Sua língua na Internet

 

(a.bai.xar)

v.

1. Tornar mais baixo do que era; REBAIXAR [td. : Abaixaram o meio-fio Antôn.: elevar ]

2. Fazer descer; ARRIAR [td. : abaixar a porta da loja Antôn.: levantar ]

3. Fazer com que (parte do corpo, ou todo o corpo) se curve, se dobre para baixo; INCLINAR [td. : abaixar a cabeça: "Brida teve que abaixar -se para entrar" ( Paulo Coelho , Brida) ]

4. Restr. Agachar-se, acocorar-se [td. : Ao ver o amigo deitado no chão, abaixou-se para conversar com ele]

5. Mover para baixo [td. : abaixar os olhos Antôn.: erguer ]

6. Reduzir ou diminuir o valor, o grau etc. de, ou sofrer redução ou diminuição de valor, de grau etc. [td. : Abaixar o preço do pão: abaixar os custos da produção: abaixar o nível de exigência: O novo aparelho abaixou muito a temperatura do ambiente] [int. : Os preços abaixaram muito na última quinzena: A temperatura abaixou muito depressa nesta madrugada Antôn.: aumentar, elevar, subir ]

7. Reduzir ou diminuir a intensidade do som (de qualquer um, mesmo o da voz humana) [td. : abaixar o (volume do) rádio: abaixar a voz Antôn.: aumentar ]

8. Fig. Humilhar-se; rebaixar-se

[F.: a-2 + baixo + -ar2.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Diminuição

Substantivo

decréscimo,decremento,decrescimento,redução,queda,minoração,simplificação,subtração;abatimento,encolhimento,baixa,desfalque,tara,descida,coarctação,contração;restrição,limitação,encurtamento;extenuação,enfraquecimento,empobrecimento,abaixamento,declínio,declinação,decadência,amputação,baixamar,vazante,descida;refluxo,depreciação,deterioração,míngua,escassez,pioramento;mitigação,moderação,atenuação;aférese,síncope,haplologia,polissíntese,apócope.

Adjetivo

diminuído,decrescente,declinante,diminuível,diminuidor;diminuto,inaumentado,inaumentável,redutível,reducente.

Verbo

diminuir,decrescer,desfalcar-se,adelgaçar-se,fundir-se,apoucar-se,declinar,descer;languescer,arrefecer,afrouxar,amainar;definhar,minguar,recuar suas fronteiras,escassear,decair,ir num decrescendo contínuo,ir numa progressão decrescente,perder volume;abaixar,baixar,decair,desentumecer,estar no quarto minguante,estar em minguante,ir em diminuição,percorrer a escala descendente,diminuir de ponto,ananicar-se,sofrer redução;tornar menor,diminuir,resumir,abreviar,condensar,esbanjar,encurtar;amputar,mutilar,podar,coarctar,cercear,limitar,circunscrever,restringir,atalhar,contrair;minorar,tirar,retirar,mitigar,atenuar,enfraquecer,desagravar,abrandar,serenar,sofrear,modicar,moderar;simplificar,dilacerar,entibiar,apoucar,acanhar,estreitar,apertar,fraquear,fraquejar,subtrair.

Advérbio

declinantemente,decrescentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Concavidade

Substantivo

depressão,afundamento,curvatura,recuo,retraimento,entresseio,vácuo,cavidade,baixada,bolsão,cavado,reentrância,massa,seio,ângulo reentrante;cova,covinha,fossa,chanfro,chanfradura,encavo,côncavo,nicho,recorte,recorte dentado,entalho,intaglio,talisca (fenda),goivado,goivadura,cova = escavação,buraco,búrica,desatêrro,mina,mineira,alvado,mossa,lacuna,tórax = arca do peito,sulco,escaravalho,caveto,alma do padeiro,cova do ladrão,croca,pelve,pélvis;copo,xícara,chávena,bacia,cálice,escudela,cratera,poncheira,alvéolo,(receptáculo),funil,infundíbulo;vale,convales,valeiro,valejo,bacia,clareira,caverna,subterrâneo,bocaina,cava,socava,enseada,anco,angra,baía,furna,gruta,lapa,caverna,antro,hipogeu,recôncavo,beco sem saída,cul de sac,solapa,nicho,arco,golfo,glifo,barroca,barranco.

Adjetivo

côncavo,deprimido e v.;,que recua,oco,vazio,cavo,covo,cavernoso,esponjoso,poroso,celular,unilocular,olhento,alveolar,orbitário,pélvico,infundibular,infundibuliforme,celuliforme,crateriforme,campaniforme,campanulado,abobadado,oculado,reentrante,escavado,chanfrado.

Verbo

ser (côncavo e adj.);afunilar-se,deprimir,abaixar,arquear,abobadar,chanfrar,escavar,ablaquear,ablaquecer,socavar,solapar,esgaivar,esburacar,esfuracar,furacar,ocar,cavoucar,concavar,minar,aprofundar,cavar,recavar,desaterrar,desbarrancar,abrir,encaldeirar,goivar,vazar,recortar,amolgar,alcantilar,amossegar,amorsegar,desentulhar,perfurar (abrir),desfundar,enfunilar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Depressão

Substantivo

descida,abaixamento,descenso,agacho,agachamento,baixa,rebaixamento,concavidade,calca;derrubada,derrubamento,abatimento,arraso,inversão,prostração,subversão,cortesia,vênia,inoclinação de cabeça,genuflexão,prosternação,rapapés.

Adjetivo

deprimido e v.;abaixante.

Verbo

deprimir,rebaixar,abaixar,reduzir,abater,empurrar para baixo,calcar,comprimir,apertar;derribar,derrubar,derruir,derrocar,prostrar,tombar,deitar ao chão,aterrar,descer,inverter,subverter,nivelar,demolir,arrasar,esboroar,desmoronar,ruir;cortar cerce,cortar pela raiz;rentear,rasar,cercear,roçar,ceifar,segar;assentar-se,apoltronar-se,agachar-se,acochar-se,acaçapar-se,chapuzar-se,acocorar-se,ficar de cócoras,inoclinar-se,debruçar-se,curvar-se,vergar-se,fazer reverência,desmanchar-se em rapapés (servilismo),ajoelhar-se,dobrar os joelhos,deitar-se horizontalmente,prostrar-se,prosternar-se,arrear,descer.

Advérbio

de tombo em tombo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção