Sua língua na Internet

 

(ni.i.lis.mo)

sm.

1. Redução ao nada; NÃO-EXISTÊNCIA

2. Atitude intelectual que considera as verdades e valores tradicionais como sendo desprovidos de sentido e utilidade.

3. Fig. Absoluta falta de crença.

4. Fil. Doutrina segundo a qual não existe nada de absoluto.

5. Pol. Doutrina segundo a qual a sociedade só poderá ser reformada após sua completa destruição.

6. Negação radical das leis e instituições formais.

7. Hist. Pol. Filosofia de um grupo revolucionário da intelligentsia russa, na segunda metade do séc. XIX, caracterizada pela total rejeição aos valores da geração precedente.

8. Ação anarquista ou terrorista.

[F.: Do fr. nihilisme, do lat. nihil ('nada') + -isme.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inexistência

Substantivo

não existência,negação da existência,falta de existência,ausência;falta,finitude,morte,desconhecimento,nulidade,vacuidade,niilidade,insubsistência,nada,coisa nula,irrealidade,tabula rasa,lacuna,falha,omissão,espaço em branco,vácuo,carência;aniquilamento,desaparecimento,extinção,sumiço,destruição;ilusão,fantasia,fantasmagoria,produto da imaginação,ficção,fábula,mito,pilhéria,farsa,burla,mentira;arremedo,simulacro,figura de retórica,rótulo falsificado,fantastiquice,problema,niilismo.

Adjetivo

inexistente,irreal,insubstancial,imaterial,negativo,nenhum,nulo,omisso,aniquilado,exinanido,extinto,exausto,esgotado,diluto,perdido,extraviado,desconhecido,morto;incriado,ingerado,inato,inascível,que não teve nascença,que Deus ainda não criou,potencial,virtual,abstrato;fabuloso,mitológico,imaginário,fantasmal,fantasmagórico,fantasmático,fictício,umbrático,umbrátil,alegórico,fantasioso,fantástico;vão,inventado,incogitado e incogitável,quimérico;subjetivo,hipotético,supositivo,atribuído falsamente a,suposto,pseudo,falso,fingido,de existência impossível;sem fundamento,infundado,in nubibus.

Verbo

inexistir,não existir,não existir & V.;estar no rol das coisas inexistentes,brilhar pela ausência,ainda estar por vir ao mundo,ser nulo e vazio,ser fruto da imaginação,desertar,não se conhecer,perecer,extinguir,extinguir-se,acabar,acabar-se,findar,desaparecer,sumir,evaporar-se,dissolver-se,diluir-se,morrer;tornar inexistente,tornar inexistente & adj,aniquilar,exinanir,anular,nulificar,ab-rogar,extinguir,suprimir;cancelar;fantasmagorizar.

Adv?rbio

negativamente,negativamente & adj.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Nunca se viu consentida no mundo sua existência.

Conjun??o