Sua língua na Internet

 

(es.tro.pi.ar)

v.

1. Provocar ou sofrer mutilação ou ferimento grave; ALEIJAR(-SE); MUTILAR(-SE) [td. : Estropiou a perna] [int. : Estropiou -se ao cair da escada]

2. Faszer ficar ou ficar inabilitado, invalidado (para algo) [td. tdr. + para : Sua vida desregrada estropiou -o (para o futebol)] [int. tr. + para : Abusou da bebida e estropiou-se (para o cargo).]

3. Cansar muito; ESFALFAR; EXAURIR [td. : A longa viagem nos estropiou.]

4. Fig. Alterar, desvirtuar (o sentido ou a forma de frase, palavra, ideia etc.) ao copiar, repassar, interpretar etc. [td. : estropiar uma notícia]

5. Fig. Cantar ou tocar mal [td. : Ele estropia qualquer canção]

[F.: Do it. stroppiare. Hom./Par.: estropiar (v.), estropear (v.)]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Mau uso

Substantivo

malfeito,mau emprego,desserviço,má aplicação,desacerto;aplicação infeliz,aplicação errônea,aplicação desacertada,aplicação desastrada;abuso,prática abusiva,exploração,deturpação,demasia,desatino,profanação,sacrilégio,prostituição,judiaria,desidificação,escândalo,desperdício;tabagismo;tirania;manteiga em nariz de cão;anel em focinho de porco.

Adjetivo

malfeito,mal-empregado,abusivo,remissivo,prostituidor e v.;escandaloso.

Verbo

usar mal,empregar mal,aplicar mal;mal-usar,desservir,abusar de,fazer mau uso de,atirar pérolas aos porcos,desacertar,servir-se mal de,explorar,profanar,desconsagrar,prostituir,poluir,violar,desedificar,desconsagrar,corromper,profligar,malsinar,comprometer;deitar para o mal,deitar a perder,arrastar para a lama,passar as raias de,arruinar,sobrecarregar,esbanjar;desperdiçar;estropiar,desvirtuar (interpretação errônea);perverter,prevaricar,contraverter,deturpar,desfigurar,transtornar,adulterar,sofisticar,desnaturar,envenenar,avessar,retrincar,rebaixar,deprimir,aviltar,desprestigiar,lanhar,truncar,desfear,ofuscar,rafar,dar-se o pé a alguém,rolar todos os diques,descomedir-se,demasiar-se,exceder-se,desatinar-se,exorbitar,prevalecer-se de;negociar o talento,negociar a consciência (improbidade);andar o mundo às avessas.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Abusus non tollit usum;um abuso não autoriza outro.

Conjunção

Fadiga

Substantivo

cansaço,moedeira,lassidão,lassitude,laxação,trabalho,exaustão,quebradeira,quebramento,quebreira (pop.),canseira,prostração,extenuação,abatimento,moleza,exaustão,estafa,pilota (pop.),esgotamento,afã,arquejar do peito,arfar das ilhargas,arquejo,anélito,anelação,tefe-tefe,arfar do peito,huérfago,respiração ofegante e precipitada,pulsar do coração,ofêgo,arfada,arfagem,arranco,enfado;delíquio,colapso,vertigem,deliquium,surmenage = sobernal,desfalecimento = apsiquia,apopsiquia,lipotimia,aguamento (vet.),astenopia.

Adjetivo

afadigado,fadigado e v.;fatigado,aforçurado,fadigoso,afadigoso,cheio de canseiras,lasso,gasto,exausto,moído,anelante,arquejante,arfante,ofegoso,ofeguento;afaluado = esbaforido,extenuado,estafado,exausto,quebrado,quebrantado,desalentado,arrasado,meio morto,esfalfado,alquebrado de forças,derreado,derrengado,tressuado,mais morto do que vivo,aplastado,cansado de corpo e de espírito;sobrecarregado,assoberbado de trabalhos;afogadiço,fadigoso,trabalhoso,exaustivo,fatigante,penoso,extenuante,extenuador,afadigoso.

Verbo

estar (cansado e adj.);ter o corpo castigado de trabalho,sentir-se dos excessos do trabalho,cobrir-se de suor,tressuar,apanhar grande pilota (pop.);não poder mexer os pés,não poder mexer as pernas;não poder mais,ficar exausto;cansar,afadigar-se,esbofar-se,esbaforir-se,ficar sem alento e anelante,estar com a respiração dificultosa e entrecortada,perder o fôlego,arquejar,ofegar,tresfolegar,anelar,arfar de fadiga,estafar-se,exaurir-se,rorejar o suor da face,fadigar-se,fatigar-se,derrear-se,derrengar-se,não resistir mais,languescer,abater-se,perder a energia,fracatear,atrafegar-se,desmaiar,desfalecer,sentir fugir a luz dos olhos,sucumbir,afocinhar,assolear,não aguentar,aforçurar-se,sentir-se dos excessos,tornar (cansado e adj.);cansar,estafar,fatigar,desunhar,prostrar,extenuar,derrear com trabalho,render,enfraquecer,vencer de fadiga,matar,afrontar,esgotar,esfalfar,exaustar,exaurir,estazar,extenuar,estropiar,arrear,não dar féria a;abrir dos peitos,ficar estropiado.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

puf!,ufa!.

Frase

Conjunção