Sua língua na Internet

 

(na.da)

pr.indef.

1. Coisa nenhuma, coisa alguma: "Seu amor não tinha sido afetado em nada, ao contrário..." (Antonio Callado, Bar Don Juan))

adv.

2. De modo nenhum, de jeito nenhum: Não estava nada contente com a situação.

sm.

3. O não-existente, a não-existência, o vazio: "Minha matéria é o nada. Jamais ousei cantar algo de vida..." (Carlos Drummond de Andrade, "Nudez", in A vida passada a limpo))

4. Ser ou coisa insignificante; BAGATELA; NONADA: um nada de gente: discutir por nada: "Os deslumbrantes nadas com que a fortuna enfeita as personagens de sua tragicomédia." (Latino Coelho)

5. Fil. O não-ser, o oposto ao ser, em vários graus e significados, conforme as bases da reflexão, confundindo-se ora com a transcendência e a libertação, ora com a morte e sua angústia.

[F.: Do lat. (res) nata, 'coisa nenhuma'. Hom./Par.: nada (pr.indef.adv.sm.), nada (fl. de nadar).]


Dar em nada
1 Não trazer nenhum dos resultados esperados; não ser eficaz (um plano, um projeto, uma ação).


De nada
1 Sem importância, insignificante: Não dói, é um cortezinho de nada.
2 Ver Por nada.


Nada de
1 Indica que o que se segue não é permitido, ou aceitável, ou recomendável: Confiemos na vitória, mas nada de menosprezar o adversário.


Nada de nada
1 Absolutamente nada: Desse relatório não se aproveita nada de nada.


Nada dos nadas
1 Ver Nada de nada: "...nada dos nadas veio ter comigo." (Machado de Assis, Dom Casmurro)


Nada de novo
1 Tudo na mesma, sem novidades.


Nada disso
1 De maneira alguma, de jeito algum.


Nada feito
1 Expressão com a qual se recusa proposta, não se aceitam termos de acordo etc.


Por nada
1 Us., interjectivamente, como expressão de cortesia ou fórmula de resposta a agradecimentos do tipo"obrigado"ou"obrigada". [Significa que a pessoa que agradece não tem obrigação ou dívida de favor com aquela. Equivale a De nada.]


Quando nada
1 Pelo menos, no mínimo, na pior hipótese: Hoje caminhamos, quando nada, 10km.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inexistência

Substantivo

não existência,negação da existência,falta de existência,ausência;falta,finitude,morte,desconhecimento,nulidade,vacuidade,niilidade,insubsistência,nada,coisa nula,irrealidade,tabula rasa,lacuna,falha,omissão,espaço em branco,vácuo,carência;aniquilamento,desaparecimento,extinção,sumiço,destruição;ilusão,fantasia,fantasmagoria,produto da imaginação,ficção,fábula,mito,pilhéria,farsa,burla,mentira;arremedo,simulacro,figura de retórica,rótulo falsificado,fantastiquice,problema,niilismo.

Adjetivo

inexistente,irreal,insubstancial,imaterial,negativo,nenhum,nulo,omisso,aniquilado,exinanido,extinto,exausto,esgotado,diluto,perdido,extraviado,desconhecido,morto;incriado,ingerado,inato,inascível,que não teve nascença,que Deus ainda não criou,potencial,virtual,abstrato;fabuloso,mitológico,imaginário,fantasmal,fantasmagórico,fantasmático,fictício,umbrático,umbrátil,alegórico,fantasioso,fantástico;vão,inventado,incogitado e incogitável,quimérico;subjetivo,hipotético,supositivo,atribuído falsamente a,suposto,pseudo,falso,fingido,de existência impossível;sem fundamento,infundado,in nubibus.

Verbo

inexistir,não existir,não existir & V.;estar no rol das coisas inexistentes,brilhar pela ausência,ainda estar por vir ao mundo,ser nulo e vazio,ser fruto da imaginação,desertar,não se conhecer,perecer,extinguir,extinguir-se,acabar,acabar-se,findar,desaparecer,sumir,evaporar-se,dissolver-se,diluir-se,morrer;tornar inexistente,tornar inexistente & adj,aniquilar,exinanir,anular,nulificar,ab-rogar,extinguir,suprimir;cancelar;fantasmagorizar.

Advérbio

negativamente,negativamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nunca se viu consentida no mundo sua existência.

Conjunção

Insubstancialidade

Substantivo

nada,niilidade,invalidade,futilidade,zero,absolutamente nada,coisa nenhuma,nada sobre a terra,nem uma partícula;imaterialidade,bagatela,nonada,ninguém,fumo,inanidade,fantasmagoria,miragem,visão,fantasma,espectro,fogo-fátuo;ilusão de óptica,quimera,utopia,sombra,sonho,devaneio,faz de conta,produto da imaginação;bolha d’água,material com que se fabricam os sonhos,mito,fábula;idealismo.

Adjetivo

insubstancial,insubsistente,visionário,ideal,etéreo,concebido apenas pelo pensamento,espiritual,imaterial;imponderável,impalpável,intangível,oco,inane,subjetivo,incorpóreo,espiritual,nominal,nulo,inútil,vazio,fantasmagórico.

Verbo

dissipar-se,esvaecer-se,desvanecer-se,desfazer-se,diluir-se,sumir-se,evaporar-se,dissolver-se,não deixar vestígio,apagar-se rapidamente como se apaga o fumo da locomotiva,desaparecer;aniquilar,exinanir,fantasmagorizar-se.

Advérbio

insubstancialmente,insubstancialmente & adj.;in nomine.

Provérbio

Interjeição

Frase

Vox et prœterea nihil.

Conjunção

Zero

Substantivo

nada,cifra,ninguém,nem vivalma,ame qui vive (ausência);insubstancialidade;coisa nenhuma,coisíssima nenhuma,néris,nicles (pop.),coisa alguma,patavina,nem um sequer,nenhum,sombra de sombra.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insuficiência

Substantivo

inaptidão,incapacidade,incompetência,desprovimento,privação,ineficácia,deficiência;imperfeição;anemia,magreza,inferioridade,pouquidão,pouquidade,limite,exiguidade (pequenez);inanidade,inópia,vacuidade,inanição;analose = depauperamento;escassez,falta,raleiro,raleira,carência,carestia,inópia,angústia,pobreza (indigência);míngua,parcimônia,omissão,ausência,vaga,falecimento,penúria,precisão,mister,miséria,brecha,lacuna,buraco,nada,sede,exigência,necessidade,fome,desprovimento,chochice;esmola,pitança,meia ração;esvaziamento,flacidez,vazante,míngua da maré,baixar-mar,insolvência;estreiteza.

Adjetivo

insuficiente,inadequado,demasiado pequeno e;menos,não bastante;inapto,ineficaz,menor do que,inferior a,pobre em,incompetente (impotente);perfunctório (negligente);diminuto,deficitário,deficiente (incompleto);precisado,escasso,minguado,falto,carecido,baldo,apoucado,desprovido,imperfeito;mal provido,mal abastecido,mal suprido,mal servido;frouxo,vazio,inane,vago,impreenchido;desguarnecido,desprovido,privado,destituído,apurado,exausto,pobre,desapoderado,carente,nu,despido,falto,faminto,sequioso,sedento,ávido de;magro,pobre,fino,anêmico,definhado,depauperado,esquálido,encolhido,acanhado,apoucado,pequeno,fraco,seco,enfezado,chocho,limitado;vasqueiro,escasso;esfaimado,faminto,jejuno;pouco,vil,avaro,sórdido,sem recursos;endividado.

Verbo

ser (insuficiente e adj.);não bastar;não alcançar a,estar longe de,restar,carecer,necessitar,precisar,faltar,falir,minguar,escassear,rarear,diminuir,falecer,ignorar,não possuir,estar mal de;tornar (insuficiente e adj.);apoucar,diminuir,anemiar,anemizar,empobrecer (desperdiçar);restringir,encurtar,limitar,circunscrever,pôr a meia ração,destituir,privar,orfanar,desabastecer,desaperceber,desatestar,desmobilar,desprover,desfalcar,ratinhar;bater de leve na cobra,fazer as coisas pela metade,demear.

Advérbio

insuficientemente e adj.;a falta de,na falta de,em falta de,por falta de;à míngua de;na ausência de,em vez de,ao invés de,às polegadas,caso haja mister,em lugar de,em substituição de,em substituição a.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insignificância

Substantivo

mesquinhez,mesquinharia,pouquidão,pouquidade,nada,imaterialidade,vulgaridade,venialidade,modéstia,trivialidade,inanição,inanidade,sonho,frivolidade,banalidade,puerilidade,ridicularia,chinfrinada,frioleira,futilidade,migalhice,leveza,miséria,caganifância,pobreza,modicidade,pequenez;inutilidade;tudo-nada,és não és,objeto de indiferença e;coisa de pouca monta,figo passado,caju chupado,bananeira que já deu cacho;bico ou brinco de junco (fam.),ninharias,zarandalha,cifra,zero,ceitil,simples gracejo,pilhéria,blague (ausência de sentido);brinquedo,berloques,miçanga,rocalha;questão de lana-caprina,questão de lã de cabra,questão de lã de cágado;questiúncula;questão fútil,questão sem proveito;piolhice,bizantinice,pecadilho,ouropel,ouro falso,pechisbeque,bisalhos,doblete,refugo,resto,rebotalho,droga,bugiganga,chinesice,xurumbambos,cacaréus,bufarinha,moxinifada,burundangas,cangalhada,trastes velhos,badulaque,casculho,tareco,ferro velho,dixe sem valor,futrica,futricada,adarme,caliça,coisa de nonada,tuta e meia,coisas mínimas,babugem,escuma,bolha de sabão,panaceia,barro,malha,mealha,teia de aranha,inutilidade;piolheira (sujidade);quantidade negativa,roupa de franceses,bens do evento,parvoíce,simples farsa,comédia,obra de fancaria;nebulosidade geográfica,organismo informe;bilhestros,bagatela,inânias,miuçalhas,nica,nuga,faúlha,bugiaria,nonada,farelo,pacotilho,quiquiriqui,mesquinharia,maravalhas,avelórios,cacareno;palha,argueiro,alfinete,figa,botão,pena,vintém,chavo,macuta,meia tigela,pingo,pitada de rapé,valor dum alfinete,cascas de alho,minutiæ,minúcias,minudências,detalhes,pormenores,apêndice,acessórios,palhas na balança,alhas,gota d’água no oceano,mordedura de pulga,maravilha de sete dias,amontoado de parvoíces;ridiculus mus,parto da montanha,muito barulho por nada,tempestade num copo d’água,calmaria,much ado about nothing (exagero);caminheiro,migalheiro,micrólogo.

Adjetivo

sem importância,insignificante,iirrelevante,nsignificativo,de pouca monta;imaterial,não essencial,descartável,apendicular,adiáforo,dispensável,tolerado,venial,acessório,de abana-moscas,de cacaracá,inconsiderável;segundeiro,comum,vulgar,secundário,anódino,subordinado (inferior);diminuto,de fancaria,banal,corriqueiro,somenos,de meia tigela,pífio,fruste,reles,pataqueiro,chué,escurril,ridículo,chinfrim,risível,medíocre,de cascas d’alho,irrisório,desdenhável,cativo,sofrível,tolerável = perpassável,de meio relevo,de água morna,de pouco valor,adiável,sediço,broma,trivial,desinteressante,ordinário,comum (habitual);da vida diária,correntio,superável,desatendível,pequeno,oco,chocho,batido,vulgar,superficial,frágil,inócuo,fraco;ocioso,removível,pueril (tolo);inconsciente,fútil,leve,impotente;frívolo,bizantino,inane,insubsistente,tacanho,mesquinho,módico,pulha,barato,de cordel,de meia cara,vazio,burlesco,pretensioso,grotesco,pobre,que inspira compaixão,que não merece as honras de um comentário,negligenciável,ignorável,desprezável,desprezível,despiciendo,abjeto;barato,modesto,ignóbil,ínfimo,mínimo,enfezado,esfarrapado,infeliz,avaro,imprestável,mirrado,pútrido,podre,indigente,perdoável,palharesco;que não vale a pena,ou dez réis de mel coado;que não merece menção,ou que se fale nele;indigno de qualquer cogitação,de qualquer consideração;que não vale a canseira,que não vale a tinta,que não vale o papel,que não vale o comentário,que não vale uma palha;que não merece reparos,cujo eco morre dentro de nossas fronteiras,de lana-caprina.

Verbo

carecer,não ter importância e subst.;não fazer míngua,não interessar a;ser dispensável,nada significar,viver numa perene inferioridade,não fazer pulsar o coração,não ter maiores consequências,não ter coisa alguma que leve os olhos,passar despercebido,escapar,provocar um desdenhoso dar de ombros,arrastar penosa existência,não valer uma pataca,fazer número apenas;não valer o tempo que com ele se gasta,não valer a tinta que com ele se gasta;valer menos do que,ser fraca roupa,fazer pouco em (depreciar),menosprezar,desprezar;perpassar,despegar-se da vista;engasgar com mosquitos,descer a ninharias,perder sua importância;dar quebra,sofrer quebra;passar à história;combater fantasmas,moinhos de vento (exagero);fazer abalos por cantarejar de galos.

Advérbio

secundariamente e por dá cá aquela palha;pro forma,por casca de alho,por mera formalidade,para salvar as aparências,assim assim,por desencargo de consciência.

Provérbio

Interjeição

bastante!,pouco importa!,não importa!,coisas da vida!.

Frase

Isto não tira nem põe;Isso deixa muito a desejar.

Conjunção

Inutilidade

Substantivo

imprestabilidade,impraticabilidade,desnecessidade,desuso,desvalia,desvalor,improdutividade,infrutuosidade,improdutibilidade,superfluidade,indiscutibilidade,ineficácia,incapacidade,ineficiência,inaptidão (insuficiência);inabilidade;improficuidade,esterilidade;desserviço,luxo,trabalho perdido,trabalho em vão,trabalho de Sísifo,teia de Penélope,objeto de luxo,tautologia (repetição);superfetação,excrescência (redundância);vanitas vanitatum,vaidade,fumo,pó,inanidade,nada,nulidade,zero à esquerda,invalidade,insignificância,caganifância,nugacidade,nuga,frivolidade,trivialidade (sem importância);caput mortuum,rebotalho,letra morta,agulha sem fundo,sino sem badalo,confortos de enforcado,árvores sem seiva,searas sem sol,ferramenta cega,carga ao mar,homem ao mar;retalhos,socavado,trapo,trapada,trapagem,entulho,babugem,refugo,torna-viagem,farrapo,marroxo,cisco,ciscalhada,ciscagem,retraço,lixo,fezes (sujidade);rabaçaria,pó,poeira,restolho,urtiga,bagaço = buruso,caliça;caqueirada,cangalho,cacaréus,cacos,cacaria,cascabulho,sobejos,sobras,restos,badulaque,monturo,limbo,rudeza,frugere consumere natus,parasita,bola,cangalho,papa-jantares,falido,zeimão,estafermo,emplastro,lástima,mostrengo,pespêgo,trapalheco,seresma,borra-botas,caixa-d’óculos;paspalho,paspalhão,zé cuecas,alfamista,funca;preguiçoso.

Adjetivo

inútil,podrido,improfícuo,clusório,ineficaz,ineficiente,frívolo,fútil,nugatório,inaproveitável,nulo = vão,supervacâneo,baldo,baldado,infrutuoso,infrutífero,improdutivo,desvalioso,inoperante;inadequado (insuficiente);inócuo,anódino,inepto,indiscutível,impotente;frustrâneo,baldio,sem-préstimo imprestável,;iinservível,nclassificável;frustrado (insucesso);supérfluo,ocioso,demasiado,írrito,desnecessário,intruso,excrescente,incomportável,escusado,incompetente;dispensável,lançado às urtigas,jogado fora;abortivo,abortado (não amadurecido);axorado,que não tem preço;que não vale um caracol,que não vale uma palha;caro por qualquer preço,de pouco préstimo,apoucado,vazio,oco,chocho,inane,estéril;fora de combate,hors de combat,fóssil,obsoleto;que não presta para nada,deitado ao almargem,que não se sabe para que veio ao mundo,funca,que não vale a tinta e o papel,de que ninguém descobriu ainda o fim exato,indesejável,infértil,mealheiro,pífio,reles,soez,ordinário,chinfrim,lançadiço,batido.

Verbo

ser (inútil e adj.);ser uma lástima,ter maus dedos para organista,não servir de nada,não prestar para nada,dar bom burro ao dízimo,ser pesado a alguém,desvaler,não chegar à craveira,não valer dois caracóis,não valer um cornado,representar uma inutilidade,não ter atilho nem vincilho,não ter ponta por onde se lhe pegue;ser objeto de luxo,não valer dois réis de cominhos,ter o efeito de cataplasma na cabeça de defunto,levantar tempestade num copo d’água = excitare fluctus in simpulo,falhar;não servir para Deus nem para o diabo,malhar em ferro frio,resolver-se em pó;levar café para S. Paulo,levar água para o oceano;arrombar uma porta aberta (redundância);enxugar gelo,correr atrás do impossível,trabalhar em vão,rolar a pedra de Sísifo,pôr trancas à porta depois de roubado (tarde demais);malhar em ferro frio = verbare lapidem,reforçar a luz do Sol com a de uma lamparina,tapar o Sol com peneira,tomar o céu com a mão,dar Deus nozes a quem não tem dentes,atirar pérolas aos porcos (desperdício);pregar aos ventos,pregar aos peixes;pregar no deserto = canere surdis auribus;falar a um surdo,falar a um poste,falar a uma parede;espirrar para o céu,semear em terreno sáfaro = comittere semen sitienti solo;ficar no papel,desservir,perder-se,tornar (inútil e adj.);inutilizar,desaproveitar,invalidar,axorar = arruinar = desbaratar,anular,quebrar,desmanchar,tornar em fumo,gastar,malograr,desmantelar,desarvorar,desatremar,desmastrear,desconsertar,desencordoar,estropiar (maltratar);infertilizar,aparar as asas,cortar o voo,mandar para o limbo,frustrar,baldar,chapejar no charco,desperdiçar o tempo.

Advérbio

inutilmente e adj.;em vão,debalde,em pura perda,perdidamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Negação

Substantivo

negativa,negamento,falta,nega,denegação,rejeição,desconfissão,renúncia,repúdio,abjuração,contestação,contradita,contradição,contravenção,implicação,impugnação,desmentido,coarctada,recusa,protesto,inconformidade (dissentimento);negação formal e peremptória,contradizimento,repúdio;retratação;refutação;recusa;proibição,desacordo,oposição.

Adjetivo

negador e v.;negado e v.;contraditório,contestatório,vário,negativo,negatório,protestante (dissidente);nenhum,ninguém. dissidente,oponente.

Verbo

negar,denegar,contradizer,impugnar,contrariar,contravir,contestar,contraditar,refertar,reclamar contra,atacar,arguir,refutar,contrastar,questionar,invalidar,dar-lhe nas maturangas,rejeitar,repelir a ideia de,mostrar o lado vulnerável,afastar a hipótese de,tornar pouco crível;opor formal desmentido,opor formal contestação;desmentir,desconhecer,reivindicar os direitos da verdade,desaprovar,repudiar,abjurar;revogar;protestar contra,ser muito outra a verdade;pôr de quarentena,pôr de molho,pôr de parte;ignorar;recusar;rebater;lançar dúvida sobre;ser a viva refutação de;negar peremptoriamente,negar redondamente,negar absolutamente,negar in limine,negar de plano,negar a pés juntos;gesticular uma negação.

Advérbio

negativamente e adj. não,nem,de modo algum,de nenhum modo,absolutamente,nem por sombra,nem por hipótese,de forma alguma,nanja,nem por pensamento,nem por onde passe (loc. fam.),por nenhuma condição,por preço algum,nada,nem para lá vai,longe disso,nada disso,nenhumamente,nunca,jamais,em tempo algum,antes pelo contrário,em contraposição,nem um sequer,não que eu saiba.

Provérbio

Interjeição

engano!,puro engano!,nem pensar! não apoiado!,qual... ou qual...!,que história!,tocarocha!,tocarocho!.

Frase

Tal não sucede porém. Nunca houve maior engano. Non hœc in fœdera.

Conjunção