Sua língua na Internet

 

pesar1 (pe. sar)

sm.

1. Tristeza, pena, dor: Com pesar, anunciou que fora despedido.

2. Arrependimento, remorso: Pesar de ter ofendido o irmão.

[F.: Do lat. pensare]


Pesar de
1 Apesar de; malgrado: "....passos,/ risos e choros.../duros pesar de seu destino, duros/pesar de serem só a hora do sonho,...." (Alphonsus de Guimaraens Filho, O poeta e o poema)


Apesar dos pesares
1 Apesar de tudo que conspira contra: A violência aumentou, mas, apesar dos pesares, o Rio ainda é uma cidade maravilhosa.

pesar2 (pe.sar)

v.

1. Pôr(-se) na balança para saber o peso. [td. : O senhor já pesou a carne?: Eu me peso toda semana.]

2. Ter determinado peso. [td. : A criança pesa 25 quilos.] [int. : O ouro pesa mais do que a prata.]

3. Ser pesado. [int. : Este caixote pesa muito.]

4. Calcular o peso aproximado de; SOPESAR [td. : O cozinheiro apanhou um punhado de nozes, pesou -as com a mão e jogou-as na massa.]

5. Examinar com atenção; ponderar sobre; CONSIDERAR [td. : Pesou as consequências do que queria fazer.]

6. Influir decisivamente. [tr. + em : A escola pesa na formação de um caráter.] [int. : Suas opiniões nunca pesaram em casa.]

7. Causar tormento, opressão; exercer pressão; OPRIMIR; PRESSIONAR [tr. + em, sobre : Dificuldades financeiras pesavam sobre o empresário.] [int. : O remorso pesa.]

8. Provocar desgosto, pesar em. [ti. + a, em : Pesou -me vê-lo tão abatido.]

9. Provocar sentimento de arrependimento; causar remorso. [tr. + a : O crime pesa ao criminoso.]

10. Fazer sentir um incômodo semelhante ao peso. [td. : A feijoada pesou -me o estômago.] [ti. + a, em : O jantar me pesou a noite toda.]

11. Tornar-se fator de pressão ou sobrecarga; SOBRECARREGAR [tr. + em, sobre : As prestações do carro vão pesar muito em nosso orçamento.]

12. Sobrecarregar o espírito. [int. : As noites, intermináveis, pesavam.]

13. Estar a cargo de, ser responsabilidade de. [tr. + sobre : Todas os negócios da repartição pesavam sobre mim.]

14. Equilibrar-se no ar; SUSPENDER(-SE) [tr. + em : O beija-flor pesa -se nas asas.]

[F.: Do lat. pensare. Hom./Par.: peso (fl.), peso [ê] (sm.); peses (fl.), pezes [ê] (pl. de pez [sm.]).]


Em que pese (a)
1 Ainda que incomode (alguém)
2 P.ext. Malgrado, apesar de; não obstante: Em que pese o esforço despendido, não completaram a tarefa a tempo.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descontentamento

Substantivo

displicência,aborrecimento,queixa,aflição,agrura,dessatisfação,arrelia,desgosto,amargura,desprazer,desconsolo,dissabor,mal-estar,contrariedade,pesadume,constrição,padecimento,sofrimento,pesadumbre,tristeza,enfado,acabrunhamento,desolação,desagrado,dissentimento;inquietação,rabinice,carranca,cenho,micterismo (neol.),desapontamento,quizila,decepção,agravo,ofensa,despeito,enojo,arrufo,arrufamento,consternação,mortificação,chateação,aporrinhamento,saudade,queixa,murmuração,pesar,queixume;hipercriticismo,pessimismo,derrotismo,cara de vergalho,murmurador,despeitado,invejoso,descontente,pessimista,sebastianista,saudosista,derrotista,indignação,protesto;riso forçado,riso contrafeito,riso amarelo;vaia,assuada,sobrecenho = semblante carrancudo.

Adjetivo

descontente,dessatisfeito,insatisfeito,mal satisfeito,dissidente,derrotista,oposicionista,impidoso,agastadiço,dissaboroso,desgostoso,despeitado,zangado,entourado,marfado,aborrecido,ressentido,queixoso,exigente,emcrenqueiro,hipercrítico,amuado,malcorrente,carrancudo,nojoso,revoltado,cenhoso,trombudo,saudoso;mal humorado,mal contentadiço,mal contente,supercilioso,resmungão,rezingueiro,implicante,grazina,contrafeito,malgradado.

Verbo

estar descontente e adj.;queixar-se,não estar para festas,estar numa pior,fungar,encarrancar-se,encatramonar-se;fazer tromba,fazer careta,fazer má cara;franzir o sobrolho,franzir as sobrancelhas,franzir a testa;estar de tromba,deixar cair a beiça,fazer beiça,torcer o focinho à vista de,morder os lábios a,ter saudades de,resmungar,vociferar,reclamar,bufar,espernear,resignar,grazinar,embirrar,embezerrar,zangar,entourar,embuchar,marfar-se,despeitar-se,amuar-se;abespinhar,azucrinar,encher,(vulgar) encher o saco,causar descontentamento,causar aborrecimento;apoquentar,aborrecer,aporrinhar,desgostar,arreliar,descontentar,atazanar,indispor,escandalizar,dessatisfazer,desapontar,irritar,enfadar,perturbar,mortificar (causar contrariedade);melindrar,molestar,desconcertar,desanimar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

com a breca!,tanto pior!,com a fortuna!,caramba!,esta só pela fortuna! pode espernear à vontade!.

Frase

Quanto pior, melhor.

Conjunção

Saudade

Substantivo

lembrança,tristeza suave,pesar,mágoa,nuvem,soledade,lembrança suave e triste,reminiscência,evocação,suspiros,queixume,gemido,lamento;soluço,singulto,nostalgia,banzo,recordo,recordação,laudator temporis acti (descontentamento);soledade.

Adjetivo

lamentador e v.;nostálgico,saudoso,suspiroso,que inspira saudades,magoado,terno,comovente;evocativo,reminiscente;fremente,torturado,morto,ralado de saudade;recordativo,recordatório.

Verbo

lamentar,deplorar,chorar;recordar-se,ter um peso no coração,volver os olhos para o passado;ter saudades,sentir saudades;deixar um vácuo impreenchível,dar rebates de saudades a alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tristeza

Substantivo

caimento,choquice = cacotimia,disposição viciosa do espírito,depressão,acabrunhamento,demissão do ânimo,prostração,abatimento,quebradeira,quebreira,desconforto,desalento,desconsolo,descorçoamento,desânimo,atimia,quebramento,quebranto,cansaço moral,desconsolo,desconsolação,desconsoladeza,insatisfação,desolação,amargura,consternação,amuo,assombramento,inconsolabilidade,pesadume,enfado;tédio,marasmo,mazombice,aborrecimento,desgosto,travo de tristeza,nostalgia,saudade;malenconia,melancolia = trabuzana (pop.),lipemania,tristimania,atrabílis,bílis negra,cadilhos,tristura (ant.),nuvem,pena,pesar,sentimento,mágoa,desalegria,hipocondria,misantropia,neurastenia,spleen,enxaqueca = hemicrania,cefalalgia,pessimismo,derrotismo,meditação,cisma,congeminência,desespero;caverna de Trofônio,gravidade,graveza,circunspeção,seriedade;fisionomia carrancuda,fisionomia rebarbativa,fisionomia rude;aspecto torvo,aspecto sombrio;cara de poucos amigos,focinheira,tromba,cenho,misantropia,triste,vencido,malade imaginaire,pessimismo,derrotismo;pessimista,hipocondríaco,misantropo,(causa de abatimento): aflição;agrura,dissabor,memento mori,luto,ave agoureira,desilusão,tribulação,insucesso;depressão,bipolaridade.

Adjetivo

triste,abatido = alcachinado (pop.),desfalecido,infrato,caído,prostrado,aflito,macerado,assopeado,desolado,acabrunhado,melancólico,deprimido,sombrio,torvo,nebuloso,lipemaníaco,hipocondríaco,apagado,escuro,triste,desalegre,cismático,mesto,amargurado,arrasado,penalizado,apreensivo,pensativo,cogitabundo,murcho,sorumbático = mazombo,amarroado,cabisbaixo,macambúzio,embezerrado,amalancornado = metido consigo mesmo,atrabiliário,atrabilioso,neurastênico,marasmático,bilioso,atacado de atrabílis,saturnino,esplenético,sentimental,meditativo,imaginativo,carrancudo,encaramonado,desconsolado,inconsolável,irremediável,abandonado,inconfortado,desolado,desamparado,ferido no coração,desesperançado;perdido,vencido,desanimado,descorçoado,com o coração macerado,desolhado,macilento,mortificado (sofrimento mental);dorido,magoado,lacrimoso,acabrunhado,alicaído,ressabiado,pesaroso,sentido,apesarado,desalentado,misantrópico,consternado,tristonho,abetumado,oprimido,impressionável,cismático,soturno,desgostoso,despeitoso;meditabundo,abatido de ânimo,rabugento,amuado,enfadonho;sério,grave,solene,circunspecto,severo,tétrico,tetro,fúnebre,funéreo,funerário,atro,negro,lutuoso,plangente,nubloso.

Verbo

entristecer-se,abater-se,estar abatido e adj.;lamentar;desconsolar-se,caírem os braços a alguém,chorar,angustiar-se,não estar para festas,parecer consumir-se de tristeza,estar de má data,murchar-se o riso,magicar = andar apreensivo,deprimir-se,ver tudo negro,cobrir-se o coração,saltear a tristeza a alguém,carregar o semblante,ter o rosto carregado,andar abatido e adj.;amarroar,ter negros pressentimentos,lastimar-se,sentir desânimo,envolver-se em desânimo,desanimar,marasmar-se,cismar,meditar,tornar-se grave,alcachinar-se,sucumbir,acabrunhar-se,abater-se,torvar-se,amofinar-se,enrugar a fronte,obscurecer-se rosto a alguém,franzir o sobrolho,carregar a celha,carregar o cenho,franzir o cenho,pender a cabeça ao peito,morder os lábios,morder os beiços,pôr os olhos no chão,sentir depressão,reprimir o sorriso,tornar abatido e adj.;desalentar,desencorajar,melancolizar,nublar,quebrantar o ânimo,desolar,abater,combalir,emburrar,embosnar,amuar,deprimir,desconfortar,desprestigiar,funestar,extinguir as palavras nos lábios,enlutar,consternar,contristar,deixar na alma um sulco de tristeza,infundir tristeza,negrejar,desalegrar,resfriar,gelar,penalizar,entristecer,sombrear,toldar;crestar as esperanças de;desconsolar,apesarar,ensombrar,enturvar,enoitecer,enevoar,anuviar.

Advérbio

tristemente,abatidamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ressentimento

Substantivo

desprazer,animosidade,raiva,grima,zanga,cólera,ira,fúria,sanha,indignação,exasperação,sentimento,ressábio ou ressaibo,mágoa,descontentamento,enojo,despeito,agastamento,apuração,repulsão,furor,escândalo,borrasca,escandecência = irritação,quizília;arrufo,arrumaços,amuo,acesso de cólera,gesto de arrogância,mau humor,calundu,pesar,penosa impressão,acerbidade,implacabilidade,virulência,amargura,acrimônia,pedradas,azedume,ofensa,aspereza,fel (ódio);bile,irascibilidade;vingança;incendimento,excitação;acendimento,escabreação,assomo;rajada de cólera;ímpeto de cólera,assomada,ebulição,encarniçamento,paixão,acesso,fermento,fermentação,explosão,estouro,paroxismo,tempestade,desespero;violência,arrebatamento,baforadas de ira,frendor = ranger de dentes;escuma,olhos envinagrados,olhos reluzentes de indignação,olhos de basilisco;olhos que chamejam ira;áscua,cara de réu,cara de poucos amigos;cara de vergalho,boca-espumante,carranca,cenho,olhar ardente,Fúrias,Eumênides,pantera (fig.),fera (fig.);jararaca (fig.).

Adjetivo

zangado,queimado,queixoso,ressentido,afrontado,abespinhado,encavacado,colérico,raivoso,puto (pleb.),puto da vida (pleb.),raivento,sanhoso,sanhudo,ravinhoso (ant.),marfado,escabreado,enfezado,aceso,azedado,irado,agastado,iroso,renhido,encarniçado,animado pela ira,irritadiço (irascível);rabugento;impaciente,arrelioso,danado,enfuriado,rábido,sanhoso,sanhudo,roxo de raiva,semirroxo de ira,pálido de cólera,irritado,incitado,afiado contra alguém,furial,furente,enfurecido,furioso,furibundo,estramontado,iracundo,severo,acrimonioso (descortês);engrilado,chispante,chamejante,violento;ressentido,enviperado,indignado,possesso,prolatus ab ira = muito exasperado,louco,desvairado,endiabrado,endemoninhado,encapetado,cenhoso,carrancudo,trombudo,fero,fremente de indignação,frendente,louco de cólera,formalizado;fulo (fam.),escamado (pop.),afrontoso,injurioso,ignominioso,irritante,agravativo (ant.),irritativo,provocante.

Verbo

ressentir-se com alguém,magoar-se com alguém,apurar-se com alguém,mostrar-se ressentido com alguém,queixar-se de,resmungar,regougar,melindrar-se,não estar com os seus alfinetes,formalizar-se,escandalizar-se,perder a calma,embespinhar-se,abespinhar-se,encavacar;dar a casca,dar o cavaco;ir à serra,suscetibilizar-se,sentir-se,agastar-se,encolerizar-se,assomar-se,alterar-se,apostemar-se,irritar-se,escabrear,encatramonar-se,embezerrar-se,estourar,afinar-se;indignar-se,marfar-se,escamar-se,estar como uma bicha,arrufar-se,emonar-se,encrespar-se,enfadar-se,morder os beiços,rebramar,enfurecer-se,fremir de indignação,tremer de raiva,embuchar,queimar-se,impacientar-se,fumar,ficar fulo de raiva,torvar = tornar-se carrancudo,ir às do cabo,espumar de raiva,encrudelecer-se,assanhar-se,encruar-se = exasperar-se = azedar-se,rebentar ou arrebentar de cólera,raivar,raivecer,raivejar,arreliar-se,arreganhar os dentes,engrifar-se,arrenegar-se,quizilar-se,arder de impaciência;fumegar,fumear a cólera no peito de alguém,escumar sangue e bile,remorder-se de raiva;levar-se do diabo,levar-se da breca;estar ardendo em brasa,aquecer-se,ficar cor de pimentão,atomatar-se,subir a cólera ao rosto,entrar numa irritação tremenda,ficar numa irritação tremenda,atirar com tudo pelos ares,destemperar-se,expectorar,prorromper,dar pulos,dar pulos de corça,dar por paus e por pedras;perder a compostura,perder o controle de si mesmo;arrebatar-se,estomagar-se,desencadear-se,desenfrear-se,desenfrenar-se,espinotear,entrar em desesperação,sapatear,zangar-se,amuar-se = enfuniscar,quebrar a ira em alguém,falar ab-irato;deitar cobras e lagartos,dizer cobras e lagartos,falar cobras e lagartos,despeitar-se,desainar,deitar escuma pela boca;soltar ou estar soltando fogo,soltar fumaça pelas ventas;estar cuspindo fogo;estar comendo marimbondo. espinotear-se em espasmos de ira;enviperar-se,dar-se por agravado,dar-se a perros,bufar de raiva,deixar-se cegar pela cólera,transparecer a cólera no rosto,irar-se,atear-se,atiçar-se,acender-se em ira,descarregar vista flamejante sobre,ferir lume,chamejar,chispar,comer-se de raiva,franjar de espuma a boca a alguém,comer as mãos de raiva,dar cavaco,tomar aspecto sombrio,ter o rosto carregado,saírem os olhos das órbitas a alguém,rabear,fazer beicinho,carranquear,embirrar,embezerrar;carregar a celha,carregar o sobrolho;arreminar-se (pop.);sair de si,sair fora de si;perder as estribeiras,enfervecer-se a sanha de alguém contra;fazer boquinha,pôr-se de tromba,arreganhar os dentes,enfrenesiar-se,frenesiar-se = impacientar-se,ir tudo raso,perder a tramontana,desatinar-se,alucinar-se,praticar desatinos,afiar a espada contra alguém,bravear,bravejar,esbravejar,esbravecer,inflamar-se,chispar,chiar (fam.),subir o sangue à cabeça,causar raiva,afrontar,envenenar,chegar a mostarda ao nariz de alguém,enfuriar,enfurecer,provocar,assovelar = impacientar,arreliar,azoar,faltar a paciência,enjoar,avinagrar,azedar,despeitar,incender;perder as estribeiras;atear indignação,exigir indignação,impor indignação;indignar,fazer a alguém fel e vinagre,fazer espirrar a alguém,fazer a alguém sangue de bugio,picar,agravar,exacerbar,trazer braçadas de gravetos para a fogueira;deitar lenha no fogo,deitar azeite no fogo,deitar combustível no fogo;endemoninhar,endiabrar,acirrar,açular,provocar,escandalizar,enfezar,irritar,irar,aziumar,encalmar (excitar).

Advérbio

zangadamente e adj.;num lampejo,num assomo de cólera;azedamente,torvamente = com o sobrecenho carregado,com fero cenho,de má vontade,pelos cabelos,sombriamente e adj.;a corpo perdido = furiosamente.

Provérbio

Interjeição

que diabo!,vá para o diabo!,com o diabo!,com trezentos mil diabos!,com seiscentos demônios!,proh pudor!,arrenego!,arrenego do diabo!,irra!.

Frase

A indignação lavra em vibrantes protestos;Deu-lhe, picou-lhe a mosca;Ira furor brevis est;a ira é uma loucura passageira.

Conjunção

Clemência

Substantivo

piedade,dó,compaixão,pesar,condolência,comiseração,miseração,condoimento,simpatia,pena,lástima,humanidade,ternura,benignidade,benevolência,complacência,indulgência;caridade,sensibilidade,argumentum ad misericordiam = apelo à misericóridia/ piedade = súplica especial,remissão,quartel,graça,compadecimento,condescendência,enternecimento,misericórdia inexausta e inexaurível;miserere,tem piedade (= composição musical sobre o Salmo,que começa com esta palavra).

Adjetivo

piedoso,condoído,penalizado,dorido,sensível,compassivo,condolente,apiedador,comiserante,aberto à compaixão,bondoso,misericordioso,misericordiador,clemente,indulgente,magnânimo,cristão,católico,religioso,caridoso,pio,humano,longânime ou longânimo,altruísta,humanitário (filantrópico);coração de pomba,enternecido e v.;lacrimoso,terno,meigo,exorável,complacente,tolerante,indulgente,benigno.

Verbo

compadecer-se;apiedar-se,condoer-se,enternecer-se,comiserar-se. ter compaixão,mostrar compaixão,sentir compaixão;acaridar-se,amercear-se,acomiserar-se,acoitadar,lastimar,sensibilizar-se,doer-se de,dizer palavras comiserativas,ir atrás do choro;associar-se aos ou participar dos sentimentos alheios;compartilhar os sentimentos alheios,fazer seus os sentimentos alheios;interessar-se por,olhar para,poupar,respeitar,tolerar,suportar,aliviar,consolar,confortar,dar quartel = poupar o inimigo,dar trégua a,enxugar as lágrimas,parcere subjectis = poupar os vencidos;dar o tiro de misericórdia;despertar a compaixão,excitar a compaixão;mover à compaixão,mover à piedade;enternecer,apiedar,condoer,render = comover,impressionar;tocar,enternecer,desempedernir,abrandar o coração;excitar à dor,penalizar,propiciar,desarmar,amolecer,amolentar;atravessar o coração,bulir com o coração;chamar lágrimas aos olhos,embrandecer,humanizar;bater no coração;bater ao coração,pedir misericórdia,pedir quartel;pedir clemência,ajoelhar-se;deprecar;humilhar-se,prostrar-se oas pés de,prosternar-se aos pés de;ajoelhar-se aos pés de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

piedade!,misericórdia!,coitado!.

Frase

Conjunção

Penitência

Substantivo

contrição,pungimento,compunção,compungimento,resipiscência = arrependimento,atrição,remorso,mordimento,pesar;bicho da consciência,verme roedor,carcoma;sombra de Nino,sombra de Banquo;acúleo,voz,grito,ditames,latidos,mordimento,inquietação da consciência;reconhecimento da falta,clamor,substração (ant.),exomologese = confissão pública,reato,confissão;apologia;retratação;expiação;ladários ou ladairos,sacramento da penitência,locus penitentiæ = local de penitência ou expiação (jur. = “oportunidade para se arrepender”),tribunal da penitência,confissionário;penitente,Madalena,filho pródigo,sacóforo.

Adjetivo

penitente,compungido,repeso,arrependido,pesaroso,consternado,triste,compungitivo,recochilado,escaldado,escarmentado,penitencial,penitenciário;compungitivo.

Verbo

arrepender-se,ter pesar de,clarificar-se,arrepelar-se (pop.),ficar arrependido,ser (penitente e adj.);chorar sua falta,lamentar;reconhecer-se,confessar-se,culpado;compungir-se,bradar peccavi (= pequei),dizer mea culpa,fazer mea culpa,procurar a Deus,envergonhar-se,reconhecer o seu erro,retratar-se;confessar-se;acusar-se,condenar-se,humilhar-se,ir a Canossa;implorar (de joelhos) pelo perdão (de alguém);pedir misericórdia,pedir perdão;encomendar-se a Deus,penitenciar-se,castigar-se;sentir remorso,chorar seus pedaços,chorar lágrimas de sangue,pesar-se,escandir os seus pecados,bater no peito,escaldar-se,torcer a orelha,meter a mão na consciência;roer na consciência,pesar na consciência;remorder a consciência,trazer o inferno no coração,alertar a consciência,fazer exame de consciência,ser uma consciência,aprender por experiência,pesar como um bloco de chumbo dentro da consciência,excitar à compunção,emendar-se,reabilitar-se,morigerar-se.

Advérbio

mea culpa,compungidamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Peccavi, miserere mei, Deus = Pequei, Deus, tenha misericórdia de mim;Isto é uma consciência;Isto é caso para sentir remorso;O remorso punge-lhe a consciência;No seu semblante estampa-se a maceração e o abatimento dos cilícios e jejuns.

Conjunção

Influência

Substantivo

influxo,influição,sopro,repercussão,eco,importância;peso,pressão,mão,preponderância,predominância,hegemonia,soberania,poder,prevalência,poderio,domínio,valimento,predomínio,predominação,predominança,atuação,contato,autoridade,supremacia,preeminência,ascendência,ação,superioridade;prepotência,despotismo,reinado,império,prestígio,crédito,premência,dominação,governo;capacidade,poder);calor,fascínio,fascinação,atração,magnetismo,alfridária,simpatia,magia,encanto,quebranto,suporte;alavanca,papel saliente;proteção,patronato,patrocínio,padroado,protetorado,amparo,auspícios;pistolão,lobby,lóbi,lobismo,lobista,mensalão,q.i. (quem indicou),corrupção;árbitro,senhor absoluto,farol,fanal,guia,condutor de homens,líder,cacique,mandachuva,mandão,machucho,macota,primates,primatas,optimates,magnata,potentado,régulo;homem de representação,homem de quotiliquê (burl.);trunfo,dunga,coronel;homem de posição,homem de destaque,homem de grande projeção;chefe de orquestra,personagem,vulto,herói;homem do dia,homem da época;campeão.

Adjetivo

influente,machucho,importante;prestigioso,popular,conhecido,predominante,prevalente,imperioso,poderoso,prepotente,onipotente,soberano,dominante,dominador,imperante,avassalador,convincente,arrebatador,indutor,ascendente.;reinante,hegemônico,lobista.

Verbo

influir,influenciar,ser (influente & adj.);ter (influência & subst.);pesar,decidir,fazer pender a balança,suscitar;exercer,fazer pressão;fazer lóbi;mover,remexer,magnetizar,induzir,fazer peso,enraizar-se,estender sua esfera de ação a,ganhar pé,entusiasmar;deitar raiz,lançar raiz,criar raiz,mobilizar,penetrar,prevalecer,predominar,preponderar,sobrepujar,avassalar,assenhorear-se de,subjugar,cativar,reinar,dominar,imperar,reger,governar,dominar a vontade de,ganhar a dianteira,empolgar,ter manifesta superioridade sobre,fazer sentir sua ação,conquistar ascendência sobre,incidir,refletir-se,atuar sobre,ungir,convencer,persuadir,arrebatar,fascinar,induzir,eletrizar,magnetizar,comover,ser sempre ouvido,fazer ouvir a sua voz,representar papel saliente;ser elemento decisivo,ser elemento preponderante;dar cartas,estabelecer a moda,ser o árbitro de,ter ação,ser o primeiro em predomínio,impor-se a,puxar os cordões,ser mandachuva;sofrer,sentir a influência de;deixar-se influenciar,obedecer,cair sob o peso de,ressentir-se de,curvar-se,submeter-se,dobrar a cerviz a.

Advérbio

influentemente,prestigiosamente,predominantemente,prevalentemente,imperiosamente,soberanamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pensamento

Substantivo

exercício da inteligência,reflexão,idealização,ponderação,cogitação,consideração,raciocínio,estudo,lucubração,elucubração,especulação,deliberação,resolução;trabalho cerebral,trabalho mental;mentalidade,cerebração,atividade intelectual,alta meditação,estudo acurado,aplicação (atenção);contenção do espírito;abstração,ideia abstrata,contemplação,cisma,inatenção;devaneio,platonismo,profundeza de pensamento,operações do espírito,pensamentos íntimos,introspecção,introversão = exame íntimo,intuspecção;associação de ideias/de pensamentos,sucessão de ideias/de pensamentos,fluxo de ideias/de pensamentos,série de ideias/de pensamentos,corrente de ideias/de pensamentos;reflexão tardia,pensamento maduro,reconsideração,intenções reservadas,segundas intenções,restropecção (memória);excogitação (exame);invenção (imaginação).

Adjetivo

pensado,pensador,pensativo,pensante,meditador,meditativo,meditável,inventivo,abismado em funda meditação,cismático,meditabundo,devaneador;perdido em pensamento,enlevado em pensamento,embebido em pensamento,engolfado em pensamento,mergulhado em pensamento,imerso em pensamento (inatento);contemplativo,especulativo,estudioso,deliberativo,introspectivo,platônico,filosófico.

Verbo

pensar,pensamentear,entender,refletir,cogitar,cucar,sobrepensar,excogitar,idealizar,imaginar,deliberar,dar no miolo,reflexionar,ponderar,pesar,pôr o caso em si;aduzir,dispensar considerações;puxar da cachimônia,especular,contemplar,meditar,cismar,recolher-se,reconcentrar-se,absorver-se,mergulhar-se,engolfar-se,remastigar,sonhar,ruminar,remascar,matutar,parafusar na ideia,trazer no miolo a veneta de,roer em alguma ideia,remoer,cuidar e recuidar;aplicar,orientar a atenção;digerir,ter concepção viva,discutir,martelar sobre,pesar,pensar maduramente,atentar,sobrepensar,apreciar,fantasiar (imaginar);criar na mente,tomar em consideração,tomar o peso a,sopesar,medir,avaliar,tomar conselho;comungar com,sobrestar,atender a,olhar,reparar;reunir ideias,concatenar ideias;revolver na mente,remorder,dormir sobre,verrumar;passear,circunvagar o pensamento por;consultar o travesseiro,recolher-se para pensar;dar tratos à bola,dar tratos à imaginação;atormentar-se,fatigar o cérebro,pôr o cérebro em atividade,conceber a ideia;alimentar um pensamento, uma ideia,nutrir um pensamento, uma ideia,acariciar um pensamento, uma ideia,amimar um pensamento, uma ideia,afagar um pensamento, uma ideia;possuir-se de uma ideia,compenetrar-se,perder-se em algum pensamento,ocorrer a alguém,meter-se na cabeça de alguém,vir à cachimônia;dar na veneta,dar na carola a alguém;ter sempre em mente;ter sempre na mente,dar no pensamento de;vir à memória,vir ao pensamento;relampaguear no cérebro;assaltar o espírito,povoar o espírito;apresentar-se na cabeça,sugerir-se na cabeça,entrar na cabeça;passar na cabeça,esvoaçar no cérebro;impressionar,calar no espírito;monopolizar o pensamento,absorver o pensamento,cativar o pensamento,empolgar o pensamento,preocupar o pensamento;entrar nas cogitações,passar pelo bestunto de.

Advérbio

pensadamente e adj.;in mente,mentalmente,por pensamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Atenção

Substantivo

sentido,cuidado,tento,guarda,vigilância,olho,aplicação aturada,aplicação cuidadosa do espírito,aplicação cuidadosa do pensamento;concentração de espírito;compenetração,atentamento,sintonia;advertência,reparo,observação,nota,reclamo;análise,inspeção,fiscalização,revista,exame,estudo;escrúpulo,consideração,carinho,apreço,respeito,tino,circunspecção (cuidado);gentileza,favor,escrutínio,investigação,pesquisa,introspecção,estudo ativo,estudo diligente,estudo exclusivo,estudo minucioso,estudo aturado,estudo intenso,estudo profundo,estudo meditado,estudo prolongado;reflexão,ponderação,meditação,contensão,minuciosidade,particularidade,meticulosidade,atenção para os pormenores,absorção do espírito;ouvidos dependentes da boca de alguém;indicação,chamada de atenção,sopontadura,compelativo,advertência,N. B,nota bene,asterisco;flecha.

Adjetivo

atento,estudioso,aplicado,pendente,fito,sério,observador,cuidadoso,meticuloso,desvelado,atencioso,vígil,preocupado,concentrado,ligado,logado,antenado,sintonizado;que não dorme,absorvido,absorto,mergulhado,enlevado,extasiado,seduzido,vigilante;ativo;compelativo;absorvente,empolgante,demorado,prolongado.

Verbo

atentar,estar atento,atender;dar atenção,prestar atenção;estar ligado,estar logado,tentear,observar,dar ouvidos,pôr o ouvido à escuta,aconchear a mão atrás da orelha,estar com a boca aberta,não tirar os olhos;estar antenado,estar de radar ligado;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;aplicar os cinco sentidos;ser todo ouvidos,ser todo olhos;ouvir,escutar,assuntar,aplicar o ouvido,lançar os olhos para,não levantar os olhos de;esquecerem-se os olhos em alguma coisa,esquecerem-se os ouvidos em alguma coisa;fitar,levantar as orelhas;não despregar os olhos de,ocupar-se com,contemplar (meditar);apontar o ouvido para,meter-se até os cotovelos em alguma coisa,ter em mente;levar em conta,tomar em conta,tomar em consideração;considerar,dar vista a alguma coisa,examinar,mirar,perlustrar,examinar muito atentamente,remirar,cravar os olhos em,recensear,escrutar,esmiuçar,sondar,investigar,fiscalizar,escrutinar,esquadrinhar,espreitar,vigiar,observar,seguir,fixar a atenção,relancear os olhos;correr os olhos,passar os olhos;folhear,compulsar,manusear,perscrutar,não deixar cair no chão,percorrer,olhar de relance (negligência);repartir-se,ponderar,pesar,refletir,reparar,tomar tento,atentar,considerar,pesar as palavras,reflexionar,olhar,volver as vistas para;remirar,resguardar;examinar meticulosamente,examinar detidamente,examinar minuciosamente;não perder o menor gesto de alguém,rever,fazer reparo em,reparar bem,inspecionar,rondar,revistar,vasculhar,passar em revista;lançar a atenção,fixar a atenção,consagrar a atenção;fitar o pensamento em,pausar sua observação em,ouvir até o fim,aquecer-se,interessar-se por;concentrar-se em,não desligar de;escutar alguém,seguir alguém,dar audiência a alguém,velar (esperar);tomar cuidado de;ser alvo da atenção de;estar exposto às atenções,estar exposto aos comentários;provocar reparos,cair no gosto,dar na vista,desfazer a frieza dos indiferentes,despertar,desamodorrar,abalizar-se em;despertar a atenção,solicitar a atenção,reclamar a atenção,exigir atenção,impor a atenção,excitar a atenção,monopolizar a atenção,cativar a atenção,prender a atenção,ocupar a atenção,ferir a atenção,incitar a atenção,absorver a atenção,gravar a atenção;despertar a ideia,solicitar a ideia,reclamar a ideia,exigir a ideia,impor a ideia,excitar a ideia,monopolizar a ideia,cativar a ideia,prender a ideia,ocupar a ideia,ferir a ideia,incitar a ideia,absorver a ideia,gravar a ideia;despertar o pensamento,solicitar o pensamento,reclamar o pensamento,exigir o pensamento,impor o pensamento,excitar o pensamento,monopolizar o pensamento,cativar o pensamento,prender o pensamento,ocupar o pensamento,ferir o pensamento,incitar o pensamento,absorver o pensamento,gravar o pensamento;despertar o espírito,solicitar o espírito,reclamar o espírito,exigir o espírito,impor o espírito,excitar o espírito,monopolizar o espírito,cativar o espírito,prender o espírito,ocupar o espírito,ferir o espírito,incitar o espírito,absorver o espírito,gravar o espírito;despertar as vistas,solicitar as vistas,reclamar as vistas,exigir as vistas,impor as vistas,excitar as vistas,monopolizar as vistas,cativar as vistas,prender as vistas,ocupar as vistas,ferir as vistas,incitar as vistas,absorver as vistas,gravar as vistas;recomendar-se por,empolgar o espírito,absorver o espírito,dominar o espírito,enlevar o espírito,arrebatar o espírito,estar presente ao espírito,levar os olhos,ser o enlevo de todos os olhares,impor-se à atenção,apontar,indigitar,apontar com o dedo,chamar a atenção para,acenar,pôr uma marca sobre,acentuar,sopontar,sublinhar,frisar,focalizar,salientar,pôr em foco,pôr em relevo,realçar,fazer reclamo de,esbater.

Advérbio

atentamente e adj.;sem respiro nem pestanejo;com muita atenção,escrupulosamente,sem perder de vista.

Provérbio

Interjeição

escuta!,olha!,veja!,psiu!,atenção!,sentido!,alerta!.

Frase

Conjunção

Investigação

Substantivo

busca,diligência,procura,pista,cata,rastejo,encalço,indagação,averiguação,inquirição,enquisa,enquesta,informe,inculca,esquadrinhadura,pesquisa,procura,pesquisação,escavação,disquisição,assédio,arguição,perquisição,perquirição,perseguição;exame,sabatina,vespérias,pedido;espírito crítico,sindicância,devassa,revisão,revista,observação,escrutínio,inspeção,rebusco,rebusca,perscrutação,meticulosidade,catequese,inquisição,exploração,rocega,sonda,sondagem,tenta,ventilação,peneiração,cálculo,zetética,análise,punção,dissecação,anatomia,resolução,indução,método baconiano,radioscopia;busca rigorosa,severa,exaustiva,esmerilhadora;scire facias,ad referendum,prova,experiência,desrefolho,interrogação,interrogatório,compelação,interpelação,desafio,contrainterrogatório,catecismo,método socrático,dialética,filosofia zetética,subjeção,questão principal,discussão;reconhecimento,espionagem,visita domicilária,lanterna de Diógenes,estetoscópio,estomatoscópio,endoscópio,laringoscópio,escalpelo,escafandro,legra,porisma,sonda,sondareza,observatório,questão,quesito,problema,desideratum,questão a ser solucionada;assunto de controvérsia,objeto de controvérsia;ponto em discussão,matéria em discussão;o assunto em discussão,o assunto em estudo,o assunto em apreço,o assunto sub judice,o assunto em tela,o assunto em foco;pomo de discórdia,quebra-cabeça,quebradeira de cabeça (enigma);questão intrincada,questão aberta,questão complexa,questão irritante;quodlibet;inquérito rigoroso,inquérito esmerilhador,inquérito onesto;vistoria,exame,ato,estudo (consideração);metodologia;investigador,inquisidor,sabatineiro,inquiridor,interpelador,interpelante,indagador,vistor (ant.),vistoriador,escabichador,escrutador,inspector,vedor,confessor,arguidor,arguente,examinador,observador,revisor,escarafunchador,varejador,escarnador,escavador,catequista,escrutinador,esmerilhador,esmiuçador,analista,analisador,escapelador ou escalpelizador,sindicante,criticista,vasculhador,anatomista,dissector,faiscador,garimpeiro,sindicador,zoilo (depr.),visitador,interrogador,síndico,bisbilhoteiro,perguntão,tange-foles,polícia-secreta,bufo,espião,echadiço,curioso.

Adjetivo

investigativo,investigador e v.;perscrutador,curioso;perguntador,indagador,radioscópico,esmiuçador,meticuloso,indiscreto,requisitório,inquisitorial,interrogativo,interrogatório,analítico,esquadrinhador,escrupuloso,atento,miúdo,compelativo,zetético,dialetal;indeterminado,indecidido,inexperimentado,disputável,em discussão,sub judice,em tela,sujeito a investigação,duvidoso.

Verbo

investigar,informar-se,inteirar-se,tomar língua,colher informações,indagar,inquirir;lançar,deitar inculcas;bombardear,apertar com perguntas;recensear,escrutar,perscrutar,escogitar,perquirir,fazer reconhecimento,destrinchar,explorar,fossar,radiografar,pesquisar,perlustrar,compulsar,penetrar,profundar ou aprofundar,devassar,sondar,revolver,rocegar,vasculhar,espionar,inspecionar,revistar,perguntar,preguntar,submeter a rigoroso interrogatório,basculhar,cheirar,conversar;esmiuçar,destrinçar,desfibrar,miudar,esmiudear,dar-se a perros,esmiunçar,passar alguma coisa pelas mãos,granjear (ant.),meter a mão em,parafusar,esmerilar,esmerilhar,rebuscar,faixar;pôr a limpo,tirar a limpo;liquidar,pôr os pingos nos ii,esgaravatar,escarafunchar,escabichar,procurar saber,faiscar,garimpar,punçar,sabichar;seguir a pista de,descobrir a caça,remexer,rastear,rastejar,rastrear,campear,desenterrar,exumar,não deixa uma pedra no lugar,buscar o fio,caçar,trilhar,seguir a trilha de,observar,seguir a pegada de,ir ao encalço de,farejar,fariscar,forragear,desrefolhar,varejar,escalpelar,escalpelizar;esquadrinhar,tatear,escarnar,estudar,sindicar,fiscalizar;abrir um inquérito,iniciar um inquérito,fazer um inquérito,dirigir um inquérito,dirigir uma devassa;vistoriar,vistorizar,examinar,pesar,mastigar,ponderar,preexaminar,inspetar,escavar,revistar,analisar,volver,dar balanço (discutir);fazer a anatomia de,averiguar,apurar,espremer,agitar,deslindar,considerar,especular,lançar na balança,pesar,apreciar,aquilatar,recorrer,manusear,mergulhar-se,pescar,certificar-se,apalpar,sondar até o fundo,algaliar,legrar,rocegar,tentear,passar miúda revista,anatomizar,dissecar,descarnar,peneirar,joeirar,debulhar,bater o campo;encarar em todos os seus aspectos,encarar em todas as suas fases;pôr na balança,questionar,assediar;submeter,sujeitar a exame;pedir contas a alguém,pôr à prova (experimentar);liquidar as contas,levar em consideração;aconselhar-se;perguntar,procurar,propor um quesito,formular itens,demandar,interrogar,inquirir,interpelar,abrir a boca a alguém,arguir;pôr uma questão,propor uma questão,suscitar uma questão,levantar uma questão,agitar uma questão,sugerir uma questão,enunciar uma questão,ventilar uma questão,abordar uma questão;entrar em uma questão;levantar a lebre;embaraçar,atrapalhar com perguntas;sabatinar;catequizar;atirar a luva,levantar a luva,apelar para a honra de,exigir uma resposta,tomar o pulso,afuroar,atarracar,querer aclarar,querer pôr em pratos limpos.

Advérbio

à procura de,em procura de,em cata de,em demanda de,em busca de,à cata de,no encalço de,no alcance de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Medida

Substantivo

medição,comensurabilidade,mensura (p. us.),comparação,meças,avaliação,avaliamento,louvação,apreciação,estimativa,cálculo,orçamento,cômputo,suputação,cordeação,numeração;arqueação,arqueamento,estatística,censo,recenseio,recenseamento,demografia,cadastro,cadastragem,quilometragem,cubagem,pesagem,afilamento,aferição,aferimento,aritmologia,estatmética = uso de pesos e medidas;metrologia,metrografia,sistema métrico decimal,estereometria,pesos,medidas,escala,jarda,bitola,padrão,calibrador,arquétipo,craveira,estalão,darmadeira,escantilhão,petipé,régua,cadeia,decâmetro,metro,vara,teiga,compasso,bússola,medidas de capacidade,estere;padrão,unidade,metro,decímetro,centímetro cúbico;alqueire,canada,litro,almude,côngio (ant.),índice;medidas agrárias,hectare,adival,arpente (ant.),alqueire = aguilhada,saca,courela (ant.),geira;escala,graduação,nônio,vernier,paquímetro,calibre,micrômetro (pequenez);anemômetro,dinamômetro,termômetro,barômetro,gônio (244),pirômetro,estádia,párea;marco divisório (limite);balança (peso);coordenadas terrestres,coordenadas celestes,coordenadas equatoriais,coordenadas polares,geográficas,coordenadas cartesianas;ordenada,abscissa,latitude,longitude,ascensão,declinação,altura,distância zenital,altitude,azímute;geometria,estereometria,astrometria,hipsometria,gromática = agrimensura,agrimecoordenadas nsão,geodesia,longimetria,ortometria,altimetria;armila,esfera armilar,astrolábio;agrimensor,geômetra,engenheiro topográfico,topógrafo,engenheiro,medidor,aquinhoador,abalizador,afilador,aferidor,aquilatador,avaliador,lotador,varador.

Adjetivo

métrico,mensurável,comensurável,geodésico,estimativo,apreciável,computável,medível,dimensível,agrimensório,topográfico,cadastral.

Verbo

medir,mensurar,avaliar,fazer orçar,balizar,esmar,apodar,contar,cotar,dimensionar,reastrear,rasar,calcular,lotar;computar pela estimativa,computar pelo grosso;quilometrar,suputar (ant.),coletar,taxar,agrimensar,cordear,alqueirar,apreciar,estimar;avaliar a esmo,avaliar a olho;ateigar,comensurar,varejar = varear,pesar,arrobar,lançar na balança,arromanar,quilatar,aquilatar,aplicar o compasso,arquear,cubiçar,cubar,sondar,maquiar,almudar,calibrar,tomar a média;graduar,aferir,afilar,recensear,cadastrar,fazer o cadastro,parear.

Advérbio

a granel,sem conta nem peso,a lota,por estimativa,a olho,a esmo,à orça;mathematicis racionibus = segundo os cálculos matemáticos;por cálculo aproximado,em número redondo,aproximadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Motivo

Substantivo

motor,causa propulsora;razão,fundamento,base,princípio,mola real,primum mobile,móvel,alma,princípio vital,nervo,sangue,segredo,elemento vital,essência,condição essencial,o porquê e o portanto,a causa causans,o pneuma,o pró e o contra,a razão por quê,a cúpula,motivo secreto,arrière pensée,segunda tenção,intenção;ambição,vontade,impulso,pulsão;convicção,convencimento;indução,consideração,atração,atrativo,ímã,magneto,magnetismo,força magnética,reclamo,visco,engodo,chamariz,aliciação,tentação,cócegas,sedução,induzimento,provocação,instigação,sopro,acoroçoamento,careio,açulamento,sugestão,força,aguilhoamento,concitação,encanto,encantação,amuleto,feitiço;carícia,lisonjas,afago;palavras melífluas,palavras adocicadas;mão pendente,peita,suborno,corrupção,prato de lentilhas,canto de sereia,cevo,petinga,negaça,atrativos;pomo,fruto proibido;maçã de ouro,bandeirolas,persuasibilidade,atraimento,motivação,raiz,aliciamento,cooptação,atratibilidade,força de atração,fascinação,fascínio,tantalização;impressionabilidade,suscetibilidade,brandura,meiguice;influência,preponderância,hegemonia,ascendência,supremacia,ação,influxo,influxo moral,excitação,estímulo,incentivo,ditame,injunção,instância,impulso,impulsão,incitação,incitamento = rebate,solicitação,atiçamento,premência,excitação;assopro,inspiração,bafo,alento,persuasiva,persuasão,poder (persuasivo e adj.);insinuação,encorajamento,animação,exortação,conselho;suasão,súplica,esporas de fogo,acicate,látego,lategada,espora,esporada,acúleo,aguilhão,ferrão,azorrague,estimulante,aperitivo,beliscão,beliscadura,excitante afrodisíaco,perrexil,encarne,injeção de óleo canforado;gorjeta,isca,anzol,chama,agude,sedutor,promotor,concitador,açulador,incentor,fomentista,instigador,atiçador,inventor,provocador,atiça (fam.),causador,persuasor,excitador;induzidor,indutor,agitador,botafogo,incendiário,ignívomo,acendedor,sereia,Circe,alma,cabeça,o cérebro e o braço,o impulsor e condutor de,o alimento de,agente,a alma danada,a figura principal,protagonista,autor,alma mater.

Adjetivo

motivador,motor,motriz,acionador,propulsor,impulsor,impulsivo,instigador,estimulante = hiper-estésico,indutivo,indutor,suasivo,suasório,persuasivo,persuasório,insinuante,insinuativo,exortativo,convidativo,tentador,tentativo,sedutor,atrativo,fascinante (agradável);provocativo,provocatório,provocante (excitador);incitativo,incitante,incitador,excitante,excitativo,excitatório,excitador,alevantadeiro (ant.),mordicante,mordicativo,afrodisíaco,aperitivo,induzido (v. persuadível (dócil);peiteiro;encantado,movido,deslumbrado,inspirado,predisposto,inclinado,propenso,atraído,elícito;.

Verbo

induzir,mover,excitar,motivar,causar,propiciar,implicar,desencadear,fazer acontecer,inflamar;forçar,arrastar,carear,empuxar,levar a,abalançar,fascinar,dar coca,atrair,captar,cooptar,aliciar,ganhar,suscitar,despertar,provocar,impulsar,impulsionar,dar impulso a,levar à afinação de,inspirar,sugestionar,sugerir,insistir,ditar,despertar,espertar,puxar,pungir,prurir;reacender,alimentar,concitar,acoroçoar,acirrar,açular,alentar,insuflar,apressar,ser a linha de,beliscar,veliscar,meter em brios,reavivar,infundir coragem,afoitar,animar,atiçar,incitar,picar,assomar,inocular,abrasar,encandecer,aguilhoar,chuçar,mordicar,ferretoar,espicaçar,agarrochar,aguçar,estugar,atabular;provocar,fomentar,semear,encorajar,levantar o ânimo,incutir coragem,entusiasmar,desentibiar,instigar,açodar,influenciar,infundir energia,pesar,exercer uma ascendência,fazer vibrar a corda de,preponderar,agir,atuar,exercer influência,merecer,influir,concorrer para,predispor,fazer pender a balança,capacitar,compenetrar,encasquetar,calar no espírito de,engodar,cevar,saginar (enganar);virar a cabeça a,seduzir,atrelar,fazer alguém do seu partido,insinuar,magnetizar;persuadir,instilar,convencer,imbuir,inculcar,ungir,vencer,falar alto,falar mais alto;ganhar,conquistar,ganhar terreno,procurar,alistar,recrutar,angariar,cativar,fascinar,prender o coração,subjugar,dominar,morder,estimular,sovelar,assovelar,assovinar,irritar,apimentar,dourar a pílula,colorir,subornar,peitar,corromper,render alguém com peitas;untar as mãos,as rodas,as unhas;dar a alguém um osso a roer;impelir;propulsar;chicotear,esporear,arrimar esporas ao cavalo,afilar,filar,acirrar,encarniçar,desentibiar,atear o fogo,aconselhar;pedir;dar o exemplo,estabelecer a moda,advogar;ser (persuadido e adj.);ceder à sedução,deixar-se levar pelo canto da sereia,consentir;obedecer ao chamado;deixar-se subornar,corromper-se;seguir os impulsos,seguir os ditames,seguir os conselhos;chegar ao relho.

Advérbio

impulsivamente e adj.;portanto,visto que,atento que,pelos olhos de,pelos belos olhos de,na qualidade de,por virtude de,em razão de,por efeito,ex vi de,em atenção a,por consideração a.

Provérbio

Interjeição

eia!,sus!,ora sus!,coragem!,ânimo!,avante!,à unha!.

Frase

Conjunção

Dolorimento

Substantivo

confrangimento,aflição,angústia,dor,incômodo,incomodidade,cuidados,prova,provação,agrura,atribulação,dissabor,inflição,golpe,punhalada,fardo,carga,ônus,gravame,peso,maldição,anátema,desprazer,injustiça,perseguição,abuso,incêndio,flagelo,peste,vexame (malevolência);avania,vexação,judiaria,opressão,sobrecarga,albarda,acinte,pirraça,sainete,mortificação,severidade,acerbidade,aperreação,pesadelo,efialta,dandão,tormento,inquietação,ulceração,calamidade,catástrofe,tragédia,desgraça,cataclismo,hecatombe,pogrom,Holocausto;lazeira,mar de angústias,ralação,raladura,suplício,causticação,cheque,contrariedade,trauma,traumatismo,ferida,cutilada;solavanco,setada,infestação,flagelação,desfortuna,infortúnio,malaventura,ninho de vespas,casa de marimbondos,cancro,úlcera,chaga,acúleo,espinho,aguilhão,escorpião (ente malfazejo);lepra,cautério,dardo,seta,punhal (armas);tortura,sevícia,martírio,cruciato,ecúleo,açoite (instrumento de punição);acidente,desastre,sinistro;désagrément,esclandre,escândalo,absinto;fonte de dissabores,fonte de contrariedades,fonte de desgostos;borrasca,quebra-cabeça,contratempo,molestação,malignidade;desmancha-prazeres,pirraceiro (homem ruim).

Adjetivo

doloroso,dolorido,atribulador,sensível,angustioso,atroz,dorido,dolorífico,fulminante,amofinador,que contende com os nervos,alanceador,traumático,aflitivo = congoxoso,pungente,pungitivo,excruciante,cruciante,sensitivo,compungitivo,lancinante,acerbo,consternador,injucundo,despeitoso,desagradável,desprazível,repugnante,amargo,amargoso,inconvidativo,assustador,agudo,penetrante,desinquietador,desinquietante,duro,incômodo,incomodativo,molesto,indesejável,mau,grande,ruim,obnóxio,perigoso,infortunado,funesto,deplorável,deplorando,miserando,miserável,nefasto,infausto,aterrador,brutal,inaceitável,inadmissível,impopular,dessatisfatório,desajeitado,infeliz,inconfortável,desanimador,depressor,aviltante,triste,aborrecido,glacial,inglório,ingrato,melancólico,merencóreo,meditativo,patético,falto de vida e de animação,acabrunhante,contristador,magoativo,irritante,opressor,porta-penas (poét.),remordaz,remordedor,opressivo,implacável,desolador,lamentável,lacrimável,desgraçado,roedor,tétrico,lúgubre,lôbrego,funestador,funesto,funéreo,funeral,funerário,macabro,calamitoso,atormentativo,flagelativo,molesto,molestoso,irritante,irritativo,fétido,vulnerante,vulnerativo,agravante,sério,grave,mortificante,chocante,adurente,amofinador,anabrótico = corrosivo,esfolador,acintoso,vexatório,oneroso,gravoso,fastidioso,enfadonho,displicente,tedioso,pestilencial,importuno,impertinente,aborrecível,insuave,tormentoso,incômodo,conquassivo,trabalhoso,onusto,danoso,prejudicial,nocivo,birrento,inaturável,intolerável,insuportável,incomportável,impossível,inaudito,feio,insofrível,que não se pode aturar e;dessaudoso,capaz de tentar um santo,suficiente para enlouquecer alguém,terrificante,monstruoso,metuendo (poét.),medonho,fero,terrífico,terrível,infernal,assustador,apavorante,pavoroso,espantoso,inominável,formidável,abominável,odioso,execrável,hórrido,horrífero,horrífico,horripilante,horroroso,horrendo,horrente,tremendo,miserando,infando,repulsivo,hediondo,repelente,enjoativo,detestável,ofensivo,nauseabundo,nojento,nojoso,abjeto,revoltante,repulsivo,engulhoso,asqueroso,vil (ruim);feio;desanimador,aguado,desenxabido,insosso,enfastioso,penoso,fastidioso,rude,áspero,frio,ríspido,cortante,diro,cruel,crudelíssimo,atroz,desumano,severo,cáustico,causticante,dilacerante,envenenado,peçonhento,ruinoso,desastroso,fatal,negro,negregado,tenebroso,caliginoso,aziado,atro,ferrugíneo.

Verbo

causar dor,infligir dor,produzir dor,ocasionar dor,provocar dor;penar (ant.),ferir,amachucar,machucar,contundir,apertar,aguilhoar (dor física);traspassar,cravar o coração,golpear,lancear,lancinar,chagar,retalhar,torturar,seviciar,flagelar,traspassar,chocar,condoer,afligir,amuar,acabrunhar,pungir,pôr albardas a alguém,atormentar,confranger,compungir,magoar = sovinar,amofinar,ralar,tratear,molestar,penalizar;ferir o coração,ofender o coração,chocar o coração,irritar o coração;desconjurar,lançar em profunda tristeza,confranger a alma,infernizar,melindrar,desconsolar;despedaçar o coração,lacerar o coração,vulnerar o coração,escalavrar o coração,torturar o coração,oprimir o coração,ulcerar o coração,rasgar o coração,partir o coração;ser um dia de juízo,sangrar,arrancar lágrimas,chamar lágrimas aos olhos,desconfortar,desalentar;causar dó,causar enternecimento;causar pesar,martirizar,atribular,setear,magoar,alancear,picar o coração,triturar o coração,lancinar,pesar,tormentar,remorder,cruciar,escarificar,escarnificar,exulcerar,faretrar = ferir com flecha,sarjar,atenazar,calamocar,macerar,matar,pisar,dardejar;pisotear,espezinhar,esmagar;cravar um punhal no coração de;apunhalar,navalhar;funestar = tornar infeliz,miserar,desconsolar,atristar;contristar,melancolizar,entristecer,consternar,enlutar,desgostar = afelear,aborrecer,implicar com,preocupar,incomodar,importunar,perturbar,infortunar,infelicitar,aguar um prazer,desagradar,desprazer,inquietar,desinquietar,agoniar,desassossegar,roer,vexar = arpar = mortificar = lhanar,supliciar,judiar;(vulgar) sacanear,encher,encher o saco,azucrinar,aporrinhar,abespinhar,incomodar,atazanar,apoquentar,abufelar,aperrear,enfadar,ralar,maçar,empestar,infestar,perseguir,escorraçar,afugentar,devorar,angustiar,congoxar,amargurar,desventurar,enturvar,afetar,negrejar,nublar,convulsionar,roubar o sossego a alguém,sobrecarregar,gravar,onerar,retalhar,retraçar,arrasar a alguém os olhos de lágrimas,minar,moer,morder,irritar,provocar,afiar,exasperar,experimentar,pôr à prova a paciência de,frenesiar,enfrenesiar,afugentar,escorraçar,enxovalhar,maltratar,agravar,contrariar,marfar,ofender;cansar,fatigar,impressionar mal,encolerizar,meter o ferro a alguém = fazer pirraça,pôr o baraço na garganta de alguém,causticar,atribular;tocar na ferida,tocar na matadura,enoitecer,enlutar,oprimir;maltratar,atucanar,aferrar,assaltar,bater (castigar);enjoar,causar náuseas,ansiar,enojar,revoltar,causar repulsa,feder,incorrer no rancor de,fazer mau estômago,enfastiar,produzir sentimento penoso,verminar,horrorizar,horripilar,arrepiar,amedrontar,gelar o sangue,eriçar os cabelos,desvelar = tirar o sono a,colocar mais um prego no caixão de,não fazer bom estômago a alguém.

Advérbio

dolorosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

hinc illœ lachrymœ!.

Frase

Conjunção