Sua língua na Internet

 

(sus.pi.caz)

a2g.

1. Que provoca suspeitas; SUSPEITO

2. Que suspeita, que tende a suspeitar; DESCONFIADO; SUSPEITOSO (X)


[F.: Do lat. suspicax.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Descrença

Substantivo

descrédito,desconceito,falta de fé (irreligião);dissentimento;versatilidade (mudança de opinião);retratação;dúvida (incerteza);cepticismo,pirronismo,pessimismo,suspeição,suspeita,teiró,difidência,barrunto,desconfiança,conjetura,suspicácia,ciúme,zelo,escrúpulo,acatalepsia,negação,arrepsia,onus probandi,consulta;incredulidade,incredibilidade;letargo da dúvida.

Adjetivo

incrédulo,incréu,descrente,descreúdo (ant.),descrido,desconfiado,ressabiado,desconfiante,céptico,pirrônico,acataléptico,suspeitoso,aruá,difidente,suspicaz,equívoco,duvidoso (incerto);disputável,disputativo;carente,carecedor,imerecedor,indigno de crédito,sofismável,de confirmação;contrariável,discutível;acessível à suspeita,acessível à dúvida;difícil de se acreditar,inacreditável,incrível (impossível);destituído de naturalidade,inconcebível,desnatural,inverossímil,que atinge os limites do fantástico,imaginoso,falível,questionado,questionável,problemático,controvertível,controverso,impugnável (falso);disputável.

Verbo

descrer,desacreditar,renegar,não admitir,inadmitir,não ter fé,não crer,ser como S. Tomé,negar,rejeitar,refutar,dissentir;custar a crer (incredulidade);não confiar,desconfiar,duvidar,titubear,pôr em dúvida,estar em dúvida,não estar convencido da verdade,ser duvidoso (incerto);pôr dúvidas,não acreditar,hesitar,ser céptico quanto a,suspeitar,barruntar (pop.),conjeturar;ter suspeitas,alimentar suspeitas,nutrir suspeitas;pôr de quarentena,deter-se,vacilar,escrupulizar-se;objetar,representar contra,não concordar com,contestar,revocar em dúvida,problematizar,contrastar,divergir;atirar,lançar a luva;lançar a dúvida sobre;agitar uma questão,suscitar uma questão,debater uma questão;fazer uma consulta,trazer à balha ou à baila,questionar,discutir,desafiar,disputar;causar uma dúvida,gerar uma dúvida,acordar uma dúvida,implantar uma dúvida;controverter,amortalhar;abalar a fé de alguém,golpear a fé de alguém,ferir de morte a fé de alguém,tornar descrente;pairar uma dúvida;andar desconfiado,estar desconfiado,andar com uma pedra no sapato,estar com a pulga atrás da orelha.

Advérbio

incredulamente e adj.;com as devidas reservas,pelo sim,pelo não,cum grano salis,sem certeza.

Provérbio

Interjeição

Frase

Fronti nulla fides. Nimium ne crede colori. Timeo Danaos et dona ferentes. Credat Judeus Apella. Acreditem os que quiserem. É muito gorda a arara. A outro perro esse osso. Ora,muito obrigado! Conta outra. Essa não!.

Conjunção

Má vontade

Substantivo

involuntariedade,desinclinação,revolta,aversão,repulsa,repulsão,rejeição,aborrecimento,implicância,teiró,antipatia;repugnância,nolição,enfado,gana,renitência,relutância,constrangimento,indiferença;lentidão,morosidade;falta de alacridade,indocilidade (obstinação);embirração,imaleabilidade,pesadume,pesume;escrupulosidade,escrupularia (fam.),escrúpulo,remorso,inquietação de consciência,indecisão,susceptibilidade,receio,hesitação;tédio;idiossincrasia,aversão;dissentimento;recusa;desconfiança,suspicácia,operação padrão,operação tartaruga.

Adjetivo

indisposto,maldisposto,não de veia,pouco inclinado a,desinclinado,avesso,hostil = infesto,contrário,desfavorável,retardativo,relutante,refratário,remisso,ignavo,adverso (oposto);lento,moroso,frouxo,tíbio,escrupuloso,enojoso (fastidioso);repugnante;obstinado,hesitante,infenso,suspicaz,inimigo,indócil,desobediente,recusador;involuntário,contrafeito = malgradado = constrangido,contrariado.

Verbo

ter má vontade,ser (desinclinado e adj.);não querer,relutar,desquerer,não estar de vez para,desgostar;queixar-se de,deplorar,não ter estômago para,não desejar para o seu maior inimigo,relutar,renuir,desvoluntariar-se ao sabor de alguém,renunciar,rejeitar,repelir,repulsar,evitar,sentir desinclinação por,descomprazer,antipatizar com,forçar-se,constranger-se;forcejar-se,pôr-se de fora,mostrar pouca vontade;fazer mofo,fazer má cara a alguém;opor-se;dificultar;dissentir;discordar,refutar,regatear,recusar;implicar com,cingir-se a,limitar-se a.

Advérbio

desinclinadamente e adj.;a contragosto,com razão ou sem ela,com pesar,de mau grado,invita Minerva,com língua de palmo,de má mente,sobreposse = contra vontade,a arrepelão da vontade,nolens volens (necessidade);à fina força;sob pretexto,a desgosto de,arrastadamente,de má vontade,avessamente,sem espontaneidade,a pesar (com um possessivo),a mal,não;em último caso,em último recurso,em última instância.

Provérbio

Interjeição

longe vá!,longe de nós!,abrenúncio!,credo!.

Frase

:Em que pese aos.

Conjunção

Irresolução

Substantivo

falta de resolução,dubiedade,hesitação,indecisão,insegurança,inação,indeterminação,perplexidade,vacilação,vacilo,nutação,atarantação,variabilidade;incerteza;dúvida,suspicácia,desconfiança,diaporese,enleio,embaraço,titubeação,flutuação,flutuosidade,jiga-joga,ziguezague,arrepsia,desorientação,empate,inconsistência,ambivalência,alternativa,dilema (oscilação);falta de energia e de vontade,assinergia,prostração,frouxeza,frouxidão,frouxidade;variedade,inconstância,instabilidade,leviandade,flexibilidade;fraqueza,timidez;covardia;pusilanimidade,escrupularia,vontade mudável,meias medidas,meias resoluções,panos quentes,paliativos,avanços e recuos,tibieza de ânimo,política fabiana,contemporização;espírito vacilante = anceps animus,alma de chicharro,burro entre dois feixes de capim,robô,boneco máquina,autômato,fantoche,mão morta,banana,manequim,foguete,títere,instrumento,peteca,ludíbrio,borboleta,polichinelo,sombra de homem,androide,vencido,tataranho,tataranha;tatibitate,bonifrate,canguinhas,organismo de gelatina,caranguejo.

Adjetivo

irresoluto,indeciso = inops,consilii,vagaroso,flutuante,vacilante = nutante,indeliberado,falto de resolução,atado,embaraçado,mole,incolor,incerto,versátil,vário,inconstante,suspenso,leviano,engaranhado = perplexo;ancípite,duvidoso,boiante,voltívolo,volante,acanhado,inhenho (desus.),atadinho (fam.),desorientado,cambaleante,variável;instável,volteiro,mudável,inconstante,contemporizador,dúctil,ligeiro,frívolo,pouco firme,volúvel,inconsiderado,sem lastro,ceráceo,enleado,paleaço,caprichoso;combatido de vários pensamentos,hesitante,areu,dúbio,fraco,frágil,timorato,inaudaz,pusilânime,bbaca (pleb.),panaca (pop.),tímido;apoucado,covarde;meneável,flexível;frouxo,tíbio,irresistente,mole,molenga,molancas,molanqueiro,molanqueirão,friacho,frígido,incapaz de dizer sim ou não,que se deixa levar facilmente;arrastadiço,sem ação e sem vontade,incapaz de reação e resistência,desfibrado,conformado,resignado,que não ata nem desata;que é feito de avanço e recuos,desconfiado,suspicaz.

Verbo

ser (irresoluto e adj.);estar (indeciso e adj.),estar entre ambas-las-águas,deixar ad referendum,não dizer se é peixe nem carne,não saber o que quer,não se determinar por coisa alguma,não saber em que pé há de dançar,não saber que partido há de tomar,ziguezaguear,tremular,ter seus momentos de vacilações,nutar,flutuar,vacilar,vanguejar,não se pronunciar de pronto,amolecer,não saber para que lado se há de voltar,non dum in scirpo quærere = buscar dificuldades onde não as há,não saber para onde se voltar,ficar (perplexo e adj.);ir a esmo,saltitar = mostrar-se inconstante,trepidar,tropeçar,fraquejar,hesitar,vacilar,boiar,pejar,recear,ficar neutro,ficar entre as dez e as onze,não dizer sim nem não,titerear,enlear-se,embaraçar-se,prender-se em teias de aranha,e rivo flumina magna facere = de um córrego fazer um grande rio,afogar-se em um copo d’água,ficar engasgado,pairar entre duas opiniões,trastejar,oscilar;balançar,balancear,balouçar,bambear,voltear,voltejar,ranguejar;transigir,pactuar,prender-se com bagatelas,fazer bicho de sete cabeças,titubear,tergiversar,embasbacar,tataranhar,contemporizar,empurrar com a barriga,mover-se a todos os ventos,postergar,remeter tudo para o dia seguinte,ir com o tempo,navegar com todos os ventos,condescender,ficar com as mãos atadas,atalhar-se,atar-se,desorientar-se,desnortear-se,escrupular-se,escrupulejar-se,escrupulizar-se,entibiar-se,querer e não querer,avançar e recuar,mudar.

Advérbio

irresolutamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ciúme

Substantivo

ciumagem,ciumeira,ciumaria,suspeita;suspicácia,desconfiança,zelotipia,dor de cotovelo(s),zelos,alfinetes,alfinetadas;a serpente do ciúme;a tarântula do ciúme;Juno.

Adjetivo

ciumoso,ciumento,zeloso,cioso;louco de ciúmes,mordido de ciúmes,ralado de ciúmes,morto de ciúmes,comido de ciúmes,remordido de ciúmes,roído de ciúmes;enciumado,picado pelo ciúme,enroscado pela serpente> do ciúme,infernado pela ideia do ciúme,desvairado pelo ciúme,suspicaz.

Verbo

ser (ciumento e adj.);zelar,ter (ciúmes e subst.);entregar-se à ciumaria,ciumar,pertencer à raça de Otelo,ter ciúmes de,rivalizar,ciar,picarem os alfinetes a alguém,mostrar ciúmes para com,amargar-se com ciúmes;ficar com dor de cotovelo;ficar enciumado;ficar desconfiado,ficar paranoico (de tanto ciúme);raivar de ciúmes,ralar-se de ciúmes;dar ciúmes a alguém,causar ciúmes a alguém;duvidar;desconfiar,suspeitar;(fazer) ficar com a pulga atrás da orelha (pop.).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Injustiça

Substantivo

sem-razão,desrazão,abesso (ant.),ingratidão;iniquidade,desigualdade,insolência,parcialidade,paixão,justiça de funil,atropelo,desaguisado,abuso,injunções políticas;compadrio,compadrice,negócio de compadres,nepotismo,afilhadagem,favoritismo;usurpação;justiça imolada às conveniências;corrupção ou corrução;espírito de classe,espírito de partidarismo;corporativismo,justiça parcial,justiça prevaricadora,justiça desonesta,justiça ruim,justiça torta,justiça vesga,justiça subserviente às imposições de;o lobo e o cordeiro,lei de funil,dois pesos e duas medidas.

Adjetivo

Verbo

ser (injusto e adj.);ser todo injustiça,ter uma maneira sui generis de praticar a justiça,ter o espírito torto,confundir o justo com o injusto,fugir aos ditames da justiça,ter maneira toda especial de compreender e praticar a justiça,não guardar a serenidade que lhe impõe o cargo;não ter uma sombra de justiça,não ter um traço de humanidade,não ter um resto de siso;imolar a justiça às conveniências,demitir de si a justiça;desrespeitar direitos,calcar aos pés direitos,violar direitos;praticar desatinos,desatinar,denegar a justiça,vesguear;fazer justiça pelas próprias mãos (depr.);não ter cabimento,descaber,não encontrar justificativa,inspirar desconfiança,não ter mínima justificativa à luz de,não ser bem que,destoar dos princípios adotados em todas as nações civilizadas,atentar contra os mais sagrados e elementares princípios de justiça,bradar ao céu,não corresponder aos mais elevados sentimentos de justiça,vingar o empenho,triunfar o favoritismo,vencer a iniquidade;aures habent et non audient = ter ouvidos e não ouvir. Adj. injusto,injustiçoso,injusticeiro,parcial,infundado,esconso,bandeiro,iníquo,suspeito,suspicaz,que não inspira confiança,desabusado,caprichoso,prevaricador,venal (ímprobo);malcontentadiço,inclinado ao favoritismo,maldoso,dócil e maleável aos empenhos,imerecido,imérito,injustificável,injustificado,inatendível,imoral;liberal e amplo para uns,restrito e apertado para outros;descabido,indecente,que não encontra justificativa,clamoroso,faccioso,prevenido,desigual,censurável,irregular;odioso,afrontoso,coxo,manco,torto,vesgo,acanhado,desarrazoado,desarrazoável,improcedente,ilegal;absurdo;impróprio,escandoloso,descabido,inaceitável,malfeito.

Advérbio

injustamente e adj.;com afronta de toda a justiça,em detrimento da justiça.

Provérbio

Interjeição

Frase

Papagaio come milho, periquito leva a fama. Uns comem figos, a outros arrebenta a boca;Todos os pássaros comem trigo e quem paga é o pardal;Preso por ter cão e preso por não ter;Sic vos non vobis,assim vós, não para vós (palavras iniciais de quatro versos de poema escrito por Virgílio para reivindicar a autoria de alguns versos dos quais Batili havia se apropriado).

Conjunção