Sua língua na Internet

 

(os.so)

[ô]

sm.

1. Anat. Matéria dura que forma o esqueleto do homem e dos demais vertebrados, constituída de tecido conjuntivo com osseína e fibras de colágeno repletas de sais de cálcio; proporciona apoio estrutural à atividade muscular, protege órgãos como o cérebro e a medula espinhal, funcionando também como reservatório de cálcio e fosfato.

2. Fig. Coisa difícil; problema, estorvo.

3. Bras. Gír. Namorada, amante: Não largava por nada aquele osso.


[Pl.: [ó]]

[F.: Do lat. ossum, -i. Ideia de 'osso': oss(i)- (ossificar), ost(e/o)- (osteoporose), -ósteo (teleósteo). Hom./Par.: osso (sm.), ouço (fl. de ouvir).]


Osso calcâneo
1 Anat. O osso que forma o calcanhar. [Tb. apenas calcâneo.]


Osso compacto
1 Anat. Qualquer osso, ou parte de osso, de estrutura aparentemente sólida (por serem os espaços em sua textura microscópicos).


Osso curto
1 Anat. Genericamente, osso cuboide como os do carpo e do tarso.


Osso dérmico
1 Anat. O que forma por ossificação da pele.
2 Designação de cada uma das duas placas que formam o estojo que envolve e protege os quelônios.


Osso do quadril
1 Anat. Cada um de dois ossos (direito e esquerdo) que compõem a bacia, ou cintura pélvica, formado pela união rígida do ílio, do ísquio e do púbis, e onde se articula a cabeça do fêmur. [Na antiga nomenclatura anatômica, ilíaco.]


Osso duro de roer
1 Fam. Tarefa de difícil execução.
2 Coisa, situação ou pessoa muito difícil de ser tratada, ou suportada.
3 Pessoa valente, resistente.


Osso esponjoso
1 Anat. Designação de osso, ou parte de osso, cujos espaços internos são preenchidos por tecido conjuntivo embrionário, ou medula óssea.


Osso frontal
1 Anat. Osso que forma a parte da frente, central, da caixa craniana. [Tb. apenas frontal.]


Osso longo
1 Anat. Genericamente, todo osso de forma tubular com extremidades convexas ou côncavas. [Ex: o fêmur, o úmero etc.]


Osso malar
1 Anat. Cada um de dois ossos da face, designado, na nova nomenclatura anatômica, Osso zigomático. [Tb. apenas malar.]


Osso occipital
1 Anat. Osso da parte ínfero-posterior da caixa craniana. [Tb. apenas occipital.]


Osso palatino
1 Anat. Cada um dos dois ossos da parte posterior palato. [Tb. apenas palatino.]


Osso parietal
1 Anat. Cada um de dois ossos (direito e esquerdo) que formam a parte central da caixa craniana, cobrindo da sua parte lateral central ao alto, onde se juntam. [Tb. apenas parietal.]


Osso plano
1 Anat. Genericamente, todo osso em que a superfície é a parte dominante, ger. com função de proteção, como o ossos que formam a caixa craniana.


Osso sacro
1 Anat. Osso da bacia, formado pela fusão de cinco vértebras (as vértebras sacrais), articulado com a última vértebra lombar e com o cóccix e os ossos do quadril; osso sagrado (Lus.). [Tb. apenas sacro.]


Osso sagrado
1 Anat. Lus. Ver Osso sacro.


Osso de borboleta
1 Fam. Coisa sem importância.


Osso de vidro
1 Fig. Pop. Ossos frágeis, quebradiços.


Ossos do ofício
1 Dificuldades ou desvantagens específicas de determinada profissão ou atividade.


Osso sesamoide
1 Anat. Tipo de osso pequeno que se desenvolve dentro de tendão, ger. junto a uma articulação. [Ex.: a patela.]


Osso zigomático
1 Anat. Cada um de dois ossos (direito e esquerdo) salientes que formam as ' maçãs' e as bordas inferiores das órbitas oculares; zigoma. [Na antiga nomenclatura anatômica, malar.]


Andar/montarosso em osso
1 Bras. Montar em cavalgadura sem arreios, em pelo.


Dar com os ossos em
1 Pop. Chegar em, ir ter em (algum lugar): Andou muito, até dar com os ossos no povoado.


Em osso
1 Cons. Sem revestimento, reboco etc., no esqueleto (diz-se de construção, estrutura etc.)
2 Marc. Não lustrada, encerada, envernizada etc. (diz-se de madeira).


Moer os ossos (de)
1 Pop. Espancar, sovar, surrar (alguém).
2 Trabalhar até a exaustão.


Montar em osso
1 Bras. Ver Andar/montar em osso.


No osso
1 Cons. Marc. Bras. Ver Em osso.
2 Com pneu(s) furado(s) (diz-se de veículo).


Roer os ossos
1 Bras. Ficar com, ou usufruir da pior parte de algo (benefício, tarefa etc.), ger. com pouca ou nenhuma vantagem.


(Só) Pele e osso
1 Fig. Pop. Muito magro.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Densidade

Substantivo

solidez,resistência,impenetrabilidade,impermeabilidade,incompressibilidade,encorpadura,aglutinação,compacidade,imporosibilidade,indissolubilidade,coesão,consistência,dureza,grossura,espessura,espessidão,crassície,crassidade,condensação,concreção,caseação,bastura,bastidão,bastida,solidificação,inspissação,coalhadura,coagulação,compactação,petrificação (endurecimento),cristalização,precipitação,depósito,depositório,precipitado,magistério (quím.);indivisibilidade,indestrutibilidade,indissolvabilidade,infusibilidade,infragibilidade,grumecência,corpo sólido,massa,bloco,alvenaria,macéria,concreto,conglomerado,bolo,pedra;grumo,coalho,coalhada,coalheira,mingau,calombo,coágulo,grúmulo,osso,cartilagem,condro,caramelo.

Adjetivo

denso,crasso,grosso,grassento,espesso,basto,compacto,ramoso,ramudo,impenetrável,massudo,sólido,solidificado,concreto,coerente,firme,resistente,coesivo,coeso,maciço,cerrado,farto,substancial,aglomerado,incompressível,impermeável,impenetrável,tapado,fechado,imporoso,encorpado e v.;concreto (duro),cristalizante = isônomo;cristalino,cristalizável,grumoso,granuloso,coalhado,opaco,coagulatório,coagulante,anojal,indissolúvel,insolúvel,ilíquido,indivisível,impartível,inséctil,infusível,infrangível.

Verbo

adensar,ser (denso e adj.);tornar ou tornar-se (sólido e adj.);solidar,solidificar,consolidar,concretar,concretizar,espessar,condensar,inspissar,glomerar,conglomerar,aglutinar,compactar,coalhar,enqueijar,sorar,agrumular,coagular,encarapinhar,talhar,grumar,grumear,congelar,candilar,encandilar,cristalizar,sublimar,encaramelar,engrumar,engrumecer;fazer presa,precipitar,aderir,pegar-se,petrificar (endurecer),empolmar,separarem-se as partes coaguláveis das serosas,decompor-se,engrossar,encorpar,embastecer,unir,cerrar,comprimir,prensar,imprensar,premer,estreitar,soquetear,calcar,recalcar,concentrar,atulhar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rigidez

Substantivo

dureza,rijeza,firmeza,renitência,vitrescibilidade,inflexibilidade,inductilidade,têmpera,calosidade,rigor,resistência;endurecimento,induração,encruamento,enrijamento e v.;enrijecimento,eburnação,petrificação,lapidificação,vitrificação,solidificação,ossificação,calcificação,fossilização,tesão,tesura,tesidão,obduração,lapidescência,anquilose,ancilose,artrose,sinartrose,rigidez cadavérica,tensão;pedra,ita,penha,penhasco,fraga,seixo,pedregulho,penela,rêbo,matacão,globo,calhau,rebolo,fraguedo,mármore,rocha,rochedo,sienite,feldspato,cristal de rocha,sílica pura,quartzo cristalino,sílex,grés,granito,granitoide,cantaria,alvenaria,pedernal,pederneira,rocado,arrife,sáfara,penedo,penedia,pedreira,cristal,pórfiro,quartzo,quartzite,diamante,diamante senal,basalto,bronze,aço,cartilagem,osso,ferro,bloco,concreto,cimento,aroeira,cerne,pedregal,pedranceira.

Adjetivo

rígido,rijo,duro,maciço,resistente,forte,aplástico,inflexível,inteiriço,acôndilo,teso,reteso,indútil,inquebrantável,infrangível;de pedra e cal,firme,correento,inamolgável,imaleável,rocal,lapídeo,lapidescente,roqueiro,córneo;êneo,brônzeo,éreo,éril,ósseo,ossuoso,ossífico,ossificado,cartilagíneo,cartilaginoso,basáltico,granítico,pétreo,adamantino,diamantino,aerolítico,megalítico,quartzoso,quartzífero,acrólito,granitoso,petrífico,petrificante,pedroso,lapidoso,litoide,sáxeo,marmóreo,pedral,pedregulhento,pedregoso,cristalizante = isônomo;duraz,durázio,hirto,sem junta = agoníclito,impenetrável,invulnerável,indestrutível,inabalável,endurecido,enchapinado,inteiriçado,esticado,tenso,retesado,indurado,indirigível,indigesto;PROVÉRBIO: Duro com duro não faz bom muro.

Verbo

enrijecer,tornar ou tornar-se duro;ser menos duro,não ser menos duro;endurar,endurecer,endurentar,apedrar,empedrar,empedernir,empedernecer,obdurar,empepinar,enrijar,enrilhar,encruar,fossilizar,petrificar,lapidificar,ossificar,calcificar,lenhificar,lignificar,marmorizar,entabuar,encruecer,cristalizar,temperar,enresinar,renitir,aferrenhar,acerar,tesar,entesar,retesar,inteiriçar,anquilosar,encorticar,cartonar,calejar,ser (duro e adj.);ter a dureza do (granito e subst.);ir a machado,opor resistência,não ceder facilmente à pressão,zombar dos mais rijos golpes.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Opacidade

Substantivo

turvação,sujidade,obscuridade,espessura,intransparência,espessidão,hialito,lua,planeta,tábua,lousa,carvão,osso.

Adjetivo

opaco,acampto,adiáfano,impérvio à luz,falto de transparência,obscuro,fosco,embaciado,baço,floretado,sombrio,túrbido,turvo,escuro,espesso,lamacento,ofuscado,fuliginoso,nublado,enevoado,nubloso,bolorento,fúmeo,fúmido,fumífero,fumífico,sujo,nubífero.

Verbo

ser (opaco e adj.);não ser (transparente e adj.);impedir o passo à luz,foscar,espessar,turvar,turvejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção