Sua língua na Internet

 

(in.cre.du.li.da.de)

sf.

1. Qualidade, caráter ou condição de incrédulo

2. Ausência de fé ou crença religiosa

3. Característica, tendência ou pensamento de quem não se deixa convencer com facilidade, ou de quem (já) não acredita (tão) facilmente nas coisas que lhe dizem

[F.: Do lat. incredulitas, atis. Ant. ger.: credulidade.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Descrença

Substantivo

descrédito,desconceito,falta de fé (irreligião);dissentimento;versatilidade (mudança de opinião);retratação;dúvida (incerteza);cepticismo,pirronismo,pessimismo,suspeição,suspeita,teiró,difidência,barrunto,desconfiança,conjetura,suspicácia,ciúme,zelo,escrúpulo,acatalepsia,negação,arrepsia,onus probandi,consulta;incredulidade,incredibilidade;letargo da dúvida.

Adjetivo

incrédulo,incréu,descrente,descreúdo (ant.),descrido,desconfiado,ressabiado,desconfiante,céptico,pirrônico,acataléptico,suspeitoso,aruá,difidente,suspicaz,equívoco,duvidoso (incerto);disputável,disputativo;carente,carecedor,imerecedor,indigno de crédito,sofismável,de confirmação;contrariável,discutível;acessível à suspeita,acessível à dúvida;difícil de se acreditar,inacreditável,incrível (impossível);destituído de naturalidade,inconcebível,desnatural,inverossímil,que atinge os limites do fantástico,imaginoso,falível,questionado,questionável,problemático,controvertível,controverso,impugnável (falso);disputável.

Verbo

descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.

Adv?rbio

incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.

Conjun??o

Incredulidade

Substantivo

cepticismo,pirronismo,falta de fé (impiedade);cegueira voluntária,má fé,suspeita,desconfiança,pirronice,suspicácia,espírito desconfiado,descrença;incrédulo,céptico,pirrônico,herege.

Adjetivo

incrédulo,ácreo (ant.),céptico,pirrônico,desabusado,isento de preconceitos,inconvencível,inconvertível,solerte,ladino,perspicaz,inabalável,fechado a todos os argumentos,teimoso;suspeitoso,desconfiado,escrupuloso,de má fé,cego.

Verbo

ser (incrédulo e adj.);abanar a cabeça,recusar a crer;fechar sistematicamente os olhos,fechar sistematicamente os ouvidos;não querer confiar no testemunho dos seus próprios olhos;pôr tudo de quarentena,pôr tudo de molho;fazer ouvidos moucos,ter os ouvidos abetumados,fazer-se de cego,entrar uma coisa por um ouvido e sair pelo outro,cerrar os olhos à luz,não querer ver o sol,ignorar,não levar a sério,não fazer fé,pôr seus embargos,nullis jurare in verba magistri.

Adv?rbio

Prov?rbio

Interjei??o

qual!,qual lá!,qual história!,macacos me mordam ou um raio me parta se isso for verdade.

Frase

Confiar,desconfiando.

Conjun??o