Sua língua na Internet

 

(mos.ca)

[ô]

sf.

1. Zool. Nome comum dado a diversas spp. de insetos dípteros, da fam. dos muscídeos e de diversas outras fam., que vivem muitas vezes associadas ao homem ou a animais domésticos.

2. O pequeno círculo central, ger. negro, do conjunto de círculos concêntricos que constitui alvo us. em exercícios ou competições de pontaria.

[F.: Do lat. musca, ae. Ideia de: mosc -.]


Acertar na mosca
1 Fig Acertar em cheio.


Às moscas
1 Pop. Sem ou quase sem público, clientes, frequentadores; vazio, abandonado: A pela é um fracasso, o teatro vive às moscas.
2 No ócio, ou ocupado com bobagens: Anda às moscas, procurando o que fazer.


Comer mosca
1 Bras. Gír. Não perceber algo, perdendo com isso uma oportunidade: Foi sorteado, mas comeu mosca e acabou não recebendo o prêmio.
2 Ser enganado, logrado.


Dar mosca
1 No jogo da roleta, sair um número repetido.


Mosca azul
1 Fig. A ambição de ter poder ou a aspiração a ser glorificado. [Us. ger. com referência a quem busca situação ou cargo de mando ou de prestígio, em expressões como estar com a mosca azul, ser picado pela mosca azul etc.]


Moscas volantes
1 Oft. Manchas brilhantes que em certas situações (p.ex., em enxaquecas) parecem movimentar-se no campo visual; escotoma cintilante.


Na mosca
1 Bem no alvo; com acerto ou precisão.


Papar mosca
1 Bras. Gír. Ver Comer mosca.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Adolescência

Substantivo

mancebia,juventude,mocidade,juvenilidade,nubilidade,maioridade,virilidade,alvorada,verdura,pubescência;a estação dos amores,a estação dos dos prazeres,a estação dos dos risos;meridiano da vida,estio da existência,idade da razão,puberdade,rébora,primeira mocidade,meia idade,maturidade;vigor,frescor da mocidade;primavera da vida,lanugem,buço,barbinha,bigode,barba;barba comprida,barba quadrada,barba real,barba em ponta;mosca,suíça;menstruação;visita.

Adjetivo

adolescente,adulto,púbere,pubescente,impubescido,núbil,crescido,grande,alto,descriado (fam.),taludo,desenvolvido,espigado,escanado,maior de idade,maior de 21 anos,viril,que tem o viço da mocidade,barbado,barbudo,barbaçudo,barbiloiro,barbilongo,barbipoente,barbinegro,barbiteso,barbilimpo,barbeado,barbirruivo,barbífero,juvenil,mancebil,frescalhota,frescalhão,bem conservado,casadouro,mulheril,primidiça,matronal,viripotente,menstruada.

Verbo

ser maior,ser gente;atingir a maioridade,fazer-se gente,adolescer,estar na adolescência,granar,empubescer;amadurecer, estar no abril,estar na flor dos anos,estar na aurora da vida;já comer pão com côdea,vestir a toga virilis,entrar no pleno gozo de seus direitos civis,pubescer;tornar-se púbere & adj.;sair da infância,ter atingido a idade núbil,mudar a voz,já estar homem,já ser mulher,já pungir a barba a alguém,embarbecer,barbar,apontar o buço a alguém,atingir a virilidade,cerrar,remoçar,rejuvenescer.

Advérbio

no verdor dos anos;no agraço da mocidade,na plenitude da mocidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

Já lhe pinta o bastardo;Já a barba o ameaça.

Conjunção

Pequenez

Substantivo

pequenineza,baixeza,raquitismo,nanismo,intatibilidade,intangibilidade,acanhamento,brevidade,pouquidão,insignificância,parvidade,epítome,microcosmo,rudimento,estreiteza,tira,faixa,nesga,retalho;orla,anão (depr.),burrão (depr.),pigmeu,pigmeia,coteto,cucufate,micrômegas,figurilha,caboré,cotó,pilrete,liliputiano,fantoche,manequim,homúnculo,marca de Judas (depr.),bilro (depr.),porrão,pitorra (depr.),sapudo,trolho,batoque,homenzinho,catatau,baixote,nanico (depr.),tarraco,pote (burl.),pipa,repolho,richarte,criança,garoto,duende,caçapo,negalho,ferricoque,dorna;tarracho,animálculo,mônadas,mônades,monera,ameba,micróbio,inseto,formiga,mosca,mosquito,melga,pulga,carrapato,verme,briozoários,protozoários,microzoários,radiolários,entozoários,infusórios,gusano,protista,tavão,borboleta,bactéria,crisálida,gorgulho,garrano,rato,pevide,caroço,semente,glóbulo,pitada (pequena quantidade),ponto,pingo,molécula,átomo,pisca,fragmento,grãozinho,estilha,resquício (pedaço),pó,ponto geométrico,mícron,botão,cabeça de alfinete (coisa sem importância),micrografia,micrologia,micrometria,microscopia,microscópio,micrômetro,vernier;nônio.

Adjetivo

pequeno,pequenino,tamanhinho,mignon,parvo,limitado,restrito (pouco),maneiro,manual,portátil,miúdo,abonecado,diminuto = manino,tênue,diminutivo,pequeníssimo,minúsculo,microbiano,irrisório,apequenado,nanico,napeva,ananicado,aparrado,baixote,richarte,de baixa estatura,arrepolhado,achaparrado,chichimeco,fraco,mesquinho,de ordem inferior (não importante),mínimo,ínfimo,atrofiado,ressequido,mirrado,esmirrado,enfezado,entanguido,definhado,mangrado,raquítico,acanhado,liliputiano,de algibeira,agachado,acocorado,de cócoras,baixo,curto,semipedal,anãzado,inextenso;impalpável,intangível,intátil,imperceptível = indepreensível,invisível,inestendível,inapreciável,infinitesimal,homeopático,atômico,corpuscular,molecular,rudimentar,embrionário,embriônico,microscópico,miliar,perdidiço,milimétrico,estreito,minguado,magro,granular,contraído,(zinho sufixo designativo de pequenez).

Verbo

apequenar-se,ser (pequeno e adj.);miniaturar,minificar,minimizar,microminiaturizar;caber numa casca de noz,caber na algibeira do colete,não caber na cova de um dente,não chegar à craveira;tornar-se (pequeno e adj.);encolher,diminuir,contrair-se,sofrer de nanismo,sofrer de nanocormia,sofrer de nanomelia;acocorar-se,agachar-se,achaparrar-se,desmedrar-se,enfezar-se,tornar (pequeno e adj.);ananicar,atrofiar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sujidade

