Sua língua na Internet

 

(en.cur.tar)

v.

1. Tornar(-se) curto, reduzir (-se) [td. : A moda agora é mini, vou encurtar a saia.] [int. : Não sabe se cresceu, ou se a batina encurtou.]

2. Tornar menor, em tamanho ou duração; REDUZIR [td. : Resolveu encurtar as férias.]

[F.: en -2 + curto + -ar2. Ant. ger.: encompridar.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Diminuição

Substantivo

decréscimo,decremento,decrescimento,redução,queda,minoração,simplificação,subtração;abatimento,encolhimento,baixa,desfalque,tara,descida,coarctação,contração;restrição,limitação,encurtamento;extenuação,enfraquecimento,empobrecimento,abaixamento,declínio,declinação,decadência,amputação,baixamar,vazante,descida;refluxo,depreciação,deterioração,míngua,escassez,pioramento;mitigação,moderação,atenuação;aférese,síncope,haplologia,polissíntese,apócope.

Adjetivo

diminuído,decrescente,declinante,diminuível,diminuidor;diminuto,inaumentado,inaumentável,redutível,reducente.

Verbo

diminuir,decrescer,desfalcar-se,adelgaçar-se,fundir-se,apoucar-se,declinar,descer;languescer,arrefecer,afrouxar,amainar;definhar,minguar,recuar suas fronteiras,escassear,decair,ir num decrescendo contínuo,ir numa progressão decrescente,perder volume;abaixar,baixar,decair,desentumecer,estar no quarto minguante,estar em minguante,ir em diminuição,percorrer a escala descendente,diminuir de ponto,ananicar-se,sofrer redução;tornar menor,diminuir,resumir,abreviar,condensar,esbanjar,encurtar;amputar,mutilar,podar,coarctar,cercear,limitar,circunscrever,restringir,atalhar,contrair;minorar,tirar,retirar,mitigar,atenuar,enfraquecer,desagravar,abrandar,serenar,sofrear,modicar,moderar;simplificar,dilacerar,entibiar,apoucar,acanhar,estreitar,apertar,fraquear,fraquejar,subtrair.

Advérbio

declinantemente,decrescentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Transitoriedade

Substantivo

marcescência,evanescência,fluxibilidade,efemeridade,temporalidade,fugacidade,celeridade,brevidade,impermanência,presteza,voo,perecimento,momento,instante,palhetada,prontidão,interregno,obra de um instante,lapso de tempo,fugazes pés,unha negra,bolha de sabão,amizade de barca,missa de caçador,visita de médico,rosas de Malherbe,sonho,nuvens de agosto,meteoro,estrela cadente,velocidade;instantaneidade;mutabilidade,piscar de olhos,átimo.

Adjetivo

transitório,passadiço,lábil (poét.),volante,frágil,precário,contingente,provisório,interino,factício,provisional,fluxo,fluxível,fluxionário,passageiro,momentâneo,instantâneo,temporal,temporário,temporâneo,precipitado;fugaz como um sorriso,fugaz como uma estrela cadente;fugitivo,célere;espasmódico,episódico,efêmero,decíduo,morredor,morredouro,morrediço,perecível,perecedouro,perituro,mortal,extemporâneo,sumário,apressado;repentino,lesto,lestes,pronto,finito,fungível,enejo,aneiro,setemesinho,perfunctório,marcescente,marcescível,melindroso,impermanente,amovível,rápido como o pensamento,instantâneo.

Verbo

ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.

Advérbio

transitoriamente,precariamente,contingentemente,provisoriamente,efemeramente,momentaneamente,perfunctoriamente,instantaneamente.;por alguns instantes,por algum tempo,en passant,in transitu,de passagem,em trânsito,em curto espaço de tempo,logo,cedo;na véspera de,à beira de,in articulo,num rufo,num átimo,num pronto,por agora,antequanto,sem mais tardar,imediatamente,uno spiritu,de um fôlego,de uma assentada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Presteza

Substantivo

prontidão,ligeireza,agilidade,celeridade,lepidez,madrugada;pontualidade,exação no cumprimento dos deveres,brevidade,solicitude,atividade;pressa,velocidade;instantaneidade;prematuração,prematuridade,precocidade,festinata maturitas,precipitação,afoiteza,antecipação,adiantamento,abreviamento,apressamento,sofreguidão,impaciência,nervosismo,açodamento,urgência.

Adjetivo

presto,ágil,lépido,madrugador,tempestivo,pontual,pronto,antecipado,ativo;prematuro,imaturo,precipitado,afoito,precoce,imite,preveniente,antecipatório,temporão,verde,baixo;repentino,inesperado;imediato,breve,rápido,toste.

Verbo

prematurar,antecipar,encurtar,abreviar,apressar,precipitar,adiantar,ativar,ganhar terreno,tomar a dianteira;açodar,não perder tempo,urgir,acelerar;madrugar.

Advérbio

tempestivamente,prestamente,agilmente,lepidamente,tempestivamente,prontamente.;cedo,em breve,às duas por três,a breve trecho,dentro de pouco tempo,logo,não tarde,sem tardança,a trouxe-mouxe,em breve tempo,pontualmente.;a tempo,no tempo preciso,de antemão,antecipadamente,prematuramente,antoras (p. us.),de supetão;precipitadamente,inesperadamente,de chofre,de uma cajadada,imprevistamente,sem mais tardar,sem mais tardança,quanto antes,mais depressa que a palavra,dicto citius,no mesmo instante,de pronto,de plano,de imediato,ato contínuo,sem demora,sem detença,sem hesitar,haud cunctanter,prestes,com presteza,à primeira enxadada,para logo,seguintemente,de uma só vez,de pancada,sumariamente,velozmente,na primeira oportunidade,ao primeiro relancear d’olhos,à vue d’œil,sem mais preâmbulo,de jato,de uma assentada,uno spiritu,de uma penada,sem pestanejar,sem desfalecimento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje;Dito e feito.

Conjunção

Contração

Substantivo

contraturo,contraimento,retração,compactação,diminuição de volume,miniaturização,redução,arctação,coarctação,diminuição,decremento,decrescimento,encolhimento,retraimento,constrição,emaciação,emagrecimento,definhamento,consunção,detumescência,desinchação,desengrosso;atrofia,sístole,condensação,estritura,compressão,compêndio,compacidade,densidade,contratilidade,compressibilidade,retratilidade,adstrição,adstringência,aperto.

Adjetivo

contrátil,contrativo,condensado,compacto,constringente,constritivo,retrátil,retrativo,adstringente,adstritivo,adstringivo,apertador,hético,mirrado,murcho,magro,desinchado e v.;enfezado,achaparrado,estiolado,maciço,apertado,sistólico,sistolar.

Verbo

tornar pequeno,tornar mais pequeno e adj.;minimizar,compactar,miniaturizar,desmedrar,desenfunar,diminuir,acanhar,atrofiar,enfezar,decrescer,atenuar,reduzir(-se),crispar,contrair,arctar,encurtar,estreitar,afinar,condensar,retrair,engerir-se,murchar,enrugar-se,mirrar,esmirrar,estiolar,definhar,emurchecer-se,emagrecer,perder carnes,minguar,minorar,gastar,vazar (a maré),decair (deteriorar),adelgaçar,chanfrar,franzir,amarrotar,desinflamar,desengordar,desintumescer,desempapuçar,desengrassar,afinar,encolher-se,enconchar-se,constringir,apertar,coarctar,encurtar,estreitar,achatar,amolgar,prensar,cintar,espremer,aparar,comprimir,calcar,desgastar,raspar,rasar,rapar,limar,polir,desbastar,podar,falquear,barbear,tosquiar,pelar,desfolhar,debulhar.

Advérbio

contratilmente e adj.;apertado como sardinha em lata,à cunha.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Amorfia

Substantivo

amorfismo,informidade,deformidade,anamorfose,congérie,rudis moles = massa informe,substância informe,rudis indigestaque moles,desordem,mutilação,deformação,desfiguração,desfiguramento,desconfiguração,mutilação,amputação,truncamento,amolgadela,amolgadura,contorção.

Adjetivo

informe,disforme,amorfo,amórfico,tosco,pesado = cepudo,áspero,rude,aplástico,bruto,gótico,bárbaro,troncho,tronco,truncado,defeituoso,manco,mútilo (poét.),deformado e v.;desproporcionado,improporcionado,desconforme,desgracioso,que não tem as formas devidas,em bruto,irregular na conformação,deforme,feio,agreste.

Verbo

desfigurar,desconfigurar,infunicar (pop.),fazer mossa em,morsegar,amolgar,achatar,abolar,machucar,amachucar,deformar,desajeitar,desairar,desafeiçoar,delaidar,mutilar,amputar,truncar = fanar (p. us.);decepar,decapitar,descabeçar;escorjar = dar posição forçada a,torcer,contorcer,retorcer,chapear,espalmar,desengonçar,desconjuntar = desarilhar,desarticular,descadeirar,alterar,transtornar,transformar em massa informe,improporcionar,desproporcionar,descompassar,cambar = entortar para um lado;tronchar,cortar cerce,destroncar,desorelhar,desnarigar,deslinguar,desbeiçar,esborcelar,esborcinar,desborcinar,curvar,enjambrar,empenar,desmanchar,desfazer,desmantelar,desarmar,descornar,desdentar,encurtar,revirar,esborrachar (destruir),desabar,desmoronar,escalavrar,corcovar,esmagar,esmigalhar,depredar.

Advérbio

informemente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Concisão

Substantivo

laconismo,brevidade,precisão,compreensibilidade,elipse,assíndeton,aférese,ablação,síncope,haplologia,apócope,substância,abreviação;compressão,síntese,resumo,consdensação;epítome;bosquejo = sintomia,oticismo,monóstico,braquilogia,braquigrafia.

Adjetivo

conciso,breve,curto,sucinto,resumido,sumário,preciso,singelo,exato,modesto,comedido,simples,sóbrio,compacto,presso = lacônico,apanhado,forte,vigoroso,lapidar,lapidário,elíptico,compendioso;epigramático,fino,delicado,estreito,monóstico;incisivo,cortante,enérgico.

Verbo

ser conciso e adj.;poupar,economizar palavras;condensar;substanciar,sintetizar,encurtar;resumir;falar sem rodeios,falar sem eufemismo,falar sem reticências;deixar de histórias,ir ao ponto principal,ir diretamente ao alvo,encurtar razões,andar pelas franças;passar de largo,passar por alto sobre;tratar superficialmente,tratar de leve,passar por um assunto como gato por brasas,ir direito aos fatos.

Advérbio

concisamente e sem mais preâmbulo,em poucas palavras = in tribus verbis,em duas palhetadas,em pálido escorço,em breve resumo,em largos traços,enfim,por maior,de passagem,por alto,de fugida,em desenho desprimorado,em última análise,em resumo,em remate,de ponto em branco,para encurtar a história,para ser breve,ad summam = in summa,em suma,uno verbo = em uma palavra,enfim,missis ambagibus = sem rodeios;ne plura dicam = para abreviar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insuficiência

Substantivo

inaptidão,incapacidade,incompetência,desprovimento,privação,ineficácia,deficiência;imperfeição;anemia,magreza,inferioridade,pouquidão,pouquidade,limite,exiguidade (pequenez);inanidade,inópia,vacuidade,inanição;analose = depauperamento;escassez,falta,raleiro,raleira,carência,carestia,inópia,angústia,pobreza (indigência);míngua,parcimônia,omissão,ausência,vaga,falecimento,penúria,precisão,mister,miséria,brecha,lacuna,buraco,nada,sede,exigência,necessidade,fome,desprovimento,chochice;esmola,pitança,meia ração;esvaziamento,flacidez,vazante,míngua da maré,baixar-mar,insolvência;estreiteza.

Adjetivo

insuficiente,inadequado,demasiado pequeno e;menos,não bastante;inapto,ineficaz,menor do que,inferior a,pobre em,incompetente (impotente);perfunctório (negligente);diminuto,deficitário,deficiente (incompleto);precisado,escasso,minguado,falto,carecido,baldo,apoucado,desprovido,imperfeito;mal provido,mal abastecido,mal suprido,mal servido;frouxo,vazio,inane,vago,impreenchido;desguarnecido,desprovido,privado,destituído,apurado,exausto,pobre,desapoderado,carente,nu,despido,falto,faminto,sequioso,sedento,ávido de;magro,pobre,fino,anêmico,definhado,depauperado,esquálido,encolhido,acanhado,apoucado,pequeno,fraco,seco,enfezado,chocho,limitado;vasqueiro,escasso;esfaimado,faminto,jejuno;pouco,vil,avaro,sórdido,sem recursos;endividado.

Verbo

ser (insuficiente e adj.);não bastar;não alcançar a,estar longe de,restar,carecer,necessitar,precisar,faltar,falir,minguar,escassear,rarear,diminuir,falecer,ignorar,não possuir,estar mal de;tornar (insuficiente e adj.);apoucar,diminuir,anemiar,anemizar,empobrecer (desperdiçar);restringir,encurtar,limitar,circunscrever,pôr a meia ração,destituir,privar,orfanar,desabastecer,desaperceber,desatestar,desmobilar,desprover,desfalcar,ratinhar;bater de leve na cobra,fazer as coisas pela metade,demear.

Advérbio

insuficientemente e adj.;a falta de,na falta de,em falta de,por falta de;à míngua de;na ausência de,em vez de,ao invés de,às polegadas,caso haja mister,em lugar de,em substituição de,em substituição a.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Restrição

Substantivo

restringência,restringimento,obstrução,inibição,cerceamento,tolhimento,compressão,coerção (compulsão);repressão,refreio,enfreamento,coibição,constrangimento,coacção,paradeiro,disciplina,moderação,austeridade,controle,condicionamento,contingenciamento,protecionismo,guerra aduaneira,aprisionamento,apresamento,mamposta,captura,engaiolamento,encarceramento,enjaulamento,reclusão,encerramento,internação,internamento,coarctação,sepultação,detenção,limbo,cativeiro,bloqueio,cerco,liberticídio;prisão,mandado de prisão;custódia,guarda,arrecadação,vigilância;protetorado;bridão,freio;embaraço,óbice,estorvo,empeço;lettres de cachet,limitação,delimitação,proteção,monopólio,estanque,proibição;prisioneiro;senzala,anfitálamo.

Adjetivo

restrito,restringente,restritivo,constrangido,forçado,coacto,aprisionado e v.;encerrado,reteúdo e guardado,incomunicável,preso,seguro,percluso,coibitivo,coactivo,inibitório,inibitivo,restringente,restritivo,liberticida;condicional,contingencial,dependente.

Verbo

restringir,retundir,limitar,delimitar,enquadrar,encurtar,amputar;marcar restrições,impor restrições,impor condições,condicionar,contingenciar;conter,reter,refrear,tolher,bordar,embridar,senhorear,subjugar,coagir,coarctar,avassalar,controlar,sujeitar,constranger,cercear,aguarentar,inibir,comprimir,conter,deter,impedir,circunscrever,cingir;encerrar,conservar,fechar dentro dos limites;ter mão em,coibir,obstar à continuação de,sofrear,não permitir expansão de,pôr cobro a,reprimir,sopear,agrilhoar,encadear,suster,arrecadar,pegar,segurar,abafar,sufocar;conter,reter,suspender a ação,suspender o movimento;represar,açudar;pôr limites,traçar limites;esmagar,prensar,entralhar,encadear,amarrar;algemar,ferropear,arroxear,entravar,açamar,açaimar,amordaçar,emordaçar,acorrentar,agrilhetar,atar as asas a,cortar as asas a,cortar os braços,maniatar,manietar,ajoujar,sujeitar,pôr barbicachos a,encabrestar,serrilhar,enfrear,enfrenar,forjar grilhões,aferrolhar,segurar,encaixotar,enfardar,enfrascar,enclausurar,encelar,arrolhar,embetesgar,encurralar,encortelhar,engarrafar,murar,emparedar,entaipar,engradar (circunscrever);empocilgar,acorrilhar,recluir,reclusar,catrafilar,engazopar,engazofilar,agarrar à força,filar,agarrar pela gola = agazular,colher à mão,aprisionar,empresar,fisgar,encarcerar,segurar,prender,sequestrar,segregar,apriscar,aprisoar,presidiar,custodiar,cativar,trancafiar,trincafiar,trazer encarcerado e adj.;meter a ferros,pôr a ferros,pôr em custódia;recolher ao xadrez,enjaular,lançar ferros a alguém,pôr cobro a alguém,deitar mão a alguém,reter preso,capturar,arrestar,fazer prisioneiro,fazer cativo,asilar,internar,conceder a cidade por menagem;ser preso e adj.;estar a ferros,estar em custódia,estar preso com homenagem,engasgalhar-se (pop.);açambarcar,monopolizar,atravessar,atracar,enfeixar.

Advérbio

restritamente e adj.;restringidamente,constrangidamente,debaixo de chave,bem guardado,a sete chaves,sob palavra,a recado,em recado,a bom recado,por menagem,à sombra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Apropriação

Substantivo

apropriamento,desapropriação,expropriação,(estes dois como apropriação por parte de quem desapropria),tomada,tomadia,recepção;deglutição;apreensão,captura,arresto,rapto,confiscação,confisco,ablação,subtração;abstração,adenção,deserdação,exerdação;desapossamento,privamento,privação,intrusão,sequestro,sequestração,incameração,embargo,penhora,arresto,evicção,adjudicação,cresta,represadura,rapacidade,rapina,rapinagem,extorso,extorsão,usurpação,comedela,sangria,concussão,avanço,exação violenta,vampirismo,pirataria,latrocínio,tosquia,tosquiadela,furto;retomada,recuperação;agarramento,arrancamento,sugadouro,retenção;apresamento,tomada à força;tomador,captor,apreensor,apreendedor,arrestante,injusto possuidor,ave de rapina,harpia,tosquiador,depenador,extorsor.

Adjetivo

privativo,apreensível,predativo,predatório,rabaz,roubador,extorcionário,torcionário,rapace,rapinante,rapinador,vampírico,parasítico,privado;murador,usurpador.

Verbo

apropriar-se de,tomar,arrebatar,fisgar,agafanhar,agadanhar,agarrar,ensacar,embolsar,meter no bolso,aquinhoar-se,receber,aceitar,empalmar,reter,represar,pagar-se com as próprias mãos,colher,apanhar,obter;desnoivar,privar de,desaparelhar,apropriar-se de,arrogar,apossar-se de,fazer-se senhor de,arvorar-se dono de,arrogar-se o direito de,desaquinhoar,apoderar-se de,incamerar,senhorear-se de,apossuir-se de,assenhorear-se de,tomar para si,incorporar ao patrimônio de,expropriar,desapropriar,ocupar,deitar a mão a alguma coisa,sopresar = apresar,fazer mão baixa,rapar,depenar,fazer presa de,destituir,orfanar,não usar de cerimônias,interceptar,esforçar-se por,desaposentar,abjudicar,empolgar,apreender,desvalijar,desguarnecer,esbulhar,tomar,levar,carregar,fugir com,alçar-se com,raptar (roubar);varrer,sequestrar;cair,abater-se,atirar-se sobre;tomar à força,tomar de assalto;levar de assalto,arrefanhar;despojar;tirar por força,tirar por violência;tomar das mãos de,arrepanhar,arrebanhar,destituir,agarrar;fazer apreensão,fazer tomadia;capturar,prender,rapinar,deitar as mãos sobre,segurar,reter com firmeza,não largar,segurar pelos calcanhares,fazer prisioneiro,não deixar escapar,aprisionar;tirar de,subtrair;encurtar;utilizar-se,servir-se de,lançar mão de,apoderar-se de,invadir,assaltar,tungar,limpar,estender o braço,extorquir,arrancar,sugar,usurpar,desapoderar,despojar,evencer,desapossar,esbulhar da posse de,deserdar,despir,espoliar,sequestrar,devorar,confiscar,encontar,depauperar,secar,exaurir,enfraquecer,empobrecer;absorver;esfolar,explorar;chupar a alguém os olhos,tirar a alguém os olhos;dessangrar,rentear,tosquiar = tosar,levar couro e cabelo,tonsar,tonsurar,assestar,embargar,penhorar,fazer penhora,executar,excutir;retomar,recuperar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Dê uma polegada e receba uma braça;(burl.).

Conjunção

Economia

Substantivo

poupança,parcimônia,modicidade,avareza;frugalidade,estreiteza,pequenez;contenção;boa ordem no governo de uma casa,controle,gerenciamento,regra,restrição nas despesas,pecúlio,recheio,economias,mealheiro,cós,coscorrinho,pegulho,arranjo,coalho,reserva,bolsinho,bolsa,cofre,pé de meia,busilhão;formiga,governadeira,governanta.

Adjetivo

econômico,formicular,frugal,modesto,parco,arrecadado,arrecadador,poupado,acanhado,parcimonioso;regrado,moderado,módico,comedido nos gastos;ratinho,rateiro,governado,providente,próvido,economizador e v.;previdente,comedido.

Verbo

ser econômico e adj.;andar com o prumo na mão,economizar,ratinhar,embornalar,guardar,reservar,poupar,amontoar,forrar,andar em dia,olhar o dia de amanhã,equilibrar a receita com a despesa,prover-se para os dias de inverno,ser previdente;adelgaçar,diminuir,sopesar,regrar,encurtar,refrear,apertar,restringir,comprimir,modicar,agorentar as despesas;conter,controlar,gerenciar,limitar-se;apertar a bolsa,apertar os cordões da bolsa;distribuir com parcimônia = tentear,coalhar dinheiro,ter seu pé de meia,amuar dinheiro,entesourar,aferrolhar,ajuntar,empatar,encofrar,regatear.

Advérbio

economicamente e adj.;ne quid nimis.

Provérbio

Quem adiante não olha, atrás torna.

Interjeição

Frase

Conjunção