Sua língua na Internet

 

(ho.ri.zon.ta.li.da.de)

sf.

1. Condição ou qualidade do que está na horizontal; HORIZONTALISMO [ Antôn.: verticalidade ]

[F.: 0 horizontal+ -i-+ dade]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Baixeza

Substantivo

baixeira,baixura,baixada,abatimento,prega = depressão,caldeira,horizontalidade,primeiro degrau,rebato,soleira,planta,sola,pavimento térreo,cava,rez-de-chaussée,rés do chão,porão,querena,pés,raiz,planta dos pés,soleta,palmilha,calcanhar,rodapisa,base,rodapé,pó,poeira,pé,talvegue = caneiro,peanho,nível do mar,nível oceânico,baixa-mar,vazante,refluxo minguante da maré,jusante,nadir.

Adjetivo

baixo,raso,rasteiro,rastejante,inferior,agachado,encolhido,alapado,acaçapado,acachapado,prostrado,térreo,terreiro,rente,cerce,cérceo,resvés (pop.),rasante com o chão,subjacente,horizontal,súcubo = que se põe por baixo.

Verbo

ser (baixo e adj.);rastear,rastejar,estar estendido no chão,prostrar,acachapar,prosternar,agachar-se,abaixar-se,acocorar-se,acaçapar-se,alavercar-se,alapar-se,alapardar-se,ficar aos pés de,jazer,jazer sob,gemer sob o peso de,aguentar a pressão de,suportar a pressão de,deprimir,baixar,arrastar-se,beijar os pés.

Advérbio

rasteiramente e adj.;debaixo,abaixo de,sob,ao pé de,por baixo de,ao abrigo de,à sombra de,ao socairo de,infra,a jusante,rente,pela raiz,pelo pé,ao rés do chão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Horizontalidade

Substantivo

planície,plano,plano horizontal,estrato,pronação,supinação,decúbito,ressupinação,prostração,círculo azimutal,horizonte,nível,jorrão,aterro,nivelação,planície,terraço,platô,estrado,mesa,toalha,tapete,terrapleno,terraplenagem,planura uniforme.

Adjetivo

horizontal,chato,prato,plano,liso,chaníssimo,que não conhece ondulações,de uma horizontalidade monótona,aluvial,aluviano,de aluvião,calmo como a superfície de um lago,como um espelho,sem relevo,sem desigualdade,sem ondulação,estendido,de bruços,deitado de costas,deitado de bruços,supino,ressupino;estatelado no chão e v.,prostrado,estendido ao comprido,ressupinado,em decúbito,recumbente,procumbente,decumbente;jacente.

Verbo

horizontalizar,ser (horizontal e adj.);ser de uma horizontalidade monótona,não ter altos e baixos;tornar (horizontal e adj.);,desinoclinar,alhanar,igualar,aflorar,aplanar,colocar num mesmo plano,enristar,alisar,respaldar,rasourar,assoalhar,terraplenar,aterrar;medir o chão com o corpo,deitar-se;estirar-se,estender-se no chão;debruçar-se;ir,bater com o nariz no chão;estatelar as costelas no chão,estatelar-se,cair de chapa,dar com o corpo em terra;cair de cangalhas,de fio comprido;cair redondamente no chão,ir à terra,lamber a poeira,ir com a cara no chão;beijar o chão,beijar a santa,escarrapachar-se,recumbir,procumbir,chapar,ir de ventas ao chão,afocinhar,esparralhar-se,coser-se com a terra;rodar,chapar-se o cavalo com alguém;prostrar,derribar,abater,deitar por terra.

Advérbio

horizontalmente e adj.;sem a menor inoclinação,paparriba;de barriga,de papo para o ar;de bruços,de costas,de borco,de catrâmbias.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção