Sua língua na Internet

 
v. tr. e intr. || o mesmo que rastejar. || (Bras., Sul) Procurar, ir no rasto de (alguma coisa). F. Rasto. || (Fies.) V. ablaquear. || F. Rasto.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Baixeza

Substantivo

baixeira,baixura,baixada,abatimento,prega = depressão,caldeira,horizontalidade,primeiro degrau,rebato,soleira,planta,sola,pavimento térreo,cava,rez-de-chaussée,rés do chão,porão,querena,pés,raiz,planta dos pés,soleta,palmilha,calcanhar,rodapisa,base,rodapé,pó,poeira,pé,talvegue = caneiro,peanho,nível do mar,nível oceânico,baixa-mar,vazante,refluxo minguante da maré,jusante,nadir.

Adjetivo

baixo,raso,rasteiro,rastejante,inferior,agachado,encolhido,alapado,acaçapado,acachapado,prostrado,térreo,terreiro,rente,cerce,cérceo,resvés (pop.),rasante com o chão,subjacente,horizontal,súcubo = que se põe por baixo.

Verbo

ser (baixo e adj.);rastear,rastejar,estar estendido no chão,prostrar,acachapar,prosternar,agachar-se,abaixar-se,acocorar-se,acaçapar-se,alavercar-se,alapar-se,alapardar-se,ficar aos pés de,jazer,jazer sob,gemer sob o peso de,aguentar a pressão de,suportar a pressão de,deprimir,baixar,arrastar-se,beijar os pés.

Advérbio

rasteiramente e adj.;debaixo,abaixo de,sob,ao pé de,por baixo de,ao abrigo de,à sombra de,ao socairo de,infra,a jusante,rente,pela raiz,pelo pé,ao rés do chão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sequência

Substantivo

sequela,sucessão,continuação,prolongamento,persecução,perseguição,rastejo,rastejadura,posposição,cauda,rabeira,retaguarda,garupa,acompanhamento,escolta,sequaz,caudatário,satélite,cerra-fila,lanterna,cabeiro,cerra-fila,sombra,séquito,cortejo,comitiva,ordenança,comboio,comboieiro,esteira,coice,(retaguarda),sucessor,(posterior).

Adjetivo

sequaz,seguidor,acompanhador,sequente,comboieiro,consequente,subsequente,precedido de.

Verbo

seguir,acompanhar,não desacompanhar,ser precedido de,rastrear,rastear,rastejar,encalçar,perseguir,comboiar,escoltar,ficar atrás,rabear. cavaleirar (ant.),seguir a pista de;ir atrás de,ir na cola de,ir na pista de,ir na alheta de,ir na pegada de,ir na batida de,ir nas estribeiras de;ir ao socairo de,sorrabar,encalçar,acalçar,sobre-estar,ir sobre,ir com a barba sobre,ir na trilha de,fazer parte do cortejo,correr no encalço de,acompanhar alguém como uma sombra;caminhar na retaguarda,caminhar em seguimento de,seguir os passos de,pospor-se,andar à sirga,ser rebocado,tanger,tocar.

Advérbio

atrás,após,na retaguarda;no séquito de,na batida de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Investigação

Substantivo

busca,diligência,procura,pista,cata,rastejo,encalço,indagação,averiguação,inquirição,enquisa,enquesta,informe,inculca,esquadrinhadura,pesquisa,procura,pesquisação,escavação,disquisição,assédio,arguição,perquisição,perquirição,perseguição;exame,sabatina,vespérias,pedido;espírito crítico,sindicância,devassa,revisão,revista,observação,escrutínio,inspeção,rebusco,rebusca,perscrutação,meticulosidade,catequese,inquisição,exploração,rocega,sonda,sondagem,tenta,ventilação,peneiração,cálculo,zetética,análise,punção,dissecação,anatomia,resolução,indução,método baconiano,radioscopia;busca rigorosa,severa,exaustiva,esmerilhadora;scire facias,ad referendum,prova,experiência,desrefolho,interrogação,interrogatório,compelação,interpelação,desafio,contrainterrogatório,catecismo,método socrático,dialética,filosofia zetética,subjeção,questão principal,discussão;reconhecimento,espionagem,visita domicilária,lanterna de Diógenes,estetoscópio,estomatoscópio,endoscópio,laringoscópio,escalpelo,escafandro,legra,porisma,sonda,sondareza,observatório,questão,quesito,problema,desideratum,questão a ser solucionada;assunto de controvérsia,objeto de controvérsia;ponto em discussão,matéria em discussão;o assunto em discussão,o assunto em estudo,o assunto em apreço,o assunto sub judice,o assunto em tela,o assunto em foco;pomo de discórdia,quebra-cabeça,quebradeira de cabeça (enigma);questão intrincada,questão aberta,questão complexa,questão irritante;quodlibet;inquérito rigoroso,inquérito esmerilhador,inquérito onesto;vistoria,exame,ato,estudo (consideração);metodologia;investigador,inquisidor,sabatineiro,inquiridor,interpelador,interpelante,indagador,vistor (ant.),vistoriador,escabichador,escrutador,inspector,vedor,confessor,arguidor,arguente,examinador,observador,revisor,escarafunchador,varejador,escarnador,escavador,catequista,escrutinador,esmerilhador,esmiuçador,analista,analisador,escapelador ou escalpelizador,sindicante,criticista,vasculhador,anatomista,dissector,faiscador,garimpeiro,sindicador,zoilo (depr.),visitador,interrogador,síndico,bisbilhoteiro,perguntão,tange-foles,polícia-secreta,bufo,espião,echadiço,curioso.

Adjetivo

investigativo,investigador e v.;perscrutador,curioso;perguntador,indagador,radioscópico,esmiuçador,meticuloso,indiscreto,requisitório,inquisitorial,interrogativo,interrogatório,analítico,esquadrinhador,escrupuloso,atento,miúdo,compelativo,zetético,dialetal;indeterminado,indecidido,inexperimentado,disputável,em discussão,sub judice,em tela,sujeito a investigação,duvidoso.

Verbo

investigar,informar-se,inteirar-se,tomar língua,colher informações,indagar,inquirir;lançar,deitar inculcas;bombardear,apertar com perguntas;recensear,escrutar,perscrutar,escogitar,perquirir,fazer reconhecimento,destrinchar,explorar,fossar,radiografar,pesquisar,perlustrar,compulsar,penetrar,profundar ou aprofundar,devassar,sondar,revolver,rocegar,vasculhar,espionar,inspecionar,revistar,perguntar,preguntar,submeter a rigoroso interrogatório,basculhar,cheirar,conversar;esmiuçar,destrinçar,desfibrar,miudar,esmiudear,dar-se a perros,esmiunçar,passar alguma coisa pelas mãos,granjear (ant.),meter a mão em,parafusar,esmerilar,esmerilhar,rebuscar,faixar;pôr a limpo,tirar a limpo;liquidar,pôr os pingos nos ii,esgaravatar,escarafunchar,escabichar,procurar saber,faiscar,garimpar,punçar,sabichar;seguir a pista de,descobrir a caça,remexer,rastear,rastejar,rastrear,campear,desenterrar,exumar,não deixa uma pedra no lugar,buscar o fio,caçar,trilhar,seguir a trilha de,observar,seguir a pegada de,ir ao encalço de,farejar,fariscar,forragear,desrefolhar,varejar,escalpelar,escalpelizar;esquadrinhar,tatear,escarnar,estudar,sindicar,fiscalizar;abrir um inquérito,iniciar um inquérito,fazer um inquérito,dirigir um inquérito,dirigir uma devassa;vistoriar,vistorizar,examinar,pesar,mastigar,ponderar,preexaminar,inspetar,escavar,revistar,analisar,volver,dar balanço (discutir);fazer a anatomia de,averiguar,apurar,espremer,agitar,deslindar,considerar,especular,lançar na balança,pesar,apreciar,aquilatar,recorrer,manusear,mergulhar-se,pescar,certificar-se,apalpar,sondar até o fundo,algaliar,legrar,rocegar,tentear,passar miúda revista,anatomizar,dissecar,descarnar,peneirar,joeirar,debulhar,bater o campo;encarar em todos os seus aspectos,encarar em todas as suas fases;pôr na balança,questionar,assediar;submeter,sujeitar a exame;pedir contas a alguém,pôr à prova (experimentar);liquidar as contas,levar em consideração;aconselhar-se;perguntar,procurar,propor um quesito,formular itens,demandar,interrogar,inquirir,interpelar,abrir a boca a alguém,arguir;pôr uma questão,propor uma questão,suscitar uma questão,levantar uma questão,agitar uma questão,sugerir uma questão,enunciar uma questão,ventilar uma questão,abordar uma questão;entrar em uma questão;levantar a lebre;embaraçar,atrapalhar com perguntas;sabatinar;catequizar;atirar a luva,levantar a luva,apelar para a honra de,exigir uma resposta,tomar o pulso,afuroar,atarracar,querer aclarar,querer pôr em pratos limpos.

Advérbio

à procura de,em procura de,em cata de,em demanda de,em busca de,à cata de,no encalço de,no alcance de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.