Substantivo

porquidão,porquidade,porcaria,porqueira,merdice (pleb.),merda (pleb.),espurcícia,desasseio,impureza,impuridade,asquerosidade,repelência,sordícia,sordidez,repugnância,imundície,imundícia,putrilagem,caca,esterqueira,sebentice,esqualidez,esqualor,impureza do espírito;podricalho,seresma,nodoamento,gafeira,contaminação,inquinação,emporcalhamento,poluição;denigrição,turvação,enlambuzadela,farrusca,farrumpeu (pleb.),mascarra,lambuça,lambuçadela,lambuzadela,mancha,nódoa,larada;deterioração,putrescência,putrefação,supuração,sânie,corrupção,decomposição,caspa,borrão,borradela,borradura;apodrecimento,podridão bolor,acém,mofo,sito,mosto,molagem,muco,mucosidade,coriza,ranho,monco,meleca,recremento,remela,laganha ou langanha,carranha,sebo,chocas,carda,cardina;homem porco,porco,porcalhão,pingão,taberneiro,latrineiro,cloacário,cloaqueiro,mondongo,mondongueiro,montureiro,surrão,besuntão,merdilheiro,besuntona,côdea,javardo,cochino,esterco,estercoreiro,sostra ou costra,garra,zoipeira,cabungueira,bodalhão,bodegão,bodegueiro,cabungo,lamaçal,pântano,atoleiro,tijuco,tijucal,lama,lodo,arro,(ant.),vasa,limo;teia de aranha,fumo,fuligem,picumã,escória,borra,fezes,resíduo,morraça,sedimento,sarro,fécula,almártaga ou almártega,fundagem ou fundalha,polmo,detrito,escuma,babugem,rabeira,cinzas,assento,pus,vurmo,sordes,sânie,caput mortuum,tártaro = incrustação calcária,saburra,saburrinha,borra,caçurro,lixo = varredura,cisco,lixão,ciscalhada;tripalhada,vísceras,cadáver,excreta;burundanga,carnicão,humor,icor,miasma,saburrosidade,escara,supuração,suarda,lienteria,diarreia,excremento;vômito,frago,estrume,esterco,fezes,materias fecais,bosta (pleb.),carniça,podricalho,monte de estrumes,bispotada,penicada,podredouro,monturo,busilhão (pleb.),calhandro,muradal,esterquilínio,esterqueiro,água suja,paul,latrina,sentina,necessária,cloaca;retrete,privada,reservada,secreta,comua,casinha,fossa higiênica,volutabro,monturo = muladar,estrumeira,mosqueiro,mureira,esterqueira,esterqueiro,alfurja,alfeire,cortelha,persigal,chiqueiro,chafurda,chafurdeiro,pocilga,pocilgo,chavascal,piolheira,camareiro,bidé,bacio,penico,bispote,vaso noturno,cabungo,urinol,mictório,ceno,atascadeiro,tremedal,vazadouro,lameiro;cuspidor,cuspideira,cuspidouro,escarradeira,estrebaria de Áugias,cisqueiro,cavalariça,cocheira,estrebaria,pulguedo,mosca,moscaria,varejeira,lendeaço,percevejo,chisme,carrapato,lêndea,piolho,chato = ladro,carango,lugar hediondo,ambiente impuro,curral,bodega.

Adjetivo

sujo,estrafalário,porco,espurco,lapuz,marrano,ludroso,cenagoso,imundo,tabernal,bodoso,cochino,latrinário,lixoso,moncoso,melequento,balordo,seboso,sebáceo,sebento,ascoso,ascoroso,desasseado,negligente,sórdido,hediondo,cenoso,esquálido,gafento,garrenta,garra,pustuloso,pustulento;caspento,casposo,carepento,piolhento,piolhoso,lendeoso,sanioso,ranhoso,remeloso,remelento = liposo = laganhento,remelado,catarroso,nauseento,franchão,vurmoso,icoroso,surrento,turvo,lodoso,vasento,vasoso,borraceiro,enchamerdeado,tramposo (pleb.),embostelado e v.;pulgoso,pulguento,maculoso,choquento,relaxado,desgrenhado,esguedelhado,apodrido,pútrido,putrefeito,podre,putrefato (fedorento);acaireladas (unhas),saprófilo,emporcalhado = caçurrento;impuro,ofensivo,abominável,nefando,grosseiro,bestial,denigrativo,infetuoso,anti-higiênico;bolorento,mofento,mofoso,barroso,barrento,ferrugento,râncido,rançoso,deteriorado,purulento,remelento,faculento,faculoso,estercoral,excrementício,fimícola,estrumoso,ensanguentado;crapuloso;obsceno,não purificado,mascavado,turvo,túrbido,escuso;escabroso,repelente;nauseabundo,repugnante,nojento,asqueroso,tinhoso = que mete nojo;viroso.

Verbo

ser (sujo e adj.),tornar (sujo e adj.);enlodar-se,encardir,sujar,desassear,esborratar,inquinar,infectar,infestar,enfumaçar,empocilgar,enodoar,manchar,enlaivar,macular,empoeirar,enfelujar,mascarrar,esborretear,borrar,lambuçar,lambuzar,labuzar,enlabruscar,enlambuzar,jorrar,besuntar,enegrecer,denegrir,enfarruscar,enxovalhar,enludrar,conspurcar,denegrecer,enlamear,embostear,embostelar,emboitar,poluir,ensujentar,encarvoar,encarvoiçar,encarvoejar,emboldriar-se,emboldregar-se,emborralhar,enfulijar,engordurar,enrabeirar,emporcalhar,contaminar,embostelar,embodegar,embodalhar;embostar (Beira),toldar,turvejar,turbar,turvar,enlamear,esmerdar (pleb.),enlodar,atolar,atascar,empantanar,chafurdar,empoçar-se,encharcar,enxudar,encravar no lodo,rebolear-se na lama,babujar,impurificar,corromper;feder,envasar-se,putrefazer,apodrentar,purgar,putrificar;apodrecer;mofar,remelar,babar,perdigotar,repugnar;causar repugnância,fazer pé,criar fezes,empezar,empezinhar,empesgar;embaciar.

Advérbio

sujamente e adj.

Provérbio

Interjeição

cativa! eca!.

Frase

Conjunção

Enfado

Substantivo

seca,tédio,fastio,desprazer,enfaro,enjoo,enojamento,enfadamento,aborrecimento,chateação,importunação,(vulgar) pé no asco,importunidade,zanga,mecha,incômodo,maçada,desgosto,antojo,fadiga,enfastiamento,lassidão (cansaço);moléstia,mona (fam.),displicência,quizília,ânsias,náusea,arcada,engulho,enojo,saciedade;tedium vitæ (abatimento);entejo,entojo,insipidez;monotonia,pregação,cantilena,estopada,maçadoura,seringação,buchada,xaropada,espiga,salmódia,apoquentação,impertinência,chatice,frenesi,niquice,nica,aridez,chochice;caceteação,o da rabeca,mosca,serrazina,moedor,narcótico,matador,importuno,importunador,secante,repisador,carraça,pegamasso,embuchado,cabrião.

Adjetivo

enfadoso,enfadonho,sacal,enfastioso,tedioso,maçante,molesto,molestoso,maçudo,aperreante,aporrinhante,mortal,maçador,sorna,indigesto,desinteressante,soporífero,soporífico,soporativo,enojador,enjoativo,enjoador,engulhoso,secante,fatigante,sonífero,incômodo,irritante,peto,malengraçado,desengraçado,monódico,monótono,árido,triste,seco,chocho,desagradável,prosaico,chato,vulgar,comum,trivial,insípido,morno,sensaborão,desenxabido,insosso,sem sal,morrinha,reles,pífio,chué,rude,crônico,niquento,modorral,insuportável,intolerável,da breca,nauseoso,nauseento,nauseabundo,estúpido;melancólico;rançoso,enojador,enfadado e v.;narcótico.

Verbo

enfadar,marfar,enjoar,importunar,remoer,maçar,enfaroar,chatear,mantear,moer,produzir aborrecimento,abusar da paciência de alguém,entediar,entejar,enfadonhar,salmear,marear,salmodiar,seringar,apoquentar,narcotizar,martelar,serrazinar,cansar,enojar,feder,molestar,incomodar,amolar,aborrecer,(vulgar) encher o saco,encher,fartar,quizilar;moer os ossos,moer a paciência a alguém;entojar,enfastiar;dar sono;adormecer,saciar;secar,nausear,dar arcadas vomitando,fazer perder a paciência a um santo,quebrar o bichinho do ouvido,quebrar os ouvidos a alguém,desgostar,soporizar,irritar,agastar,pespegar,chimpar,impingir,pregar uma estopada de algumas horas,sanfoninar,repisar,remorder,bater na mesma tecla,repetir,bocejar,boquear,boquejar,abrir a boca,oscitar,vibrar a mesma corda,enfastiar-se,aborrecer-se,enfarar,enfadar-se,magoar-se,ser uma pulga no ouvido;estar cansado,estar farto de,estar cheio de;morrer de tédio,carregar a celha.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção