Sua língua na Internet

 

(a.glo.me.ra.do)

a.

1. Que se aglomerou; que se reuniu ou se acumulou

sm.

2. O mesmo que aglomeração (2)

3. Bras. Cons. Material de construção em forma de placas obtidas pela prensagem, a quente, de pequenos fragmentos de madeira com um aglutinante (ger. resina à base de formaldeído)

4. Cons. Mistura de fragmentos de certos materais (pedra, madeira etc.) compactados por ação de calor e/ou compressão em blocos sólidos, us. como material de construção.

5. Cons. Material de construção que imita o mármore, feito de framentos de pedra compactados com cimento.

6. Cons. Argamassa feita de cimento misturado com pedra britada.

7. Geol. Massa rochosa de material (ger. vulcânico) ligado de maneira irregular.

8. Fon. Grupo de dois sons consonantais ou vocálicos seguidos (como o cs em certa pronúncia do x em português, o ts de línguas eslavas, o êi de certa pronúncia do a em inglês etc.).

9. Astron. Ver loc. aglomerado estelar.

[F.: Part. de aglomerar.]


Aglomerado aberto
1 Astron. V. Aglomerado galáctico.


Aglomerado de galáxias
1 Astron. Grupo de galáxias que estão próximas no espaço. [Variam entre aglomerados ditos pobres, com 10 a 100 galáxias, ou ricos, com cerca de 1.000 galáxias.].


Aglomerado estelar
1 Astron. Conjunto entre dezenas e milhares de estrelas, ligadas pela atração gravitacional, e com movimentos próprios.[Tb. apenas aglomerado.].


Aglomerado fechado
1 Astron. V. Aglomerado globular.


Aglomerado galáctico
1 Astron. Aglomerado de poucas estrelas, assimétrico, próximo ao plano galáctico.


Aglomerado globular
1 Astron. Diz-se de aglomerado com muitos membros, de simetria esférica, longe do plano galáctico; aglomerado fechado.


Aglomerado urbano
1 V. Aglomeração urbana.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Densidade

Substantivo

solidez,resistência,impenetrabilidade,impermeabilidade,incompressibilidade,encorpadura,aglutinação,compacidade,imporosibilidade,indissolubilidade,coesão,consistência,dureza,grossura,espessura,espessidão,crassície,crassidade,condensação,concreção,caseação,bastura,bastidão,bastida,solidificação,inspissação,coalhadura,coagulação,compactação,petrificação (endurecimento),cristalização,precipitação,depósito,depositório,precipitado,magistério (quím.);indivisibilidade,indestrutibilidade,indissolvabilidade,infusibilidade,infragibilidade,grumecência,corpo sólido,massa,bloco,alvenaria,macéria,concreto,conglomerado,bolo,pedra;grumo,coalho,coalhada,coalheira,mingau,calombo,coágulo,grúmulo,osso,cartilagem,condro,caramelo.

Adjetivo

denso,crasso,grosso,grassento,espesso,basto,compacto,ramoso,ramudo,impenetrável,massudo,sólido,solidificado,concreto,coerente,firme,resistente,coesivo,coeso,maciço,cerrado,farto,substancial,aglomerado,incompressível,impermeável,impenetrável,tapado,fechado,imporoso,encorpado e v.;concreto (duro),cristalizante = isônomo;cristalino,cristalizável,grumoso,granuloso,coalhado,opaco,coagulatório,coagulante,anojal,indissolúvel,insolúvel,ilíquido,indivisível,impartível,inséctil,infusível,infrangível.

Verbo

adensar,ser (denso e adj.);tornar ou tornar-se (sólido e adj.);solidar,solidificar,consolidar,concretar,concretizar,espessar,condensar,inspissar,glomerar,conglomerar,aglutinar,compactar,coalhar,enqueijar,sorar,agrumular,coagular,encarapinhar,talhar,grumar,grumear,congelar,candilar,encandilar,cristalizar,sublimar,encaramelar,engrumar,engrumecer;fazer presa,precipitar,aderir,pegar-se,petrificar (endurecer),empolmar,separarem-se as partes coaguláveis das serosas,decompor-se,engrossar,encorpar,embastecer,unir,cerrar,comprimir,prensar,imprensar,premer,estreitar,soquetear,calcar,recalcar,concentrar,atulhar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção