Sua língua na Internet

 

(cei.far)

v.

1. Cortar, colher (esp. cereais) com foice ou outro instrumento; SEGAR [td. : ceifar o trigo.] [int. : Não paravam de ceifar.]

2. Fig. Tirar (a vida de alguém), matar, extinguir. [td. : No século XIV a peste negra ceifou um terço da população da Europa: Uma epidemia de febre aftosa pode ceifar a vida de muitos rebanhos.]

3. Fig. Cortar, diminuir (esp. de modo drástico, abrupto) [td. : "Nos primeiros dois meses do novo milênio, empresas virtuais... ceifaram o quadro de funcionários." ( , IstoÉ, 05.03.2001) ]

4. Obter como prêmio; colher. [td. : ceifar os louros da vitória.]

5. Fig. Pôr fim a; destruir. [td. : Não deixe que ceifem seus sonhos.]

6. Pôr (o cavalo), ao andar, as mãos para fora, fazendo um meio círculo. [int. ]

[F.: ceifa + -ar2. Hom./Par.: ceifa (s) (fl.), ceifa (s) (sf.[pl.]).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Depressão

Substantivo

descida,abaixamento,descenso,agacho,agachamento,baixa,rebaixamento,concavidade,calca;derrubada,derrubamento,abatimento,arraso,inversão,prostração,subversão,cortesia,vênia,inoclinação de cabeça,genuflexão,prosternação,rapapés.

Adjetivo

deprimido e v.;abaixante.

Verbo

deprimir,rebaixar,abaixar,reduzir,abater,empurrar para baixo,calcar,comprimir,apertar;derribar,derrubar,derruir,derrocar,prostrar,tombar,deitar ao chão,aterrar,descer,inverter,subverter,nivelar,demolir,arrasar,esboroar,desmoronar,ruir;cortar cerce,cortar pela raiz;rentear,rasar,cercear,roçar,ceifar,segar;assentar-se,apoltronar-se,agachar-se,acochar-se,acaçapar-se,chapuzar-se,acocorar-se,ficar de cócoras,inoclinar-se,debruçar-se,curvar-se,vergar-se,fazer reverência,desmanchar-se em rapapés (servilismo),ajoelhar-se,dobrar os joelhos,deitar-se horizontalmente,prostrar-se,prosternar-se,arrear,descer.

Advérbio

de tombo em tombo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Homicídio

Substantivo

occídio,occisão,sicariato,assassínio,assassinato,deicídio,regicídio,mulhericídio,fratricídio,matricídio,patricídio,avunculicídio,conjugicídio,infanticídio,uxoricídio,filicídio,gnaticídio,feticídio,parricídio,homízio (ant.),morticínio,extermínio,Holocausto;mastigada (pop.),cevadura,hecatombe,carnificina,varredoura,carniça,clade (poét.),tragédia,carniçaria,trucidação,sangueira,derramamento de sangue,efusão de sangue,carnagem,chacina,massacre,matadouro,restolhada de mortos,mortandade,rios de sangue,açougue,degoladouro,crueldade,letalidade,cruor,cruentação,caudal de sangue,degola,degolação,decapitação,asfixia,sufocação,afogamento,afogadura,estrangulação,espingardeamento,fuzilamento,arcabuzamento,garrote,execução (castigo),golpe ou tiro de misericórdia;fulminação,sideração,cena de sangue;Charybdis sanguinis = sede de sangue,sede de sangue,sede de assassínio;golpe de morte,coup de grâce,martírio,batismo de sangue,abolição do respeito à vida humana,espadas cevadas de sangue,plurima mors imago;acidente fatal,desastre,sinistro,fatalidade,casualidade,morte prematura,suicídio,letomania,imolação,holocausto,morte premeditada;carrasco,verdugo,carnífice,vitimário,executor,algoz,assassino,homicida,sega-vidas,abutre,fera humana;Caim,tugue,Moloque,chacinador,matador,sicário,faquista,degolador,estrangulador,sabreur,antropófago,Barba Azul,bravo;regicida,deicida,mulhericida,avunculicida,fratricida,parricida,matricida,conjugicida,infanticida,gnaticida,filicida,feticida,uxoricida,homicida = homizieiro (ant.);vítima,mártir;emboscada,guet-apens,cilada,insídia,armadilha,traição;(destruição de animais) matança,abatimento,caçada,pancarpo,pescaria;animalcida,gaticida,suinicida,avicida,tauricida,serpenticida,inseticida,nuricida,entroviscada,pescador,caçador,Nimrod,matadouro = cancha,abattoir,carniçaria,açougue,açouguite,degoladoura.

Adjetivo

morto,assassinado e v.;morto pelas balas inimigas,abioto,mortal,matador,carniceiro,carnífice,sanguinário,sanguinoso,sanguinolento,sevo,cruel,desalmado,cruento,sedento de sangue,sanguissedento,encarniçado,chacinador,sangrento,tinto de sangue,manchado de sangue;assassino,ensanguentado,sanguino,sanguífero,sanguento,rubro,macabro,funesto,sinistro,trágico,fatídico,sega-vidas,insaciável de vida e de sangue,fatal,letal,léteo,letífero,fatífero,mortífero,fulminífero,exicial,funesto,occisivo (des.),fratricida,mulhericida,conjugicida e subst.;muricida,animalicida,anguicida,exterminador e v.

Verbo

matar,despedir da vida,tirar a vida a alguém,mandar para outra vida,enterrar,rapar,causar a morte a,cortar a teia da vida,quebrar o fio da vida a alguém,banhar as mãos no sangue de,render vidas à morte,exercer os cruéis instintos de ferocidade,espalhar o luto e a dor,selar-se com o sangue da vítima,despachar para o outro mundo,mandar de presente ao inferno,ensanguinhar,eliminar,levar à sepultura,alastrar-se a carnificina,ensanguentar,correr o sangue de,cruentar,assassinar,varrer do cenário da vida,extinguir,exterminar,tosar de morte,tosar até matar,dar cabo de,transformar num açougue,massacrar,embeber a espada no sangue de,chacinar,ceifar,vitimar,levar,imolar,abater,prostrar,pôr termo a,despachar;soar a última hora,soar a derradeira hora;soar a extrema hora,mergulhar em sangue,tingir as mãos de sangue,orfanar;enviuvar,lançar na viuvez;lançar na orfandade,render vidas à morte,espingardear,carabinar,arcabuzar,pôr à espada,pôr à morte,fuzilar,enforcar,guilhotinar,esganar,ataganhar,estrangular,garrotar,jugular,decapitar (executar),asfixiar,afogar,dizimar,povoar de mortos,quintar,trucidar,apunhalar,escalpar;atirar;coser a facadas ou a punhaladas,malferir,navalhar,esfaquear,passar a fio de espada,estripar,enviar para a eternidade,aviar alguém = dar a morte a alguém,tirar a vida a alguém,vibrar o golpe de montante,passar pelas armas,efundir sangue,abrir uma esteira ensanguentada,mergulhar em sangue,desalmar,meter a ferro e fogo,riscar do número dos vivos,vibrar golpe mortal,espostejar,esquartejar,espetar,cortar pela raiz,assinar a sentença de morte de,mandar ad patres;mandar para a eternidade,caçar,pescar,abater;jugar,não dar quartel ao inimigo,levar (a epidemia) famílias inteiras,assolar,devastar,destruir,despovoar,ermar,tornar deserto,enlutar,estar morto;ser morto e adj..;ser (mortífero e adj.),cair exangue,morrer vestido,estirar-se morto = procumbir;sucumbir ao ferro de,morrer de morte violenta;morrer de macaca,morrer a ferro frio;morrer da mão de alguém,acabar os dias na forca,acabar os dias no hospital.

Advérbio

mortiferamente e adj.;a ferro frio,a preço de sangue.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agricultura

Substantivo

hortigranjeiro,(tb. adj.),hortifrutigranjeiro (tb. adj.),ceres,lavoura,granjearia,amanho,cultivo,cultura,decrua,decruagem,lavra,lavrança,lavragem,lavrada,fabrico,limpa,alimpa,derrubada,arada,aração,adil,pousio,granjeio,aral,jardinagem;silvicultura,horticultura,fruticultura,cerealicultura,triticultura,viticultura,vinicultura,orizicultura,rizicultura,cacauicultura,cafeicultura,citricultura,cotonicultura,fumicultura,oleicultura,olericultura,olivicultura,silvicultura,sojicultura,arboricultura,floricultura,praticultura,arvicultura;hidrocultura,hidropônica;vinhataria,vindima,colheita,messe,safra,seara,esmonda,monda,mondagem,roteadura,mondadura,rotearia = arroteadura,barbeito,caldeira,surriba = desbravamento,achega,amontoa,queimada,cachada,sacha,sachadura,poda,espoldra,desbaste,semeadura,irrigação,sementeira,sega,segadura,ceifa,enxerto = oculação,ambulacro,arrebanho,alporque,mergulhia,mergulhão,tanchão,agronomia,agrologia,agronometria,geoponia,topiaria;arado,aradouro,vessadouro,araveça,piscola,lavego,labrego,grade,gradagem,gradador,pulverização,secatório,ancinho,garfo,forcado,podão,podoa,podadeira,marraco,rabela,rabiça,rabelho,segadeira,escardilho,foice,sacho,sachola,enxada,cacumbu,sega,segão,alvião,alferce,alferça,bidente (ant.),gadanho,gadanheira,roçadoura,charrua,trifólia,semeador,calibrador,rachadeira,torpilha,serpete;trator,colheitadeira,campônio,campino,camponês,rústico,praticultor,silvicultor,arboricultor,agricultor,(ver tb. todas as ..culturas para obter os ..cultores),horticultor,olivicultor,viticultor,vitivinicultor,pomicultor,floricultor,vinicultor,lavrador,vinheiro,vinhateiro,vinhadeiro,seareiro,arroteador,segador,vindimador,vindimeiro,agrícola,vaicia (Índia),arvícola,fazendeiro,roceiro,cultivador,pomareiro,quinteiro,granjeiro,cavão,cavador,caipira,jeca,maltês,sementeiro,hortelão,legumista;produtor,a classe produtora,colono,arborista,jardineiro = topiário,fruticultor,rachador,lenhador,lenheiro,viveirista,seringueiro,morador,campo,agro,semeadouro,prado,roça,belga = coirela,cortinha,parque = tapada,espojeiro,horta,veiga,várzea,vergel,pomar,viveiro de plantas,alfobre;jardim,horto botânico;estufa,estufim,canteiro,cômoro,alegrete,parterre,avenida,arboretum,eira,quinta (morada),(propriedade),vinha,vinhedo,vinhadego,vinhal,vinhataria,parreiral,canavês,canaveira,canavial,laranjal,cafezal,jabuticabal,coqueiral,bananal,trigal,cerejal,ameixal,ameixial,olival,natio,ferrageal,adubo,moliço,morraça,nateiro,marga,estrume,adubo,fertilizante,seba,terriço.

Adjetivo

agricultor,rurícola,lavrador;agrícola,orizícola,hortícola,hortigranjeiro (tb. subst.),hortifrutigranjeiro (tb. subst.),vinícola,sepícola,muscícola,cultor,lavradeiro,pastoral,campesino,campesinho,campestre,rural,varzino,arval,campeiro,campino,semental,sementeiro,semeador e v.;almargeado,messório,vindimo,vindimal;arável,agriculturável,semeável,fértil,rural,rústico,silvestre,agrário,fundiário,pomareiro.

Verbo

agricultar,cultivar,granjear,restivar,rusticar,desmaninhar,amanhar,arrotear,rotear,arromper (ant.),fabricar,franquir,desbravar,barbechar,alqueivar,bouçar,laborar,semear,sementar,plantar,tanchar,empampanar,emparrar,emparreirar,vidar,alporcar,derraigar,derreigar,pulverizar,desbastar,irrigar,roçar,segar,ceifar,foiçar,escardear,escardilhar,decruar,surribar,cavar,redrar,arrendar;sacholar,escavar,sachar,mondar,chapodar,podar,espoldrar,retanchar,desramar,esnocar,gadanhar,romper,arar,charruar,lavrar,vessar,deslavrar,gradar,gradear,desloucar,ciscar,retalhar a terra com o arado,afofar,encaldeirar,animar de granjas as solidões,mondar,esmondar,capar,esladroar,escardilhar,esgraminhar,capinar,escalrachar,aricar;forragear,forrejar,hortar,envidilhar,empar,fazer mergulhia de (videiras),ajardinar,encanteirar,desterroar,ancinhar (prov.),enxertar,abacelar,arrebanhar,aplanar os camalhões,vindimar,colher,eslagartar,estrumar,fertilizar,adubar,estercar,margar;arborizar,florestar,povoar de árvores.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aquisição

Substantivo

perda,adquirição,adquirimento,auferição,ganho,ganhança,ganhuça (depreciat.),obtenção,captura,captação,coleta,apreensão,angariação,apropriação (789),incorporação,logro,conquista,recebimento,consecução,arranjo,arranjamento,adição,compra,herança,herdança (desus.),dádiva;herdamento;recuperação,recobro,retomada,reconquista,reivindicação,presúria,evicção,redenção,reaquisição,reassunção,achado,trouvaille,enjeitado;gage,pro,rédito,provento,avanço,emolumento (remuneração);coleta,prol = proveito,vantagem,pulso livre,biscate,agência,obvenção,lucro,granjearia,carne sem osso,mina de ouro,morgado,pechincha,butim,pilhagem,rapina,rapinagem,saque,tunga,marmelada,pepineira,pingadeira,melgueira,vantagens,mensalão,propinoduto,fatia,chuchadeira,garfada,barganha,ágio,percalço,ganância,interesse,lôgro,encostadela,resultado,benefício,renda;receita,importância,safra,produto,ceifa,vindima,colheita,granjeio,messe,apanha,apanhadura,apanhamento,funda,prêmio;riqueza;poule,(aquisição fraudulenta): sub-repção,emprego de meios sub-reptícios;furto,usurpação,extorsão,roubo,roubalheira,ladroagem,corrupção,chantagem,abigeato,abacto.

Adjetivo

adquirente,adquirido e v.;aquisito (ant.),aquisitivo,rendoso,vantajoso,lucrativo,remunerador,remunerativo,remuneroso,recompensador,recompensável,compensador,pingue,polpudo,opimo,belo,questuoso = vantajoso,proveitoso,produtivo,chorudo,mealheiro,remuneratório = antidoral,rendedouro,usucapto,recebido,percepto,colhido;conseguível e v.;sub-reptício,fraudulento,adquirido por meio de sub-repção.

Verbo

adquirir,obter,alcançar,ganhar,perceber,levar,percalçar,haver de,filar,conseguir,mercar,apanhar,apreender,granjear,apropriar,contrair,conquistar,arranjar,mamar,chuchar,sugar,coletar,colher,auferir,captar,angariar,reunir;recrutar,respigar,recolher,receber;senhorear-se de,tomar,usucapir,tornar-se proprietário,achar,encontrar,deparar-se a alguém,topar com,cair sobre,ajuntar,amontoar,economizar,depositar,dar um benefício,ensacar,empilhar,trazer para casa,segurar,reter,derivar,tirar,pôr na tulha a colheita,ceifar;aproveitar;tirar proveito,fazer proveito;lucrar,vencer,auferir lucro,sacar,tirar,correr bem o negócio,fazer contos de réis (ant.),fazer milhões de reais;enriquecer-se,pilhar,saquear,rapinar,tungar,locupletar,extorquir,roubar;furtar,comer a dois cabos;comer a dois carrilhos,estar preso a duas amarras;tirar dois proveitos ao mesmo tempo,comprar por bom preço;obter por bom preço,colher os frutos de,lograr,vindimar,gozar,chinchar,abiscoitar,chupar;cobrar,ter rasca na assadura;levar rasca na assadura,trazer água para o moinho,cunhar moeda,levantar fundos,encher a algibeira;encher os bolsos (riqueza),entesourar (armazenar),acumular;amealhar,tirar,levar;pegar,tombolar,lucrar,percalçar,desdar,recuperar,readquirir,reparar-se da perda de,recobrar,reganhar,reconquistar,reocupar,reivindicar,resgatar,reaquistar,reaver,herdar,trazer,vir,transmitir-se através dos tempos,entrar na posse de,tomar posse,arrecadar,dar em morgado;passar de pais a filhos;ser rendoso e adj.,render,pingar;dar bastante;ser recebido.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção