,rudimento,estreiteza,tira,faixa,nesga,retalho;orla,anão (depr.),burrão (depr.),pigmeu,pigmeia,coteto,cucufate,micrômegas,figurilha,caboré,cotó,pilrete,liliputiano,fantoche,manequim,homúnculo,marca de Judas (depr.),bilro (depr.),porrão,pitorra (depr.),sapudo,trolho,batoque,homenzinho,catatau,baixote,nanico (depr.),tarraco,pote (burl.),pipa,repolho,richarte,criança,garoto,duende,caçapo,negalho,ferricoque,dorna;tarracho,animálculo,mônadas,mônades,monera,ameba,micróbio,inseto,formiga,mosca,mosquito,melga,pulga,carrapato,verme,briozoários,protozoários,microzoários,radiolários,entozoários,infusórios,gusano,protista,tavão,borboleta,bactéria,crisálida,gorgulho,garrano,rato,pevide,caroço,semente,glóbulo,pitada (pequena quantidade),ponto,pingo,molécula,átomo,pisca,fragmento,grãozinho,estilha,resquício (pedaço),pó,ponto geométrico,mícron,botão,cabeça de alfinete (coisa sem importância),micrografia,micrologia,micrometria,microscopia,microscópio,micrômetro,vernier;nônio.

Adjetivo

pequeno,pequenino,tamanhinho,mignon,parvo,limitado,restrito (pouco),maneiro,manual,portátil,miúdo,abonecado,diminuto = manino,tênue,diminutivo,pequeníssimo,minúsculo,microbiano,irrisório,apequenado,nanico,napeva,ananicado,aparrado,baixote,richarte,de baixa estatura,arrepolhado,achaparrado,chichimeco,fraco,mesquinho,de ordem inferior (não importante),mínimo,ínfimo,atrofiado,ressequido,mirrado,esmirrado,enfezado,entanguido,definhado,mangrado,raquítico,acanhado,liliputiano,de algibeira,agachado,acocorado,de cócoras,baixo,curto,semipedal,anãzado,inextenso;impalpável,intangível,intátil,imperceptível = indepreensível,invisível,inestendível,inapreciável,infinitesimal,homeopático,atômico,corpuscular,molecular,rudimentar,embrionário,embriônico,microscópico,miliar,perdidiço,milimétrico,estreito,minguado,magro,granular,contraído,(zinho sufixo designativo de pequenez).

Verbo

apequenar-se,ser (pequeno e adj.);miniaturar,minificar,minimizar,microminiaturizar;caber numa casca de noz,caber na algibeira do colete,não caber na cova de um dente,não chegar à craveira;tornar-se (pequeno e adj.);encolher,diminuir,contrair-se,sofrer de nanismo,sofrer de nanocormia,sofrer de nanomelia;acocorar-se,agachar-se,achaparrar-se,desmedrar-se,enfezar-se,tornar (pequeno e adj.);ananicar,atrofiar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Circunferência

Substantivo

circularidade,redondeza,orbe,rotundidade,círculo,aro,arco,virola,bambolê,resplendor,auréola,parasselene = halo = nimbo,área,fotosfera,estema = coroa,diadema,barrieira,argané,arganel,annulus,anel,anete,rodela,argola,disco,elo,anilha,manilha,armela (ant.),bracelete,sortela,sortelha = sortilha,pulseira;leque,claraboia,óculo,roda,rodeta,ciclo,cicloide,órbita,zóster,zona,arelhana;cinto,cinta,cinturão,cintilho,cós,banda,faixa,boldrié,rosário,grinalda,colar,afogador,laço,coleira,gargalheira,gargantilha,colarinho,solitário,rodopio,elipse,oval,elipsoide,epiciclo,epicicloide,meridiano,paralelo,trópicos;equador,paralelo,trópico de Câncer,trópico de Capricórnio,círculo polar ártico,círculo polar antártico;semicírculo,oitante,quadrante,sextante,setor (meia-lua),ciclômetro,compasso,cintel = cisel.

Adjetivo

redondo,rotundo;circular,ágono,rodado,rotulado,rotiforme,anular,orbicular,coronal,coronífero,oval,encíclico,elíptico,oblongo,oboval,obóveo,obovoide,areolado,areolar,aureolar,discoide,moniliforme,alequeado,esférico.

Verbo

arredondar,redondar,redondear,tornar redondo e adj.;circular,descrever um círculo,envidilhar,aureolar,nimbar,circundar,toucar,alequear.

Advérbio

redondamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção